A construção de uma policlínica regional em Jacobina, no centro norte da Bahia, foi autorizada neste sábado (14). Em visita ao município, o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para o início imediato das obras da unidade de saúde, que irá oferecer atendimento em diversas especialidades para moradores de Jacobina e outras 16 cidades da região.
"Esse equipamento vai trazer uma nova realidade para a saúde pública aqui de todos dos municípios. A policlínica é o lugar que o paciente vai depois de ir ao posto de saúde. Normalmente, no posto, o médico recomenda a consulta com especialista ou a realização de exames, como ultrassonografia, colonoscopia, tomografia computadorizada, ressonância magnética. Mas, na grande maioria das cidades, as pessoas não têm onde fazer esses exames. Agora, nós estamos levando para as regiões da Bahia esses serviços", explicou Rui.
Ao todo, são 17 policlínicas previstas em todo o estado. Como as demais, a unidade em Jacobina terá 2.848,32 metros quadrados de área construída e receberá investimentos de cerca de R$ 24 milhões, que serão aplicados na construção e na aquisição de equipamentos de ponta para atender, com alto nível, as demandas da população local. Os recursos ainda serão utilizados na compra de micro-ônibus para o transporte de pacientes que moram nos outros municípios integrantes do consórcio público de saúde.
O governador acrescentou que quatro policlínicas já estão em funcionamento em Irecê, Jequié, Guanambi e Teixeira de Freitas, cumprindo o objetivo de regionalizar a saúde na Bahia. Vitória da Conquista, Juazeiro e Salvador, no bairro de Escada, estão com obras de policlínicas em andamento. "Hoje é o grande dia aqui em Jacobina para atender quase 400 mil pessoas. O custeio depois da policlínica pronta será rateado entre Estado e municípios", disse Rui.
O equipamento beneficiará moradores de Jacobina, Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea da Poço e Várzea Nova. Presidente do consórcio de saúde da região, o prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião (Caca), destacou que a policlínica representa "a humanização da saúde, trazendo para perto da gente os serviços que nós utilizávamos apenas na capital".
Para o motorista Gideanio Nascimento, morador de Jacobina, "a policlínica regional já é uma realidade e estamos muito felizes com essa obra". A conterrânea dele, a lavradora Josefa Assis, que precisa realizar uma série de tratamentos em outras cidades, garantiu que "com a policlínica em Jacobina, farei meu acompanhamento aqui".
Outras ações
Na visita a Jacobina, Rui ainda autorizou a mudança da captação do sistema de abastecimento de água de Tapiramutá para a Barragem de Pau de Pilão. Também deu o aval para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) lançar edital de licitação para implantação do sistema de abastecimento dos povoados de Cajazeiras, Lagoa do Antônio Sobrinho e Estrada Nova.
O governador ainda assinou ordem de serviço para o início da segunda etapa de implantação e recuperação dos sistemas de dessalinização em oito municípios, no âmbito do programa Água Doce, beneficiando Mirangaba, São José do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Mairi, Pintadas, Santa Luz, Ipirá e Conceição do Coité.
Somando-se aos mais de 300 mil certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) já distribuídos pelo Governo do Estado, foram entregues 301 documentos do tipo para pequenos agricultores do município. Acompanhado de diversas autoridades, a exemplo dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas; de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto; da Educação, Walter Pinheiro; e de Desenvolvimento Urbano, Demora Barbosa, o governador também entregou duas ambulâncias, sendo uma para Jacobina e outra para Mirangaba.
5 comentários
14 de Apr / 2018 às 16h24
Brasília 247 - A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) observa que "Lula virou uma palavra proibida na imprensa após sua prisão", diante do comportamento da imprensa que dá pouco destaque aos fatos relacionados ao ex-presidente desde que ele se apresentou à Polícia Federal, no sábado passado 7. "Não falam mais dele", observa a deputada, que também adotou o nome "Lula" no sobrenome. "Pior que dar um ar de normalidade à sua prisão é a tentativa de invisibilizar sua existência. Precisamos afirmar todos os dias que Lula é um preso POLÍTICO do golpe! É #LulaLivre sem trégua!", protestou a parlament
14 de Apr / 2018 às 22h28
Dados preliminares da pesquisa Vox Populi, registrada no Tribunal Superior Eleitoral e contratada pelo Partido dos Trabalhadores, revelam que a prisão determinada por Sergio Moro tornou o ex-presidente Lula ainda mais popular; segundo informações iniciais que chegaram a dirigentes do PT, Lula foi de 40% a 43% no voto espontâneo e de 45% a 51% no voto estimulado – ou seja: ele venceria a disputa presidencial em primeiro turno; a identificação com o PT também passou de 16% a 19%; diante da força de Lula, a estratégia da direita e dos grupos de mídia associados ao golpe, como Folha e Abril, será
14 de Apr / 2018 às 22h51
LULA VENCE NO PRIMEIRO TURNO #QueroBrasilSemGlobo Duas notícias tristes para direita golpista e animadora para o povo brasileiro. A primeira é que 56% do povo brasileiro reconhecem que o julgamento do Lula teve motivação partidária e política. A segunda adiantada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim de que um instituto de pesquisa da própria direita atesta vitória do Lula já no primeiro turno! (Via Décio Lima) #DR Dilma Resistente
15 de Apr / 2018 às 08h59
Bom Dia moro em Brasília DF, na régiao Metropolitana da Capital e quero parabenizar pelo serviço que dispõe a nôs Filhos da Cidade de Jacobina BA, com prestação de serviço e muita informação, nasci nesta e estou muito feliz por saber que Nossa Cidade onde Vivi muitos anos de minha vida está sendo bem Cuidada!!!
15 de Apr / 2018 às 21h51
Sai daí Juninho kkkkk. Pare com esses comentários kkkk