Moradores da cidade de Bodocó, no Sertão do Araripe, amanheceram a sexta-feira com a cidade inundada. Dezenas de famílias estão desabrigadas pela enchente que atingiu a cidade, localizada a 640 quilômetros do Recife. Desde terça-feira que chove na cidade, provocando o acúmulo de água em açudes, transbordando riachos, ligados a bacia do Rio Brígida.
A força da água derrubou parte da ponte que passa sobre a rodovia PE-545, que corta o município e leva até a cidade de Ouricuri, também no Sertão. Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). O grande volume de chuvas encheu rios, açudes e riachos e também causou transtornos deixando muitas famílias desalojadas no município de Bodocó. O cantor e compositor Flávio Leandro postou video solicitando ajuda para os desabrigados.
Em contato com este Blog moradores de Exu, terra de Luiz Gonzaga, informaram que a água transbordou na ponte entre Ouricuri e Bodocó. Neste momento ninguém passa no local. O rio também já invade casas e neste caso são construções feitas nas margens do rio. A situação mais preocupante é de Bodocó. Fotos e videos mostram riachos da região transbordando a água invadindo as ruas da cidade e até algumas casas. Moradores tiveram que retirar eletrodomésticos de dentro das residências. Segundo a Apac, choveu 67 milímetros na cidade nas últimas 24 horas.
O Corpo de Bombeiros está trabalhando no momento para o resgate de famílias que estão ilhadas. Ainda não há um número oficial. A Prefeitura de Bodocó estima que 200 famílias estão desabrigadas . Elas devem ser encaminhadas para creches, escolas e prédios públicos da cidade. A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou que enviou uma equipe para o município de Bodocó para avaliar a situação, mas está com dificuldade de chegar até a cidade porque a ponte que liga a cidade de Ouricuri a Bodocó está parcialmente destruída.
Segundo a Apac, outras cidades tiveram grande volume de chuva no Sertão pernambucano como Cabrobó, que entre as 6h de quinta-feira (12) e as 6h desta sexta-feira (13) choveu 43,3 milímetros. Lagoa Grande, foram 31,5 mm e em Orocó 31,3 mm.
Confia o vídeo abaixo gravado por Flávio Leandro:
Redação Blog Fotos: Redes Sociais
5 comentários
13 de Apr / 2018 às 15h37
Eu pergunto e Juzeioro-BA, esta pronta, já colocaram as bombas para esgotar a agua pluviais na barragem do são Geraldo? ou vão esperar o caos para depois lamentar.
13 de Apr / 2018 às 19h05
Graças à Deus te chovido no sertão é só felicidade.
13 de Apr / 2018 às 19h14
Muito bom
14 de Apr / 2018 às 05h41
ROBERTO PITACO, CONHEÇO UMA CIDADE,COMO JUAZEIRO,NO COMEÇO SÓ ACONTECIAM ALGUNS ALAGAMENTOS,A CIDADE CRESCEU,SEU SOLO FOI IMPERMEABILIZADO PELAS PAVIMENTAÇÕES E CONSTRUÇÕES COMO ESTA ACONTECENDO AQUI EM JUAZEIRO,NADA FOI FEITO,HOJE LA SE TEM ENCHENTES QUE ARRASTAM ATÉ CARROS.LAMENTAVELMENTE CAMINHAMOS PARA ISTO E VALE DIZER QUE AS NOSSAS AUTORIDADES TEM CONHECIMENTO DISTO.NA BARRAGEM DO SÃO GERALDO É NECESSÁRIO UMA ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO COM A DUPLICAÇÃO DA LARGURA DO CANAL DO NOVO ENCONTRO,POR SER O PRINCIPAL CANAL DA CIDADE RECEBENDO AGUA DA CHUVA DE QUASE TODOS OS DEMAIS DESTA CIDADE
14 de Apr / 2018 às 14h12
Eu penei, mas aqui cheguei. Minha gente, se tem seca, reclama, se São Pedro manda água, reclama. Enche os açudes aí.