De acordo com a OIT, no mundo, 2 milhões de pessoas morrem, a cada ano, devido a acidentes do trabalho. O Brasil é o 4º colocado no ranking de ocorrências fatais, com 700 mil acidentes anuais. Em Pernambuco, são mais de 20 mil casos por ano. Além disso, a alta demanda e o assédio moral, que abrange humilhações e perseguições, são os principais fatores que prejudicam a saúde mental no ambiente laboral. Dados da Previdência Social indicam que o número de auxílios-doença, em razão de transtornos mentais e comportamentais, chega a 13 mil concessões anuais.
Preocupado com estes panoramas, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) promove, às 14h desta quinta-feira (12), em Petrolina/PE, um seminário para debater a Saúde e a Segurança no Trabalho, com o tema "Um trabalho bem executado, tem a segurança como resultado". O evento será realizado no Auditório da Justiça Federal, no Fórum Juiz Adaucto José de Melo (Praça Santos Dumont, 101, Centro).
A programação é voltada a magistrados, servidores, advogados, entidades sindicais, profissionais da área de saúde, empresários, órgãos públicos e organizações não-governamentais, além de estudantes das áreas de Direito, Saúde, Psicologia, Engenharia do Trabalho e Segurança do Trabalho. O evento inclui exibição de vídeos, palestras, distribuição de cartazes, folhetos e cartilhas para divulgação educativa de conhecimentos técnicos e ensinamentos práticos de prevenção de acidentes, de segurança, saúde, higiene e medicina do trabalho.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, fará a abertura oficial do encontro. Dentro da grade, haverá as palestras: "Saúde Física, Psíquica e Trabalho Judicial", com o desembargador do TRT-PE Paulo Alcantara; "Boas Práticas de Saúde", com a médica Semíramis Rocha de Oliveira; "Como Gerenciar o Estresse?", com a psicóloga Michelle Rangel; e "Trabalhando com Saúde", com a dentista Ana Cláudia Melo.
Ascom TRT
0 comentários