Jorge Lins, o jovem militante cuja voz correu o mundo
Nem o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro (PSDB), nem um ator profissional contratado por adversários para malhar o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). O autor do áudio que correu o mundo com xingamentos ao prefeito no dia em que se tornou pública sua decisão de não concorrer ao governo do Estado é o jovem Jorge Lins, de 19 anos, que deixou o DEM na mesma sexta-feira revoltado contra a decisão de ACM Neto de desistir de disputar a sucessão estadual.
Conhecido defensor do nome do prefeito de Salvador na região, onde muitos comparam seu dom de falar ao público com o de ACM Neto, Lins está surpreso com a repercussão que a mensagem alcançou, mesmo porque não era do seu interesse que isto ocorresse. Imensamente cobrado por causa da decisão do prefeito de Salvador no fatídico dia, ele gravou duas mensagens. Uma, justificando a decisão de Neto, foi encaminhada aos adversários e buscava, apesar de sua indignação, preservar o político.
A outra, em que fez o forte desabafo e acabou passando dos limites nas críticas à decisão de ACM “pela contundência”, foi dirigida a seu grupo mais restrito de WhatsApp, um dos 50 que criou na região para divulgar a candidatura do prefeito ao governo. O tempo de diferença entre uma declaração, de apoio, e a outra, de desabafo, foi de oito minutos, calcula. Teria expressado o crescimento da imensa pressão que recebeu por causa da decisão de ACM Neto, inclusive das chacotas e para “mudar de lado”.
O que ele não esperava é que a divulgassem nem a atribuíssem ao presidente da Câmara de Feira, que havia feito críticas na mesma semana à indecisão de ACM Neto. Preocupado em que o vereador fosse responsabilizado em seu lugar, Lins decidiu assumir a autoria da mensagem. Agora, pensa em gravar um vídeo se retratando não pelo que falou, mas pela intensidade utilizada, que, depois de um final de semana de reflexões, chegou à conclusão de que não precisava ser tão forte. Antes das declarações, Lins rasgou, com uma tesoura, um presente que recebeu do presidente do Democratas Jovem, Lucas Moreno.
Era uma camisa, mandada confeccionar pelo partido do prefeito, com a inscrição “Salvador tem, a Bahia quer”, numa referência à candidatura de ACM Neto. “Coragem é um instrumento importante para muitas coisas, até para ser humilde”, afirma o jovem, para quem Neto destruiu o sonho que tinha dele como seu líder político. Lins é recepcionista de um hotel de sua família em Juazeiro, no qual trabalha sem regalias. O resto do tempo é usado para fazer política com o coração. Além de atividades típicas da juventude.
Ele justifica sua revolta: “A decisão de Neto não é só do prefeito ACM Neto. Envolve a mim, prefeitos, lideranças, deputados, aliados, todas as pessoas que se dispuseram a dar sua colaboração em favor do nome dele em todo o Estado da Bahia”, diz o recepcionista, afirmando que o prefeito tinha o direito de não ser candidato, só não podia decidir no último dia, sem dar alternativa alguma aos aliados nem àqueles que o defendiam com unhas e dentes como ele. Quando a campanha começou a esquentar, ele chegou a usar uma imagem sua com Neto para ser identificado no WhatsApp.
Lins não está preocupado com as notícias de que seria alvo de uma queixa-crime por causa da gravação. Diz que está disposto a pedir desculpas ao prefeito espontaneamente pela forma como falou e não por sua intenção, que era mostrar toda a sua indignação. “Na vida, é necessário se dispor, ter coragem, às vezes no calor da emoção falamos palavras inadequadas. Pediria desculpas pela intensidade das palavras não pela intenção”, afirma, observando que expressou o que todos os apoiadores gostariam de ter dito.
“Expressei, ainda que indelicadamente, as palavras de milhares de baianos que deixaram algo, enfrentaram poderosos por ele (ACM Neto). Falei o que todos gostariam de ter falado”, completa Lins, que começou a se envolver com política entre os 15 e 16 anos sem ter ninguém na família dedicado à atividade. “Eu gosto, acredito que com a política e com a coragem se muda a vida das pessoas”, declara.
Fonte: Política Livre Foto Whatsapp
11 comentários
11 de Apr / 2018 às 08h20
MÍDIA GLOBAL CONFIRMA: LULA É PRESO POLÍTICO Não demorou para a imprensa internacional entender a prisão do maior líder popular da história do Brasil como uma violência judicial e um arbítrio que viola direitos da democracia; essa percepção está estampada nos principais jornais do mundo, como The New York Times, Washington Post, The Globe and Mail, The Guardian, Sputinik, Página 12, L'Humanité e Le Monde; confira. Blog 247brasil e Blog Tijolaço
11 de Apr / 2018 às 08h48
Fez certo rapaz, como é que esse baixinho desiste no último segundo, amarelou foi??
11 de Apr / 2018 às 08h57
Eu conheço bem o JORGE LINS, ele apesar de ser um "homão" (no tamanho) tem um coração de menino. Realmente aguentar chacotas de peões da esquerda para ele não foi tarefa fácil. Certamente gravará um vídeo se desculpando do despautério. Confesso que também fiquei muito triste com a decisão do jovem prefeito, mas... É vida que segue! Força Jorjão!!!
11 de Apr / 2018 às 09h13
Lamentando não se poder mais “pegar uma menina de 13, 14 anos” no interior, pô-la a trabalhar como doméstica, pagar-lhe com comida e trapos e, pasmem, ainda correr o risco de ser um violador por fazer sexo com ela. O século 19 é no 21. O chicote desta nova servidão é, ninguém duvide, a mídia. E quem o brande são os senhores promotores e juízes, transformados em bestas-feras, que sequer disfarçam mais o ódio, com seu discurso hipócrita. Tão hipócrita que faz de Gilmar Mendes, o tosco ministro, alguém melhor, do ponto vista humano, do que os Fachins e Barrosos. Amo PT. Trabalhador Unidos
11 de Apr / 2018 às 09h16
Saiu a lista dos crimes cometidos por Lula. 01 FIES 02 Pronatec 03 Prouni 04 Ciência sem Fronteiras 05 Mais Médicos 06 Farmácia Popular 07 Minha Casa, Minha Vida 08 Bolsa Família 09 Cisternas no sertão 10 Luz para Todos 11 Transposição do Rio São Francisco 12 Reativação do Transporte Ferroviário 13 Ferrovia Norte-Sul 14 Ferrovia Transnordestina 15 Aumento do salário mínimo acima da inflação 16 Água para Todos 17 Brasil Sorridente 18 Pronaf 19 FAT 20 Programa Brasil Sem Miséria 21 Bolsa Atleta 22 Bolsa Estiagem 23 Bolsa Verde 24 Bolsa-escola 25 Brasil Carinhoso 26 Pontos de Cultura 27 Program
11 de Apr / 2018 às 09h43
Pé atrás e muita mobilização, melhor atitude diante de qualquer análise de quem ganhou ou perdeu com este confronto. PS. Falando em mobilização, apesar de não ser fanático por abaixo-assinados de Internet, assinei e posto o link para quem quiser subscrever a petição lançada pelo Prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel indicando Lula para o mesmo título. Vale a leitura, pelo balanço que faz do papel do ex-presidente e vale a assinatura, se juntando aos quase 200 mil que já o fizeram.
11 de Apr / 2018 às 10h19
Esse quer aparecer na mídia!!! APARECEU!!
11 de Apr / 2018 às 20h04
É COXINHA NATO. AMIGO DE QUIM E MARIA DO SOCORRO, A VERDADEIRA BANDIDA. É UM INDIOTA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
12 de Apr / 2018 às 01h05
ACM Neto é parte da herança do avô canalhocrata. Burguês sem talento ou vocação pra comandar, não aceita ser confrontado nem questionado. E o pior de tudo o velho Álcool Com Metanol era bravo, valente; e o Neto é frouxo...
13 de Apr / 2018 às 12h31
Palavras duríssimas , para expressar nossa indignação . Mas humilde bastante para se desculpar . Esperamos compreensão e o perdão do acusado . Continuamos acreditando em ACM Neto !
13 de Apr / 2018 às 13h51
Isso é visão de um futuro nada promissor.Quem tem um pé na Lava-Jato não quer arriscar perder o foro privilegiado, até porquê ele tem mais dois anos de administração e tudo pode acontecer inclusive nada.