O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), na noite deste sábado (7/4), para se entregar à Polícia Federal. Momentos antes, militantes haviam impedido o petista de sair do prédio. Antes da saída do ex-presidente, vários militantes se aglomeravam na saída lateral do prédio. Eles chegaram a formar um cordão humano em frente ao portão com o objetivo de impedir a saída de qualquer carro.
O ex-presidente anunciou que se entregaria à PF durante um discurso ao fim da missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, em São Bernardo do Campo. Foi a primeira vez que ele falou publicamente após a decisão do juiz Sérgio Moro. Com quase uma hora de fala, Lula se disse inocente e acusou Sérgio Moro, o Ministério Público, a Operação Lava-Jato e a mídia brasileira de quererem impedir a sua possível candidatura à Presidência da República em 2018.
Logo depois que o ex-presidente deixou o prédio do sindicato, houve confusão e empurra-empurra entre os manifestantes contrários à prisão e os seguranças de Lula. Luiz Inácio Lula da Silva chamou as acusações de mentirosas. "Se dependesse da minha vontade eu não iria, mas eu vou, porque eles vão dizer que eu estou foragido. Eu vou lá na barba deles para eles saberem que eu não tenho medo, saberem que eu vou provar minha inocência", afirmou.
Embora a missa tenha sido em homenagem à dona Marisa Letícia, a solenidade foi marcada mais por apoio dos aliados ao ex-presidente. Sem citar sua pré-candidatura à Presidência, o petista convocou os militantes a se tornarem "novos Lulas". "Não adianta eles acharem que vão fazer que eu pare. Eu não pararei, porque eu não sou um ser humano. Eu sou uma ideia", disse, aplaudido pela multidão. E terminou o discurso chamando ao seu lado os pré-candidatos do PSOL e do PC do B, Guilherme Boulos e Manuela D'Ávila, "jovens representantes da nova geração."
Na quinta-feira (5), o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou que o ex-presidente se apresentasse "voluntariamente" à Polícia Federal em Curitiba, base da Operação Lava-Jato, até às 17h. O juiz federal também deixou expresso que, em atenção à dignidade do cargo que ocupou está vedada a utilização de algemas “em qualquer hipótese”.
Correio Braziliense
13 comentários
07 de Apr / 2018 às 19h26
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu sair a pé do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, para se apresentar à Polícia Federal; condenado sem provas por um tribunal de exceção, Lula começa a cumprir sua pena, que, na realidade, visa apenas impedir que ele disputa as eleições presidenciais de 2018; neste sábado que entra para a história do Brasil como o dia em que o maior presidente da história foi preso, num processo amplamente contestado, Lula foi carregado nos braços do povo; reveja o vídeo e o discurso de Lula. Blog 247brasil
07 de Apr / 2018 às 19h31
É o Lula? Lula recebeu 23 milhões na Suíça da Odebrech? Não, esse foi o Serra. Mais conhecido pelo codinome "Careca" Lula estava pagando pensão de um filho fora do casamento com dinheiro público? Não. Esse era o FHC. Lula recebeu um milhão de reais em dinheiro vivo dentro de uma garagem? Não. Esse foi o relator do impeachment (farsa), Antônio Anastasia. Lula é o cara chato que cobrava propina da UTC? Não. Esse era o Aécio. Lula recebia 1/3 da propina de Furnas? Não. Esse é o Aécio também. Lula recebeu 3% das obras da cidade administrativamente MG quando era governador. Amo blog Tijolaço
07 de Apr / 2018 às 22h16
FINALMENTE!!! Soltamos muitos fogos de artifício hoje. Agora quero ver o deputado da Operação DETALHES na cadeia também, já que não pude ver os “Laranjas do Sertão” encarcerados.
07 de Apr / 2018 às 22h27
Retirante, filho de mãe analfabeta, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi o primeiro representante das classes populares, a exercer o poder no Brasil e deixou o cargo com 87% de aprovação popular, entra agora para a galeria dos grandes mitos da história da humanidade. Escrevi esta coluna poucas horas antes daquela que seria a prisão – ou não – do maior líder político que o Brasil já conheceu. O que terá acontecido com Lula? Foi preso? Não? Houve reação popular? O Brasil entrou em guerra civil?
07 de Apr / 2018 às 23h17
Tocou no que é o desenho de uma sociedade colonial, onde o povão é e deve ser desprezível, onde a favela, o nordeste, a periferia, os negros, os mestiços, os lavradores do interior o são e devem continuar a ser, mesmo que isso nos condene a viver num país de atraso, de violência, de sobressalto. Tentamos algumas vezes o caminho de um encontro. Getúlio Vargas e João Goulart, dois fazendeiros, tentaram fazer este encontro e foram abatidos em seus planos e em suas vidas. Pela ponta inversa, um metalúrgico, com seu “paz e amor”, tentou o mesmo e, apesar de ter, como Vargas, alcançado sucesso
08 de Apr / 2018 às 07h17
Jesus Cristo, Tiradentes e agora eh a vez de Lula. Parabéns para Temir e Busunaro e Alquimi NeTo e Aesiu. Tô vendo tudo nos blog GGN e 247brasil e Tijolaço.
08 de Apr / 2018 às 09h26
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...QUANDO A PF APERTOU,O CARA AMARELOU ! SUJEITO BURRO,A PARTIR DE AGORA AO INVÉS DE CONVIDA-LO PARA DEPOR,A PF VAI BUSCA-LO PARA TRAZE-LO NA MARRA,COERCITIVAMENTE ,VIU O QUE GANHOU COM ESTA TUA VALENTIA INSENSATA ? BABACA ! SE ENTREGOU CHEIO DO PAU,COMEU AGUA ATÉ NÃO MAIS PODER,VAI PASSAR POR UMA ABSTINÊNCIA FORÇADA.LULA,SINTO MUITO CARA,MAS,VOCE JA ERA.
08 de Apr / 2018 às 13h28
Assim como Mandela, Lula vai ser libertado, vai assumir novamente à Presidência do Brasil e vai mostrar aos otários, que ele é o CARA. A demora do Lula à se entregar, só teve um objetivo, mostrar pro MORO que ele pertence a 60% da população do País.
08 de Apr / 2018 às 19h42
Existe um ditado popular que diz: "Nenhum homem estar livre de ser preso, apanhar e pedir esmola". É o destino da vida de cada pessoa. Como ser humano não devemos nos gloriar com a desgraça dos outros. Essa Maria do Socorro legítima é dispensada, porque é uma louca, e a sua loucura é incurável, a coitada é uma psicopata.
08 de Apr / 2018 às 21h39
Se quem defende a justiça é psicopata, quem rouba dinheiro público, é o que? Eu respondo - LADRÃO, e o lugar é na PRISÃO.
08 de Apr / 2018 às 21h40
E por falar em Laranja... KKKKK apareceu kkkk Laranja podre kkkk
10 de Apr / 2018 às 02h58
A risada da legítima "kkk" imita o canto da "saracura". Mas bem que poderia imitar o silvo da jararaca, que seria mais apropriada.
10 de Apr / 2018 às 09h02
Será a Jararaca mais perigosa que aquele animal ...?? kkkkkkk