Em uma visita esta semana a Pilão Velho, antiga Pilão Arcado, o deputado estadual Zó (PCdoB), ao lado de membros do corpo técnico e professores da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), vereadores, representantes da sociedade civil e líderes comunitários constataram a riqueza material e histórica do lugar.
A intenção é transformar a antiga cidade de Pilão Velho em um sítio histórico. O local ficou ilhado em 1978, quando se deu início ao processo de construção da barragem de Sobradinho. Apesar de já ter passado muitos anos, ainda é possível encontrar ruínas da cidade.
De acordo com Zó o projeto busca a valorização da cultura, pois resgata a história do lugar. "A criação do Sítio Arqueológico de Pilão Velho possui um valor cultural e histórico. Tem um potencial turístico muito grande e isso gera emprego e renda para a comunidade. Também é um meio de chamar atenção à valorização e preservação do São Francisco", avaliou.
Para o professor da Univasf e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, Sérgio Motta, o primeiro passo é tentar o tombamento e depois fomentar outras ações. "Temos que escutar a comunidade e saber o que a população espera do lugar. Também precisamos ficar atentos a problemas ambientais e econômicos", ressaltou. Motta disse ter ficando surpreso com a riqueza histórica da região.
Com o apoio do governo municipal, uma comissão de trabalho será montada nos próximos dias e depois disso começam as inserções em campo à procura de documentos, fotos e relatos dos moradores.
"Sonho com esse projeto a muito tempo pois, através dele, podemos resgatar a identidade de muitas pessoas que por aqui passaram. Coloco o mandato à disposição, tanto da equipe de profissionais da Univasf, quanto dos moradores e tenho certeza que será uma ação que teremos orgulho", afirmou o deputado.
Ascom Deputado Zó
7 comentários
07 de Apr / 2018 às 08h29
Vai procurar o que fazer Deputado de meia pataca - Pilao tem demandas importantissimas p v sa se preocupar.
07 de Apr / 2018 às 15h23
Esse que fez o comentário anterior é um covarde, porque não teve coragem de si identificar. Zó é um deputado atuante, em todos os sentidos. Esse sujeito que fez o comentário anônimo deve estar com ciúme porque não foi convidado para fazer parte da comitiva.
08 de Apr / 2018 às 01h06
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vc é uma vergonha pra todos que votaram em vc. Mas graças a Deus será a Única
10 de Apr / 2018 às 00h17
Parabéns Deputado Zó, boa iniciativa. O projeto e bom, veja se arruma aí um serviço de carregar estas pedras do Serrote pra um mamador preguiçoso que foi de penetra aí na comitiva, ele é famoso por ter se aposentado numa repartição federal sem ter trabalhado UM SÓ DIA, kkkkkkkkkkk
10 de Apr / 2018 às 00h38
Kkkkkk, cuidado Zó, tem um aí que tá procurando uma tetinha pra mamar, eita velho viciado em mamar de políticos.
10 de Apr / 2018 às 00h39
Kkkkkk, cuidado Zó, tem um aí que tá procurando uma tetinha pra mamar, eita velho viciado em mamar de políticos.
10 de Apr / 2018 às 20h14
Pra quem amava GEDDEL, e agora anda rastejando atrás do PC do B, a mudança foi grande, mas, como foi expulso do PMDB, deve tá sem rumo, muito cuidado Zó, este aí mal tem o voto dele, kkkkkkk