O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cogita não se entregar à Polícia Federal nesta sexta-feira (6) e quer "resistência pacífica" em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, no ABC paulista. Este é o local onde Lula pretende estar ao final do prazo estabelecido pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba, para que ele se apresente de maneira voluntária até as 17 horas desta sexta, na sede da PF.
O ex-presidente avaliava se entregar, mas decidiu repensar essa possibilidade após a decisão de Moro, que expediu seu mandado de prisão nesta quinta-feira (5) antes de encerrados os embargos no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região). Lula ainda está conversando com seus advogados, mas disse a aliados que postura de Moro foi "arbitrária" e que, portanto, estava reavaliando uma possível apresentação voluntária à cúpula da polícia.
Segundo dirigentes petistas, a militância do partido e integrantes de movimentos sindicais e sociais -base histórica da sigla-, além de parlamentares, farão uma espécie de vigília a partir da noite desta quinta no Sindicato dos Metalúrgicos, um dos berços do partido. Lá devem esperar que a PF busque o ex-presidente e o leve a Curitiba. Lula quer que as pessoas se mobilizem, mas não estimula nenhuma reação violenta para impedir que ele seja preso.
Como mostrou a Folha de S.Paulo, o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, escalou emissários para negociar com o PT os termos para a prisão do ex-presidente. Três pessoas próximas a Lula foram procuradas com o objetivo de abrir diálogo para acertar as condições e o local do encarceramento.
O ideal para a cúpula policial é que o petista se apresente por conta própria na sede da PF, em Curitiba, onde há uma sala que foi adaptada para virar a cela que receberá o ex-presidente. Dentro dela, uma cama, uma mesa e um banheiro exclusivo.Nesta quarta-feira (4), o STF (Supremo Tribunal Federal) negou, por 6 votos a 5, o habeas corpus preventivo impetrado pela defesa do ex-presidente e acelerou o relógio para que Moro cumprisse a ordem de prisão contra Lula.
SINDICATO
Petistas estão se organizando para o ex-presidente Lula passar a noite em vigília com os sindicalistas no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Eles estão se mobilizando para ele não se entregar. A ideia é ter a imagem da PF entrando no sindicato para tirá-lo de lá. O local é simbólico para os petistas, onde Lula começou sua vida pública.
Com informações da Folhapress
11 comentários
05 de Apr / 2018 às 21h36
juiz acha que um recurso é uma 'patologia a ser varrida'. Então resolve ele mesmo 'varrer'. Ocorre que ele não tem essa competência constitucional, pois ele não foi eleito membro do Congresso Nacional, nem é ministro do Supremo", disse o governador Flavio Dino, do Maranhão, que é também juiz de direito e foi aprovado em primeiro lugar no mesmo concurso prestado por Sergio Moro. Blog 247brasil
05 de Apr / 2018 às 22h39
LULA ABRIU A PORTEIRA,DEPOIS VEM TEMER,AECIO,WAQUINER.E UM BANDO DE POLITICO CORRUPTO,PARABENS JUSTIÇA BRASILEIRA.
05 de Apr / 2018 às 23h15
“Não vou para nenhuma embaixada, não peço asilo político, não vou me esconder, não vou me matar. Eu vou brigar. A única coisa que me motiva é brigar, porque eu tenho uma única coisa para defender, que é minha inocência (...). Eu não tenho problema. O problema é que eu não tenho medo e não estou preocupado. (…) Toda história tem consequências. Uma prisão pode durar muito tempo, como a de Mandela, que durou 27 anos, ou pode durar muito pouco tempo, como a de Gandhi”. (Lula).
06 de Apr / 2018 às 00h06
Chegou a hora , cadeia nesse cretino
06 de Apr / 2018 às 04h02
É isso sì. Se armem até os dentes. Nenhum que está no poder e por serem da direita não tem MORAL de prender Lula. Todos estão corrompidos. Temer e aliados devem ser massacrados pelo povo acovardado. Moro E seu pai são do PSDB e vão sucumbir. Resistência, senão Ok uma vai morrer na cadeia. Por isso o PSOL hj aliado, chamou a atenção contra esses desgraçados da direita. Qdo Heloísa Helena e Babá o chamaram de traidor o resultado tá aí. Uma merda. Se os tivesse ouvido não estaríamos nessa. E Lula sabia quem eram eles como deputado federal. É qdo no poder criticava Dilma para os golpistas.
06 de Apr / 2018 às 05h28
Os doutos, os acadêmicos, os intelectuais descolados do seu povo jamais conseguirão compreender como alguém, a partir de um certo ponto, torna-se mais personagem da história de seu povo do que um mero ser humano, embora continue a sê-lo, claro. Por isso, eles não contam que o que supõem ser a humilhação de Lula, reduzido ao silêncio de uma solitária, pode se transformar naquilo que os versos de Fernando Pessoa descreviam: O mito é o nada que é tudo./O mesmo sol que abre os céus/É um mito brilhante e mudo O Sol, como se sabe, é a esperança que torna suportável a Noite.
06 de Apr / 2018 às 06h06
LULA,O QUE VOCE QUER É CONFUSÃO,SE É ISTO QUE VOCE QUER,VOCE VAI TER E SE HOUVER MORTE,A CULPA SERA TODA TUA.MORO PODE REQUISITAR AS FORÇAS FEDERAIS PARA IR TE BUSCAR EM CASA E SE VOCE COMEÇAR COM FRESCURA,AINDA TE LEVAR ALGEMADO. MORO MOSTROU GRANDEZA DE CARÁTER,POIS MESMO XINGADO E OFENDIDO POR VOCE,ELE TE POUPOU DE CONSTRANGIMENTOS,CONTUDO SE VOCE ACHA QUE A LEI NÃO É PRA VOCE, QUE ESCULHAMBOU COM O PAIS,VEREMOS.
06 de Apr / 2018 às 06h17
LULA,SE VOCE NÃO FOR IDIOTA,SE ENTREGUE NUMA BOA,DO CONTRARIO,CADA PASSO QUE VOCE DER,COMPLICARA AINDA MAIS A TUA SITUAÇÃO.NÃO SEJA BURRO,ATÉ PORQUE,MORO PODERIA,E TERIA RAZÃO E MORAL PARA ISTO,TE COLOCAR NUMA CELA FÉTIDA, IMUNDA E INSALUBRE E MAIS,TE CONDUZIR ALGEMADO.VALE LEMBRAR,QUE VOCE JA RECEBEU O TROFÉU 'ALGEMAS DE OURO',O QUE VOCE QUER MAIS ?
06 de Apr / 2018 às 06h51
juiz federal Sergio Moro determinará o cumprimento do mandado de prisão contra o ex-presidente Lula à força caso ele não se apresente na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba até as 17 horas desta sexta-feira (6). As condições da prisão também mudarão caso Lula deixe de se apresentar voluntariamente. A Polícia Federal preparou uma sala especial, com banheiro privativo, para Lula", aponta nota publicada pela revista Época, da Globo, que comanda o golpe continuado no Brasil.
06 de Apr / 2018 às 08h35
Esse cidadão se diz inocente, perguntem a ele a origem do filho dele estar milionário, até um tempo desse, era um funcionário de um zoológico. O tal Lulinha ganhou quantas vezes na mega sena acumulada de final de ano??? De inocente, não tem é nada!!! Cadeia para todos os corruptos de todas as esferas e, de preferência, confiscando todos os seus bens materiais e financeiros a fim de restituírem o que roubaram da nação. Favor, deixem de hipocrisia!!! Quero ver quem se candidata a cumprir a pena no lugar dele!!! Esse cidadão fez valer um famoso ditado: "deu com uma mão, tirou com a outra".
06 de Apr / 2018 às 15h16
Teu lugar é na prisão.