Começaram nesta quinta-feira (5), no Centro de Excelência em Fruticultura do SENAR, em Juazeiro – BA, as aulas da turma 2018/2019 do programa 'Aprendiz no Cultivo de Cana de Açúcar', da Agrovale.
Um grupo de 60 aprendizes com idades entre 18 e 22 anos foi recepcionado pela gestora de Recursos Humanos (RH) da empresa, Roberta Santos e pela coordenadora adjunta do programa no SENAR, Liziane Rocha. Depois das boas vindas e entrega do material de trabalho, os aprendizes receberam as primeiras instruções do programa que tem 960 horas com aulas práticas e teóricas e deve ser concluído em março do ano que vem.
De acordo com a gestora de RH, o objetivo do programa é qualificar a mão de obra jovem para o ingresso no mercado de trabalho e proporciona à Agrovale a possibilidade de absorver estes jovens capacitados no seu quadro funcional.
"Durante as aulas, os aprendizes irão desenvolver habilidades básicas e específicas do cultivo da cana de açúcar. Temas como competências interpessoais e integração no trabalho serão administrados, bem como, a comunicação oral, escrita, matemática aplicada, saúde e segurança do trabalhador. Tudo em consonância com assuntos específicos, a exemplo da estrutura fisiológica das plantas, planejamento, plantio, irrigação e colheita", pontuou Roberta Santos.
A representante do SENAR, Liziane Rocha, lembrou que a iniciativa é uma das prioridades do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem), e destacou a importância do trabalho realizado com a Agrovale. "O setor agropecuário é o que mais absorve aprendizes e esta parceria com a Agrovale cresce a cada ano, reafirmando o nosso compromisso com a capacitação no meio rural".
Bastante empolgado com o primeiro dia de aulas, o aprendiz Luan Canário de Almeida, de 20 anos, afirmou que espera ter um bom desenvolvimento, tanto no plano teórico como na prática. "Meu objetivo é aprender tudo, alcançar a média estipulada, obter experiência e depois partir para um curso superior em engenharia agronômica, concluindo com um bom posicionamento no concorrido mercado de trabalho do Vale do São Francisco".
Com essa turma, a Agrovale chega ao oitavo ano do programa de aprendizagem em parceria com o Sistema S, contabilizando, no período, a formação de aproximadamente 500 jovens.
CLAS Comunicação & Marketing
1 comentário
05 de Apr / 2018 às 22h41
Esperamos que a empresa Agrovale, com seu objetivo de melhorar sua imagem, não venha a financiar políticos corruptos para o pleito da próxima eleição. Chega de colocar nos poderes do Estado gente desonesta. Gostariamos de pedir aos donos da empresa, que utilizem do mesmo canal para divulgar os políticos que irão financiar. Com os respectivos valores.