As obras do ‘Programa Transformar’, iniciadas há um mês, estão em ritmo acelerado em Juazeiro. As duas primeiras casas que estão sendo adaptadas através do programa, localizadas nos bairros Quidé e Antônio Guilhermino, estão recebendo adequações de acessibilidade de acordo com as necessidades dos contemplados.
A dona de casa, Graciele Bezerra, moradora do bairro Quidé e a primeira contemplada do programa, visitou sua residência na manhã desta terça-feira (03) e não escondeu a felicidade com o andamento da obra. “É um sonho realizado. Estamos muito felizes e as crianças vão ficar ainda mais quando virem nossa casa pronta. A rotina será outra e muito melhor”, afirmou.
Mãe de duas crianças com deficiência, a dona de casa, elogiou a iniciativa da prefeitura com a criação do ‘Transformar’. “Agradeço ao prefeito Paulo Bomfim pela criação do programa, já que sozinhos não teríamos condições de fazer essa reforma. Espero que o programa continue e ajude mais famílias que precisam de uma casa adaptada, assim como nos ajudou”, completou.
O programa lançado pelo prefeito Paulo Bomfim em 2017 é financiado com recursos municipais e este ano irá contemplar ao todo 16 famílias. “Por meio do Transformar estamos beneficiando pessoas com deficiência, cadastradas através do CAD Único e a ideia é que além da reforma, a família tenha todo um acompanhamento social através das equipes dos CRAS” pontuou a secretária Cida Gama.
O ‘Transformar’ surgiu a partir da orientação do governo de cuidar das pessoas e atua nas áreas com população em situação de vulnerabilidade social. As casas são adaptadas possibilitando mais acessibilidade para os beneficiados. Dentro dessas adaptações estão a inclusão de piso antiderrapante, ampliação de banheiros com bases de apoio, melhoria na estrutura possibilitando mais ventilação, além de pintura e instalações elétricas, sempre priorizando a deficiência do morador. As primeiras casas adaptadas devem ser entregues ainda este mês.
Por Fabiana Diniz/SEDES
0 comentários