O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, inaugurou a primeira etapa do Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp). O equipamento será o maior do país voltado à pesquisa e conhecimento científico para o desenvolvimento de energias renováveis. O Cresp terá em sua estrutura salas de estudo, laboratórios, centro de monitoramento e espaço para aulas, debates e palestras. Estiveram presentes à cerimônia o prefeito Miguel Coelho e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), além de representantes da Chesf e da Codevasf.
O Cresp está localizado na região do Pontal, zona rural de Petrolina, numa área total de aproximadamente 45 hectares. Nesta primeira etapa foram entregues uma placa fotovoltaica com 7600 módulos de geração de energia solar de 2,5 megawatts (volume suficiente para atender a aproximadamente 60 mil famílias) e o centro administrativo do Cresp. O investimento para esta fase foi de aproximadamente R$ 30 milhões. O volume total de recursos é de aproximadamente R$ 200 milhões.
"Este centro irá atrair pesquisadores, cientistas, professores e estudantes do mundo inteiro para o Sertão. Aqui será o principal ambiente para pesquisas e estudos em matrizes renováveis de energia no Brasil e todos sabem que temos um enorme potencial para avançar com energia solar e eólica. O que estamos vendo agora é a concretização de um sonho, sonhado há muitas gerações e que finalmente se materializa", afirmou o ministro.
Ascom Fernando Filho
4 comentários
31 de Mar / 2018 às 21h53
Geraldo: os pernambucanos e a sua arrogância que é a sua marca registrada. O maior parque de geração de energia solar da América Latina (158 Megavatts) , fica no município de Bom Jesus da Lapa na Bahia e já está funcionando desde setembro de 2017.
01 de Apr / 2018 às 11h08
Vê se aprende a ler, é um centro de pesquisa e não de geração de energia.
01 de Apr / 2018 às 18h12
Leia o 2 parágrafo da notícia. 2,5 megawatts de energia, para atender 60 mil famílias. A arrogância continua. kkkkk
02 de Apr / 2018 às 08h49
Definição do analfabeto funcional (até consegue ler mas não entende). Onde, em todo o texto, há afirmação que 2,5 Mw representa a maior capacidade de geração do país? Inclusive esta capacidade é considerada bem pequena, servindo apenas para fins de pesquisa.