As atividades da 5ª Conferência Municipal Infanto-Juvenil para o meio ambiente foram iniciadas nesta Segunda- feira (26), no Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães (CELEM), com o tema "Vamos Cuidar do Rio São Francisco: ajudando a recuperar a mata ciliar no município de Sobradinho". A Conferência será realizada em três escolas da rede municipal de ensino: no Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães, Colégio Municipal 24 de Fevereiro e no Centro Educacional de Sobradinho.
A Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Socorro Aquino, esclareceu sobre a dinâmica da Conferência Infanto-Juvenil nas Escolas. "As Escolas constroem, junto com alunos e professores, um projeto de ação que é apresentado durante a conferência. Em seguida, é postado na página do evento e aguardamos o resultado ser avaliado, podendo ir para as etapas regional, estadual e nacional. Colocaremos todos esses projetos em prática, para que não fiquem apenas na teoria, mas que realmente se concretize", afirmou a coordenadora.
A aluna Maria Eduarda, do 9º ano, enumerou os pontos positivos que a conferência trará a sua formação. "Temos feito muitas pesquisas, trabalhos fora de sala de aula, que têm provocado um bom aprendizado e também na prática, saindo das quatro paredes da sala de aula. É importante conscientizar os alunos da escola, como também a comunidade ribeirinha, a preservar a mata ciliar. Ela ajuda na preservação do Rio São Francisco, contribuindo para não ocorrer enxurradas, nem o lixo ir para rio, para a alimentação dos animais, etc. Estamos desenvolvendo um projeto que se chama "Preserve hoje e salve o amanhã" que é para ajudar as comunidades que moram próximas do rio. Agora é aguardar, ficar na expectativa e na torcida, para que nosso projeto seja o vencedor da conferência", disse a aluna.
A diretora do Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães, Franciele Oliveira, reconhece a importância do projeto e fica na torcida para que o trabalho da sua escola tenha sucesso. "Nós organizamos tudo com o maior carinho, justamente porque temos alunos interessados em desenvolver bons projetos. São adolescentes e jovens que estão querendo estudar, com muitas ideias e que merecem nossa atenção e valorização. Eles estão muito felizes, movimentando a escola e ansiosos pra verem o resultado de todo esse trabalho. Nós, aqui do Celem, apresentamos um projeto muito bom e torço pra que ele seja aprovado", afirmou a diretora.
Ascom PMS
0 comentários