A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) está realizando nas comunidades do interior do município, a limpeza de barreiros (reservatórios de água destinados a suprir a necessidade de água dos animais), com o intuito de minimizar os efeitos da estiagem nessas localidades.
Dezesseis comunidades do distrito de Pinhões e quatro do distrito de Itamotinga já foram beneficiadas com os serviços. “Estamos começando um trabalho importantíssimo na zona rural de Juazeiro. Devido à estiagem que assola a nossa região, a limpeza desses reservatórios é muito importante, pois aumenta o fluxo de água, garantindo o recurso por todo ano”, observou o titular da ADEAP Tiano Felix.
De acordo com José Carlos da Silva, produtor da comunidade de Sertãozinho, distrito de Itamotinga, a limpeza do barreiro irá dobrar a capacidade de água do reservatório. “Estamos felizes com esse trabalho realizado pela prefeitura, os animais sofrem muito com a seca a ação tem ajudado a minimizar essa triste realidade. Durante a limpeza é retirada muita lama, folhas e galhos, fazendo com que a quantidade de água duplique. Parabéns a todos envolvidos”, declarou José.
O distrito de Itamotinga possui mais de 15 mil cabeças de caprinos e ovinos, sendo que a região de Sertãozinho possui 3 mil, já o distrito de Pinhões possui cerca de 20 mil cabeças de caprinos e ovinos. “Como homem do campo, sei da necessidade e das dificuldades que a população rural de nosso município enfrenta nos períodos de seca e a gestão do prefeito Paulo Bomfim tem feito muitos serviços para minimizar e/ou sanar esses problemas”, afirmou o produtor Elias Rodrigues da Silva.
Vale destacar que o município de Juazeiro juntamente com as cidades de Remanso, Casa Nova, Curaçá e Uauá concentram 79% do rebanho caprino e 76% do rebanho ovino do território Sertão do São Francisco, considerado o território de maior importância brasileira no setor e que concentra aproximadamente a metade de todo o rebanho da Bahia.
A ação da prefeitura municipal, através da ADEAP, conta com a parceria do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONSTESF) e irá beneficiar outras comunidades da zona rural do município.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
1 comentário
27 de Mar / 2018 às 20h33
Acho que o período para realizar este serviço não é adequado, pois choveu em toda região. O correto é esperar o período seco para realizar este serviço