Março é o mês escolhido para intensificar a campanha de combate à tuberculose em âmbito nacional. Para conscientizar os petrolinenses sobre a doença, a Secretaria de Saúde de Petrolina promove, desde o início do mês, diversas ações educativas sobre o agravo.
Nas unidades básicas de saúde, por exemplo, foram realizadas ações educativas com rodas de conversa e distribuição de panfletos. Já no último dia 16, a equipe do programa de tuberculose fez uma busca ativa por sintomas respiratórios em pessoas em situação de rua.
Durante o dia (23), houve panfletagem e orientações a motoristas, motociclistas e pedestres no semáforo da Avenida Guararapes em parceria com a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla).
"Essas atividades chamam a atenção da população sobre o que é a tuberculose e também sobre o tratamento e cura da doença, que é gratuito e disponibilizado pelo SUS. Viemos para o Centro da cidade para conseguir atingir um número maior de pessoas, pois, quanto mais for difundido, melhor" destaca a coordenadora do programa de tuberculose do município, Juliana Viana.
FIQUE DE OLHO NOS SINTOMAS: Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar uma Unidade de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.
Ascom PMP
0 comentários