O Brasil está vivendo uma catarse venérea institucional. As punições máximas somente existem:
No Executivo, o Impeachment.
No Legislativo, a Cassação.
E no Judiciário? Nada. O Judiciário (Com Supremo, com tudo)) segue intocável, inabalável, reinando soberano acima dos deuses e incorporado pelo satanás da bixiga lixa do diabo a quatro, cinco, mil.
O horror que os três podres poderes (Gratinho a Caetano pelo termo) fazem para tornar Lula inelegível e prisioneiro é acintosamente descarado à ordem natural do correto, do sério, do justo. Por outro lado sobram benesses e mimos aviltantes para os caciques golpistas do PSDB de Moro, MDB de Temer, DEM de ACM Neto e seus asquerosos aliados. Partidos de esquerda? Hummm... pau... pau puro e
AGORA PAU É POUCO,... ... ... BAALAA!
Sabe onde quis chegar, não é velho companheiro de crônicas, artigos, textos, poemas e contos? Pois é, jamais poderia deixar passar em linhas brancas tamanha barbárie. Refiro-me, lógico, ao brutal, perverso, covarde, assassinato da vereadora Marielle Franco do PSOL carioca. Uma revista ao gosto dos reaças estampou na capa perguntando a quem interassava esse assassinato. ‘VEJA’ que brincadeira mais sem graça, se isso nem mais é o tópico da discussão. Quilaro mais que quilaro se tratar de calar uma voz altiva, corajosa, brava, imponente, guerreira feroz, contestadora até o último pingo de suor do autoritarismo abusivo. Liderança incansável dos favelados, dos excluídos, dos à mercê de uma sobrevivência sofrível, dos discriminados em todos os âmbitos e defensora incomensurável dos DIREITOS HUMANOS!
Marielle: Preta, favelada, mãe dedicada, companheira carinhosa, amiga acolhedora.
Marielle: Brilhante humanista que furou barreiras praticamente intransponíveis para tornar-se uma mestra em sociologia,vereadora respeitada e atuante, de votação expressiva, caminho de escuta popular, de um futuro político sublime no ativismo social e no combate às mazelas dos oprimidos. Um exemplo de solidariedade em uma nação repleta de um judiciário mórbido e de políticos canhestros permeando horizontes e verticais.
Otonce, agora indignado Leitor, qual classe ansiava por silenciar esse vozeirão assonante? Aduvinhão, sabia que já sabia: A DIREITA ULTRACONSERVADORA. Sejam os autores e mentores bandido bandido ou policial bandido ocorreu um assassinato politizado. A Direita, bem a seu caráter covarde, mandou um claro recado à esquerda.
Understwood, my friend? Understwood, playman? Understwood, playwoman? Understwood, everybody?
A explicação mais plausível e embasada nos fatos é o desespero galopante dos fascistas/maquiavélicos reacionários/golpistas/ intervencionistas, que observam mordidinhos de dá dó um povo abarcar cada dia que passa a causa socialista e humanista como rumo certo ao país. É aí mainha que ‘eleszão’ se enraivam, se engasgam, peidam, berram, gritam com os seus cães e filhos e mulheres e amantes e motoristas e porteiros, limpam as bundas com a bandeira brasileira, rasgam a constituição, tentam prender, cassar direitos e, não contentes ainda,
bambambam ... MATAM!
O socialismo científico, até o utópico, difere infinitos anos-luz das práticas neo-liberais, militaristas e capitalistas de um Bolsonaro, Temer, Aécio, Alckmin, Dória, Malvadeza Neto e outros crápulas idem. Quero ver se vosmecê é tampa mesmo, estimável Leitor, se aduvinhar o autor dessa frase: “A LINGUAGEM SOCIALISTA É ENCANTADORA COMO O SAMBA”. Sabe não, né? Te peguei. Euzinho Gondim, rárárá. Por isso que o povo brasileiro e o mundo dançam, balançam, se enroscam, cantam e se encantam com líderes qual nosso Lulinha, Paz e Amor.
Marielle presente!
Xiiiiiiii ! Leitor, vou revelar um segredinho cá pra nós só. O texto não seria esse. Sentei-me no livre intuito de falar um pouco muito da nossa política municipal. Só que o trágico acontecimento no Rio de Janeiro me impôs tergiversar sobre tão importante e alarmante crueldade. Meio vulnerável e puto ao ver e ao ler por aí certas gentinhas miúdas, pernósticas do conservadorismo ímpio, seguidores normalmente bolsonaristas e olavocarvalhistas, se esmerando e comemorando em sorrisos cínicos e analogias vis o cadáver da heroína Marielle Franco. Quando no muito os nefastos ultracoxinhas ensaiaram sentimentos evasivos. Uma baita prova de que podem não serem humanos.
Bombombom, nobrérrimo amigo. Se o texto predisposto não era esse sobre o que será que seria? Rárárá, já vi e senti pela sua cara que vai é gostar: Política Municipal de Juazeiro-BA. Do passado passado (Joseph Bandeira-Misael Aguilar), do passado recente (Isaac Carvalho) até os nossos dias (Isaac Carvalho-Paulo Bomfim). Perpassando levemente austero pelos vereadores, deputados e candidatos já na berlinda.
Leitor, bem antes que se infeste de murmúrios e raivinhas e muito menos chamar-me de fdp, prometo que, se o grandioso Blog do WALDINEY PASSOS aprouver em concórdia, esse ‘texto que seria’ chegará antes do esperado até vosmecê. E fervendo, como deve ser, em altos graus centígrados, fahrenheit e kelvin. Concorde, vá amigo, dá-me um creditosiinho.
Entretanto, como descobri hoje que “pombos arrolham” e quem “piam são as corujas”, resolvi nesse momento dar uma palhinha do que vem no ’texto que seria’. Mas, só um golinho dele. Tá?
Óia só:
Um grupo de “danadinhos”, mistura de ditos comunistas com ditos direitistas, resolve dar uma guinada à esquerda. Confabulam em secretas rodas, ações bastidoriais, traições, e um projeto afinado sai do papel: MUDANÇA. Retirar de vez e enterrar numa vala política inescapável e mortal os oligarcas que então se revezavam no poder há décadas foi o primeiro consenso do autoconselho. Sai um, entra o outro. Sai o outro, entra o um. Bem assim. Então o grupo, hipoteticamente, quis mostrar ao povo o dever/direito de mudar de rumo e rumar a uma modernidade, apostar em um novo modelo de cuidar das pessoas e da sua cidade. Plano aprovado unanimemente pelos comunas e direitistas do autoconselho, o grupo cai em campo. Acunhando super reuniões, reuniões, reuniõezinhas camufladas, outro consenso: Catar um empresário que, meio alheio ao processo político até então, caísse como uma luva nas gracinhas da população, da mídia, da arrecadação de fundos para campanha. Chegaram ao dito cujo cujo dito: Isaac Carvalho. Com o povo pendenga de tantos desgovernos e briguinhas a dois, Isaac entra no jogo soletrando sofrivelmente em palanques, avermelhando em debates, gaguejando nas entrevistas. Inegável, elogiável, espantoso, que com um vigor gigantesco, afoitamento, dormindo tarde, acordando nas madrugas, o ‘Escolhido’ foi tomando gosto pela coisa. Aprendeu mais ou menos a falar em público e muito mais do que menos as artimanhas necessárias. Aí, o dedo milagroso do genial jornalista e marqueteiro político Fernando Veloso. Desenterraram ‘ligerim qui nem caldo de cana’ as alianças, o apoio de parte das elites, fechou conchavos, e acalentou esperança no povo humilde e desgastado com a politicagem anterior. Veio, de contrapeso, as conversas bonitas, os jingles chicletes de ouvido, as promessinhas na maciota. Não é, amigo das letras, que deu certo, certíssimo, certocertíssimo? Tome, tome lapada forte e Joseph Bandeira e Misael Aguilar dançam o samba do crioulo doido até hoje. Embora, pelo cabide de votos que enverga, Bandeira ainda respire e ofegue um ressuscitar. Será o benedito, minha santa?
Chega o Vaqueiro que vende trator, passeia de lancha e Hyndai, mora em apê na orla, se enche de whisky escocês. De início, os “danadinhos” abocanham com as suas bocas enormes e esfomeadas secretarias e autarquias de grande porte, cargos comissionados de relevância e, os não contemplados assim, assessorias somente visíveis na folha do Paço. Isso tudo, afora as benesses outras (Faça de besta não, Leitor. Cê sabe direitin quais). Para os do grupo e seguidores-moral Juazeiro vira uma farra, festa, cidade sorrisos. Só que, ô meu, esqueceram uma coisita coisona: Vaqueiro-empresário pensa, planeja e aprende rápido a lidar com nova clientela e grana sobrando pelos ralos.
O poder apaixona. Transforma-se em amor. Isaac começa a mostrar os pauzinhos, a línguinha, as unhinhas. Antes que o grupo dos “danadinhos” se aperceba, as decisões começam a serem exclusivas... de quem? De quem quem? Delezão: Isaac. Não o da Bíblia. O da MUDANÇA.
Pimba! Os ‘amicíssimos do Rei” são degolados um a um, sobrando atualmente poucos em alto relevo. Aos guilhotinados, lamentos e o bullyng pejorativo de “AS VIÚVAS DE ISAAC”. Algumas, inclusive, abandonadas sem amparo nem do INSS do Paço. O Leitor pode alarmar algumas dessas viúvas. Eu deixo. Brinque com quem acostumou-se desde meninote no Mandacaru a encilhar e domar cavalo brabo pra derrubar bois. Quanto mais gente, hein Vaqueiro? Foram brincar, já viu. Isaac mandando no pedaço, não. No todo mesmo.
Responda, Leitor curioso: Quais dos “danadinhos” e seguidores sedentos desde o comecinho da era isaaquiana até a presente extensão do seu sucessor, amigo e afilhado político Paulo Bomfim mantêm secretaria ou cargos de ponta?
Pronto. Preambulei um breve histórico da ascensão de Isaac Carvalho ao trono de maior líder político de Juazeiro e do Norte baiano.
A questão básica que incendeia as mentes e arrepia os cabelos é:
VALEU A PENA, ESTÁ VALENDO, O PROPALADO GOVERNO DA MUDANÇA?
Fidalgo Leitor, muita calma nessa hora e que esperemos os próximos capítulos.
Mas, a meu ver, adianto: VALEU, SIM SENHOR! E MUITO.
Blog Geraldo José, posso andar nas ruas sem guarda-costas?
De resto, antes de amassar os rascunhos, deixo um solene recadinho a qualquer idiota plantonista. Presente de um brother das antrolas:
“QUANDO VOCÊ ESTÁ MORTO, VOCÊ NÃO SABE QUE ESTÁ MORTO.
QUEM SOFRE SÃO OS OUTROS.
É A MESMA COISA QUANDO VOCÊ É IDIOTA”.
(Ricky Gervais)
Fui. E volto já. Vou tomar maracujá.
Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.
86 comentários
21 de Mar / 2018 às 23h08
ÓTIMO. DIVERTIDO E SÉRIO. FAZ UMA ANÁLISE PRECIOSA DESSE MARTÍRIO CRUEL COM A GUERREIRA DOS DIREITOS HUMANOS VEREADORA MARIELLE FRANCO(FALTOU CITAR ANDERSON GOMES, SEU MOTORISTA TAMBÉM MORTO). FILTROU BEM OS RESPONSÁVEIS. ÓTIMO. QUANTO A JUAZEIRO, NEM LIGO. TODOS OS POLÍTICOS DESSA TERRA SÃO FRACOS, FALSOS E SEM NENHUM CARÁTER. INFELIZMENTE. PARABÉNNS, PROFESSOR OTONIEL GONDIM.
21 de Mar / 2018 às 23h10
Concordo. Realidade pura, pois, somente à direita , a militarista, compensa crimes dessa envergadura. Queira Deus que este não fique impune e sirva de exemplo.
21 de Mar / 2018 às 23h13
A todo artigo desse 'doidin' sinto que se perde por essas paragens tupiniquins. O criticam bastante por ser ateu, comunista, idealista. Mas, escreve e expõe o que pensa com conhecimento e de uma leveza profunda de tirar o fôlego do leitor. O admiro. Queria que viesse para Carlos Neiva. Pense sério a respeito dessa proposta, amigo.
21 de Mar / 2018 às 23h13
A todo artigo desse 'doidin' sinto que se perde por essas paragens tupiniquins. O criticam bastante por ser ateu, comunista, idealista. Mas, escreve e expõe o que pensa com conhecimento e de uma leveza profunda de tirar o fôlego do leitor. O admiro. Queria que viesse para Carlos Neiva. Pense sério a respeito dessa proposta, amigo.
21 de Mar / 2018 às 23h15
Por que tanta ira com a democracia, cara? Se diz humano, democrático e não aceita que outros pensem e votem em quem quiser, seja Bolsonaro ou qualquer um. Que democrata é esse?
21 de Mar / 2018 às 23h18
Apareceu legal, Otoniel. Já , já, a turma daqui, seu fã clube juazeirense em Salvador, começa com as indagas. Esse texto está maravilhoso. Muitíssimo bem elaborado. Toso os pingos nos is corretos. Adorei. Comento mais tarde depois das indagas do grupo. Beijos. Sou fã seu, meste, e do Blog Geraldo José.Amo Juá!
21 de Mar / 2018 às 23h19
Gostei do elogio ao mito Joseph Bandeira! É um fênix e vem com tudo! Bandeira de fé e o resto é ralé e chulé.
21 de Mar / 2018 às 23h21
Sensacional. Marielle morre dessa forma malvada e esses coxinhas riem e caluniam tentando manchar a sua vida de lutas . Sensacional. Os pôs no seu devido quadrado pequeno.
21 de Mar / 2018 às 23h23
Juro, Geraldo José, que nunca que sabia a trajetória de Isaac carvalho. Foi assim mesmo? kkkkk Pras viúvas negras!
21 de Mar / 2018 às 23h25
Lindo texto. Nos dois sentidos: Sobre Marielle e sobre Isaac e sua traição. LIndo.
21 de Mar / 2018 às 23h26
Morre pobre todos os dias e em condições mais cruéis anda. Aí a comoção por uma defensora de bandidos impera nos noticiários e nas redes sociais. me poupe, petralhas.
21 de Mar / 2018 às 23h31
Soberbo. Otoniel Gondim traz serenidade na caneta mesmo em situações trágicas. O que nos faz assimilar bem melhor o tema. Confesso-me surpreendida com o texto. Pois, um assassinato infame transformado, com pleno direito, em uma resistência heróica contra as injustiças no país. Otoniel fez tudo direitinho, ponderado e profundo. Adorei! * Não li sobre Juazeiro. Desprezo política.
21 de Mar / 2018 às 23h32
Essa direita manda recado de maniera sinistra. isso ela faz bem: Matar. Somente não mata os sonhos .
21 de Mar / 2018 às 23h37
De Juazeiro, Estudo Medicina em recife. Sempre de olho nesse grande Blog Geraldo José. Otoniel é mesmo uma sumidade. Esse relato da morte da vereadora Marielle e as implicações dos possíveis interessados na sua morte, está, simplesmente, genial. Isaac carvalho, votei sempre nele, errou feio com a indicação de Paulo Bomfim e ao rifar antigos colaboradores, Traição desavergonhada. Obrigado por lembrar , Otoniel. Abraços e parabéns. Ao Blog e Geraldo, idem.
21 de Mar / 2018 às 23h38
Chega de mais sopinhas de palavras. Lula, dia 26, na Pampuda!
21 de Mar / 2018 às 23h39
maravilha de artigo. valeu, professor!
21 de Mar / 2018 às 23h40
Na medida. Dois artigos maravilhosos num só. Coisa de nosso maior gênio literário. Na medida.
21 de Mar / 2018 às 23h42
Meu colega sempre arrasando. O melhor texto sobre a morte covarde da vereadora do Psol Marielle que li. Sem palavras. DEZ.
21 de Mar / 2018 às 23h44
Geraldo José, em salguero acomopanhamos muito o seu Blog. Otoniel, daqui e conterrâneo, é show tem muitos mesmos fãs em salgueiro. Melhor texto dele foi esse. Obg.
21 de Mar / 2018 às 23h47
Apesar de um tema profundamente triste da nossa realidade( A morte física e política de Marielle) , Otoniel Gondim soube nos levar lendo com a maestria dos grandes cronistas. Ótimo em tudo. Isaac, a meu ver, foi um grande prefeito e será um excelente deputado Federal. Graças.
21 de Mar / 2018 às 23h48
kkkkk ESSA FRASE CÉLEBRE SOBRE A IDIOTICE FECHOU GENIALMENTE O GRANDIOSO ARTIGO. PARABÉNS, MESTRE GONDIM.
21 de Mar / 2018 às 23h51
Esse carinha retirou, em recente cirurgia, a vesícula ou os poucos neurônios que possuía? Péssimo.
21 de Mar / 2018 às 23h54
Perfeito. Marielle vive, apesar da festa desumana feita pelos bolsonaristas ante o seu cadáver. No tocante a Isaac Carvalho, o autor foi perfeito. É a real, acompanhei desde o início, trajetória política dele. Mas, não acho que fez mal em retirar dos seus planos alguns ex-aliados. Tinha muito ganancioso na área e muitos incompetentes. Bem feito. Tchau.
22 de Mar / 2018 às 00h04
Gostei Desse, Gondim gostei.
22 de Mar / 2018 às 00h08
A versatilidade do professor Otoniel é muito admirável. Baila com palavras, frases, parágrafos em linhas certas e na marcha adequada. Li diversas vezes e vi um estilo único hoje na literatura brasileira. Tira leite de pedra. Faz-nos rir e chorar. Um mestre. As citações somente engrandecem mais ainda a excelência de seu pensamento. Tirando o chapéu, amigo, viu? Beijão!
22 de Mar / 2018 às 00h12
Repito a mesma frase de outros comentários meus sobre artigos dessa sumidade. Li , recentemente, nesse mesmo grande Blog, um artigo sobre o mesmo tema. Artigo nojento, fascista de um fascista que nem merece ser citado o nome. Lendo Otoniel sinto a diferença em quem pensa de acordo com o iluminismo sem deixar de lado a verdade dos fatos. Foi isso que senti, amigo Otoniel, nesse sublime e perfeito artigo sobre Marielle. Gratidão.
22 de Mar / 2018 às 00h14
OS CONTO SÃO ÓTIMOS, MAS, OS TEXTOS POLÍTICOS DO AUTOR É QUE SÃO INSUPERÁVEIS. a PARTE DE ISAAC É UMA AULA DE HISTÓRIA RECENTE DA NOSSA POLÍTICA: A ERA ISAAC CARVALHO. RETRATOU FIELMENTE. PARTICIPOU DAS COMPANHAS, AMIGO? PARABÉNS!
22 de Mar / 2018 às 00h19
Receio, a todos, que Gondim acovardou-se ao não citar os nomes das viúva de Isaac. Cito as que sei, então: Flávio Luiz, Carlos Neiva. Marquinhos da oficcium, Fernando Dantas, Irmão Francisco, Edvan Gonçalves, Jorge Barbosa, Donizete Menezes, Cisley bandeira,etc. Faltou mais....
22 de Mar / 2018 às 00h21
Adorei. Quem vota em Bolsonaro sorriu e desdenhou por serem do naipe dos assassinos da vereadora e do seu motorista.
22 de Mar / 2018 às 00h22
Bombou, meu amor! Lindo. Marielle vive!
22 de Mar / 2018 às 00h23
Simplesmente fantástico. Saiu até no Bahia Notícias. Gondim fecha!
22 de Mar / 2018 às 00h24
IDOLATRAR UMA MULHER CUJO GRANDE FEITO FOI NAMORAR TRAFICANTES E DEFENDER BANDIDO!
22 de Mar / 2018 às 00h26
Amei demais. Em vez de matarem Marielle fizeram o inverso> Nasceram milhões de Marielle mundo afora.
22 de Mar / 2018 às 00h27
Ainda tem gente que faz má reputação dessa grande guereira.
22 de Mar / 2018 às 00h28
Coisa boa essas viúvas de Isaac. Ô coisa boa. Vão trabalhar seus....
22 de Mar / 2018 às 00h32
Não nego a minha enorme admiração pelo intelectual, pelo professor que foi meu no Col. D. Bosco, que tenho por Otoniel. Mas, Isaac não traiu. O que fez foi uma limpeza ética e moral. Está melhor assim sem essas viúvas como Edvan Gonçalves, Neiva, Flavio Luiz, marquinhos e outros. Ah, se foi.
22 de Mar / 2018 às 00h33
MARIELLE PRESENTE. QUE LINDO DESFECHO OTONIEL ISAAC: FAXINA TOTAL. MEU DEPUTADO FEDERAL.
22 de Mar / 2018 às 00h34
Idiotas não sabem que são idiotas mesmo. rsrsrsrsr Quem sabe são os que o arrodeiam rsrsrsr. massa de ensinamento. mestre .
22 de Mar / 2018 às 00h37
Genial. Dois contextos e uma sequência maravilhosa. Por isso tem essa fama toda. Merecida. Te amo. Como amigo e escritor.
22 de Mar / 2018 às 00h57
DE VOLTA E FERVENDO MOSTRO NU E CRU A VERDADE SOBRE MARIELLE EM UM BREVE RELATO . SENSACIONAL SOBRE JUAZEIRO, UMA SENHORA EXPOSIÇÃO DO QUE TEMOS, QUEM NOS MANDA, TRAIÇÕES, VIÚVAS E TUDO. PARABÉNS, GONDIM. BLOG NA FRENTE.
22 de Mar / 2018 às 01h01
Pôxa, que deselegância acusar quem não estar com Lula de ser mentores intelectuais e ideológicos do assassinato da vereadora Marielle , do Psol, e de seu motorista Anderson Gomes. Foi mal. Todos somos culpado, meu chapa. Pois, nos curvamos à mercê de traficantes, assaltantes, pistoleiros e políticos inescrupulosos. Certo?
22 de Mar / 2018 às 01h03
Que Deus tenha piedade. A úinica salvação.
22 de Mar / 2018 às 02h47
limitações do STF são por demais conhecidas para que, no caso de Lula, se aceite aquilo que deveria valer para todos: O que está escrito na constituição, sobre ninguém ser considerado culpado antes do trânsito em julgado. O mais provável é que saia uma “conta de chegar” reconhecendo a inviabilidade da prisão e já apresentando recurso ao superior tribunal de justiça (STJ) ou ao próprio STF. Na justiça brasileira direito só tem importância secundária.
22 de Mar / 2018 às 05h45
O primeiro tópico que se refere à perversa morte da humanista política Marielle Franco está montado em ataques à direita básica bolsonaista. Mas, a esquerda nem sempre é contrária a uma politicagem de alainças espúreas com o banidtismo carioca. Muitos políticos ditos esquerdistas se valem dessa aproximação dos morros à cata de votos. Portano, ainda é cedo para apurar culpados. respeito do histórico de Isaac Carvalho, ressalve que antes o mesmo já ajudava campanhas de Misael. Não era alheio de jeito nenhu, a conjunturas políticas como diz. Isaac tem que ter votos é fora, pois, Paulo Bomfim, P
22 de Mar / 2018 às 05h47
Se avexe não, que o doido vemaí. Joseph e num abr.
22 de Mar / 2018 às 05h50
A morte de Marielle suscitou um sentimento nacional contra barbáries de líderes político sociais. O clamor das ruas aumentou e isso leva o julgamento de Lula a possíveis desfechos de comoção popular mais agudo ainda. o STF que se cuide. Bom texto.
22 de Mar / 2018 às 05h53
Me pergunto por que tantos morrem de direita e nada acontece? O Brasil na verdade só tem olhos para escrutíneos esquerdistas. Esse próprio texto aponta isso.
22 de Mar / 2018 às 05h55
Belíssimo artigo . Pelas duas vedas: O acontecido no Rio. E o enredo isaaquiano. Belíssimo.
22 de Mar / 2018 às 05h56
Idiota nem sabe mesmo quem é. Tiro pelo idiota que escreveu isso.
22 de Mar / 2018 às 06h01
Geraldo e Blog, já tinha visto essa crônica nas redes sociais Porém, esperava lê-la no Blog do meu coracion. Vale muito ler aqui e depois de alguns comentários falar. O Otoniel se expõe , é valente. O maltratam muito e, às vezes, pejorativamente. ocorre que é a mais pura verdade de que esse crime foi politizado, teve nuances claras de encomendado politicamente. Pode ser direita ou esquerda. Assim, discordo preliminarmente e Otoniel que apensa impõe a direita . Marielle percorreu riscos num lugar repleto de gente ruim, principalmente, os políticos. O Rio já foi cidade maravilhosa.
22 de Mar / 2018 às 06h02
O meu amiguinho bomba mesmo! Magnífica crônica. Blog dá show de postagem.
22 de Mar / 2018 às 06h04
Viúvas: Neiva, Flávio Luiz, Marquinhos da oficio, Fernando Dantas. As piores! E Edvan baixinho.
22 de Mar / 2018 às 06h05
Idiota não sabe que é idiota, mas, o político ladrão sabe que é ladrão. Gostei da crônica.
22 de Mar / 2018 às 06h06
Quem julga é deus.
22 de Mar / 2018 às 06h07
Arrasou. Jogo duro o mestre.Parabéns.
22 de Mar / 2018 às 06h09
Pobre moça Marieele . Que o Senhor a tenha. Na parte de Isaac, concordo. Tinha muito sanguessuga perto. Só foi ele tirar que correram pro lado de ACM Neto. Uns imprestáveis, pois, saíram todos ricos.
22 de Mar / 2018 às 06h11
Continua o vício de atacar sem mais nem menos. Bolsonaro incomoda . O mito.
22 de Mar / 2018 às 06h13
A música é tudo. Escuto sem parar e emocionada até hoje o Clipe "REFUGIADOS" de Targino Gondim e lera sua, Otoniel. O Blog postou. Soube que o Clipe concorrerá entre s melhores do país. Torcida , amores, torcida. beijos. Sucesso.
22 de Mar / 2018 às 06h15
Bombou. Esperado pelo conteúdo. E, mais ainda, pelo talento, inspiração e humor. DEZ.
22 de Mar / 2018 às 06h16
Carlos mainha, colega seu, terá o apoio da família Gondim ou não? Tmj!
22 de Mar / 2018 às 06h27
Onde tirou essa foto, amorzinho? Lindão.
22 de Mar / 2018 às 06h32
Leio com sabor as crônicas de Otoniel Gondim. O conheço em e sei do potencial e do vigor que escreve. É um perfeccionista da escrita. Escreve sempre á mão em pleno século XXI. E esses neologismos e criações de vocábulos que usa são vitaminas preparadas com esmeros. Brilhante, amigo. És brilhante. Mas, deve o livro. Deve. Beijos. parabéns, nem preciso dizer o porquê, pelo maravilhoso artigo. Abraços a Geraldo e equipe.
22 de Mar / 2018 às 06h34
Esculhamba Isaac de traidor e depois diz que o seu governo da mudança foi ótimo. Se posicione, sabidinho....
22 de Mar / 2018 às 06h35
VAI, SR. QUIM, DEFENDE BOLSONARO AGORA! SEM PALAVRAS/ VALEU, MESTRE GONDIM, POR CALÁ-LO. RSRSRSRSRSR
22 de Mar / 2018 às 06h50
Acabaram com a cidade. Somente impostos e nada de retorno bnéfico. Como pode ser querer deputado? Cara de pau de isaac e Zó.
22 de Mar / 2018 às 06h51
Simples, debochado, profundo, genial!
22 de Mar / 2018 às 06h52
O MEDO DO MITO BOLSONARO É TÃO GRANDE QUE DÁ PENA NESSE SOCIALISTA DE MEIA TIGELA. DÁ-LHE BOLSOMITO!
22 de Mar / 2018 às 06h53
Matou a pau. Parabéns, irmão.
22 de Mar / 2018 às 06h55
Eclético esse Gondim As parcerias suas com Targino, Carlinhos Brown w e Zeca Baleiro vão estourar nas paradas. Siga em frente! Grande texto.
22 de Mar / 2018 às 07h01
Considero essa a melhor crônica que conheço e li do professor, saudades do Colégio Objetivo-Petrolina, Otoniel Gondim. Bem elaborada, coordenada, diversa em profundidade , dor, alegria e humor. Um gênio meu eterno professor. Abração recifense onde curso, o agradeço por isso, Engenharia Mecânica na UFPE. Nos veremos, mestre.
22 de Mar / 2018 às 07h05
Sou ACM Neto
22 de Mar / 2018 às 07h17
Sou ACM Neto e bandeira de coração Juazeiro quer bandneto de coração
22 de Mar / 2018 às 07h46
A realidade do Rio não é diferente do resto do país. Apenas, o Rio de Janeiro é mais visível para o mundo. Quantas mortes políticas desse tipo não já ocorreram Brasil fora? Sou contra, claro, o que aconteceu com a vereadora Marielle franco. Só que houve sensacionalismo e aproveitamento político desse caso à exaustão. Um bom dia a todos.
22 de Mar / 2018 às 07h47
Linda crônica.Parabéns.
22 de Mar / 2018 às 07h49
ADORO OTONIEL NO BLOG. QUALQUER ASSUNTO, MESMO OS TRÁGICOS COMO ESSE, ELE ESCREVE COM DIVERTIMENTO E SERIEDADE. ESSA MESCLA FAZ COM QUE NOS PRENDA SEM SUSPIRO ATÉ O PONTO FINAL DA CRÕNICA. ADOREI A CRÔNICA, MEU CARO. O BLOG DE BEM.
22 de Mar / 2018 às 08h24
MEU FILHO, TOMOU SEU REMÉDIO HOJE?
22 de Mar / 2018 às 08h30
Belo discurso sensacionalista. Otoniel...que tal uma visitinha ao manicômio Dewilson?
22 de Mar / 2018 às 08h33
Targino Gondim será mesmo candidato a Deputado Federal levado pelo Partido Verde, PV. Um partido que apoiou o golpe e é aliado, na Bahia, a ACM Neto. Como fica o irmão Otoniel Gondim nisso? O tempo dirá....
22 de Mar / 2018 às 08h33
Parcialidade Pura. Otoniel desdenha do Povo Juazeirense...
22 de Mar / 2018 às 08h34
Meu caro amigo Otoniel Gondim , odiado por uns, amados por outros, mas não podemos agradar à todos. Desde que o mundo é mundo sempre foi e será assim, pessoas que tem a coragem de expor seus pensamentos, idéias e convicções estão sujeitas aos julgamento, às vezes cruéis, mas é o preço que se paga por externar seus pensamentos. Parabéns pelo texto, e pra quem está aguardando o livro de contos eu posso afirmar que está um estouro.
22 de Mar / 2018 às 09h12
Que texto ótimo! Desafiador! Eu queria ter escrito isso!
22 de Mar / 2018 às 16h55
Não adianta. Quantos vereadores já morreram no Brasil assassinados? Quantos país de família, quantos jovens, quantos adultos, quantas crianças, quantos bebês, quantos policiais já morreram lá no Rio e ninguém nunca fez nada? Ela vai ser só mais uma. Daqui a pouco esquecem. Infeuzmente o Brasil é formado por eleitores com o raciocínio desse 'professor' pseudo-escritor. Um bando de lagartixas.
22 de Mar / 2018 às 20h42
Meu Deus, o cara inventa comentários Fakes para se promover kkkkkk.
23 de Mar / 2018 às 06h09
Vergonhoso compositor .... 90% dos comentários por aqui são seus. Pare q tá feio... muito feio.
24 de Mar / 2018 às 21h53
Sobre BEATRIZ ANGELICA ninguem faz um testo desses,bando de ipocritas ficam se preocupando com um homicidio que aconteceu la no Rio de janeiro parem de ser oportunistas e fazerem dessa morte algo sunreal, Vamos falar sobre os mortos aqui em nossa regiao...
25 de Mar / 2018 às 13h36
O problema não é só com as viúvas de Isaac, o problema maior é com a prole das viúvas que precisam se alimentar. O professor Otoniel Gondim é muito inteligente, dotado de uma cultura extraordinária.