As assistentes sociais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan participaram, ontem (19), por videoconferência, de uma capacitação sobre instrumentalidade do serviço social promovida pelo IMIP Gestão.
A iniciativa faz parte da formação em serviço do IMIP. "Na verdade, nós temos um encontro todo mês, onde o serviço social do IMIP Recife debate com as unidades gerenciadas diferentes questões ligadas à área. É um momento de alinhamento do exercício profissional. Vez por outra, são realizadas capacitações como essa que nos enriquecem bastante", explica a supervisora do Serviço Social da UPAE, Nazaré Cunha.
Para fins de entendimento, lê-se instrumentalidade como propriedade e/ou capacidade de objetivar a intencionalidade dos profissionais do serviço social em respostas. É por esse meio que os assistentes sociais modificam, transformam e alteram as condições subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes no cotidiano. "O instrumental é um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que operacionalizam o nosso trabalho. Esse instrumental precisa ser revisto de tempos em tempos e foi isso que nós fizemos hoje", ressalta a também supervisora, só que do HDM, Kátia Silene.
As nove participantes de Petrolina aprovaram a iniciativa. "É sempre bom discutir e reavaliar o nosso fazer profissional, pois só assim conseguimos evoluir e melhorar o serviço prestado à população. O IMIP trabalha de forma muito integrada o viés do ensino e pesquisa e é muito bom fazer parte disso", acredita a assistente social, Cynthia Souza.
Anna Monteiro -Ascom-Hospital Dom Malan/IMIP -
0 comentários