Antes do enterro de Marielle, a família e amigos se reuniram em oração na entrada do cemitério. Ao lado do caixão a família rezou um Pai Nosso e amigos aplaudiram e gritaram palavras de ordem: "Marielle Franco, presente agora e sempre". O cortejo até o local do sepultamento foi acompanhado apenas pela família e amigos.
Jornais internacionais destacam a morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, na noite da última quarta-feira (14). Uma reportagem publicada pelo The New York Times afirma que a vereadora era um alvo premeditado. O jornal ainda relembra que há mais de um mês foi instaurada a intervenção federal no Rio de Janeiro.
Em Inhaúma, o cortejo de Anderson também foi acompanhando pela família e amigos. A mulher dele, Ágatha Arnaus Reis, estava muito emocionada e permanceu todo o tempo ao lado do caixão onde estava o marido onde rezou baixinho e se despediu com um beijo. Na hora do sepultamento orações e aplausos.
Um ato em frente à Câmara de Vereadores, no Centro, prestou homenagens à vereadora Marielle e ao seu motorista desde o final da manhã desta quinta-feira. Muito emocionado, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) ajudou a carregar o caixão de Marielle. A cerimônia foi reservada aos familiares e convidados.
Entre palavras de ordem, cartazes e cantos, eles lamentaram o assassinato da vereadora. “É triste, muito triste, mas essa condição da morte da Marielle não é uma novidade. Basta ver o que aconteceu com a juíza Patrícia Acioli, assassinada em Niterói por combater PMs corruptos. No Brasil é assim: qualquer um que lute contra a corrupção e defenda os direitos humanos está em risco. E as forças de segurança, é claro, não fazem nada”, comentou o deputado federal Chico Alencar.
A vereadora foi morta a tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, por volta das 21h30 desta quarta-feira (14). Além de Marielle, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Uma outra passageira, assessora de Marielle, foi atingida por estilhaços. A principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios é execução.
Segundo as primeiras informações da polícia, bandidos em um carro emparelharam ao lado do veículo onde estava a vereadora e dispararam. Marielle foi atingida com pelo menos quatro tiros na cabeça. A perícia encontrou nove cápsulas de tiros no local. Os criminosos fugiram sem levar nada.
A polícia acredita que os assassinos seguiram o carro onde estava a vereadora desde o momento em que ela saiu do evento onde estava na Lapa, no Centro do Rio, na noite desta quarta. Ela pode ter sido perseguida por cerca de quatro quilômetros.
Rádio Globo
5 comentários
15 de Mar / 2018 às 19h22
Peraí cara pálida, vamos deixar uma coisa bem clara. Quem matou a vereadora foram BANDIDOS. Nem venham criminalizar o exército ou a polícia pelo fato, nem tentem criar mártires para tirar proveito político. Quem matou os dois foram os oprimidos pela sociedade. E ponto final.
15 de Mar / 2018 às 19h51
Tenho certeza que a família e os companheiros do PSOL, respeitando os direitos humanos, vão entender e perdoar essa ação dos vítimas da sociedade.
15 de Mar / 2018 às 21h27
O escritor e teólogo Leonardo Boff manifestou solidariedade à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol), morta a tiros na região central da capital fluminense; de acordo com o estudioso, a parlamentar "era uma mulher extraordinária, negra, liderança na favela da Maré, com as novas políticas do PT se formou em sociologia"; "Tinha sempre um sorriso nos lábios. Onde aparecia o astral se transformava. Deus, por que permitistes que fosse assassinada?", questionou. Blog 247brasil 15 de Março de 2018 às 16:13 // Inscreva-se na TV 247
16 de Mar / 2018 às 09h30
Sei não...nesse País tem muitos bandidos "camuflados" de gente honrada.
19 de Mar / 2018 às 14h34
Pelo jeito esquerdista de ser da vereadora, penso que o fato foi na verdade armado pela própria vereadora que encomendou sua morte. Ou seja, suicídio. Nesse meio desse povo doido, os fins sempre justificam os meios, mesmo que ilícitos.