Na manhã desta quarta-feira (14) a equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Municipal flagraram um caçambeiro realizando extração ilegal de areia na Serra da Batateira II. O infrator foi multado em R$ 1.500 e teve o veículo apreendido. De acordo com o Art. 55 da Lei Federal N° 9.605/98, toda extração, transporte, depósito e comércio de areia ou qualquer outro mineral, sem autorização dos órgãos competentes é considerado crime ambiental.
O secretário da SEMAURB, Agenor Souza, alerta aos juazeirenses que quando forem comprar areia, que exijam o comprovante de origem, pois o comprador de extração ilegal também pode responder como co-autor da infração. “É importante que a população tenha essa cautela na hora de comprar qualquer tipo de minério. O comprador é considerado co-autor da infração e poderá ser multado, além de estar compactuando com um crime ambiental”, alerta Agenor.
Irislane Pacheco/CSTT
2 comentários
14 de Mar / 2018 às 19h39
Geraldo, quero chamar atenção do pessoal da SEMAURB com relação da Pizzaria Inhac que fica na avenida Antonio Carlos Magalhães, próximo ao colégio Ruy Barbosa, que todas as noites deixa montanhas de LIXO na sua calçada, emporcalhando toda a avenida. Este pizzaria precisa ser atuada e multada. Todas as noites.
15 de Mar / 2018 às 06h19
Gostaria de informar a Secretária de Meio Ambiente de Juazeiro que no Riacho da Cifra, distrito de Pinhões existe uma empresa retirando área ilegalmente a mais de 1 ano. Ela abriu um pedido de pesquisa para ouro, mas na verdade está retirando mais de 300 M3 por dia. Total absurdo e desrespeito ao meio ambiente.