Outros Destaques

Política

Variadas

Compesa promove ações ambientais em Fernando de Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha vai se tornar foco das ações ambientais promovidas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Na próxima terça-feira (5), a empresa e a Administração da Ilha firmarão, às 11h, em Fernando de Noronha,  um Termo de Cooperação Técnica a  implantação  do Projeto Florestar – Viveiros Educadores no território  e execução de ações que vão permitir a  reativação do viveiro local.  Agora, mudas nativas serão produzidas e plantadas na ilha com a ajuda de alunos de escolas públicas. Na ocasião, haverá, ainda, a implantação de um cinturão verde para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cachorro e a assinatura da Ordem de Serviço para implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Compesa. O evento  encerra as comemorações do Mês do Meio Ambiente.

Através do Termo de Cooperação Técnica (TCT), a Compesa espera apoiar a Administração da Ilha na reativação do seu viveiro de mudas florestais nativas. A empresa dará suporte às obras do viveiro, que deverá abastecer os projetos de reposição florestal e arborização urbana no arquipélago. Também vai realizar mais uma edição do Projeto Florestar – Viveiros Educadores que visa produzir um milhão de mudas em todo o estado de Pernambuco até o final de 2018...

BNDES libera aporte de R$4milhões para obras de convivência com a seca na Bahia

O BNDES liberou para execução da Codevasf aporte de R$4 milhões para construção de 2.600 barreiros em 82 municípios do semiárido baiano. A decisão anunciada após conversa entre o chefe de departamento de relações com o governo, Luiz Roberto Paranhos, o representante do governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, e representante da Codevasf, sexta-feira (1).   ..

AS DUAS PEDRAS: Escritor serra-talhadense publica livro de contos e prosas e lamenta falta de incentivo à literatura

Será lançado em julho o mais novo livro do professor e escritor, Paulo César Gomes, intitulado ‘As Duas Pedras’, o sexto livro de autoria do serra-talhadense. A obra traz uma coletânea de contos e de prosas escritas pelo autor ao longo da sua adolescência. “Para que a obra tivesse uma dimensão ficcional, utópica e metafórica, busquei em um monumento histórico o encaixe perfeito para concretizar esse simples trabalho. A Pedra do Reino, conhecida através do romance de Ariana Suassuna e pelo fanatismo sanguinário do movimento sebastianista, em meados do XIX, levou a barbárie ao Sertão pernambucano. A pedra, foi o nexo poético que permitiu que os contos fossem publicados ao lado das prosas”, esclarece Gomes.

Conforme relato do prof. Dierson Ribeiro, presidente da Academia Serra-talhadense de Letras e o autor do prefácio, o livro traz a tona um gênero inédito na nossa literatura que é o conto. “Prefaciar está obra é uma honra; um privilégio. É sobretudo uma grande responsabilidade, principalmente quando o autor vem se revelando como o grande nome da literatura e da pesquisa atuais de Serra Talhada como é o caso do escritor e professor Paulo César Gomes”, comenta Ribeiro...

Moradores dos Residenciais Juazeiro I e II festejam a entrega da nova Unidade de Saúde

Sexta-feira, 1º de Julho, os moradores dos Residenciais Juazeiro I e II, no bairro Itaberaba comemoraram a entrega da nova Unidade Básica de Saúde. Essa é a 25ª unidade entregue pela gestão. Ao todo serão 44 entre reformadas, ampliadas e instaladas. O novo posto de saúde deverá realizar 3 mil atendimentos por mês e a comunidade vai contar com uma equipe médica, odontológica e de enfermagem. Ainda serão disponibilizadas consultas médicas, vacinação, medicamentos para pacientes de doenças crônicas, curativo.

A nova unidade de saúde tem ambientes amplos e ganhou equipamentos modernos para acolher bem a população. Dona Djanira Souza, de 56 anos prestigiou a entrega da unidade e gostou muito. “Antes tínhamos que ser atendidos no Itaberaba, agora nosso posto de saúde está bem perto de casa. Os moradores estão felizes por essa iniciativa. É uma conquista maravilhosa”, relatou a vendedora...

Daniela Duarte/SESAU

CONTAG é contra lei que autoriza pulverização aérea nas cidades

 
Como se não bastasse o rio aéreo de agrotóxico que todos os dias é lançado no meio rural brasileiro, e que vem gradativamente matando os trabalhadores(as) rurais, todos os seres vivos do planeta e envenenando os alimentos que estão na mesa da população em geral. Agora, essa mesma forma de contaminação que vem pelo ar, deve chegar também nas cidades, isso porque o presidente interino Michel Temer, sancionou segunda-feira (27) a Lei nº 13.301/2016, que dispõe sobre medidas de controle do mosquito Aedes Aegypti.
 
A irresponsável medida autoriza a pulverização aérea de agrotóxicos em áreas urbanas para controle desse mosquito. A lei permite a “incorporação de mecanismos de controle vetorial por meio de dispersão por aeronaves mediante aprovação das autoridades sanitárias e da comprovação científica da eficácia da medida”.
 
A ideia acolhida pelo governo Temer, veio do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) que defende a pulverização aérea em áreas urbanas nas operações contra a dengue, chikungunya e zika vírus, usando os mesmos inseticidas usados hoje nos equipamentos terrestres (os chamados fumacês). A proposta foi acolhida pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), que a apresentou sob a forma de uma emenda à Medida Provisória 712/2016, que estabelece medidas de vigilância em saúde para combater o Aedes aegypti. A emenda foi aprovada no Congresso e, agora, sancionada por Michel Temer.
 
Desta forma, a CONTAG vem a público, REPUDIAR essa medida danosa que causa graves doenças nos seres humanos, extinção de espécies, prejuízos econômicos, entre outros agravos que afetam diretamente a VIDA.
 
Aproveitamos para reforçar nosso permanente apoio ao PROGRAMA NACIONAL DE REDUÇÃO DO USO DE AGROTÓXICOS – PRONARA, que ao contrário da decisão do governo Temer, defende um Estado brasileiro que enfrente essa situação vergonhosa, que faz com que o Brasil seja, desde 2008, o país no qual mais se consome agrotóxicos no mundo.
 
Apoiamos assim, a criação de políticas públicas que induzam uma crescente redução no uso de agrotóxicos e a garantam da VIDA. 
 
NÃO ao uso de AGROTÓXICO no CAMPO e na CIDADE!
 
Direção da CONTAG
..

Fiscalização itinerante acontece em bairros de Juazeiro

A Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT) realizou sexta-feira, 01, uma blitz itinerante nas proximidades do cemitério na Penha e do bairro Novo Encontro. 

A ação foi realizada pela Guarda Civil Municipal e contou com duas viaturas e o micro ônibus do Programa Crack é possível vencer. Durante a ação 27 motocicletas foram abordadas, mas nenhuma irregularidade foi constatada. Os condutores foram informados que se tratava de uma ação preventiva...

Débora Sousa/PMJ

Unidade da Hemoba em Juazeiro entrega premiação do Cordel da Doação

A unidade de coleta e transfusão (UCT) da Fundação Hemoba no município de Juazeiro entregou para o cordelista, Francisco Mauro Batista Ramalho a premiação por ter sido escolhido entre os três melhores poemas, da primeira edição do Concurso Cultural Cordel da Doação. Francisco Mauro é morador da cidade de Sobradinho e autor do hino do município.

O vencedor recebeu das mãos da assistente social Cislene Bandeira o seu poema impresso, junto com uma cesta junina e uma camisa da Fundação Hemoba. O ato aconteceu na sala de espera da UCT e contou com as participações dos doadores e colaboradores da Hemoba. O prêmio representa o reconhecimento de artistas que tiveram o simples propósito de estimular a cultura da doação de sangue, através de belos cordéis...

Hemoba

Lagoa Grande abre inscrições para Preparatório Enem 2016

A partir do dia 18 de julho estarão abertas oficialmente as inscrições para o Preparatório Enem 2016, ofertado pela prefeitura municipal de Lagoa Grande, através do Centro de Ensino Técnico Profissionalizante (CETEP), em parceria com o Instituto Federal Campus Santa Maria da Boa Vista-PE.

São 100 vagas que serão distribuídas em duas turmas, manhã e tarde, de segunda a sábado, durante 90 dias. Os alunos interessados devem pertencer ao município de Lagoa Grande, Sertão de Pernambuco. A ordem de preenchimento das vagas acontecerá por chegada. O critério para inscrição é estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência, declaração escolar ou ficha 19. A data para início das aulas será divulgada em breve...

Ascom/Lagoa Grande

Reunião de procuradores-gerais de 23 estados debate temas de interesse comum

Procuradores-gerais de 23 estados brasileiros reuniram-se nesta sexta-feira (1º), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, para debater importantes temas de interesse comum às unidades federativas. Esta foi a segunda reunião do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal do ano de 2016, que trouxe para o debate temas como 'Securitização da dívida ativa', 'Defesa judicial de autoridades públicas pela PGE', 'Medidas de auxílio aos Estados em dificuldade financeira', 'Parcerias Público-Privadas', dentre outros.

"É muito importante que esta reunião esteja acontecendo hoje aqui na Bahia. O Estado tem se mostrado sempre na vanguarda, principalmente neste momento, buscando alternativas para superar a crise pela qual o País vem passando", afirmou o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho. Segundo ele, é nas reuniões do Colégio que os procuradores-gerais buscam soluções no sentido de ter participação mais ativa em seus respectivos estados. "A união de todos os Estados é importante para que tenhamos um federalismo mais ajustado, e uma repartição de renda mais adequada, para fazer frente a todas as obrigações das áreas sociais", disse o procurador. Paulo Moreno avaliou como positivo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo colégio, com atuação proativa e atual, sempre trazendo para discussão questões pertinentes a cada momento.

Também presente no encontro, o procurador-geral do Estado do Rio Grande do Norte e atual presidente do Colégio, Francisco Wilkie Rebouças Júnior, destacou como um dos principais objetivos da reunião buscar saídas para ajudar os governos a superar a crise. "Estamos aqui para juntos, de forma coesa e muito unida, buscar caminhos para tentar enfrentar os problemas que afligem a todos. A Bahia para nós é uma referência, sobretudo a PGE, que tem sido um exemplo de competência, de zelo com a coisa pública e controle efetivo da legalidade dos atos da administração. É uma satisfação estar aqui por conta desta expertise que a Bahia tem e exporta para o resto do Pais". Quanto ao Termo de Cooperação Técnica assinado pelas procuradorias, ele informou que visa permitir maior integração entre as unidades federativas de modo que procuradores, em determinados estados, atuem em nome das procuradorias, facilitando e otimizando o trabalho dos mesmos. 

No encontro, a Coordenadora de Projetos da Secretaria Executiva de Parceria Público-Privada da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), Priscila Romano Pinheiro, falou sobre a importância das procuradorias dos estados aderirem à Rede de PPP. "A participação das PGEs na rede é fundamental porque precisamos que o projeto nasça com o olhar da procuradoria, principalmente no que diz respeito aos aspectos legais e ao enquadramento jurídico da modalidade para os estados e municípios. Necessitamos que o projeto seja adequado ao Estado, e principalmente à legislação estadual, e que ele observe os aspectos que são regulatórios". ..

Secom Bahia Fotos: Camila Souza/GOVBA

SESP realiza trabalhos diários de limpeza e iluminação pública

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos, disponibiliza diariamente à população equipes para a realização de ações voltada para a limpeza e iluminação pública da cidade. Os serviços acontecem no município seguindo um cronograma que leva em consideração as necessidades de cada região, além do atendimento de demandas dapopulação que apresenta suas solicitações através do telefone da Secretaria 3612-5411.

Confira a programação desta segunda-feira (4).

Limpeza Pública Iluminação Pública

Varrição diária..

Ascom/Juazeiro

Comemorando o “Dia do Hospital”, a UPAE/IMIP de Petrolina explica seu papel na complexidade intermediária e parabeniza Unidades Hospitalares

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina é administrada pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (UPAE/IMIP) e tem como missão prestar assistência à saúde dos usuários do SUS nas áreas de urgência e emergência, ambulatório de especialidades e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), de maneira ética e humanizada.

A Unidade é  composta de um serviço de Atenção Especializada (funcionando em regime de 12 horas/dia) e um serviço de Pronto Atendimento (24 horas), que funcionam no mesmo local, com fluxos e rotinas próprias, assegurando assistência integral e gratuita à população...

Ascom/UPAE-PE

Juventude é público da 24ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido

Anualmente, o Irpaa realiza a Escola de Formação para Convivência com o Semiárido, que contribui na formação de agricultores/as, estudantes, agentes de campo, militantes que atuam no Semiárido brasileiro, com o objetivo de formar multiplicadores/as da proposta de Convivência com o Semiárido. Este ano, na sua 24ª edição, a Escola vai acontecer entre os dias 04 e 15 de julho e têm como público a juventude, oriunda de diferentes partes do Nordeste: Bahia, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Piauí e Paraíba.

Com o tema "Semiárido Vivo, nenhum direito a menos!", que faz menção as ameaças e retrocessos dos direitos conquistados pelo povo do Semiárido, seja no campo ou na cidade, os/as jovens vão refletir e debater os desafios, perspectivas e as políticas públicas voltadas para a juventude do Semiárido, considerando a atual conjuntura política, econômica e social do país...

Ascom/IRPAA

75ª CIPM FIRMA PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO

Nesta sexta-feira (01) a Prefeitura Municipal de Juazeiro entregou o prédio onde será instalada a nova sede da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no bairro Itaberaba em Juazeiro.

Graças à parceira entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro e a 75ª CIPM, a unidade será instalada ao lado do posto de saúde dos Residenciais I e II, e será o primeiro posto de saúde do município com vigilância 24h por dia...

Com informações da 75° CIPM

Cantor e compositor Fagner faz show de encerramento do IV Festival Internacional de Sanfona

O show de encerramento do IV Festival Internacional da Sanfona, no próximo dia 16 de julho, na Orla Nova de Juazeiro – BA, será com o cantor cearense Fagner. Com 40 anos de carreira e colecionador de sucessos, como 'Revelação,' "Eternas Ondas" e 'Jardim dos Animais', Fagner ficou mais conhecido do público brasileiro, e em particular entre os sanfoneiros, depois de ter gravado grandes discos ao lado do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com Gonzaguinha o álbum já clássico, ABC do Sertão, e de ter vencido um festival de música com a canção de Dominguinhos e Manduka,  'Quem Me Levará Sou Eu'.

Dono de um vasto repertório e de uma voz que encanta várias gerações, ele se apresenta à beira do rio São Francisco, mostrando músicas conhecidas do público, canções do seu 37º álbum, 'Pássaros Urbanos' e dividindo o palco com os instrumentistas Targino Gondim (curador do evento), Murl Sanders (EUA), Cathie Travers (Austrália), Chico Chagas e Edglei Miguel. Os shows da noite começam às 19h, com  sanfoneiros conhecidos da cena regional...

Clas Comunicação

Cortejo 2 de Julho resgata patriotismo e leva alegria aos baianos

Uma das mais importantes datas do calendário baiano, o 2 de Julho pintou as ruas da capital com as cores do estado e do país e atraiu pessoas de todas as idades, na manhã deste sábado (2), para o cortejo cívico que este ano comemora o 193º aniversário da  Independência da Bahia. O governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e demais autoridades, participou dos festejos, iniciados em frente ao panteão, no Largo da Lapinha, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). 

Ainda na Lapinha, o governador também depositou flores no túmulo do general Labatut, um dos heróis da independência e líder do exército pacificador que garantiu a vitória da Bahia contra as tropas portuguesas na histórica Batalha de Pirajá. Em seguida, Rui Costa acompanhou o cortejo que transportou a imagem dos caboclos até a Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico de Salvador. 

"Hoje é dia de comemorar o Dois de Julho, a liberdade da Bahia e a Independência do Brasil", afirmou em entrevista após o hasteamento. Rui disse que a data representa a esperança em uma Bahia cada vez melhor. "Essa tem sido a minha palavra por onde eu ando, pedindo às famílias que sejam padrinhos da escola para que a gente faça uma grande transformação em nosso estado. Além da transformação que podemos fazer na infraestrutura, a maior transformação será contagiar os corações e as mentes dos baianos em favor da educação", afirmou. O governador também ressaltou a importância do Dois de Julho no fortalecimento da democracia: "as manifestações políticas veem às ruas e isso é bom para a democracia. Eu espero um Dois de Julho de paz, de confraternização e comemoração", concluiu. 

Durante o cortejo, os principais ícones deste capítulo grandioso da história foram lembrados e homenageados, desde o início da batalha, em Cachoeira, até a expulsão das tropas portuguesas, em Salvador. Entre eles, Maria Felipa, Joana Angélica, Maria Quitéria, o General Labatut e o Dom Pedro I. As fanfarras escolares também marcaram presença no ato, tocando clássicos da música brasileira e incentivando a participação popular através das canções. 

Este ano, uma novidade especial contemplou os participantes do cortejo. Eles tiveram a oportunidade de desfilar em pistas pavimentadas e calçadas reformadas e equipadas com itens de acessibilidade. O tradicional trajeto do desfile do 2 de Julho teve as vias requalificadas pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo. Resultado do lote 3 do projeto, as ruas São José de Baixo, Vital Rêgo, Perdões e Adôbes, recuperadas da degradação, garantiram mais comodidade aos baianos. ..

Secom Bahia

10° edição do Forró na Sombra do Juazeiro já tem atrações definidas

O produtor da Félix Produções, Júnior Félix, lançou no programa Geraldo José desta sexta-feira (01) a 10° edição do Forró na Sombra do Juazeiro, que acontecerá no dia 10 de setembro, às 17h, no distrito de Poço de Fora, município de Curaçá-BA.

As atrações estão confirmadas e são elas: O poeta e cantador Flávio Leandro, o conterrâneo Adelmário Coelho, Guilherme Dantas e a banda Matruz com Leite. Ainda completam a grade de atrações os artistas Flávio Baião, Jaidete, Júlio do Acordeon e Amigos do Forró...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BR-407 EM JUAZEIRO

Ocorreu um acidente do tipo colisão transversal, com vitima fatal, as 04:45 horas deste sábado, dia 02/07, na BR 407, KM 3,3, envolvendo um automovel Corolla de placa OZK 1020 BA e uma motocicleta Honda NXR150 Bros de placa NYN 0136 BA. O condutor da motocicleta, identificado como Alcides Ferreira Silva, 53 anos, natural de Juazeiro/BA, veio a óbito no local do acidente. O condutor do Corolla evadiu-se do local, não prestando esclarecimentos sobre a ocorrência. ..

Com informações da PRF de Petrolina

Comitê discute revitalização do São Francisco com ministro da Integração Nacional

A convite do ministro da Integração Nacional (MI), Hélder Barbalho, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco participou, nesta quarta-feira (29.06), em Brasília, de uma reunião que discutiu o programa de revitalização do Velho Chico. Estiveram presentes ao encontro o presidente e vice-presidente do CBHSF, respectivamente, Anivaldo Miranda e Wagner Soares, além do diretor técnico da AGB Peixe Vivo, Alberto Simon Schvartzman.

Na ocasião, o comitê voltou a cobrar a efetividade das ações que, até o momento, não aconteceram. "Esse programa precisa ter começo, meio e fim. Precisa de uma lógica de investimentos. Construir estrada não é revitalizar", disse Miranda. Segundo ele, os recursos destinados ao programa estão sendo aplicados em obras que não priorizam a recarga hídrica da bacia. "Para nós, revitalização é recuperação hidroambiental. Em poucas palavras, aumentar a qualidade e quantidade de água. Só assim será possível mensurar se a revitalização está, de fato, dando resultado ou não", afirmou...

Ascom/CBHSF

Facape e AGU realizam 1º Fórum de Advocacia Pública e Direito do Estado

Advogados, assessores jurídicos de municípios e estudantes de Direito já podem se inscrever no 1º Fórum de Advocacia Pública e Direito do Estado, que acontecerá nos dias 21 e 22 de julho no Grande Hotel de Juazeiro. O evento é uma parceria da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Advocacia Geral da União (AGU), Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) e Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE).

O fórum terá a participação de juristas renomados das áreas de Direito Processual Civil, Administrativo e Tributário. Na programação, haverá painéis temáticos com palestras sobre diversos temas, como o papel da jurisprudência e dos precedentes no novo CPC, a Fazenda Pública no CPC 2015, previdência complementar do servidor público, composição de conflitos no âmbito administrativo, quebra do sigilo bancário pelo fisco sem autorização judicial, o ICMS no comércio eletrônico, entre outros. A abertura contará com a presença de procuradores da Bahia e de Pernambuco, representantes da AGU, membros do Executivo Municipal de Juazeiro e Petrolina, além do diretor executivo da Facape, Romério Galvão...

Ascom Facape

CBHSF entrega a ministro planos de saneamento básico

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco entregou ao ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, nesta quarta-feira (29.08), em Brasília, os 25 planos de saneamento básico elaborados  pela entidade com recursos originários da cobrança pelo uso da água. A entidade se tornou a maior financiadora de PMSB's de municípios ribeirinhos da bacia.

Atualmente, cerca de 70% das cidades são-franciscanas, das 507 existentes, não possuem saneamento básico, lançando grande quantidade de esgotos e dejetos químicos no leito do Velho Chico. Ao todo, foram investidos inicialmente R$ 7 milhões em cidades dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A intenção é que ainda este ano novos recursos sejam aplicados. "Solicitamos o apoio do ministro Hélder Barbalho para execução das ações previstas nos planos de saneamento básico, com o objetivo de melhorar a qualidade e quantidade dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio São Francisco", dizia o ofício entregue pelo presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.

Esgoto Zero..

ASSCOM

Comemorando o c”, a UPAE/IMIP de Petrolina explica seu papel na complexidade intermediária e parabeniza Unidades Hospitalares

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina é administrada pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (UPAE/IMIP) e tem como missão prestar assistência à saúde dos usuários do SUS nas áreas de urgência e emergência, ambulatório de especialidades e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), de maneira ética e humanizada.

A Unidade é  composta de um serviço de Atenção Especializada (funcionando em regime de 12 horas/dia) e um serviço de Pronto Atendimento (24 horas), que funcionam no mesmo local, com fluxos e rotinas próprias, assegurando assistência integral e gratuita à população...

ASSCOM

Equipes do HDM e UPAE/IMIP participam de apresentação dos serviços da “Rede PEBA”


 
As equipes do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (HDM/UPAE/IMIP) participaram, na tarde de ontem (30), de uma apresentação da carta de serviços da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). O ato atendeu a um desdobramento do fórum de debate, que tem como objetivo discutir os serviços de urgência e emergência na região.
 
Fizeram a apresentação a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina e o Hospital Universitário (HU-Univasf). Na explanação da Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Luciana Mendes, ficou claro o perfil da atenção básica, bem como seus programas e serviços ofertados. Já o HU abordou a implantação do Protocolo de Manchester, que visa melhorar a classificação de risco, após uma triagem baseada nos sintomas.
 
De acordo com a representante da IV Macrorregional de Saúde, Cláudia Cavalcante, o levantamento dos serviços tem como objetivo ratificar o perfil de cada instituição, para que, desse modo, as referências e contra-referências possam acontecer de forma responsável e resolutiva. “O nosso objetivo maior é desafogar os serviços, melhorando assim o atendimento à população. Para tanto, precisamos absorver como está funcionando a atenção básica, a média e alta complexidade. A partir desse entendimento nós tentaremos reorganizar alguns fluxos e acessos”, ressaltou.
 
Para a coordenadora geral da UPAE/IMIP as provocações têm sido bastante pertinentes: “Acho muito importante estarmos discutindo a urgência e emergência em rede, pois somente deste modo poderemos avançar. Fizemos a nossa apresentação no fórum e deixamos claro o nosso perfil, que é o de complexidade intermediária entre a atenção básica e a rede hospitalar. Hoje viemos conhecer os outros serviços e acreditamos que assim poderemos fazer uma contra-referência de forma adequada, quando for o caso”.
 
O superintendente do Hospital Dom Malan, Etiel Lins, também é a favor da iniciativa. “A partir do momento que repactuarmos as responsabilidades poderemos ter uma melhor oferta dos serviços”, acredita.
 
A próxima reunião acontecerá ainda este mês e na ocasião será a vez das instituições de saúde de Juazeiro, que compõem a “Rede PEBA”, apresentarem seus serviços. Posteriormente, o segundo fórum de debates será marcado. “As discussões irão prosseguir e nós acreditamos que é possível sim melhorar os serviços de urgência e emergência na região”, confia Cláudia.
..

ASSCOM