Outros Destaques

Política

Variadas

PEC do Teto volta a ser colocada à prova nesta semana na Câmara

A poucos dias do segundo turno das eleições municipais, marcado para 30 de outubro, a Câmara dos Deputados tem pautada para esta semana a retomada do trâmite da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos e tem suscitado reações inflamadas por parte de quem é contra e a favor.

A expectativa do governo, autor da proposta, é que o texto seja aprovado rapidamente como está, de modo que possa a vigorar a partir do Orçamento do ano que vem e que sirva como um sinal positivo para a retomada de confiança dos agentes econômicos, mas a oposição e movimentos sociais, que temem a restrição de gastos em áreas como saúde e educação, estão mobilizados contra a medida...

Dados mostram que mais de 10 mil magistrados recebem remunerações acima do teto

Três entre cada quatro juízes brasileiros receberam remunerações em valor superior ao teto constitucional. Os dados foram apresentados a partir de um levantamento feito pelo jornal O Globo, que analisou as últimas folhas salariais dos 13.790 magistrados do país. Em números absolutos, são 10.765 juízes, desembargadores e ministros do Superior Tribunal de Justiça com vencimentos maiores do que os R$ 33.763 previstos. Embora esse valor já considere "vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza", os tribunais revertem essa decisão com o pagamento de "indenizações", "vantagens" e "gratificações" - medida legalmente aceita pelo próprio Judiciário ou resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Justiça Federal (CFJ). ..

Davi Lima agradece apoio da PM nas investigações do Comitê 9840

O comunitário Davi Lima entrou em contato com o Blog Geraldo José para agradecer o apoio da Polícia Militar nas investigações do Comitê 9840 Contra a Corrupção Eleitoral.

Segundo Davi Lima, na semana passada esteve reunido com o Coronel e Comandante do Policiamento da Região Norte (CPRN), Alfredo Nascimento, onde solicitou o enviou a Justiça dos relatórios das atividades exercidas pela Polícia Militar durante o pleito eleitoral em Juazeiro...

Da redação

ALBA: Sessão especial tem críticas a Temer e apoio a estudantes que lutam contra PEC 241

Durante a entrega do título de cidadã baiana a professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, Guiomar Inez Germani, na sexta-feira (21), o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), elogiou os estudantes do ensino médio e superior que estão mobilizados contra a PEC 241 e a reforma do ensino médio, propostas pelo governo Michel Temer (PMDB).

De acordo com Galo, a sociedade precisa se juntar aos estudantes "na luta contra a PEC assassina, contra a PEC que trará a morte da esperança, de direitos e contra as medidas que mudam o sistema de ensino com a retirada da filosofia, sociologia, das artes, da educação física". O petista questionou na solenidade se o destino do Brasil é "ser quintal dos Estados Unidos e ser escravo do neoliberalismo" e apontou que "os fatos  mostram que eles (a oposição) queriam, na verdade, não era tirar o PT ou Dilma do poder, mas era acabar com os direitos trabalhistas, as conquistas sociais, retomar as privatizações, entregar nossas principais riquezas, como o pré-sal, enfim, fazer o desmonte do estado brasileiro". Especialista em desenvolvimento urbano e agrário, a professora Guiomar Inez também criticou as medidas do governo Temer, como a venda de terras a estrangeiros. "A reforma agrária, nesse cenário de golpe, acaba, assim como todas as conquistas populares. O poder popular tem que retomar os rumos do nosso país, e acho exemplar, nesse sentido, as ocupações e mobilizações feitas pelos estudantes. Só aí está à esperança de construir uma sociedade diferente", endossou à homenageada, que vive na Bahia há mais de 20 anos desenvolvendo trabalhos junto às Comunidades de Fundo e Fechos de Pasto, Comunidades Negras Rurais e Quilombolas e Comunidades de Pescadores Artesanais pelo projeto Integrado de Pesquisa "A Geografia dos Assentamentos na Área Rural" (Projeto GeografAR). ..

Ascom/Marcelino Galo

Crise leva Prefeito Isaac a decretar redução de despesas para garantir serviços essenciais e salários dos servidores

O Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, baixou decreto determinando corte de 30% nos vencimentos de todos os ocupantes de cargos de confiança e cargos políticos (incluindo o Prefeito e o Vice) nos meses de novembro e dezembro. A medida também inclui corte de horas extras e revisão de contratos de fornecedores.

De acordo com o Prefeito, houve grande queda de receita nos últimos meses, "o que tem levado Estados e municípios a adequarem suas contas a este cenário de grave crise econômica". Os serviços essenciais como Saúde, Educação e limpeza urbana não sofrerão nenhum corte. O ajuste visa também garantir o pagamento dos salários dos servidores do município...

Ascom/Juazeiro

Profissionais da Educação Estadual e Municipal realizam ações sociais nas escolas Entrada x

Em  Petrolina, profissionais da Educação Estadual e Municipal tiveram um final de semana de trabalho em conjunto em prol da comunidade, a partir de ações sociais realizadas nas escolas do N11(estadual) e na Escola Municipal Mascarenhas de Moraes, no Residencial Vivendas.

Foram oferecidos serviços gratuitamentes para a população como  cortes de cabelo, atendimento médico e jurídico, oficinas, contação de história, entre outros. " Nós que somos agentes públicos temos que contribuir em incentivar ações como essas,  com o objetivo de  promover uma melhor qualidade de vida junto à comunidade e contribuir com o seu desenvolvimento social," destacou a secretária de Educação de Petrolina, Gilmara Lacerda...

Ascom

Dia do Servidor Público em Juazeiro é marcado com ciclo de palestras

Em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de Outubro), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Administração realizará entre os dias 25 e 27/10 no Centro de Cultura João Gilberto um ciclo de palestras voltadas ao servidor a partir das 14h. O evento é  gratuito e aberto ao público em geral e haverá certificação.

As palestras terão em média 1h30 minutos de exposição e entre os assuntos abordados estão: 'Por uma jornada de trabalho com mais segurança e saúde para o servidor' que terá o médico Francisco Marçal como palestrante; 'O Servidor Empreendedor' – palestra ministrada pelo gerente do Sebrae/Juazeiro Carlos Cointeiro e o bacharel em Direito e coordenador da EGESP - Escola de Gestão Pública, Paulo Chancey; 'A importância do servidor na administração pública' ministrada pelo professor da Univasf Hesler Caffé...

Ascom/PMJ

Juazeiro: Funcionários do Hospital Regional voltam após greve

Depois de parar as atividades do Hospital Regional de Juazeiro por falta de condições de trabalho, médicos e funcionários da unidade de saúde voltaram ao trabalho normal nesta segunda-feira (24).

A paralisação foi iniciada na segunda, 17 de outubro. Os funcionários reclamavam também de atrasos salariais. Cerca de 500 empregados, entre eles 80 médicos, participaram do protesto. O diretor do Sindicato da Saúde da Rede Privada do Estado da Bahia, Sindsaúde, Geraldo Miranda, disse que o pagamento entrou na conta dos funcionários neste final de semana. “Hoje já está tudo certo. Alguns receberam já na sexta, outros só durante o fim de semana, mas hoje está tudo regularizado e nas primeiras horas do dia o serviço foi normalizado no hospital”, disse Miranda. O hospital atende em torno de 55 municípios da região norte da Bahia e do sertão de Pernambuco. ..

Com informações do Bahia Notícias

Charles Leão participa de Caminhada do Outubro Rosa e destaca a necessidade de maior atenção com a saúde da mulher

Com o objetivo de alertar as mulheres de Juazeiro para a prevenção do Câncer de Mama, mais de quatro mil pessoas participaram, no último sábado, 22, da 6ª Caminhada Outubro Rosa. A iniciativa é do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, em Juazeiro (BA), juntamente com o Hospital de Câncer de Barretos (SP) e o Instituto Avon. 

O delegado Charles Leão, candidato a prefeito de Juazeiro nas eleições de 2016, participou pela quinta vez da atividade e destacou a importância das mulheres realizarem o autoexame. “As mulheres estão engajadas na campanha e estão cada vez mais atentas ao sinal de qualquer tipo de alteração e tem cada vez mais procurado orientação médica, na busca de exames, como a mamografia, por exemplo. Quanto antes houver a descoberta, maiores serão as chances de sucesso do tratamento”, comentou Leão. ..

Ascom

Animais na pista é a 2ª maior causa de acidentes

Acidentes envolvendo veículos e animais ocupam o segundo lugar no ranking das principais ocorrências de trânsito nas estradas estaduais, de acordo com relatório do Sistema de Estatística de Acidentes de Trânsito (Sider).

De janeiro a outubro deste ano, a Superintendência de Infraestrutura de Transportes (Seinfra-SIT) contabilizou 426 acidentes nas estradas da Bahia. Este tipo de ocorrência perde apenas para aquelas provocadas por falta de atenção...

A Tarde

Após 22 anos, Caso Juliano Guerra será julgado nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 26, às 07h, será julgado no Fórum de Petrolina o assassinato dos jovens juazeirenses Juliano Guerra e Humberto Ferreira de Oliveira. O crime aconteceu no primeiro dia de janeiro de 1994, em Petrolina, após uma infinidade de brigas que aconteciam entre rapazes das duas cidades. O suspeito de ter cometido o crime é Emanuel, que já foi denunciado por tráfico de armas, mas sobre o assassinato de Humberto e Juliano só agora, 22 anos depois, haverá o primeiro julgamento.

O crime, que aconteceu na Rua do Coliseu, em Petrolina, voltou à tona na região nesses últimos dias, desde que a data do julgamento fora maracada. Familiares dos três lados (Humberto, Juliano e Emanuel) fazem campanhas tentando sensibilizar a população. Em mensagens pelo whatsapp, amigos e familiares de Emanuel dizem que o crime foi "claramente um caso de legítima defesa" e que "ninguém nem mais lembrava de tal tragédia". Entretanto, nenhuma arma foi encontrada com os jovens assassinados...

Ascom

Frente de Luta Univasf: Veja a carta de apresentação do grupo de estudantes

A "Frente de Luta Univasf" insurge da necessidade de um pólo catalizador das demandas dos estudantes, no que cerne a luta conjunta destes contra os desmandos do Capital e o sucateamento da máquina pública, em específico a precarização da Universidade. Tendo em vista a degeneração da atual gestão do DCE/Resistência/Levante Popular da Juventude, que aliena os estudantes da participação política no âmbito universitário e que usa de conchaves com a Reitoria para o aparelhamento da gestão, se faz necessário pensar não só uma organização que aja de maneira paralela ao DCE, mas acima de tudo, que trace de forma democrática e descentralizada com os demais estudantes um plano de ação combativo que associe as pautas do âmbito universitário em um plano mais geral, a luta dos tralhadores(as) que são personagens fundantes da riqueza desse modelo de sociedade, através da exploração pelo trabalho. É nesse sentido que colocar o atual gestor do Estado Burguês, o presidente golpista Michel Temer, como nosso principal inimigo, se torna fator primordial. As principais medidas de ataque aos direitos (PEC 241, o Escola sem partido e a MP 746/2016), apesar da gravidade, são apenas "ensaios" para a enxurrada de retrocessos que estão por vir, retrocessos esses que já vinham sendo postos em prática pelos governos petistas.

A "Frente de Luta Univasf" faz uma análise crítica da realidade muito mais avançada que o DCE, compreendendo a Universidade como internalizadora dos dinamismos da sociedade de classe, e não como um corpo que paira sobre esta. Sendo assim, entender a ofensiva aos direitos historicamente conquistados e colocar como ponto de pauta unicamente especificidades que só dizem respeito a Universidade como fez o DCE, é uma ação equivocada que atenta ao interesse, inclusive, dos estudantes da UNIVASF. E este é ponto central da nossa oposição a atual gestão do DCE, ela nunca se importou, de fato, com o que conclamavam os estudantes. Portanto, partimos da compreensão que é preciso, nesse momento, direcionar nossas ações a reconstituição do Movimento Grevista, reformulando-o afim de descentralizar a forma de participação política dos estudantes de todos os campi, além associar a luta dos estudantes da UNIVASF à luta dos estudantes das demais Universidades, assim como a luta dos trabalhadores, em um plano mais geral...

Ascom

Justiça Eleitoral vai fazer a biometria de eleitores de mais 185 municípios

Mais 185 municípios terão o seu colégio eleitoral revisado por meio do recadastramento biométrico. A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral publicou nesta semana provimento que torna pública a relação das localidades cujos eleitores passarão pela coleta da biometria.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) definir o cronograma de atividades, que só devem começar depois do segundo turno das eleições municipais, no próximo dia 30...

Agência Brasil

VI WORKSHOP ECSAB SUPERA EXPECTATIVAS DE PÚBLICO

O "VI Workshop em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro" encerrou suas atividades na sexta-feira (21). Pela manhã, foi realizado o "III Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco", com a coordenação do Profº Drº Cosme Batista. À tarde, continuaram as apresentações nos Grupos de Trabalho (GTs), iniciados na quinta-feira (20), com as temáticas: "Educação contextualizada, formação docente e práticas educativas", "Educomunicação e tecnologias digitais", "Políticas de letramento, leitura e escrita" e "Infância, cultura escolar e contextualidade".

Participaram do VI Ecsab, estudantes e professores de varias regiões do Nordeste com pesquisas desenvolvidas nas temáticas do evento: "Educação Contextualizada, Decolonialidade e Territórios de Autonomia: desafios da desconstrução dos semiáridos estereotipados". Cerca de 100 trabalhos foram apresentados durante o Workshop, que contou com cinco GTs, cinco mesas temáticas, três sessões coordenadas, assim como lançamentos de livros e apresentações culturais...

Ascom/UNEB

2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco abrirá inscrições a partir desta segunda-feira (24)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o 2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco, que acontecerá em 14 e 15 de novembro no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA). As inscrições para o evento estarão abertas a partir de hoje (24) e poderão ser efetuadas até 4 de novembro, pelo site do 2º Saúde em Libras. O workshop é gratuito e direcionado a profissionais e estudantes da área de saúde. 

Segundo a professora da Univasf e membro da comissão organizadora do evento, Karla Daniele Maciel, o workshop é um evento prioritariamente de formação, que objetiva atuar na formação de estudantes e profissionais de saúde da região no que diz respeito ao atendimento ao público surdo por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Durante dois dias, os participantes aprenderão com os próprios surdos como se deve atender uma pessoa surda. Para Daniele, o evento deve plantar a semente para que os estudantes saiam da Universidade sabendo que existe uma população que tem outra língua e que é importante esse profissional se comunicar com essas pessoas por Libras. “Nossa maior expectativa é que no futuro, aqui na região do Vale do São Francisco, a gente tenha profissionais de saúde que atendam a pessoa surda em Língua Brasileira de Sinais”, afirma. 

A programação começará no dia 14 de novembro, às 18h, com a conferência de abertura “Saúde em Libras: o que podemos dizer? O que podemos fazer?“, que será ministrada pela psicóloga surda Luciana Ruiz. Haverá também uma roda de conversa no dia 15 de novembro, a partir das 8h, sobre as perspectivas de atendimento em saúde à pessoa surda e rodas de diálogo com pessoas surdas. No encerramento, terá vivências e aprendizados sobre saúde em Libras, com teatro e oficina. 

O 2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco é organizado pela Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI) em parceria com a Associação de Surdos de Petrolina (ASP). A programação completa está disponível no site do evento e no link abaixo.  ..

Ascom/UNIVASF

Seminário de Desenvolvimento Territorial chega ao Sertão do São Francisco

Refletir, debater estratégias e contribuir com a construção de projetos de desenvolvimento para as diversas regiões do Estado. É o que propõe o 1º Ciclo de Seminários de Desenvolvimento Territorial e Cooperação, realizado pelo Sebrae em Pernambuco.

Depois de Goiana, Garanhuns e Serra Talhada, na próxima terça-feira (25) o Seminário acontece em Petrolina, a partir das 13h30, no auditório do Sebrae, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, reunindo representantes de oito municípios do Sertão do São Francisco (Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Afrânio, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco). ..

Ascom/Sebrae-PE

Morre blogueiro e empresario Luis Cesar Meirelles

Faleceu ás 11h40, da manha deste domingo dia 23, vitima de infarto  em sua residência na cidade de Juazeiro da Bahia, o empresario e Blogueiro Luis Cesar Meireles aos 63 anos.

Meireles foi candidato a prefeito de Senhor do Bonfim em 1988, apoiado pelo ex-prefeito e também saudoso Cândido Augusto Martins,Em suas atividades, foi representante da Ford nos anos 80 na época CAROVEL,representou a editora de livros didáticos  FTD,atualmente além de atuar como blogueiro Blog do Meireles, promovia eventos teatrais no vale do São Francisco com renomados artistas da TV Brasileira ao lado de sua Esposa Ana Kelly.

O corpo de Meireles será velado no Memorial Vila Nova e o sepultamento será nesta segunda-feira, às 11 horas no Cemitério de São Lázaro...

Blog do Cléber Vieira

Receita Federal paralisa as atividades nesta segunda-feira

Mais de oito mil Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil paralisam suas atividades de segunda-feira, dia 24, a quarta-feira, dia 26 de outubro, em todas as unidades do órgão. Nestes três dias, não serão realizadas análise de processos de cobrança, restituição e compensação, orientação aos contribuintes, inscrição de cadastros, regularização de débitos e pendências, análise dos pedidos de parcelamento, emissão de certidões negativas e de regularidade, revisões de declarações, atendimentos a demandas e respostas a ofícios de outros órgãos, entre outras atividades.

Nas unidades aduaneiras, os Analistas-Tributários cruzarão os braços na Zona Primária (Portos, Aeroportos e Postos de Fronteira), nos serviços das Alfândegas e Inspetorias, como despachos de exportação, conferência física, trânsito aduaneiro, embarque de suprimentos, operações especiais de vigilância e repressão, verificação física de mercadorias e bagagens, entre outros...

Ascom

Segurança do Enem terá coleta de digitais e fiscalização de lanche

No fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro, mais de 8,6 milhões de candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil cidades. A segurança de um exame desse porte contará pela primeira vez com coleta de dado biométrico dos participantes, além disso, até mesmo os lanches dos candidatos serão vistoriados. Neta semana, o Ministério da Educação detalhou em entrevista à imprensa a logística do exame. Serão impressas 18 milhões de provas, que estaraão em 77 mil malotes com lacres eletrônicos que registram o momento exato em que foram abertos. No Enem de 2016, haverá a coleta de impressões digitais dos participantes. “Isso irá se traduzir em maior segurança. A Polícia Federal tem um banco de digitais e poderá conferir se o participante é quem afirma ser e não outra pessoa”, explica a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. A coleta será feita no dia do exame e, caso haja suspeita, a conferência será depois pela Polícia Federal. O esquema de segurança conta ainda com detectores de metais e envelopes porta-objetos, onde os candidatos deverão colocar objetos como celulares, objetos eletrônicos e outros que possam comprometer a lisura das provas. O envelope deve ser lacrado e colocado embaixo da carteira. Candidatos que postarem fotos ou mensagens dentro dos locais de prova serão desclassificados. ..

Justiça Eleitoral vai fazer a biometria de eleitores de mais 185 municípios

Mais 185 municípios terão o seu colégio eleitoral revisado por meio do recadastramento biométrico. A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral publicou nesta semana provimento que torna pública a relação das localidades cujos eleitores passarão pela coleta da biometria. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) definir o cronograma de atividades, que só devem começar depois do segundo turno das eleições municipais, no próximo dia 30. “A ação tem como objetivo dar seguimento à identificação do eleitorado brasileiro por meio da impressão digital, habilitando-o a ser identificado por meio de ferramentas biométricas, que proporcionam ao sistema eleitoral mais segurança e confiabilidade”, diz a nota do TSE.

O estado de Goiás, com 98 localidades, terá o maior número de municípios que passarão pelo recadastramento biométrico. Em seguida, está o Paraná, com 51, Rio Grande do Norte, com 19, Pará, 14, e Acre com três municípios. O recadastramento biométrico vem sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. ..

BAHIA: Governo realiza seminário sobre Gerenciamento de Projetos

O Governo do Estado promove, na próxima terça-feira (25), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o Seminário em Gerenciamento de Projetos do Governo da Bahia – Compartilhamento de Experiências. O evento objetiva sensibilizar gestores e servidores públicos para a importância do tema proposto. 

Realizado em parceria pelas secretarias da Casa Civil e de Administração (SAEB), pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e pela PGE, o Seminário, que terá início às 8h30, será dividido em dois turnos de explanações e debates...

Ascom

Deputados e senadores farão mobilização para defender volta das vaquejadas

Deputados e senadores favoráveis às vaquejadas farão uma mobilização em Brasília, na próxima terça-feira (25), para pedir a volta da realização dos eventos – proibidos após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja, um grupo de parlamentares já articula para tentar trazer o esporte de volta à legalidade. Os congressistas defendem que a festa é uma tradição do país e não permite maus tratos aos animais. Diversos estados, inclusive a Bahia, já têm aprovados projetos de regularização da prática. O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, é um dos líderes do movimento e já apresentou um projeto de lei semelhante. Entre os itens do documento, há a obrigação do uso de protetores de rabo nos bois. ..

BN