Foram encontrados 7 registros para a palavra: serviços de saúde e cidadania

Governo do Estado oferece serviços de saúde e cidadania para indígenas durante evento na capital

Mais de 1500 indígenas, representando 32 etnias de 33 municípios baianos, estão reunidos na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo, em Salvador, para a realização da 6ª edição do Acampamento Terra Livre Bahia (ATL Bahia), que começou nesta segunda-feira (4) e tem como tema "O Nosso Marco é Ancestral". Organizado pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), o evento conta com serviços de saúde, emissão de documentos e outras ações promovidas pelo Governo do Estado até quinta-feira (7).
 
O acampamento é um espaço de diálogo e reivindicação para defender direitos e fortalecer a articulação coletiva. A abertura da programação teve as presenças das ministras da cultura, Margareth Menezes, e dos povos indígenas, Sônia Guajajara. A superintendente de políticas para povos indígenas, Patrícia Pataxó também marcou presença no primeiro dia do acampamento.
 
"Esse é um momento muito importante de fortalecimento da cultura identitária indígena. Estamos aqui para acolher as pautas, numa devolutiva daquelas que foram encaminhadas no ano passado, e queremos implementar muito mais políticas públicas do que eles estão nos pautando", garantiu a gestora da Superintendência, que é ligada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).
 
De acordo com o coordenador-geral do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), Agnaldo Pataxó Hãhãhãe, do município de Pau Brasil, o objetivo principal do acampamento é fazer aliança entre os indígenas e os três Poderes. Outro ponto destacado por Agnaldo é bom relacionamento entre o governo estadual e os povos originários baianos.
 
"Vamos construir e reafirmar alianças com o Estado brasileiro, com o Executivo, Legislativo e Judiciário. Queremos mostrar à sociedade que o marco temporal não existe, que o nosso marco é ancestral", afirmou Agnaldo, destacando que a principal pauta de discussão é contra o marco temporal. A tese jurídica considera que os povos indígenas têm direito de ocupar apenas as terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição.
 
Sobre o evento
 
Ao longo de quatro dias estão previstas mesas temáticas, apresentações culturais, feira de artesanatos, assembleias e exposição fotográfica, entre outras atividades e serviços gratuitos oferecidos pelo Governo do Estado, por meio de diversas secretarias e órgãos, como rastreamento de câncer de mama, atendimento de saúde bucal, SAC Móvel e o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela.
 
Para Kâhu Pataxó, da cidade de Santa Cruz Cabrália, a iniciativa é fundamental. "É um espaço onde os povos conseguem ser ouvidos, conseguem trazer suas vozes, seja de reivindicação, seja de cobrança das políticas públicas, mas também de dizer que estamos vivos, estamos aqui ainda nesse território", explicou. ..

Feira Saúde Mais Perto chega a Campo Formoso com serviços de saúde e cidadania

Com o objetivo de promover atendimento de qualidade em toda Bahia, a Feira Saúde Mais Perto chegou a Campo Formoso, permanece no município até a sexta-feira (30), com serviços de saúde e cidadania. Os atendimentos são realizados a partir das 8h, no Campo de Futebol do povoado de Baixio, região de Tuiutiba.

Nos dois dias da feira, a população da cidade e da região tem acesso a exames, consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata, orientação de saúde e nutricional, além de atendimentos odontológicos, que incluem tratamentos como restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, aplicação de flúor, limpeza e retirada de placa bacteriana e tratamento de canal...

Caravana da Saúde e Cuidar da Gente levam serviços de saúde e cidadania para o Mandacaru I

Amanhã quarta-feira (06), a 190ª edição Caravana da Saúde estará no distrito de Mandacaru I, levando atendimento especializado para a população. O programa da Prefeitura de Juazeiro,  que já realizou quase 40 mil atendimentos gratuitos e foi criado em 2016, com o objetivo de reduzir as demandas reprimidas nos postos de saúde do município, será realizado numa parceria entre as Secretarias de Saúde/SESAU e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade/SEDES.

Os moradores da comunidade poderão realizar consultas com clínico geral, endocrinologia, odontologia, bem como fazer exames laboratoriais e eletrocardiogramas. Pela SEDES, dentro do Programa Cuidar da Gente, serão disponibilizados serviços de atualização do Bolsa Família e atendimentos com assistente social. ..

Feira Cidadã leva serviços de saúde e cidadania para Juazeiro

A população de Juazeiro acordou cedo na manhã desta quinta-feira (31), para aproveitar os serviços de saúde e cidadania oferecidos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Até sábado (2º), moradores do município vão poder contar com exames de oftalmologia com oferta de óculos, exames para cirurgia de catarata, mamografia, ultrassonografia, raio x, eletrocardiograma, além de aferição de pressão e medição de glicemia; emissão de RG, CPF e outros.

Essa é a 30ª edição da Feira que já atendeu mais de 300 mil pessoas em toda a Bahia. O eletricista José Santos foi um dos primeiros atendidos em Juazeiro. "Atendimento gratuito para a população carente é sempre uma coisa muito boa. Para quem não pode pagar, são serviços como esse que fazem toda a diferença. Eu vim ver como está a minha pressão e trouxe minha mãe também para realizar o exame de catarata. Como chegamos cedo, não pegamos fila nenhuma. Fomos bem recebidos e chamados bem rapidamente"...

Prefeitura de Juazeiro apresenta Feira Cidadã, que vai oferecer serviços de saúde e cidadania a servidores da SESAU

A secretária da Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, se reuniu na tarde desta terça-feira, 15, com servidores da pasta para anunciar que o município receberá entre os dias 31 de outubro e 05 de novembro a Feira Cidadã, que acontecerá na Orla 2, das 8h às 17h. O evento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado/SESAB, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia/VSBA e Prefeitura de Juazeiro/PMJ, começou no início do ano e já realizou cerca de 200 mil atendimentos em 2019, em todas as regiões do Estado. De acordo com a secretária, a Feira foi idealizada pela primeira-dama da Bahia e presidente da VSBA, Aline Peixoto, e tem a meta de atender quinze mil pessoas nesta edição.

Nos três primeiros dias, os pacientes passarão por uma triagem. Na área de procedimentos médicos, serão ofertadas consultas com especialistas (clínico geral, ginecologista e cardiologista), além de exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, ultrassonografia – mama, abdômen total, tireóide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles, que só será realizada com a apresentação da guia médica, com no máximo de 01 ano a contar da data emitida –, exames preventivos para mulheres entre 14 e 69 anos, como preconiza o Ministério da Saúde; realização de eletrocardiogramas e raios-X do tórax. A população terá a possibilidade ainda de aferir a pressão arterial, atualizar o cartão de vacina (tétano, febre amarela e hepatite), fazer a medição do índice glicêmico e obter orientação nutricional...

Caravana da Saúde e Cuidar da Gente levam serviços de saúde e cidadania para o bairro Dom José Rodrigues

Na próxima quarta-feira (25), a 184ª edição Caravana da Saúde estará na comunidade do Dom José Rodrigues, levando atendimento especializado para a população. O programa da Prefeitura de Juazeiro,  que já realizou quase 40 mil atendimentos gratuitos e foi criado em 2016, com o objetivo de reduzir as demandas reprimidas nos postos de saúde do município, será realizado numa parceria entre as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade.

Moradores dos bairros Dom José Rodrigues e Residencial São Francisco poderão realizar consultas com clínico geral, endocrinologia, odontologia, bem como fazer exames laboratoriais e eletrocardiogramas. Pela SEDES, dentro do Programa Cuidar da Gente, serão disponibilizados serviços de atualização do Bolsa Família e atendimentos com assistente social. ..

Projeto da prefeitura leva serviços de saúde e cidadania a pessoas em situação de rua em Petrolina

As ações para levar dignidade às pessoas em situação de rua não param em Petrolina. Além dos trabalhos sociais em praças e parques, a prefeitura também está reforçando as atividades que levam saúde a este público. Nesta terça-feira (9), equipes do Consultório de Rua; do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), promoveram uma ação itinerante voltada aos grupos que ocupam as imediações da Rodoviária de Petrolina e a Avenida das Nações. 

Cerca de 30 pessoas em situação de rua participaram da ação, na qual foram realizados testes rápidos para HIV e Sífilis, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e a divulgação dos serviços do CEAM para mulheres e profissionais do sexo. O CEAM fez também um cadastro para facilitar o acesso futuro a este público. ..