Foram encontrados 7 registros para a palavra: orfaos

Eleição reaviva órfãos da 3ª via para 2026, mas Lula e Bolsonaro seguem na proa

O resultado das eleições municipais reavivou projeções e jogou holofotes sobre candidatos a uma terceira via em 2026, mas líderes partidários levantam dúvidas sobre os possíveis reflexos do pleito daqui a dois anos, além de afirmarem que, por ora, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) mantêm o protagonismo eleitoral.

Apesar das incertezas inerentes ao ambiente político, alguns cenários foram apontados por esses políticos, que voltaram ao Congresso na última semana...

Covid-19 deixou 40 mil crianças e adolescentes órfãos de mãe no Brasil

As mortes causadas pela pandemia de covid-19 deixaram 40.830 crianças e adolescentes órfãos de mãe no Brasil, segundo estudo publicado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para os autores da pesquisa, divulgada hoje (26) pela Fiocruz, houve atraso na adoção de medidas necessárias para o controle da doença, e isso provocou grande número de mortes evitáveis...

BC informará viúvos e órfãos sobre saque de valores esquecidos

Disponível desde domingo (13) à noite, a consulta a valores esquecidos em bancos e demais instituições financeiras pode ser feita facilmente pelos correntistas. Basta digitar o CPF ou o CNPJ e a data de nascimento para saber se existem saldos residuais a serem sacados.

No entanto, como fica no caso de o correntista ter morrido? Os viúvos e herdeiros terão direito a reaver os valores?..

Cartórios da Bahia registram mais de 600 órfãos de Covid até seis anos de idade

Ao menos 646 crianças de até seis anos de idade na Bahia ficaram órfãos de um dos pais vítimas da Covid-19 entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano. Os dados foram levantados com base no cruzamento entre os CPFs dos pais nos registros de nascimentos e de óbitos feitos nos 685 Cartórios de Registro Civil do estado desde 2015, ano em que as unidades passaram a emitir o documento diretamente nas certidões de nascimento das crianças recém-nascidas em toda região baiana.

Os números obtidos pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que representa os Cartórios de Registro Civil do Brasil e administra o Portal da Transparência (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), mostram que 5 pais faleceram antes do nascimento de seus filhos, enquanto 3 crianças, até a idade de seis anos, perderam pai e mãe vítimas da Covid-19...

Auxílio para órfãos da pandemia agora é lei em Pernambuco

O governador Paulo Câmara sancionou a lei que concede benefício a crianças e adolescentes cujos pais faleceram vítimas da Covid-19. A ação, denominada Pernambuco Protege, faz parte do Programa Nordeste Acolhe, instituído pelo Consórcio Nordeste, e prevê a concessão de um benefício mensal às crianças e adolescentes em situação de orfandade total, no valor de meio salário mínimo vigente, até que alcancem a maioridade civil.

O projeto de lei foi publicado no Diário Oficial do Estado em 27 de agosto, e o parecer final saiu no último dia 10...

Crianças e adolescentes pernambucanos que ficaram órfãos por causa da pandemia receberão auxílio

O Governo do Estado articula a concessão de um auxílio para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que perderam os pais para a Covid-19. O benefício, equivalente a meio salário-mínimo (hoje R$ 550), será pago mensalmente até o jovem completar 18 anos, podendo estendido até os 24 caso o beneficiário vá estudar em uma universidade.

A medida será regulamentada em projeto de lei que o Executivo estadual pretende enviar à Assembleia Legislativa até a próxima semana...

ARTIGO - UMA NAÇÃO DE ÓRFÃOS!

A todo instante os nossos sentimentos de tristeza, compaixão e dor são atingidos pelas cenas dolorosas que ocorrem em alguns continentes, espalhando a morte, a destruição de famílias inteiras ou espalhando crianças abandonadas e órfãs por toda parte. Nas muitas tragédias nessas áreas, inclusive decorrentes de milhares de mortes por afogamento nos mares, não se consegue entender até onde vai a intolerância religiosa e as lutas pela predominância racial e cultural de certas etnias, fenômenos que já se perpetuam desde os tempos bíblicos.  

Felizmente aqui, neste quase paraíso ocidental do planeta, salvo algumas ideias isoladas de pretensos e repugnantes separatistas entre o “Brasil do Sul” e o “Brasil do Nordeste”, testemunha-se uma convivência relativamente pacífica entre todas as religiões, cada uma em clima de paz defendendo as suas convicções, ainda que em muitos segmentos existam tendências pouco ortodoxas de desvios dos objetivos cristãos para fins de caráter comercial, onde algumas lideranças pastorais se transformam em bem sucedidos   empresários da fé...!..