Foram encontrados 60 registros para a palavra: marina

Marina Silva: "O negacionismo ambiental é muito perigoso"

"A perspectiva de alcançar 1,5ºC de temperatura que estava planejada para 2043 chegou no ano passado. Agora é não deixar subir mais, não tem mais janela, não pode ultrapassar 1,5ºC e estamos trabalhando cada vez mais para cumprir as metas até 2050", afirma a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ela planeja, traça estratégias e trabalha em múltiplas frentes animada por esse sentimento de urgência.

No primeiro ano do governo Lula, o desmatamento caiu 20% na Amazônia, e, no segundo, em 47%. Segundo Marina, esses índices comprovam a eficiência de um plano de preservação. E é essa a estratégia para reduzir o desmatamento em outros biomas: no Cerrado, no Pantanal e no Pampa. "Essa perspectiva é uma demonstração de que os planos testados historicamente na Amazônia funcionam, levando a uma queda de desmatamento durante 10 anos em 83%, e, nesse primeiro ano e meio do governo do presidente Lula, de 47%"...

Pré-candidato a prefeito de Juazeiro-BA, Andrei Gonçalves, acompanha o governador Jerônimo Rodrigues e a ministra Marina Silva em agenda ambiental realizada no município

Ao lado do Governador Jerônimo Rodrigues, o pré-candidato a prefeito de Juazeiro-BA, Andrei Gonçalves, acompanhou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na atividade Missão Climática pela Caatinga, realizada no município.

A importante agenda ambiental, realizada nessa segunda-feira (10), também contou com a presença da Secretária Nacional de Seguimento Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, e do secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, Ibrahim Thiaw...

Deputado Roberto Carlos (PV) participa de agenda ambiental com governador Jerônimo Rodrigues e com os ministros Marina Silva e Wellington Dias

Na manhã desta segunda-feira (10), o distrito de Pinhões, em Juazeiro, foi o ponto de partida para uma importante agenda ambiental que contou com a presença de diversas autoridades, bem como o governador, Jerônimo Rodrigues, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o deputado Roberto Carlos (PV) e outras lideranças locais para discutir tecnologias e práticas de convivência com o Semiárido, como o “Recaatingamento”.

Durante a visita da ministra à região, foram assinados os projetos “Conecta Caatinga” e “Arca, destinados à conservação do bioma nos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí...

Missão climática pela Caatinga acontece em Juazeiro com presença de governador do estado e ministra do Meio Ambiente

A Missão Climática pela Caatinga 2024 contou com atividades realizadas, nesta segunda-feira (10), em Juazeiro, na região norte da Bahia, e em Petrolina, cidade do estado de Pernambuco, celebrando o Dia Nacional da Caatinga. Executado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o evento reuniu comunidades que vivem na Caatinga e diversas autoridades, com destaque para as presenças do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do secretário executivo da Convenção das Nações Unidas para o combate à desertificação (UNCCD), Ibrahim Thiaw.
 
Na parte da manhã, na Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto de Malhada da Areia, em Juazeiro, foi realizada uma visita guiada a uma área de caatinga e solos degradados e apresentadas tecnologias sociais e práticas de convivência com o semiárido, entre elas "recaatingamento", projeto de preservação ambiental que busca contribuir para inverter a desertificação do bioma caatinga através do uso sustentável de seus recursos naturais, que conta com o apoio do Governo da Bahia.
 
"O Governo do Estado já tem uma atuação de políticas para a convivência como semiárido. Tivemos um programa específico para isso que foi o Pro- Semiárido, nós fizemos agenda de produção, de manejo de Caatinga, de ampliação da capacidade que a Caatinga tem tanto para produção de agricultura quanto para pecuária. Mas, acima de tudo, para preservação do meio ambiente. Aqui hoje nós estamos vendo uma ação de recaatingamento", explicou o governador.
 
A ministra Marina Silva destacou a importância do trabalho e da parceria entre o governo estadual, o governo federal e, principalmente, os governos municipais com o suporte da comunidade. "É muito bonito ver toda essa experiência de como a gente pode conviver com o semiárido, em vez de ficar com aquela lógica de combater a seca. A gente tem que aprender a manejar, restaurar, preservar e usar com sabedoria, como eu vi aqui, inclusive com o quintal produtivo, fazendo as cisternas de placa, para que a comunidade possa plantar, criar seus pequenos animais, ter uma renda e viver com dignidade nesse espaço abençoado por Deus", afirmou.
 
Vale destacar que a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, que apresenta clima e vegetação seca, com solos pobres em matéria orgânica, e a maior parte dos rios locais é intermitente. As espécies de animais e vegetais da Caatinga são altamente adaptadas ao clima semiárido. A comunidade se estabelece no território há cerca de 200 anos e a principal atividade socioeconômica é a criação de animais e outros bens naturais. Lá vivem aproximadamente 26 famílias em uma área total de 2.024 hectares ocupados.
 
Certificações
 
Na mesma ocasião, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) entregou quatro certificados de reconhecimento de Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto para as comunidades de Caboclo, Fazenda Juá, Malhada da Areia e Passagem do Sargento. Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto são caracterizadas pela moradia de pequenos camponeses que praticam a agricultura familiar de subsistência no semiárido baiano.
 
A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, explicou que essa é uma demanda que as comunidades sempre apresentam à pasta, pois se trata de uma certidão de autorreconhecimento para assegurar, com as visitas técnicas que a Sepromi realiza, que aquela comunidade de fato é de fundo de pasto, que realiza toda a sua forma de produção e reprodução material, cultural, religiosa, tendo por base essas premissas de um dos 10 povos e comunidades tradicionais da Bahia.
 
"Então a Sepromi vem, dialoga com a comunidade, confirma aquela autodeclaração e a partir daí se abre um leque para uma série de políticas públicas e a primeira demanda da comunidade é exatamente a regularização do seu território e é nesse sentido que nós temos trabalhado junto ao governador Jerônimo, em articulação com outras secretarias para que essa regularização avance temporalmente, cada vez de forma mais ágil, para que a gente consiga assegurar outras políticas públicas de inclusão socioprodutiva", garantiu a secretária.
  ..

Governador Jerônimo e a e Ministra Marina Silva iniciaram visita à região pelo Distrito de Pinhões, em Juazeiro. Confira a programação

O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o Ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, tem agenda nesta segunda-feira (10) em Juazeiro.

A agenda do Governador e a Ministra Marina Silva está prevista para começar pelo Distrito de Pinhões, com desembarque e recepção às 8h da manhã, de onde haverá deslocamento para Comunidade de Fundo de Pasto de Malhada de Areia, no interior do Distrito, próximo à Lagoa do Boi, onde a comitiva, guiada pelo IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, apresenta uma área de solos degradados e às tecnologias sociais e práticas de convivência com o Semiárido, entre elas o “Recaatingamento”...

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva visita Juazeiro nesta segunda-feira (10)

Como publicado pela Rede GN mais cedo (Veja aqui) a Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf recebe nesta segunda-feira (10), no Cineteatro, localizado em Petrolina, a Missão Clima pela Caatinga.

O evento contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva e do Ministro do Desenvolvimento, Combate à Fome e Assistência Social, Welligton Dias...

Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva participa de eventos em Juazeiro e Petrolina nesta segunda-feira (10)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf recebe nesta segunda-feira (10), no Cineteatro, localizado em Petrolina, a Missão Clima pela Caatinga.

O evento contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva e do Ministro do Desenvolvimento, Combate a Fome e Assistencia Social, Welligton Dias...

Ministra Marina Silva visita Paraíba neste sábado (9)

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, estará de volta à Paraíba no final desta semana. De acordo com informações a ministra chega ao estado no sábado, dia 9.

A princípio, a ministra irá fazer uma visita pela região do Brejo paraibano...

Sobrinho-neto de Marina Silva é assassinado no Acre

O sobrinho-neto da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi morto a tiros nesta terça-feira (6) em Rio Branco (AC). Cauã Nascimento Silva tinha 19 anos. A informação foi dada pela própria ministra em postagem na rede social X, antigo Twitter.

"Com imenso pesar e dor, recebo a notícia de que meu sobrinho-neto Cauã Nascimento Silva, de 19 anos, foi assassinado nesta terça-feira (6/2) em Rio Branco, no Acre. Cauã foi vítima da criminalidade que destrói vidas principalmente de jovens de bairros da periferia do nosso país. Que Deus sustente e console nossa família."..

Instituições do Alto São Francisco e CBHSF entregam documento sobre o Rio São Francisco à Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), além de representantes de diversas entidades do Alto São Francisco, se reuniram, no último dia 19, com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O CBHSF foi representado pelo coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Altino Rodrigues. O encontro aconteceu no Salão Ministerial do MMA e teve o objetivo de reunir esforços em prol da Bacia do São Francisco...

Marina anuncia reforço e diz que "não existe fogo natural. Existe prática do desmatamento "

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o principal vetor dos incêndios na Amazônia resulta da prática do desmatamento: "Não existe fogo natural na região".

Ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, ela anunciou, em coletiva, o reforço de 149 brigadistas para combater as queimadas, após Manaus ser novamente encoberta por fumaça...

Ciro Nogueira diz que Ministra Marina Silva é "completamente ultrapassada"

O senador Ciro Nogueira e presidente do Partido Progressistas (PP) afirmou que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é ultrapassada e que não acredita que ela seguirá na pasta até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2026.

A fala em questão ocorreu durante entrevista ao programa CB.Poder — realizado pelo Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília, com as jornalistas Denise Rothenburg e Ana Maria Campos...

Políticas ambiental e indígena estão no coração do governo, diz Marina Silva

"O presidente Lula deu uma mensagem de que vamos trabalhar até o último momento para preservar as atribuições do MMA (Ministério do Meio Ambiente) e do MPI (Ministério dos Povos Indígenas). Essas políticas estão no coração do governo", afirmou a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) na manhã desta terça-feira (30).

Em participação por vídeo em seminário sobre retomada econômica, promovido no auditório do Insper, em São Paulo, a ministra buscou mostrar sinergia com outros ministérios na implementação da política ambiental do governo federal...

Ministra Marina Silva testa positivo para covid-19. Por orientação médica, ela passa por exames neste sábado

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, testou positivo para covid-19. Por orientação médica, neste sábado (6), ela passa por exames no Instituto do Coração, em São Paulo. 

OMS-Após mais de três anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”. ..

Ibama tinha 1,7 mil fiscais em 2008 e agora, apenas 700, diz ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que encontrou um desmonte na fiscalização ambiental do país.

Segundo a ministra, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem atualmente 700 servidores para fiscalizar o cumprimento da lei ambiental em todo o país. Ao participar de seminário sobre os direitos dos povos indígenas, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marina disse que, em 2008, quando chefiou a pasta, deixou o Ibama com 1,7 mil fiscais. Neste ano, ao retornar ao comando da pasta, encontrou apenas 700 servidores...

Governador da Bahia se reúne com Marina Silva e discute abastecimento de água no sertão com ministro do Desenvolvimento Regional

O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta quinta-feira (9), com os titulares dos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente, Waldez Goés e Marina Silva, respectivamente.

Com a ministra Marina Silva e o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Capobianco, o governador apresentou à ações que a Bahia pretende desenvolver na área e falou sobre projetos que podem ser feitos com o apoio federal, como o gerenciamento costeiro e a criação de unidades de preservação...

Marina defende decretar emergência permanente em mais de mil cidades reincidentes em desastres climáticos

As ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações) propuseram  a realização de um seminário para desenhar um plano emergencial de adaptação a eventos climáticos extremos em 1.038 municípios, que abrigam 57% da população do país.

A ideia foi lançada durante visita de Marina ao Cemaden (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), vinculado ao MCTI. Ela estava acompanhada do presidente do CNPq, Ricardo Galvão, do climatologista Carlos Nobre, idealizador do Cemaden, e do engenheiro florestal Tasso Azevedo, cotado para assumir uma eventual Autoridade Nacional de Segurança Climática. Santos participou do encontro remotamente...

Governo vai usar recursos do Fundo Amazônia em apoio aos yanomami

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse hoje (30) que o governo federal vai utilizar recursos do Fundo Amazônia em ações emergenciais de combate à crise humanitária vivida por indígenas yanomami em Roraima.

Em coletiva de imprensa na sede da pasta, em Brasília, Marina detalhou que os recursos serão empenhados em ações de segurança para expulsar garimpeiros clandestinos da região onde vivem os yanomami...

Meio Ambiente: Marina Silva vai encontrar a "destruição das autarquias federais como Ibama e ICMIBIO"

Após inúmeras especulações, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29) o nome de Marina Silva, eleita deputada federal pela Rede Sustentabilidade, para o Ministério do Meio Ambiente (MMA). É a segunda vez que Marina Silva ocupa o posto que deixou em 2008.

“Não é nenhuma novidade, o Ministério do Meio Ambiente que muitos estavam esperando, terá a companheira Marina Silva”, disse em seguida indicando Simone Tebet ao Ministério do Planejamento. A reportagem é do site eco jornalismo ambiental, texto da jornalista uliana Arini;..

Lula anuncia Tebet e Marina Silva como ministras de seu governo; confira mais nomes divulgados

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira (29) os nomes da senadora Simone Tebet (MDB) e da deputada federal Marina Silva (Rede), para comporem ministérios de seu governo. O anúncio foi feito na sede do gabinete de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

O nome mais esperado era o da senadora Simone Tebet (MDB) que, após muitas discussões entre a cúpula do PT e da própria sigla da senadora, ela irá comandar o ministério do Planejamento...