Foram encontrados 18 registros para a palavra: iniciação científica

Com competição de robótica e exibição de projetos, Mostra Codefas de Iniciação Científica será realizada nesta quinta-feira (17)

Uma oportunidade de mostrar que a Educação Básica é, sim, lugar de se fazer ciência. É com esse intuito que o Colégio Estadual de Tempo Integral Florentina Alves dos Santos (Codefas) irá realizar nesta quinta-feira (17) a MOCIC 2024.

A Mostra Codefas de Iniciação Científica será realizada no prédio novo do Colégio, situado na Praça Santa Teresinha, no Bairro Piranga, iniciando às 8h e acontecendo durante todo o dia, até às 17h...

Colégios da rede estadual se destacam na Feira Brasileira de Iniciação Científica 2024

Três colégios da rede estadual da Bahia ganharam destaque na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), que ocorreu entre os dias 16 e 20 de setembro, em Santa Catarina. Duas dessas escolas conquistaram o primeiro lugar em três das oito categorias disputadas por estudantes do Ensino Médio O evento, que reuniu projetos inovadores de todo o Brasil, destacou os estudantes baianos que se sobressaíram nas áreas de ciências biológicas e agrárias, bem como na de linguística, fortalecendo a representatividade da Bahia em eventos científicos de grande porte.
 
Os estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista, de Candiba, conquistaram dois primeiros lugares na FEBIC. O projeto "Missão terra: explorando a sustentabilidade através do jogo lúdico no ambiente educacional", desenvolvido por Ana Paula Rodrigues, William Santos e Yasmim Soares, sob a orientação do professor William Oliveira, garantiu o 1° lugar na categoria Ciências Biológicas. Além do reconhecimento, os alunos foram credenciados para participar da 15ª Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), que acontecerá em novembro, em Belém, Pará. Já o projeto "Sabonete natural à base da planta Melão-de-São-Caetano: alternativa para combater a infestação por ectoparasitas em cães domésticos", desenvolvido pelas estudantes Ana Vivian Prado, Camille Vitória Marques Teixeira e Larissa Souza Oliveira, sob a orientação da professora Luzimária Reis, venceu o 1° lugar na categoria Ciências Agrárias e foram premiadas como "Melhor Trabalho da Região Nordeste". Com a premiação, elas também ganharam credenciais para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), que será realizada em outubro, em Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul.
 
Ana Paula Rodrigues,15 anos, integrante do projeto “Missão Terra”, expressou sua gratidão pela oportunidade. "É muito gratificante ver que todos os nossos esforços valeram a pena e foram compensados. Estamos muito felizes e honrados por poder representar não só Candiba, mas a Bahia como um todo".
 
Além desses dois projetos, o colégio Antônio Batist obteve destaque com o projeto "Cicatrizante natural para ferimentos superficiais em humanos à base de mel, casca de Caraíba e Pimenta Malagueta", dos estudantes João Lucas Rocha, Marcos Vinícius Oliveira e Renato Oliveira, que receberam o prêmio de Melhor Trabalho em Biotecnologia. Outro projeto premiado foi "Análise da eficiência do extrato de plantas nativas da Caatinga como larvicida natural: alternativa de combate às arboviroses", dos estudantes Ruan Donato e João Fábio, que ganharam credenciais para participar da feira de ciência e tecnologia organizada pelo Movimento Internacional para o Desenvolvimento Científico e Técnico (MILSET), em Fortaleza, Ceará.
 
O terceiro lugar veio do Colégio Estadual Carlos Valadares, de Santa Bárbara, com o projeto "Clube de leitura: colecionando mundos como espaço de fortalecimento da literatura feminina", dos estudantes Stephany Rocha Almeida, Laísy de Jesus Silva e Pedro Henrique Lírio, sob a orientação da professora Charlene Cristine, que conquistou o primeiro lugar na categoria Linguística, Letras e Arte. Além da premiação, os alunos ganharam credencial para participar do Ciência Jovem 2025.


Foto: divulgação
 
Stephany, 17 anos, estudante do 2° ano técnico em Alimentos, do Colégio Carlos Valadares, destacou a importância do apoio para a participação em eventos como a FEBIC. "Antes de participar dessa feira, eu nunca tinha tido a oportunidade de sair do Estado para apresentar projeto algum. A experiência de estar lá foi quase que de outro mundo. Eu nunca imaginei que conseguiria viver experiências como essa. Acredito que o apoio da Secretaria da Educação foi essencial para nos dar a chance de expandir o nosso projeto e ver como ele atrai a atenção de tantas pessoas, mesmo em contextos diferente".
 
Os estudantes do Colégio Estadual Castro Alves, Tempo integral, de Adustina, também foram premiados no evento. Com o projeto “Alternativa sustentável de controle de pragas: uma ideia para adiar o fim do mundo”, as alunas Paula Luana Jesus Santos, Matheus Santos Aquino e Priscila Castro Santos, sob a orientação da professora Rosivânia dos Santos e coorientação do professor Everson Fernandes de Almeida, receberam o prêmio destaque, pela contribuição com o meio ambiente, e uma credencial para participar de uma feira científica no Paraguai...

Inscrições para os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da Ebserh são prorrogadas e tem número de bolsas ampliadas

Foram prorrogadas as inscrições nos programas de iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIT) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com o novo prazo, elas poderão ser realizadas até o dia 1° de agosto.

A novidade é que aumentaram 50 vagas (30 para o PIC e 20 para o PIT), com a inclusão de vagas para o Complexo do Hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CHUFRJ) e o Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima...

UNEB promove aumento nos valores das bolsas institucionais

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através das Resoluções Nº 1570 e 1571/2023 do Conselho Universitário (Consu), vai ampliar os valores das bolsas dos programas institucionais de apoio ao ensino de pós-graduação e pesquisa e ao ensino de graduação, extensão, assistência estudantil, acessibilidade e inclusão.

A deliberação consta nos documentos publicados na edição de hoje (28) do Diário Oficial do Estado (DOE-BA) e assinadas pela reitora e presidente do Consu, professora Adriana Marmori...

CETEP-Sertão do São Francisco ganha primeiro lugar na FECIBA, categoria empreendedorismo

Da curiosidade em sala de aula à iniciação científica. Este é o caminho percorrido pelos estudantes e professores que se envolvem na iniciação científica e conquistam a oportunidade de apresentar os projetos na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), realizada de terça a esta quinta-feira (8 a 10), na Arena de Esportes, em Lauro de Freitas.

O Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, Juazeiro Bahia, ganhou o Primeiro Lugar na FECIBA, com o Projeto desenvolvido pelos Alunos do Terceiro ano de Informática, Nhewvys Silva Batista, Sara Kellen Sival e Douglas Henrique com a orientação da professora Geisa Lorena Maia Carvalho dos Santos em parceria da professora Natália Rafaela...

Estudantes da Univasf recebem prêmio e menção honrosa na 26ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe

Os trabalhos de quatro estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram notabilizados na 26ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Dois trabalhos, nas áreas de Engenharias e Ciências da Saúde, conquistaram o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista, que premia os melhores de cada grande área do conhecimento...

HU-Univasf seleciona bolsistas para o Programa de Iniciação Científica da Ebserh

O Hospital Universitário da Univasf, por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa – GEP, torna público o edital para seleção de bolsistas do Programa de Iniciação Científica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – PIC/Ebserh. Serão financiadas 10 bolsas, com duração de 12 (doze) meses, para projetos de pesquisa a serem executados pelos bolsistas no HU-Univasf/Ebserh.

Além de contribuir para a formação científica, desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, o edital objetiva consolidar o PIC/Ebserh e fortalecer a metodologia científica na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano dos Hospitais Universitários Federais (HUFs)...

Bolsa de Iniciação Científica começará a ser paga em dezembro

A partir de dezembro, cerca de três mil estudantes vão começar a receber a Bolsa de Iniciação Científica, um dos benefícios complementares do Programa Auxílio Brasil.

A família do estudante contemplado com a bolsa receberá uma parcela inicial de R$ 1.000 e mais 12 parcelas mensais de R$100...

Univasf seleciona projetos para Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), realiza processo seletivo para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM), com vigência 2021-2022. Há 14 bolsas disponíveis para projetos de Iniciação Científica a serem desenvolvidos com a participação de estudantes do ensino médio de escolas públicas.

O prazo para submissão de propostas está aberto até 6 de agosto...

Estudantes da Univasf conquistam prêmio e menção honrosa na 24ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe

Pesquisas de três estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) se destacaram entre os melhores trabalhos apresentados na 24ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe – Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista, realizada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

A discente do curso de Medicina Eliene Aparecida Cerqueira Marcos conquistou o prêmio de melhor trabalho na área de Ciências da Saúde e as estudantes Fernanda Larissa Batista Melo, de Farmácia, e Tamires de Lima Sousa Santos, de Psicologia, receberam Menção Honrosa pelos trabalhos apresentados durante o evento. O anúncio das pesquisas premiadas ocorreu na terça-feira (15)...

Estudante de Matemática da UNEB em Senhor do Bonfim conquista primeiro lugar em Jornada de Iniciação Científica 

O artigo "Materiais didáticos para o ensino de Geometria nos anos finais do ensino fundamental" conquistou o primeiro lugar na XXIV Jornada de Iniciação Científica da UNEB. A Jornada realizada no fim de novembro deste ano trouxe o tema "A importância da Iniciação Científica na formação de jovens cientistas".

A pesquisa produzida pelo estudante da licenciatura em Matemática do Departamento de Educação, Campus VII da UNEB, e monitor voluntário de Iniciação Científica (IC), Vinícius Correia; e orientada pela doutora e professora do Campus VII da UNEB, Mirian Brito, tem como objetivo catalogar materiais didáticos que podem auxiliar o professor dos anos finais do ensino fundamental no ensino de Geometria, através de pesquisa bibliográfica tomando como embasamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e literatura específica...

Embrapa divulga nova data de evento de iniciação científica e curso de redação

A 15ª edição da Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Semiárido (Jices), evento que teve sua realização adiada, tem agora nova data confirmada: dias 18 e 19 de agosto. Esta é uma oportunidade de divulgação dos trabalhos de pesquisa realizados por bolsistas e estagiários de graduação que atuam na Empresa.

Pela primeira vez, a Jices será realizada completamente online, aberta ao público e transmitida pelo Youtube. Com isso, oportuniza que mais pessoas tenham acesso aos trabalhos e apresentações...

Embrapa adia Jornada de Iniciação Científica e curso de Redação

A Embrapa Semiárido informa o adiamento da XV Jornada de Iniciação Científica (Jices) e do Curso de Redação Científica para Principiantes, que estavam previstos para serem realizados entre os dias 4 e 5 de agosto, em razão do luto oficial decretado pela Empresa. 

Nova data será divulgada em breve no site www.embrapa.br/semiarido...

Simpósio de Iniciação Científica do Nema acontece de 18 a 20 de novembro

Coleta de materiais, realização de atividades em campo, pesquisa, análise em laboratório, produção científica. Estas são algumas das atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano pelos estudantes voluntários e bolsistas do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para apresentar à comunidade acadêmica e discutir esses trabalhos, será realizada a 4ª edição do Simpósio de Iniciação Científica do Nema. O evento acontecerá entre os dias 18 e 20 de novembro, no auditório do Núcleo, localizado no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE).

O evento contará com a participação dos coordenadores do Nema e professores da Univasf, Renato Garcia Rodrigues e Daniel Salgado Pifano, e do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Felipe de Melo. A abertura do evento será realizada às 8h30 pelo professor Renato Garcia e, em seguida, será ministrada a palestra “Viabilização de técnicas de recuperação de áreas degradadas na Caatinga”, pela doutoranda Raphaela Aguiar...

4ª Pré-Jornada de Iniciação Científica acontece nesta quarta-feira (10), no DTCS da Uneb, em Juazeiro (BA)

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia, Campus III, em Juazeiro, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão, promove a IV Pré-Jornada de Iniciação Científica, nesta quarta-feira (10), das 14h às 17h30. A Pré-Jornada contará com apresentações orais, envolvendo cerca de 50 resumos previamente inscritos dos trabalhos oriundos dos projetos de Iniciação Científica (IC) dos cursos de Engenharia de Agronômica, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Direito.

O objetivo é o de preparar bolsistas e voluntários dos projetos para a XXII Jornada de Iniciação Científica que será realizada no período de 16 a 18 de outubro de 2018, no Campus I da Uneb, em Salvador. A iniciativa também tem a finalidade de envolver e incentivar os discentes que ainda não participam das atividades de pesquisa desenvolvidas no Departamento, com a perspectiva de agregar conhecimento na formação acadêmica estimulando a integração de novos pesquisadores no âmbito do DTCS/UNEB...

Inscrições da II Mostra de Iniciação Científica do Sertão do São Francisco estão abertas

Encontram-se aberta as inscrições para a II MICSESF – Mostra de Iniciação Científica do Sertão do São Francisco que será realizada entre os dias 20 e 21 de outubro, em Juazeiro -BA. Com parcerias firmadas entre o Programa Ciência na Escola, O Núcleo Territorial de Educação 10, a UNEB e a UNIVASF, o evento contará, nessa edição com uma programação mais abrangente, que vai desde mesa temática sobre Educação Científica e Educação Contextualizada, Espaço de diálogo sobre Ciência e Território Semiárido, Sarau com literatura de cordel produzida a partir do Desafio Conheça a Bahia, Prêmio de Professor Destaque e, o carro chefe da mostra, a exposição de 50 trabalhos de iniciação científica dos estudantes da nossa rede.

A MICSESF contou com uma primeira edição realizada em 2016, onde se configurou como momento de intercâmbio das experiências realizadas ao longo de todo o ano letivo no chão da escola, na perspectiva de se evidenciar como a prática da educação científica tem desempenhado um papel inovador na construção do conhecimento na rede pública estadual da Bahia, especialmente no recorte referente ao Núcleo Territorial de Educação 10. O NTE 10 é responsável por acompanhar dez municípios: Canudos, Uauá, Curaçá, Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho e Juazeiro...

Estão abertas as inscrições para a I Mostra de Iniciação Científica do Sertão do São Francisco

Estão abertas as inscrições para a I MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO (MICSESF), um momento de intercâmbio das experiências realizadas ao longo de todo o ano letivo nas escolas com a perspectiva de  evidenciar como a prática da educação científica tem desempenhado um papel inovador na construção do conhecimento na rede pública estadual da Bahia, especialmente no Núcleo Regional de Educação 10.

A I MICSESF se constitui na exposição de experiências e trabalhos de pesquisas, de estímulo ao protagonismo dos estudantes que, orientados por docentes, fortalecem o domínio de habilidades próprias ao campo das Ciências, decorrentes do ensino escolar das diversas áreas do conhecimento...

Estudante da Univasf é premiada na Jornada de Iniciação Científica da Facepe

A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento, muitos estudantes vêm nessa oportunidade uma forma de se tornar pesquisadores. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) investe em IC e muitos estudantes da instituição recebem prêmios pelas pesquisas. É o caso da aluna de Ciências Farmacêuticas, Victória Laysna dos Anjos Santos que foi premiada na 20ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).


A Jornada de IC da Facepe foi realizada entre os dias 13 e 17 de julho, em Recife (PE), com o tema “Saúde no século XXI: Avanços e Desafios em Pernambuco” e contou com a participação de diversos estudantes de todo o estado de Pernambuco. A estudante Victória Laysna ganhou o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista na categoria Ciências Exatas, com o trabalho orientado pela professora do colegiado de Ciências Farmacêuticas, Cleônia Araujo. A pesquisa é intitulada “Semissíntese De 1,4 – Naftalenodiona, 1 – (Hidrazona) Com Potencial Antitumoral”. 

A orientadora reforça a importância da Univasf investir em pesquisa, mesmo sendo uma universidade nova. “Conquistar um prêmio desse mostra o potencial da Univasf de competir em igualdade com universidades tradicionais, como as da capital de Pernambuco”, observa Cleônia Araujo.

A professora Cleônia aponta a disposição da aluna Victória Laysna. “A sintetização de compostos é um trabalho é muito difícil, mas a estudante Victória conseguiu superar as dificuldades”. A pesquisa faz parte do grupo de química aplicada à Farmácia com menos de cinco anos. Em 2014, a aluna Delis Galvão recebeu o mesmo prêmio. “São dois trabalhos de relevância cientifica, mostrando o potencial do grupo de pesquisa”, aponta.  ..