Foram encontrados 31 registros para a palavra: grávidas

UPE campus Petrolina abre inscrições para projeto voltado para a saúde de grávidas e puérperas

Com o tema "Da Gestação ao Pós Parto" os encontros serão conduzidos por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem, nutrição e fisioterapia da upe.

Para se inscrever, as interessadas devem preencher um formulário disponível aqui...

UNEB institui regime de exercícios domiciliares para estudantes grávidas e em pós-parto 

A UNEB avança, mais uma vez, na implantação de políticas de apoio aos discentes, em especial às estudantes grávidas e em pós-parto.  Iniciativa da Reitoria, a resolução que institui e regulamenta o regime de exercícios domiciliares para alunas gestantes na universidade foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) no último dia 24 de outubro e publicada no 25 do mesmo mês no Diário Oficial do Estado (DOE). 

A norma aprovada assegura que "a estudante em estado de gravidez terá direito a três meses de exercícios domiciliares e, em casos excepcionais devidamente comprovados mediante atestado médico, poderá ser aumentado o período de repouso, antes e depois do parto". ..

Gestantes assistidas pelo Bolsa Família podem receber benefício extra durante gestação

As mulheres gestantes, já incluídas no programa Bolsa Família do Governo Federal, podem receber um adicional na renda através do: "Benefício Variável Familiar".

O cadastro para solicitação do benefício pode ser realizado na Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau). O objetivo do auxílio é oferecer mais apoio nutricional às mães e crianças nesta fase tão importante da vida...

Nova etapa: Grávidas e puérperas entram no esquema de vacinação da bivalente contra Covid-19 em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciará mais uma fase da aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. A partir da próxima segunda-feira (20), gestantes e puérperas, que já tenham tomado ao menos duas doses do imunizante, terão acesso à bivalente.

A vacina é uma atualização do imunizante em relação às novas cepas do coronavírus. O município continua a vacinação na população que vive em instituições de longa permanência ou que trabalha nelas, pessoas imunossuprimidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos estes a partir de 12 anos e também idosos a partir de 60 anos...

Ministério da Saúde orienta grávidas sobre prevenção à varíola dos macacos

O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica na qual recomenda o uso de máscaras para mulheres grávidas, lactantes e com bebês recém-nascidos para prevenção contra a varíola dos macacos.

O documento, publicado pela pasta na noite de ontem (1º), orienta que esse grupo deve usar preservativos em qualquer tipo de contato sexual – principal meio de transmissão da doença...

Grávidas infectadas pela covid-19 têm maior risco de parto prematuro

Entender os desdobramentos de uma infecção pelo novo coronavírus durante a gravidez tem desafiado os cientistas, principalmente considerando a diversidade de mudanças na mulher e no feto ao longo de um período relativamente curto.

Uma equipe de Israel acaba de divulgar os resultados de uma das primeiras pesquisas a analisar os impactos da covid-19 em gestantes por trimestre. A principal constatação é de que a infecção pelo Sars-CoV-2 está associada a um risco aumentado de parto prematuro quando o contágio se dá no último trimestre da gestação...

Presidente sanciona lei que prevê retorno de grávidas ao presencial

O presidente Jair Bolsonaro sancionou um projeto de lei que muda as regras para o afastamento da empregada gestante, inclusive a doméstica, das atividades laborais durante o período de pandemia. O texto determina o retorno presencial de trabalhadoras grávidas após a conclusão do esquema vacinal contra a covid-19, com duas doses ou dose única (no caso da vacina da Janssen).

A medida foi aprovada de forma definitiva pelo Congresso Nacional em fevereiro, modificando uma lei que estava em vigor desde o ano passado, e que garantia às mulheres grávidas o afastamento do trabalho presencial sem prejuízo do salário.   ..

Secretaria faz alerta para que grávidas procurem completar esquema vacinal

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgou levantamento realizado pela pasta que notificou 14 óbitos de grávidas, ocorridos desde maio deste ano, vítimas da Covid-19.

Somente uma dessas mulheres tinha registro de vacinação, com apenas uma dose do imunizante. O dado foi revelado pelo secretário de Saúde, André Longo, nesta quarta-feira (01.09), durante coletiva de imprensa...

Ministério da Saúde orienta que grávidas e puérperas vacinadas contra a Covid-19 com AstraZeneca tomem segunda dose da Pfizer

Com a divulgação de uma nova campanha voltada para gestantes em todo o país, o Ministério da Saúde recomenda que grávidas e puérperas até 45 dias após o parto vacinadas com a Astrazeneca/Fiocruz tomem, preferencialmente, a segunda dose da Pfizer/BioNTech.

A orientação foi anunciada nesta segunda-feira (26) pela secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, e está em nota técnica da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (SeCov)...

Prefeitura de Petrolina orienta sobre a segunda dose de grávidas que receberam a vacina da AstraZeneca

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Petrolina orienta que gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca, incluindo as que não apresentam fatores de risco adicionais, aguardem o fim da gestação e do período puerpério (até 45 dias pós-parto) para completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante.

A suspenção da aplicação da vacina da AstraZeneca/Oxford para gestantes, ocorreu no mês de maio por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em Petrolina, as gestantes estão sendo imunizadas com a vacina da Pfizer no polo exclusivo do Sesc, no Centro. Não é necessário fazer o agendamento...

Grávidas são recepcionadas com arte gestacional no Centro de Parto Normal em Petrolina

Dando continuidade a comemoração de um ano de funcionamento do Centro de Parto Normal em Petrolina, a unidade ofereceu as grávidas a dinâmica da arte gestacional.

A ação tem como objetivo deixar o momento de expectativa pelo nascimento do bebê ainda mais especial. De forma lúdica, a atividade contribui para o fortalecimento dos vínculos entre a família. ..

Petrolina já imunizou mais de 80% das grávidas e puérperas com a primeira dose da vacina contra a COVID-19

Em dois meses, a Prefeitura de Petrolina imunizou mais de 80% das grávidas e puérperas com a primeira dose da vacina contra a covid-19. A Secretaria de Saúde montou uma força-tarefa e imunizou mais de 3 mil mulheres. A vacinação ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde do município e no polo do Sesc, no Centro.

A médica obstetra e diretora do Centro de Parto Normal, Renata Teixeira, esclarece a importância da vacinação "A taxa de mortalidade materna por covid-19 é muito alta, a cada 10 mulheres que morrem com o vírus, 8 são brasileiras. Mas, temos uma notícia boa para isso, o nosso município há dois meses está ofertando essa vacinação para esse grupo de risco, e os benefícios dessa imunização são muitos, então você, que ainda não se vacinou, procure um polo de vacinação mais próximo da sua casa, acredite, vacina salva vidas" destaca...

Vacinação das grávidas e puérperas continua durante esta semana em Petrolina

A vacinação das grávidas e puérperas contra a COVID-19 continua em Petrolina. A cada dia a vacina da Pfizer/Biontech está sendo disponibilizada em algumas Unidades Básicas de Saúde do município para atender o público da área de cobertura correspondente.

O polo do SESC, no Centro, também continuará aberto para receber essas mulheres...

Número de óbitos de grávidas em 2021 já ultrapassa todo ano de 2020

Os óbitos de grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente)  chegaram a 642 em 2021. Os dados foram atualizados dia (13) pelo Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19). Com esse número, o ano de 2021 já tem mais mortes maternas do que o registrado em todo o ano passado no país (457 mortes). 

Segundo o OOBr Covid-19, desde o início da pandemia, uma a cada cinco gestantes e puérperas mortas pelo novo coronavírus não teve acesso a unidades de terapia intensiva (UTI) e 33% não foram intubadas, perdendo assim a chance de serem salvas...

Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas; Prefeituras de Juazeiro e Petrolina seguem orientação:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela agência.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país...

Miguel Coelho anuncia vacinação para grávidas, pessoas com deficiência e com obesidade mórbida

Petrolina inicia na próxima semana uma nova etapa da vacinação contra a covid-19. O prefeito Miguel Coelho anunciou, na noite desta sexta (30), a liberação da primeira dose da vacina para grávidas, puérperas, pessoas com deficiência permanente, com síndrome de Down, que fazem hemodiálise, transplantados, imunodeprimidos, portadores de HIV e obesos mórbidos. 

Para garantir o atendimento, é necessário estar cadastrado no site vacinacaopetrolina.tisaude.com. Além disso, será exigido laudo médico original que comprove o pertencimento aos grupos convocados. ..

Ministério da Saúde inclui grávidas no grupo prioritário de vacinação

O Ministério da Saúde decidiu incluir as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) no grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19, informou hoje (27) a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do ministério, Franciele Francinato. 

Em audiência na Câmara dos Deputados para debater a situação das vacinas no país, a coordenadora disse que a medida foi tomada em razão da situação preocupante da pandemia no Brasil e visto que grávidas e puérperas têm risco maior de hospitalização por covid-19.  "A vacinação deve começar a partir do dia 13 de maio", informou...

Centro de Parto Normal oferta atendimento odontológico para grávidas de Petrolina

A gravidez é um período especial na vida de uma mulher e, nesse momento, a futura mãe tem um cuidado maior com a saúde, para garantir uma gestação saudável, não só pelo próprio bem-estar como também pela saúde do bebê.

Além do pré-natal, a mulher deve manter os cuidados com sua saúde bucal. Existem evidências e estudos que sugerem a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais com os nascimentos prematuros, e de bebês com peso abaixo do normal...

Número de grávidas com HIV aumenta quase 40% em dez anos

O número de grávidas com HIV no Brasil vem crescendo desde 2008, de acordo com os últimos dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids divulgados pelo Ministério da Saúde. Em 2008, foram registradas 6,7 mil gestantes com HIV, o que representava 2,1 casos para cada 1 mil nascidos vivos. Em 2018, esse número passou para 8,6 mil, o equivalente a 2,9 casos a cada 1 mil pessoas. 

Enquanto o número de casos notificados de aids, que é a síndrome causada por este vírus, cai entre a população em geral, desde 2014, em todo o Brasil, o número de gestantes com HIV aumentou quase 37% nos últimos dez anos. De acordo com o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Fernando Pereira, essa diferença se deve ao aumento das notificações, mas também aos avanços no tratamento da síndrome. ..

Brasil é o segundo país com mais grávidas adolescentes na América Latina

Alagoas, um dos estados com maior índice de analfabetismo do país de acordo com o IBGE, registrou a pior média com um número alarmante de meninas de 15 anos que ficam grávidas; especialista aponta que consequências vão além dos riscos à saúde. Quando se fala em gravidez na adolescência, a preocupação, normalmente, gira em torno da saúde da mãe e do bebê até o momento do nascimento da criança. Mas ocorre que, fatores psicológicos, sociais, financeiros e de saúde também circundam a vida de quem teve que lidar com uma gestação precoce e, posteriormente, criar filhos antes de chegar à vida adulta.

Os últimos dados coletados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que compreendeu nascimentos ocorridos entre 2010 e 2015, apontou que o Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos. O índice está acima da média latino-americana, estimada em 65,5...