Foram encontrados 9 registros para a palavra: edvan

Baralho do Crime: Edvania é procurada por um homicídio contra uma professora na cidade de Juazeiro

Dentre os 32 criminosos mais perigosos - e procurados - da Bahia, 'Vaninha' se destaca por ser a única mulher integrante do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). 

Faz quatro anos que Edvania Pereira de Morais é procurada por um homicídio contra uma professora, que foi brutalmente assassinada na frente da filha, uma criança de apenas 2 anos. O caso aconteceu na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia...

Artigo - De lesma, lagarta e outras cositas: o novo livro de Edvan Cajuhy

"Tempo, Crônicas e Contos" é mais uma comprovação da versatilidade do acadêmico bonfinense Edvan Cajuhy. Ele, que já escreveu de quase um tudo, inclusive na língua de Cervantes, agora se aventura na seara do conto e da crônica revelando, também aí, o alcance do seu talento.

"Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo", disse Arquimedes. "Dê-me caneta e papel, ou melhor, um laptop e uma taça de vinho, que construirei castelos de sonhos", diria nosso Edvan.

O artista é o operário da ilusão e do assombro, e seu mundo é o mundo do ilimitado e do imensurável. Seu papel é propor o impossível e subverter a regra, fugindo do óbvio e do previsível. Quando tudo parece ir mal e sem remédio, eis que surge a arte como um facho de luz e um lance de esperança.

Arte é trabalho e é delírio. É bênção e maldição. É estupidez e contradição. Não dá dinheiro, não rende votos, mas salva almas e cura corações.

Pois Edvan tem feito disso sua cachaça. Melhor: uma de suas cachaças. O autor, como também este resenhista, adora uma "loira" gelada, de preferência acompanhada de bons papos e bons amigos – o que nesses tempos de "corona" é absolutamente proibido.

Há anos na lide de escrevinhador – ora como um Dom Quixote, ora como um João Batista – o autor tem apostado tudo na literatura.

Talvez por acreditar no novo mundo e no novo homem que só a poesia é capaz de engendrar.

É verdade que a república da Bruzundanga nunca foi afeita à arte. Mas o artista foi feito pra teimar, e Edvan é dessa estirpe.

Aí está "Tempo, Crônicas e Contos" – espécie de diário de bordo povoado de um montão de coisa boa. Ou, como diria Helio Freitas, um caçuá de bugigangas, onde o autor foi colocando tudo que é do seu agrado.

Por aí desfilam pessoas, coisas, viagens e fantasias. O autor não só é amigo das letras, como um amante inveterado do mundo. Viaja sempre que lhe dá na telha. E essas viagens têm lhe rendido histórias pra lá de fabulosas, como algumas enfeixadas neste livro.

Saúdo a poesia e saúdo Edvan Cajuhy, felicitando-o por seu gosto e compromisso para com a literatura brasileira.

José Gonçalves do Nascimento..

Resenha por Edvan Cajuhy

Livro: O Defensor – A Origem de Kcarc Autor: Rafael Carneiro

Ed. Chiado Editora..

Exonerações na prefeitura surpreendem mundo da política em Juazeiro (BA)

A política em Juazeiro foi surpreendida nesta sexta-feira (03) com a publicação no Diário Oficial do Município da exoneração de quatro agentes políticos que integram o grupo sob a liderança do ex-prefeito Isaac Carvalho (PT).

Na publicação foram exonerados o próprio Isaac Carvalho da função de Secretário de Governo, a sua irmã Angelita Carvalho do cargo de Assessora Especial de Gestão, Edvan Gonçalves do cargo de Assessor Especial do Prefeito e Florêncio Galdino da função de Secretário Municipal de Fazenda...

Prefeito Paulo Bomfim promove novas mudanças no secretariado

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, anunciou mudanças nos comandos de diversas pastas da administração municipal. As alterações dão continuidade a uma iniciativa que pretende, nas palavras do chefe do executivo, “oferecer novos desafios para alguns quadros de governo, dar mais dinamismo ao andamento dos trabalhos e garantir que a equipe se mantenha motivada e comprometida com os anseios da população”.

Com o anúncio, a composição da equipe de governo passa a incluir os seguintes nomes:..

DIVAGAÇÕES SOBRE LITERATURA por EDVAN CAJUHY

Começo este texto citando Carlos Drummond de Andrade: "Lutar com as palavras é a luta mais vã". Lutarei com as palavras, tentando usá-las da melhor forma, na esperança de conceituar ou discorrer sobre o que é LITERATURA, um conceito sucinto, talvez não o esperado pelo o (instrutor) que me fez o desafio, mas um conceito, diria de uma pessoa que se encanta com as palavras, um amante daquilo que é bom e belo, a arte (a literatura).

Poder-se-ia dizer que o conceito de literatura é muito amplo, é um conjunto de obras escritas com uma estética artística, onde o escritor, o literato, o criador da obra, está numa luta com as palavras, articulando-as da melhor maneira, transformando-as em versos e prosas, contos e fábulas, poemas-poesias, estórias, romances, obras...

O ANO NOVO: CONVITE A UMA REFLEXÃO PARA SERMOS MELHORES E FAZERMOS UM MUNDO MELHOR

O Ano Velho se vai, como tudo se vai. O Ano Velho se finda, como tudo se finda, O Ano Velho passa, como tudo passa. Exceto a graça de Deus. Esse pensamento é o que deveríamos ter. Termos a consciência de que tudo passa. Mas, tem pessoas que tem o costume de arrastarem tudo que poderia ter deixado para trás, para o presente.

O Ano Velho se vai. O ano que esta terminando foi muito difícil pra muita gente, foi um ano marcado por muitos acontecimentos ruins, no Brasil por uma eleição marcada pelo discurso do ódio, do rancor e da violência que acabou por revelar um lado ruim e maldoso de muita gente, uma disputa pelo poder pautada na discriminação e no racismo, na xenofobia, na homofobia e todos outros tipos de “fobia” existentes, vimos tudo isso aqui no Brasil...

POLÍCIA CIVIL DE JUAZEIRO PRENDE AUTOR DE DUPLO HOMICÍDIO OCORRIDO NO ÚLTIMO DIA DE FINADOS SUSPEITO DE PELO MENOS MAIS DOIS HOMICÍDIOS PRATICADOS NO MUNICÍPIO

Uma rápida resposta à sociedade. Nesta terça-feira (07), por volta das 11:00 Horas, no Povoado do NH-06, em Petrolina-PE, Equipes de Policiais Civis da Delegacia de Homicídios, com o apoio do SI da 17ª COORPIN, após Investigação, Representação e Monitoramento, conseguiram realizar a prisão de Edvandro Marcolino Lopes, conhecido popularmente como “Fofo” que seria responsável pela prática de quatro homicídios na cidade de Juazeiro-BA, sendo o primeiro caso ocorrido no dia 27 de maio de 2017, na Travessa Bento Gonçalves, Bairro da Aliança em Juazeiro-BA, tendo como vítima Cícero Ferreira, onde “Fofo” o golpeou com vários golpes de facão, tirando sua vida; o segundo caso ocorrido no dia 12 de outubro de 2017, em um bar no Mercado do Produtor nesta cidade, onde o imputado Edvandro matou covardemente Joaquim Epifânio Costa Neto, com vários golpes de faca, tipo peixeira, pelas costas, o terceiro caso ocorreu no último no dia 02 de Novembro, no Bairro Alto da Aliança, nesta cidade, quando “Fofo” fez vítima Ezequiel Silva dos Santos, popular Nenén, com vários disparos de arma de fogo, em várias regiões do corpo e o quarto caso, naquele mesmo dia 02/11, também no Bairro do Alto da Aliança, nesta cidade,  “Fofo”, também por disparos de arma de fogo, ceifou a vida do Vigilante José Carlos da Silva.

Os três primeiros mencionados homicídios tiveram como motivação a contenda pelo domínio do tráfico de drogas na localidade, e o quarto homicídio como tentativa de ocultação da autoria dos homicídios anteriores. O preso foi capturado de posse de uma arma de fogo, tipo revolver calibre .38, completamente carregado, pronto para uso e uma motocicleta suspeita de utilização nos dois últimos homicídios...

Excluídos...

A equipe escolhida pelo prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, para ajudá-lo na tarefa de administrar o município teve significativa mudança e poucos nomes da equipe do ex-prefeito Isaac Carvalho conseguiram manter seus cargos: Joaquim Neto, no SAAE; Plínio Amorim, na Saúde; Agenor Souza, no Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e Eduardo Fernandes, na Procuradoria do Município. O Secretário de Educação na gestão Isaac Carvalho, Cleriston Andrade, manteve o status de Secretário e foi remanejado para a Secretaria de Governo.

Na lista de preteridos estão nomes como o de Jorge Cerqueira, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Jorge Barbosa, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação; Fernando Dantas, Secretário de Serviços Públicos; Edvan Gonçalves, Secretario de Finanças e Carlos Neiva, que ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro e chegou a pleitear uma candidatura a prefeito no grupo do então prefeito, Isaac Carvalho...