Foram encontrados 3 registros para a palavra: afirma Secretária de Saúde

Sobradinho: "A Covid-19 não acabou e as pessoas precisam completar o esquema vacinal", afirma Secretária de Saúde; município registrou 45 casos ativos nesta terça-feira (28)

Com o aumento no número de casos ativos da Covid-19 na Bahia, que registrou um crescimento de 131,2%, dados registrados no período entre 29 de outubro a 4 de novembro, a Secretaria de Saúde de Sobradinho, que também tem monitorando os casos ativos no município, lançou uma campanha de incentivo a vacinação contra a infecção.

Nesta terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde registra 35 casos ativos da doença. Os pacientes estão com sintomas leves e sendo tratados em casa...

Falta de abastecimento de vacinas prejudica estoques em Petrolina, afirma Secretária de Saúde

A cidade de Petrolina vem enfrentando um sério problema de desabastecimento de algumas vacinas. O município que recebe a imunização do governo federal, via Regional de Saúde, teve o abastecimento prejudicado o que deve gerar prejuízos aos petrolinenses.

O problema pelo qual passa o Programa Nacional de Imunizações deverá interferir no atendimento municipal regular de algumas vacinas, principalmente do calendário vacinal infantil. "Estamos fazendo o possível para evitar o desabastecimento total. Infelizmente a resolução dessa situação foge a governabilidade do município, pois os imunobiológicos são fornecidos pelo governo federal por meio das secretarias estaduais de saúde. Estamos monitorando a situação, que não é exclusiva de Petrolina, mas nacional", afirma a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque...

"Investimos no abastecimento da Central de Abastecimento Farmacêutico", afirma secretária de saúde em Sobradinho

Integrando o sistema municipal de saúde, a Secretaria de Saúde de Sobradinho mantem a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que fornece gratuitamente medicamentos básicos e de uso continuo. Nas farmácias básicas das UBS podem ser encontrados antibióticos, antialérgicos, anti-inflamatórios, que abastecem os usuários da rede.

"A CAF é responsável pela aquisição, armazenamento e distribuição de produtos farmacêuticos e dos materiais hospitalares que são encaminhados pela secretaria para as UBS, Centro de Saúde, SAMU, o hospital, CAPS e a Farmácia Básica. Ela adquire seus medicamentes, em parte através de processos licitatórios com empresas privadas, e em parte através do estado, com a contrapartida da gestão do prefeito Luiz Vicente Berti que sempre está investindo no abastecimento da farmácia", explicou a secretária de saúde, Maysa Sanjuan.


Seguindo orientações e diretrizes do Ministério da Saúde, o município informatizou a gestão da Assistência Farmacêutica em Sobradinho, investindo na aquisição de softwares como o HÓRUS - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, e também do Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF), que gerenciam a organização e manutenção do setor, garantindo mais agilidade na distribuição e controle do estoque de medicamentos.

"Com uma prescrição médica e um documento de identificação, a população deve procurar o local designado para a retirada do medicamento. Se forem medicamentos de uso contínuo, como os remédios de diabetes, hipertensão arterial, colesterol e contraceptivos, eles devem ser retirados nas UBS. Já se a prescrição for para medicamentos da categoria de antibióticos, antialérgicos, anti-inflamatório, a população deve retira-los na farmácia básica localizada atrás do Centro de Saúde", esclareceu Israel Costa Sobre os tipos de medicamentos e os locais de retirada, Israel Costa, farmacêutico do município.
 ..