Foram encontrados 34 registros para a palavra: Umidade

Cidades baianas registram as quatro menores umidades do Brasil nas últimas 24h. Temperatura prevista em Juazeiro acima de 38ºC

Quatro das 10 cidades com menores umidades do Brasil nas últimas 24h, são baianas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns municípios registraram 11%, um índice que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera desértico.

Indice de umidade se aproxima da média encontrada no Deserto do Saara, que corta 10 países africanos. Nele, a umidade relativa do ar fica em torno de 12%. Em contrapartida, o nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a umidade fique por volta de 60%...

Defesa Civil de Juazeiro alerta para baixa umidade do ar nos próximos dias

A Defesa de Juazeiro emitiu alerta de baixa umidade no município nos próximos dias, com base nas informações do Instituto de Nacional de Meteorologia (INMET).  Até a sexta-feira (17) a umidade relativa do ar vai variar entre 30% e 20%.

Pensando no bem-estar da população, a Defesa Civil reforça alguns cuidados que precisam ser tomados para amenizar os danos da baixa umidade à saúde como fazer refeições leves e ricas em frutas e verduras, manter-se hidratado, fazer uso de soro fisiológico para a hidratação das vias aéreas.  ..

Sertão: Apac emite alerta de baixa umidade para Juazeiro e Petrolina; índices podem ficar abaixo dos 20%

Circula nas redes sociais uma foto com termometro marcando 47 graus centigrados. De acordo com dados da metereologia, o  Sertão vai continuar enfrentando baixa umidade até, pelo menos, a próxima segunda-feira (30). É o que diz alerta da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

De acordo com a agência, os índices podem ficar abaixo dos 20%, o que caracteriza estado de alerta. Esta época do ano é a mais seca no Sertão do Estado e alertas como esse são costumeiramente emitidos. ..

Sertões: até o domingo (1º), a umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20%

Umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% nos municípios do Sertão de Pernambuco e Bahia. De acordo com alerta emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a última semana do mês de setembro será de baixa umidade nos municípios do Sertão pernambucano e sertão do São Francisco.

Até o domingo (1º), a umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20%, no período da tarde...

Meteorologista alerta para a baixa umidade e temperaturas altas no sertão e agreste

A onda de calor intenso continua no sertão e agreste neste final de semana. O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que há expectativa de baixa umidade no Sertão e no Agreste.

Meteorologista da Apac, Zilurdes Lopes explica que a baixa umidade e temperaturas altas até pouco acima da média no Estado nos próximos dias se darão por conta da proximidade da chegada da primavera — a estação das flores terá início às 3h50 de sábado (23)...

UPAE Petrolina alerta sobre os perigos das altas temperaturas e baixa umidade para a saúde

De acordo com a Defesa Civil, nos próximos dias, o município de Petrolina deve atingir 37ºC e registrar umidade entre 12% e 20%. Dessa forma, a UPAE Dr. Alírio Brandão vem alertar a comunidade sobre os perigos que o calor excessivo e a baixa umidade podem representar para a saúde.

A exposição prolongada ao calor intenso pode levar a uma série de condições adversas, afetando especialmente crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde pré-existentes...

UPAE alerta sobre os perigos das altas temperaturas e baixa umidade para a saúde

De acordo com a Defesa Civil, nos próximos dias, o município de Petrolina deve atingir 37ºC e registrar umidade entre 12% e 20%. Dessa forma, a UPAE Dr. Alírio Brandão vem alertar a comunidade sobre os perigos que o calor excessivo e a baixa umidade podem representar para a saúde. A exposição prolongada ao calor intenso pode levar a uma série de condições adversas, afetando especialmente crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde pré-existentes.

"É fundamental compreender os riscos associados ao calor extremo e adotar medidas preventivas para garantir o bem-estar de todos. O calor excessivo pode sobrecarregar o sistema cardiovascular, aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca, o que pode ser especialmente perigoso para pessoas com histórico de doenças cardíacas. É fundamental que indivíduos com essas condições fiquem atentos aos sinais de alerta, como dor no peito, falta de ar, palpitações ou tonturas, e procurem atendimento médico imediato caso apresentem esses sintomas durante períodos de calor intenso", alerta o coordenador médico e cardiologista da UPAE, José Roberto Rocha...

Nível risco saúde: Onda de calor e baixa umidade afetam cidades do Sertão, volta a alertar Inmet

Cidades do Sertão de Pernambuco terão onda de calor, com temperaturas até 5ºC acima da média, e baixa umidade, com índices em torno de 20% a 30%, nos próximos dias, segundo alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O alerta para onda de calor, de nível laranja, é válido até 18h de segunda-feira (28). Segundo o Inmet, as condições indicam risco à saúde e as temperaturas devem permanecer 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias...

"Mês de agosto no Sertão a tendência é alertas de baixa umidade do ar e isto é risco para a saúde", alerta meteorologia

Agosto começa com a tendência de mais ventos e menos chuvas em Pernambuco. A previsão é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O mês é considerado um período de transição entre a época chuvosa, que acabou em julho, e o tempo seco do ano, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

“Vamos ter ainda algumas chuvas, mas acumulados menores dos que ocorreram em julho. A tendência é que tenhamos um mês com ventos mais intensos e temperaturas mais baixas”, explica o meteorologista da Apac, Fabiano Prestrêlo. ..

Defesa Civil de Juazeiro reforça alerta para baixa umidade do ar na cidade

A Defesa Civil de Juazeiro informa que recebeu novos alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertando para baixa umidade do ar na cidade. Segundo o Inmet, esta semana a umidade do ar deve variar entre 30% e 20% na cidade, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, como índice ideal, 60%.

Sem expectativa de chuvas para este período, o ar seco deve continuar, o que além de exigir cuidados com a saúde, aumenta os riscos de incêndio em áreas de vegetação mais seca. Orientações A orientação das autoridades de saúde é que as pessoas evitem fazer exercícios físicos ao ar livre até às 16h...

Defesa Civil de Juazeiro alerta para baixa umidade do ar na cidade

A Defesa Civil de Juazeiro recebeu um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (4), alertando para baixa umidade do ar na cidade. Segundo o boletim do Inmet, a umidade do ar deve atingir um índice entre 20% e 30%, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, como índice ideal, 60%.

Sem expectativa de chuvas para este período, o ar seco deve continuar, o que além de exigir cuidados com a saúde, aumenta os riscos de incêndio em áreas de vegetação mais seca...

Defesa Civil alerta sobre baixa umidade do ar e forte calor

A massa de ar seco e quente que está em Petrolina, Sertão do São Francisco, além de fazer com que as temperaturas atinjam a marca dos 36ºC nos próximos dias, colocou em alerta a Defesa Civil sobre as condições da umidade relativa do ar. Durante esse período, a umidade deve variar entre 12% e 20%, aumentando os riscos de doenças respiratórias e incêndios.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcondes Inácio, neste mês, alguns cuidados devem ser redobrados para evitar complicações. "Sabemos que já começou o período de estiagem, que é a época em que o tempo fica mais seco, mais quente, e é quando os focos de incêndio aumentam. Por isso, precisamos tomar alguns cuidados com a nossa saúde, seguindo algumas precauções para manter o bem-estar", relata Marcondes...

Inmet alerta para baixa umidade no sertão pernambucano; veja como se precaver

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de baixa umidade para diversas regiões do Nordeste, entre elas o sertão de Pernambuco. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve ficar em 30% e 20%. O aviso é válido das 12h às 19h desta segunda-feira (27). 

Segundo a classificação do Inmet, o alerta é considerado nível 1 - Perigo Potencial, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Ainda há mais dois níveis. De acordo com a meteorologista do Instituto Morgana Almeida a população deve se precaver e evitar exposição ao sol em horas mais quentes, entre 10h e 16h. ..

Com a baixa umidade do ar juazeirenses e petrolinenses precisam ficar em alerta com a saúde

A Defesa Civil, semana passada fez um alerta em função da baixa umidade relativa do ar em Petrolina, Pernambuco. A umidade em Juazeiro e Petrolina deve ficar variando entre 12% e 20%, aumentando os riscos de doenças respiratórias e incêndios. Neste período, a temperatura deve atingir os 36ºC.

Nesta época do ano, na qual a seca é predominante, casos de virose são comuns na população...

Defesa Civil alerta sobre baixa umidade e forte calor em Petrolina

A massa de ar seco e quente que está em Petrolina, Sertão do São Francisco, além de fazer com que as temperaturas atinjam a marca dos 36ºC nos próximos dias, colocou em alerta a Defesa Civil sobre as condições da umidade relativa do ar. Durante o mesmo período, a umidade deve ficar variando entre 12% e 20%, aumentando os riscos de doenças respiratórias e incêndios.

O alerta da Defesa Civil para o município é que sejam seguidos os cuidados de praxe para esses períodos. A orientação para a população é tomar bastante líquido e evitar a prática de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia...

Sertão pode ter umidade do ar abaixo dos 20% nos próximos dias, alerta Apac

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu, nesta terça-feira (9), um aviso de umidade relativa do ar baixa para grande parte do Sertão de Pernambuco.

Segundo a agência, os valores podem ficar abaixo dos 20% índice considerado como estado de alerta. ..

Previsões indicam instabilidade, chuvas e baixa umidade do ar em Juazeiro e Petrolina neste feriado (2)

De acordo com previsões do Instituto Climatempo uma frente fria avança sobre a costa leste do estado da Bahia e massa de ar de origem polar ganha força sobre várias regiões do país e essa frente fria estimula a formação de nuvens carregadas também no interior da Bahia.

Nesta segunda-feira vai aumentar a instabilidade sobre todo o estado e também sobre Sergipe, Alagoas, interior de Pernambuco, além do sul do Piauí, estendendo pelo centro-sul do Pará e nordeste de Mato Grosso. Nestas áreas, a previsão é de chuva a qualquer hora do dia...

Juazeiro e Petrolina: Sertão continua em estado de alerta por baixa umidade do ar

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de umidade baixa para o Sertão Pernambucano. De acordo com a Agência,a massa de ar seco continua e isto, a baixa umidade relativa do ar vai ocorrer até o próximo dia 26. Por conta disso, os valores devem chegar a 20%, no período da tarde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), alguns problemas de saúde podem ocorrer por conta do ar seco, como: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos...

Alerta de risco saúde devido a baixa umidade do ar em Juazeiro e Petrolina continua até a próxima segunda-feira (26)

Nesta quinta-feira (22), no meio da quentura do sol sertanejo uma senhora fez o seguinte comentário: "Aqui em Juazeiro e Petrolina o sol queimas às 6 horas da manhã e faz tostar quando chega às 16hs". A voz da sabedoria popular encontra eco com a ciência. O sol nestes últimos dias tem sido abrasador. O clichê da frase não é banal é a verdade expressa na nota da Apac que informa que a "presença de uma massa de ar seco sobre o estado de Pernambuco está propiciando baixos valores de umidade relativa do ar. O alerta vai até a próxima segunda- feira (26) quando a umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20%, no período da tarde, em grande parte do Sertão de São Francisco e de Pernambuco".  

Confira o alerta da APAC sobre o risco saúde: ESTADO DE ALERTA Nº 05/2020.  Validade: 26/10/2020:..

Meteorologia: continua alerta risco saúde devido baixa umidade relativa do ar no sertão, Juazeiro e Petrolina máxima 40 graus

A semana está começando e, para esta segunda-feira (19), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica céu sem chuva em todo o Estado. No Sertão de São Francisco Céu claro sem chuva em toda a região ao longo do dia. Temperaturua Máxima: 40°.

A presença de uma massa de ar seco sobre o estado de Pernambuco está propiciando baixos valores de umidade relativa do ar. Entre os dias 14 a 19/10/2020 a umidade relativa do ar atinge valores abaixo de 20%, no período da tarde, em grande parte do Sertão de São Francisco e de Pernambuco.  ..