Foram encontrados 65 registros para a palavra: Inmet

Inmet descarta risco de ciclone-bomba no Sul do Brasil nesta terça-feira (12)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou nesta segunda-feira (11) que o ciclone-bomba, fenômeno que causa ventos fortes e chuvas intensas, não deve mais se formar na região Sul do Brasil.

Ao Metrópoles, o Inmet explicou que “as condições meteorológicas atuais não indicam a formação de um ciclone-bomba”...

Mais de 160 cidades da Bahia estão com alerta para onda de calor entre sexta e domingo (13)

Mais de 160 cidades da Bahia estão com alerta de onda de calor entre esta sexta-feira (11) e domingo (13). Barreiras, no oeste do estado, está na lista dos municípios mais quentes do Brasil nas últimas 24h, quando registrou 40,5ºC.

Em relação a onda de calor, a maioria dos municípios fica no norte, como Juazeiro e Miguel Calmon, e na região da Chapada Diamantina, como Mucugê, Lençóis e Morro do Chapéu. [Confira a relação completa ao final da matéria]..

Inmet emite alerta de baixa umidade para 170 cidades baianas; lista inclui Paulo Afonso

A Bahia tem 170 cidades em alerta de baixa umidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os principais municípios afetados estão nas regiões do Centro-Sul baiano, Vale do São Francisco e Extremo Oeste. A lista inclui cidades como Paulo Afonso, Lençóis e Luís Eduardo Magalhães.

O aviso foi emitido na manhã desta terça-feira (8) e tem prazo para terminar às 20h. A previsão é que, neste período, a umidade relativa do ar varie entre 20% e 30%, sendo que o ideal é acima de 50%, conforme estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde...

Inmet emite alerta amarelo de baixa umidade do ar para 99 municípios baianos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na sexta-feira (13), um alerta amarelo de Perigo Potencial para baixa umidade do ar em 99 municípios do oeste da Bahia. O alerta é válido até as 21h deste sábado, 14 de setembro, e indica que a umidade relativa do ar na região deve variar entre 30% e 40%. As informações são do Bahia Notícias, parceiro RedeGN.

O Inmet classifica os alertas para baixa umidade em três níveis: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho), com as respectivas umidades relativas de 30% a 40%, 20% a 30% e 12% a 20%. Esses alertas visam alertar para riscos associados à baixa umidade, como incêndios e problemas respiratórios. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 60% para condições ideais de saúde...

Inmet alerta para baixa umidade em cidades do Sertão e Sertão do São Francisco

Em Pernambuco, e norte da Bahia, cidades do Sertão e do Sertão do São Francisco estão em alerta para potencial de baixa umidade. O alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e começa a valer a partir das 11h00 desta sexta-feira (13). É o terceiro alerta sobre baixa umidade do Inmet nesta semana. Petrolina e Juazeiro estão na lista.

Segundo o instituto, a umidade relativa do ar terá variação entre 30% e 20%, havendo baixo risco de incêndio florestais, além de perigos para a saúde. ..

Inmet emite alerta laranja de baixa umidade para 16 estados e o DF

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 estados e no Distrito Federal. O instituto também registra alerta amarelo - de perigo potencial - para baixa umidade em três estados: Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo. 

Com umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%, os estados com alerta laranja são:..

Inmet emite alerta de vendaval, de perigo potencial, para Bahia e Pernambuco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de vendaval para Pernambuco e mais sete estados. Segundo o alerta, válido até as 18h desta sexta-feira (30), o grau de severidade do fenômeno é de perigo potencial.

Em Pernambuco, o vendaval deve atingir parte da Região Metropolitana do Recife, além das Zonas da Mata, Sertão e Agreste. Também podem ser afetados os estados da Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. ..

Alerta de vendaval continua nesta quarta-feira para Petrolina e Juazeiro, diz INMET

O alerta de vendaval para as regiões do Sertão Pernambucano e  Norte Baiano continuam nesta quarta-feira (28). Confira:

” Aviso de: Vendaval
Grau de severidade: Perigo Potencial
Início: 28/08/2024 08h00min
Fim: 30/08/2024 18h00min..

Umidade do ar: 91% das estações meteorológicas do Inmet apontam nível inadequado para a saúde humana

Em meio à onda de incêndios que atinge diferentes pontos do país, dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no último domingo apontam que, de um total de 453 estações meteorológicas do órgão espalhadas pelo Brasil, 416 (ou 91% do total) registraram níveis médios de umidade relativa do ar abaixo de 60%, patamar a partir do qual a medição já não é considerada adequada para a saúde humana.

O índice significa o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total que poderia existir, na temperatura apresentada...

PREVISÃO DO TEMPO: terça-feira (20) com alerta para baixa umidade na Bahia

Nesta terça-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade no extremo oeste, centro norte e centro sul baiano, atingindo cidades como Barra, Correntina e Guanambi.

O dia começa com chuvas isoladas na metropolitana de Salvador, Serrinha, Alagoinhas, Entre Rios, Jequié, Valença e Ilhéus-Itabuna. Durante a tarde, as chuvas são uma possibilidade nessas regiões...

Inmet alerta para onda de calor que chega ao país nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje (16) alerta sobre uma onda de calor que vai durar até a próxima segunda-feira (19) em várias regiões do país.

A temperatura poderá subir até 5º C no período de 2 a 3 dias, podendo provocar leve risco à saúde da população...

Inmet alerta para vendaval em mais de 100 cidades baianas; Juazeiro está na relação

Uma parte do estado da Bahia está na região de alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para vendaval nesta quarta-feira (17). Segundo o instituto, a velocidade dos ventos pode variar entre 40 km/h e 60 km/h.

Ao todo, 114 cidades baianas estão dentro da área de alerta. ..

INMET emitiu um comunicado de vendaval para alguns estados da região Nordeste

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um comunicado de vendaval para alguns estados da região Nordeste do país. Em Pernambuco, o aviso é válido para as regiões do Sertão, Agreste e Zona da Mata. De acordo com o instituto, são esperados ventos de 40 a 60km/h, com baixo risco de queda de galhos e árvores para a quarta-feira (17), entre a 0h às 21h.

Ainda de acordo com o INMET, em caso de rajadas de ventos a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, por conta do risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propagandas. Segundo a publicação feita na terça-feira (16), o grau de severidade é considerado como perigo potencial...

Inmet emite alerta sobre vendaval em Juazeiro e municípios do Norte da Bahia este final de semana

O Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia encaminhou alerta às prefeituras e órgãos governamentais da região Norte da Bahia informando sobre a possibilidade de vendaval este final de semana em Juazeiro e vários municípios do norte baiano.

 Diz o alerta: Encaminha-se o ALERTA nº22983.1, reportando Risco Vendaval Nível de Severidade: Perigo Potencial...

Chuvas abaixo da média na Bahia previstas para junho podem afetar safra de milho, aponta Inmet

A Bahia terá chuvas abaixo da média neste mês de junho, o que poderá reduzir os níveis de umidade no solo e, consequentemente, a produção na safra de grãos 2023/24, em especial, o milho. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o cenário de baixas chuvas deve se repetir em diversos estados da região Nordeste e parte do Norte, em especial, as áreas do sistema produtivo Matopiba (região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Considerando o prognóstico climático do Inmet para junho de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24, essa falta de chuva deve ser ainda mais severa em áreas dos estados do Piauí e Bahia, “ocasionando restrição hídrica para o milho segunda safra”. Informações do jornalista Thiago Teixeira/Bahia Notícias..

Chuvas devem ficar acima da média em maio no Norte e Sul, diz Inmet

O mês de maio promete ser de chuvas acima das médias históricas, pelo menos para grande parte das regiões Norte e Sul do Brasil.

Também estão previstas chuvas acima da média para o leste da região Sudeste (principalmente São Paulo) e para o Rio Grande do Norte e Paraíba, além de áreas pontuais do centro sul nordestino (tons de azul na 1ª figura). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  ..

Após março mais seco, Inmet projeta que abril terá índice de chuvas maior em áreas agrícolas da Bahia

Após março registrar um clima mais seco devido a temperaturas mais altas e baixa quantidade de chuvas, o mês de abril chega para esfriar um pouco os termômetros, sobretudo nas áreas que compõem o setor produção agrícola do Brasil. Dados do Boletim Agroclimatológico Mensal, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), apontam que a previsão é de predomínio de chuvas volumosas no Norte e Leste da Região Nordeste - setor que abrange a Bahia - principalmente em abril, devido ao aquecimento do Atlântico Tropical. 

O Nordeste, como um todo, apresentou temperaturas máximas médias, em março, superiores a 35ºC. Os termômetros chegaram a 37,5°C na cidade alagoana de Pão de Açúcar e 36,2°C no município de Jeremoabo, no nordeste baiano. De acordo com o boletim, essas altas temperaturas foram geradas pela falta de chuvas, que em março, foram inferiores a 100 mm em parte da região. Em algumas localidades, inclusive, os níveis de umidade no solo ainda continuam baixos, como por exemplo, na divisa dos estados de Alagoas, Sergipe e nordeste da Bahia. Confira:..

Chuvas devem seguir intensas em Juazeiro e Petrolina, nos próximos dias, aponta Inmet

Cidades do norte de Minas Gerais, da Bahia, além das áreas litorâneas do Nordeste, devem elevar o nível de atenção por conta do volume de chuva esperado. A previsão aponta fortes chuvas para a região de Juazeiro e Petrolina.

De com o Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet -há alerta de "perigo" por causa da previsão de chuvas intensas no Norte da Bahia, Oeste de Pernambuco; oeste da Paraíba; sudoeste do Rio Grande do Norte; sul do Ceará; Piauí; sul do Maranhão e leste de Tocantins...

Inmet emite alerta de chuvas para o sertão da Bahia e Pernambuco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas para quatro regiões de Pernambuco: Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e parte do Sertão. 

O aviso, de nível amarelo, indica chuvas intensas na Sexta-Feira da Paixão (29). ..

Inmet prevê chuva intensa e vento forte em várias regiões do país

Chuvas intensas podem atingir várias regiões do país nas próximas 24 horas.

O boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado na manhã desta terça-feira (12), indica previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia e ventos que podem chegar à velocidade de 40 a 60 quilômetros por hora.  ..