Foram encontrados 5 registros para a palavra: Fernando Figueira

Fernando Bezerra Coelho é homenageado pelo IMIP com comenda Professor Fernando Figueira

O senador Fernando Bezerra Coelho foi homenageado pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) na manhã desta segunda-feira (23). O parlamentar recebeu das mãos da presidente da instituição, Silvia Rissin, a comenda Professor Fernando Figueira em reconhecimento ao trabalho prestado à entidade ao longo da sua vida pública. Durante a solenidade, FBC aproveitou para fazer o anúncio da destinação de mais R$ 3 milhões ao IMIP em emendas parlamentares.

Em seu discurso, sob os olhares atentos de profissionais da instituição, autoridades e familiares, o senador sublinhou a magnitude do IMIP como uma das mais importantes instituições da área da saúde pública de Pernambuco e do Nordeste. Em seguida, ressaltou a dificuldade de seguir ampliando o serviço de atendimento aos pacientes do SUS e de manter uma estrutura grandiosa como o IMIP tem, com mais de mil leitos...

Livro do professor Fernando Figueira é lançado no Instituto de Medicina

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) lançou, na terça-feira (04), o livro "Professor Fernando Figueira – 100 anos", editado pela Cepe e escrito pelo jornalista Cicero Belmar. Bastante prestigiado, o lançamento marcou o encerramento das comemorações do centenário do Professor Fernando Figueira. A data foi escolhida porque se estivesse vivo o fundador do Imip completaria 101 anos no dia 04 de fevereiro.

A presidente do Imip, Silvia Rissin, e a superintendente-geral, Tereza Campos, receberam os inúmeros convidados, entre autoridades, amigos e funcionários da casa. Através de diversos depoimentos, o livro conta a história desse português que passou a maior parte da sua vida no Nordeste pernambucano. Diversas personalidades e políticos, como o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, participaram da solenidade...

ARTIGO: FERNANDO FIGUEIRA SECULAR

Oportunidade única na história, registrar a passagem do centenário de nascimento de Fernando Figueira, ocorrida neste ano, significa para mim a possibilidade de prestar uma justa e pessoal homenagem a um homem que demarcou a saúde pública do nosso país. Ao mesmo tempo, representa um agradável momento de condensar na memória inúmeras recordações que explicitam sua particular habilidade de enxergar adiante do momento presente, recebendo ele, até os dias de hoje, o reconhecimento e o respeito nacional diante de sua vasta e produtiva contribuição nas áreas da saúde, educação, pesquisa e gestão, estando incluído, por mérito, na galeria brasileira das personalidades de destaque na área da medicina social no século 20.

Grande humanista, valoroso médico, incansável educador, cientista determinado, escritor temático e dirigente inovador, Fernando Figueira foi um destemido guerreiro, principalmente quando se tratava de injustiça de qualquer natureza, notadamente para aquelas de origem na desigualdade econômica, pois, na sua inquietude de vida, ele sempre foi voz denunciante e protagonista de realce na luta pelo resgate da enorme dívida social...

Senado homenageia professor Fernando Figueira

O Senado realizou nesta sexta-feira (24/05) sessão solene para homenagear o centenário de nascimento do professor Fernando Figueira, fundador do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip). O evento, requerido pelo senador Humberto Costa e pelos deputados federais João Campos e Felipe Carreras, contou com a presença de inúmeros profissionais de saúde de Pernambuco, familiares do professor, além de grande número de parlamentares do Estado. O secretário estadual de Saúde, André Longo, compôs a mesa solene, representando o governador Paulo Câmara. 

Em seu discurso, André Longo, destacou a importância de Fernando Figueira para a saúde e para sociedade pernambucana. "O professor Fernando Figueira com sua bela história e suas grandes realizações tem uma grande importância para saúde pública de Pernambuco e do Brasil e para toda a sociedade do nosso Estado. Além de concretizar sua maior obra, que foi o IMIP - que atende milhares de pessoas diariamente, salvando inúmeras vidas,  em uma instituição 100% SUS - o professor também teve notável atuação como gestor público. Como secretário de Saúde de Pernambuco, entre de 1971 a 1975, foi pioneiro na elaboração de um plano de saúde para o Estado, criou a Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), o Centro Integral de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), além de fundar o Hemope e o Laboratório Central (Lacen). Fernando Figueira ainda reformulou o atendimento psiquiátrico, implantando a triagem dos doentes e evitando as hospitalizações desnecessárias. Para além de todas essas realizações e obras, o professor deixou também um legado filosófico, como grande humanista, focado nos problemas sociais de nosso povo e, mais marcadamente, das mães e das crianças em contexto de vulnerabilidade", ressaltou. ..

UPAE e HDM prestam homenagem ao centenário do fundador do IMIP, Fernando Figueira

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan são geridos pelo IMIP em Petrolina, e neste centenário do fundador do Instituto não poderiam deixar de prestar sua homenagem ao Prof. Fernando Figueira. O homem que contribuiu para melhorar e humanizar a saúde em Pernambuco nasceu em 04 de fevereiro e este mês é todo dedicado a ele.

Diversas atividades estão sendo realizadas pelo IMIP sede e uma missa marcou o início das comemorações, inclusive muito justas pela expressiva contribuição que Fernando Figueira deu à Saúde Pública de Pernambuco e do Brasil. Muitas políticas públicas de saúde adotadas até hoje pelo Ministério da Saúde foram propostas pelo médico e ex-secretário estadual de Saúde de Pernambuco que faleceu em abril de 2003...