Foram encontrados 24 registros para a palavra: Dia da Consciência Negra

Curta-metragem gravado na Ilha do Massangano estreia no Dia da Consciência Negra, com exibições gratuitas em Petrolina

O Coletivo Ônibus e a Abajur Soluções lançam nesta quarta-feira, 20 de Novembro, o curta-metragem "Pé de Chinelo", um filme de cerca de 19 minutos com cenas gravadas em Petrolina.

Para contemplar o público petrolinense, serão realizadas exibições gratuitas em quatro pontos diferentes da cidade, com estreia no Dia da Consciência Negra, na Ilha do Massangano, cenário escolhido para as filmagens. A sessão terá início às 19h...

Escolas e Creches de Petrolina promovem ações pedagógicas em homenagem ao Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, tem uma importância especial nas escolas da rede municipal de ensino de Petrolina. Através de um trabalho educacional interdisciplinar, a data se tornou uma oportunidade de reflexão sobre questões raciais, valorização da cultura afro-brasileira e promoção da igualdade. Por meio do projeto institucional "Petrolina Lê + e Escreve +", o tema é tratado de forma abrangente, envolvendo todas as etapas de ensino, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
Atividades que vão desde a criação de contos, poemas, cordéis, até a produção de podcasts, encenações, desfiles afro-brasileiro, oficinas, exposições, rodas de conversa, são realizadas, incentivando a expressão artística e escrita dos alunos. Os professores utilizaram recursos audiovisuais, músicas e obras literárias para enriquecer o aprendizado e estimular o debate entre os estudantes.
 
Essa abordagem envolve toda a comunidade escolar e fomenta a criação de um ambiente mais inclusivo, onde o respeito às diversidades e à herança cultural africana no Brasil é promovido de forma significativa. "É fundamental que nossos alunos conheçam e valorizem a diversidade cultural do nosso país. As atividades promovidas neste mês são uma oportunidade para refletirmos sobre nossa identidade e os desafios enfrentados pela população negra", afirmou a professora Richelly Cavalcanti de Sousa, da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Anézio Leão.
 
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, enfatiza que com essas iniciativas, as unidades de ensino de Petrolina, não apenas comemoram uma data significativa, mas também contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos em relação às diferenças culturais.
 
  ..

Dia da Consciência Negra é celebrado no berço de Zumbi dos Palmares

Para celebrar o primeiro feriado nacional do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Palmares, e o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria com Universidade Federal de Alagoas, através da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), realizam uma programação especial no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, no dia 20 de novembro.

A programação inclui uma série de atividades culturais e homenagens que exaltam a história e o legado do povo negro e de grandes figuras como Zumbi e Dandara dos Palmares. O evento começa com a recepção das autoridades em cortejo com representantes de religiões de matriz africana, seguida de assinatura de atos e apresentações culturais de maracatus, afoxés e diversas performances musicais que enaltecem a ancestralidade e a resistência negra...

Dia da Consciência Negra: Juazeiro celebra o feriado e comemora conquistas do povo negro

O feriado da Consciência Negra, em Juazeiro, é uma data para celebrar as lutas dos povos pretos e suas conquistas sociais, culturais e econômicas. No município, desde 2021, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vem realizando uma série de ações com o objetivo de fortalecer as lutas e a autoestima dessa população.

A ações incluem o atendimento psicossocial e jurídico para a população negra em situação de vulnerabilidade social, o apoio a terreiros e comunidades quilombolas, a realização de atividades de combate ao racismo, a promoção da companha Julho das Pretas e duas edições do Festival Integrado de Artes dos Povos Pretos. Este último, marcado por uma celebração da herança cultural e artística africana, com artes visuais, música, dança, teatro, poesia, música, audiovisual, gastronomia e artes marciais (maculelê e capoeira), e a premiação em dinheiro dos melhores trabalhos...

Dia da Consciência Negra é feriado?

Em 2024, o povo brasileiro tem mais um feriado no mês de novembro. Isso porque este ano será a primeira vez, após a sanção da lei n°14.759/23, que o dia 20 de novembro figura como feriado nacional.

A data faz alusão à morte de Zumbi dos Palmares, um dos grandes nomes da história do país, cuja trajetória foi marcada por ter sido um dos líderes do Quilombo dos Palmares –  considerado o maior quilombo que já existiu no Brasil. ..

Comércio varejista de Juazeiro permuta feriado do dia 20 de novembro

Recém-criado, o Feriado da Consciência Negra - 20 de novembro, foi permutado para os dias 3 e 4 de março de 2025, segunda e terça-feira (carnaval oficial). 

A decisão foi tomada entre o Sindicato dos Empregados do Comércio de Juazeiro e o Sindicato do Comércio Varejista de Juazeiro - Sindilojas. ..

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro será feriado pela primeira vez em 2024; entenda

Pela primeira vez, o dia 20 de novembro, data em que se comemora o dia da Consciência Negra, será feriado em todo território nacional. O projeto de lei que tornava a data feriado, sancionado pelo presidente Lula no dia 21 de dezembro, foi criado pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Na data em que o PL foi sancionado, Randolfe comemorou a sanção nas redes sociais. “REPARAÇÃO E JUSTIÇA! O presidente Lula sancionou hoje o projeto de lei de nossa autoria que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o Brasil. Já a partir do ano que vem, o 20 de novembro será feriado nacional para reforçar em todo o país a luta contra o racismo e a necessidade de reflexão sobre a memória e resistência do povo preto!”...

Dia da Consciência Negra será feriado nacional em 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado no dia 20 de novembro de cada ano. A data já era marcada pela morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no século XVII, que foi um dos maiores resistentes contra escravidão da população negra na história.

No entanto, ainda não era um feriado nacional e no dia, serviços públicos e empresas privadas funcionavam normalmente na maior parte do país. Porém, seis estados e 1,2 mil municípios já decretavam feriado antes mesmo da promulgação da lei que foi aprovada pelo Congresso Nacional neste ano...

Gincana em alusão ao Dia da Consciência Negra destaca combate ao racismo e valorização da cultura negra em escola da rede municipal de Juazeiro

Apostando em uma educação cidadã como papel fundamental para um ensino transformador, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta quinta-feira (23), uma gincana pedagógica em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro. A programação segue até sexta-feira (24), na Escola Municipal Anália Barbosa de Souza, localizada no bairro João Paulo II, e reflete de forma recreativa, sobre atitudes antirracistas, destacando também as contribuições do povo negro para a cultura e identidade territorial.

"A gincana já acontece há três anos no nosso calendário escolar, normalmente no período de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra. Nosso objetivo é propormos provas que façam refletir sobre a temática, através da dança, produção de reels, entre diversas outras atividades. Além disso, a gente trabalha atitudes de solidariedade, combate à violência e promoção da paz, reafirmando a escola como um espaço de segurança e apoio para a comunidade local", compartilhou Adriana Menezes, gestora da Escola Municipal Anália Barbosa de Souza...

Núcleo da APLB Sindicato em Senhor do Bonfim participa de Feira Cultural realizada por escola de Itiúba em homenagem ao Dia da Consciência Negra

A 1ª Feira Cultural - Resgate da história e cultura afro-brasileira e que teve como tema "Respeito não tem cor, tem consciência", foi realizada esta semana no Colégio Estadual Cecília Maria Bonfim – Extensão Ary Silva, anexo da comunidade de Pedra Solta, no município de Itiúba.

A diretora do Núcleo da APLB Sindicato em Senhor do Bonfim Rosimeire Rodrigues esteve presente atendendo o convite feito pela direção da escola. ..

No Dia da Consciência Negra, estudantes da Estação do Saber realizam apresentações da cultura afro

Estudantes da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri tiveram uma manhã diferente nesta segunda-feira (20). No Dia da Consciência Negra, os alunos apresentaram um pouco da dança, música, arte e cultura africana, conteúdo que vinha sendo trabalhado no projeto "Viajando na estação, eu giro o mundo e construo saberes", desde o início do ano letivo.

A gestora da Escola, Virna Sarissa, falou sobre a atividade. "Ao longo do ano, nós desenvolvemos o projeto, adaptando-o ao continente africano. Escolhemos hoje, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para fazer a culminância do projeto pela importância da data. Nós expomos tudo o que a gente vem construindo ao longo do ano. As músicas, as danças, as artes, as brincadeiras e a culinária", contou Virna...

UniFTC promove movimento em prol do Dia da Consciência Negra em Juazeiro e Petrolina

O Dia da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro.  Para destacar a importância da diversidade étnico-racial e promover um ambiente inclusivo, as faculdades UniFTC de Juazeiro e Petrolina realizam até final de novembro um movimento cultural e histórico com várias programações sobre o tema.

Os eventos são abertos ao público e acontecem nas unidades de ensino. De 17 a 27 de novembro, o colegiado do curso de Arquitetura e Urbanismo estará com a exposição Afrobrasilidade com registros fotográficos dos estudantes...

Para que serve o Dia da Consciência Negra ?

A consciência é humana, então para quê comemorar a consciência negra? Infelizmente não é raro ouvir este questionamento que se mostra uma fala racista que tenta diminuir a importância do dia 20 de novembro, data escolhida em referência ao aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, principal liderança quilombola do Brasil Colônia, comemorado desde a década de 1970 pelo Movimento Negro Brasileiro, e instituída pela Lei 12.519 de 2011 como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Por isso, no mês de novembro se intensificam os debates, eventos culturais e manifestações contra o racismo e em defesa dos direitos do povo negro, proporcionando uma tomada de consciência do que é ser uma pessoa negra e como o racismo afeta este povo.  ..

APLB Sindicato em Juazeiro convida os profissionais em educação para participarem de Ato Público pelo Dia da Consciência Negra

A APLB Sindicato em Juazeiro está convidando todos os trabalhadores em educação para que possam participar neste dia 20 de Novembro de um Ato Público que será realizado às 9h na Praça Barão do Rio Branco, Centro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra,. 

Para Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato, esse é um momento de representatividade não só do Sindicato neste dia de tamanha importância como para todos os brasileiros incluindo os profissionais que lutam dia a dia pela consciência negra. ..

São Paulo realiza 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra

A cidade de São Paulo sedia, a partir de hoje (20), a 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra. O evento, organizado pela prefeitura, será realizado de 20 a 22 de novembro no pavilhão Oeste do Anhembi, na zona Norte. Debates sobre cultura, história e tecnologia e apresentações musicais estão entre os destaques da programação.

No sábado (20), as discussões começam às 10h, com “Combate ao Racismo entre presente, passados e futuros”, temas debatidos por Irene Vida Gala, Elisa Lucas, Kenia Maria, Judith Morrison, Edna Roland, Adriana Vasconcellos e Marta Suplicy. Na área musical, o palco principal abre às 18h, com show de Xande de Pilares, que recebe Leci Brandão. Na sequência, o rapper Rael convida Rashid, Drik Barbosa e Bixarte para uma performance. ..

Juazeiro celebra Dia da Consciência Negra

Dentro da agenda do 'Novembro Negro', a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade/Sedes e em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial/Compir, com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte e de diversas entidades representativas, realizou na tarde desta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, mais uma Marcha do Povo Negro.  

A marcha saiu da Praça Dedé Caxias percorrendo as principais ruas do Centro da cidade, levando um momento de reflexão e conscientização com abordagem do tema ‘Juazeiro pelo fim do genocídio da juventude negra’. Ao longo do percurso, apresentações de capoeira e grupos artísticos chamaram a atenção de quem passava pelo local. A vendedora Maria Alice, que saía do trabalho, aproveitou para acompanhar o cortejo. “É importante apoiarmos momentos como este, que trazem para a discussão o tema da igualdade racial. Achei o movimento muito bonito e fiz questão de também participar”, disse...

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

..

Dia da Consciência Negra: Fundo Brasil anuncia projetos selecionados no edital de enfrentamento ao racismo

Neste Dia da Consciência Negra, o Fundo Brasil divulga as oito iniciativas que receberão recursos do edital “Enfrentando o racismo a partir da base: mobilização para a defesa de direitos”, lançado no dia 13 de junho.

Em parceria com a Fundação Open Society, o Fundo Brasil doará R$ 490 mil para os projetos de seis estados que atuam no enfrentamento ao racismo a partir de ações diretas junto à realidade vivida pela população negra. Os selecionados receberão até R$ 70 mil cada deverão realizar suas atividades em um prazo máximo de 18 meses...

Hoje: Dia da Consciência Negra será celebrado com show musical em Juazeiro

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta terça-feira (20), será marcado em Juazeiro por um show musical com a banda P1 Rappers e convidados. O evento, que acontecerá no Arco da Ponte, a partir das 18h, realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), faz parte da programação do Novembro Negro.

Para os organizadores, o objetivo é realizar um momento de reflexão acerca da condição do povo negro na atualidade. “Vamos reunir expressões da cultura negra do município em uma grande celebração para fortalecer ainda mais a identidade do Povo Negro, combater racismo e intolerância religiosa, além de dar visibilidade aos artistas de nossa cidade e esperamos que a população prestigie”, afirmou Luana Rodrigues, diretora de Diversidade...

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

..