Caderno didático sobre drogas orienta professores do ensino médio a lidar com o assunto nas escolas
Com o intuito de orientar professores do ensino médio a lidar com questões relativas às drogas e seu uso no universo escolar juvenil, as docentes Luzania Barreto Rodrigues, do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e Rogéria da Silva Martins, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), elaboraram o caderno didático “Drogas: que papo é esse, professora?”. A obra foi lançada em outubro pela RFB Editora e está disponível para download gratuitamente.
A publicação aborda o assunto a partir de uma perspectiva antropológica, sociológica e pedagógica para orientar e oferecer à comunidade escolar um apoio, dentro dos limites pedagógicos, diante do consumo de drogas por adolescentes. No decorrer das 29 páginas da publicação, são respondidos diversos questionamentos como “Qual a origem da proibição das drogas?”, “Por que drogas são classificadas como lícitas e ilícitas?”, “O que é legalização das drogas?” e “Como a questão das drogas é abordada na escola?”...