O El Niño aumenta a infestação do mosquito transmissor da dengue no estado de São Paulo, segundo uma pesquisa publicada na revista internacional PLOS Neglected Tropical Diseases (Doenças Tropicais Negligenciadas).
Os pesquisadores usaram dados dos 645 municípios de SP, de 2008 a 2018. ..
Este ano o Brasil não terá um clima normal. Mas, ao menos, deve haver alívio para o calor escaldante, que bate recordes de temperatura mensais desde setembro de 2023. Há 90% de probabilidade de uma La Niña substituir a partir de julho o El Niño, afirma uma Nota Técnica preparada para a Casa Civil pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Provocada pelo resfriamento do Oceano Pacífico Tropical, a La Niña é o oposto do El Niño e deve refrescar boa parte do Brasil e do mundo. Como seu “irmão” climático, a Niña é um fenômeno global com impacto em todos os continentes. Com ela, são esperadas frentes frias mais intensas e prolongadas. O alívio do calor é bem-vindo, mas, como o Niño, a Niña também é uma anomalia e pode provocar secas e chuvas torrenciais...
Fim do El Niño deve provoO El Niño é um fenômeno natural que está ativo desde o ano passado e provocou chuvas intensas nas regiões Sul e parte do Sudeste, e provocou uma seca histórica na Amazônia.
No ano de 2024, apesar das chuvas, a vazão de alguns rios ficou abaixo da média histórica, provocando o acionamento de termoelétricas para atender à demanda da população...
As alterações climáticas provocadas pelo fenômeno conhecido como El Niño contribuem para infestações por Aedes aegypti e para a explosão de casos de dengue registrada no Brasil.
Isso porque a combinação de altas temperaturas e chuvas intermitentes é a receita perfeita para a proliferação do mosquito. O alerta é de infectologistas ouvidos pela Agência Brasil e pela Rádio Nacional...
O aquecimento das águas do Pacífico Equatorial acima da média, provocado pelo fenômeno El Niño, já teve seu pico máximo, e deverá ter outro neste mês de janeiro.
Mas a partir de fevereiro, vai começar a diminuir de intensidade. A previsão é da meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet)...
O Brasil vive um ano de temperaturas recordes e o impacto dessa crise nas cidades, lavouras e na saúde humana é em grande parte atribuído ao El Niño, caracterizado pelo aquecimento do oceano Pacífico equatorial.
Análise de dados feita pela Folha indica que o atual evento é forte e que as temperaturas nunca apresentaram tamanha anomalia no Brasil, mas que o mundo viveu cinco El Niños mais severos nos últimos 70 anos...
No sul da Bahia, a estiagem causada pelo El Niño pode provocar a morte de até 10 mil cabeças de gado. A estimativa é da Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB).
Segundo a ADASB, o calor excessivo já provocou uma queda de 50% na produção leiteira na região...
O inverno começou sob a perspectiva da volta do fenômeno El Niño. Ele inverte os efeitos causados pela La Niña, fenômeno que estava em predomínio desde a metade do ano de 2020.
Pedro Luiz Côrtes, professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, explica as diferenças entre os dois fenômenos: “Tanto o El Niño quanto a La Niña são fenômenos naturais que ocorrem de maneira repetitiva, eles se alternam com um intervalo de dois ou três anos e a duração pode ser, por exemplo, de alguns meses, seis meses, até como aconteceu com o último La Niña, de ficar um ano e meio”. ..
O fenômeno meteorológico "El Niño" tem uma grande probabilidade de acontecer este ano e pode elevar as temperaturas a novos recordes de calor, alertou a ONU nesta quarta-feira (3).
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) calcula que há 60% de possibilidades de que 'El Niño' se desenvolva até o final de julho, e 80% de possibilidades de formação do fenômeno até setembro...
Seguindo a trajetória de sucesso da Juazeirense nesta temporada, que inclui a classificação antecipada para a fase decisiva do Campeonato Baiano, a TV Cancão pode ser considerada uma das boas conquistas do clube fora dos gramados, em 2021.
Uma parceria com a TVE-BA permitiu que a TV Cancão integrasse a cadeia de transmissão dos Jogos do Campeonato Baiano, em tempo real, e o torcedor da região, impedido de ir ao estádio presencialmente, está podendo assistir aos jogos da Juazeirense a cada rodada, com narração de Marcos Bastos, um dos grandes narradores da região, e comentários de Renata Alves e Wilson Duarte, além de uma equipe de técnicos e cinegrafistas...
A Juazeirense entra em campo neste domingo (2) com a difícil missão de vencer o adversário por uma margem mínima de três gols, para levar a decisão para os pênaltis, ou por quatro ou mais, para garantir passagem direta para a final do Campeonato Baiano.
Para isso, não basta ser otimista. Tem que balançar as redes do adversário. Sem os gols necessários, o Cancão será eliminado antes que alcance pela primeira vez o sonho de chegar a uma final do campeonato da primeira divisão da Bahia...
O ex-vereador Wilson José (Nino) foi mais votado da história de Sobradinho com 711 votos. Seu mandato de oposição ocorreu no período legislativo de 2013 a 2017, onde ele afirma ter contribuído de forma responsável, na construção de importantes propostas e ações voltadas para o desenvolvimento de Sobradinho.
Nino nasceu na zona rural de Sobradinho, é professor da rede municipal de ensino, agricultor e dirigente de associações rurais do município. Ele diz que mesmo sem mandato atualmente, continua movendo esforços na busca de projetos que proporcionam melhores condições de vida para as pessoas que mais precisam de apoio, principalmente no campo da produção rural e destaca que, devido sua experiência como vereador e líder comunitário, tem ajudado muitas famílias, comunidades e associações de Sobradinho. "Nós ajudamos a viabilizar projetos voltados para a conquista da terra, moradias, tratores e outros equipamentos agrícolas, além de matrizes animais, forragens, fontes de água e outros benefícios que impulsionam o desenvolvimento humano por meio da produção", afirma Nino ao evidenciar que esses resultados hoje alcançados precisam continuar trazendo melhoria pra vida das pessoas; é com esse propósito que Nino se diz credenciado para lança seu nome como pré-candidato a prefeito de Sobradinho...
De uniforme de treino novo, o Cancão fez mais um treino com foco em finalização na tarde desta quinta-feira no Adauto Moraes. Dessa vez o técnico Carlos Rabelo pôde contar com o atacante Nino e o volante Waguinho, poupados dos trabalhos com bola na tarde de ontem. Ambos são peças chave da equipe para o duelo diante do Itabaiana, segunda (03), às 20h, em Sergipe, pela quarta rodada da Série D.
O jogo tem caráter decisivo. Na segunda colocação do grupo A9 com sete pontos, o Cancão precisa vencer o líder Itabaiana, hoje com nove, para ir à última rodada precisando apenas de suas forças para garantir a classificação à segunda fase - o confronto do dia 09 de junho é diante do Interporto-TO, no Adauto. Vale lembrar que avançam ao mata-mata os primeiros de cada grupo e 15 melhores colocados dos 17 grupos. ..
É apenas a quarta rodada da Série D, mas o caráter decisivo já está presente no duelo diante da Aparecidense, sábado (25), às 16h, no Adauto Moraes. Restando três partidas para o fim da primeira fase, o Cancão vai em busca da vitória para, no mínimo, voltar à zona de classificação ao mata-mata da competição. Com quatro pontos, está a dois pontos da própria Aparecidense, que lidera o grupo A9, e também do Itabaiana, em segundo com os mesmos seis pontos.
“Desde o início sabíamos que ia ser um grupo disputado. Imaginávamos que iríamos brigar com essas duas equipes pelas duas vagas. Estamos em terceiro, mas bem próximo dos dois. Temos dois jogos em casa e cada um deles têm apenas um. Temos totais chances de classificar em primeiro ainda e vamos em busca do primeiro lugar no grupo”, projeta o atacante Nino, ressaltando que além do time goiano, o Cancão ainda recebe o Interporto-TO no dia 06 de junho, pela última rodada da primeira fase...
A Juazeirense fez um treino de reconhecimento do gramado do Estádio Rei Pelé, em Maceió, nesta segunda-feira e está pronta para encarar o CRB na partida decisiva pela seletiva da Copa do Nordeste. O jogo marcado para esta terça-feira (14), às 20h, na opinião do presidente da Juazeirense, deputado Roberto Carlos, tem uma importância fundamental para a manutenção de um bom time na temporada 2020, já que garante um excelente aporte financeiro nos cofres do vencedor. “Montamos um time de qualidade e uma classificação para a Copa do Nordeste nos dará tranquilidade maior para manter uma boa equipe na próxima temporada”, disse.
No retrospecto das últimas cinco partidas os times estão em pé de igualdade, com leve vantagem para a Juazeirense, que quer surpreender: O CRB venceu uma vez, empatou duas e perdeu duas; a Juazeirense perdeu apenas uma, empatando três e vencendo uma.
Com sete gols marcados William Barbio é um dos destaques da equipe do CRB e Nino Guerreiro, com seis, em nove partidas disputadas, é o destaque do Cancão de Fogo para este jogo. Na última partida, contra o Itabaiana pelo Brasileiro da Série D, o atacante só não fez chover: marcou dois, um deles de bicicleta, serviu Caio César na marcação do terceiro e ainda teve um gol anulado pelo assistente...
A Juazeirense venceu, convenceu e assumiu a liderança do Grupo A9 do campeonato Brasileiro da Série D. Destaque para o atacante Nino Guerreiro, autor de dois gols, um deles de bela pintura, com direito a bicicleta.
O primeiro gol saiu aos 26 minutos do primeiro tempo, numa penalidade sofrida e convertida por Nino Guerreiro. O atacante marcou o segundo em belo estilo, de bicicleta, aos 21 da segunda etapa. O terceiro gol também teve participação do atacante, que encontrou Caio César em boa condição de marcar e aos 45 minutos deu números finais no placar: 3 x 0...
Após um início de semana de muito trabalho, mesmo em meio ao Carnaval, o Cancão segue na tarde desta quarta (06) a preparação para o duelo com o Vitória da Conquista, domingo, às 16h, no Lomanto Júnior, pela penúltima rodada da primeira fase do campeonato Baiano.
Para a partida, o técnico Carlos Rabello não poderá contar com Nino Guerreiro, suspenso pelo terceiro amarelo. Jacó é o favorito pra atuar ao lado de Balotelli, mas Rabello ainda vai aproveitar os treinamentos até o jogo para definir o ataque. ..
O fenômeno meteorológico El Niño, pode agravar a seca no Nordeste em 2019, segundo monitoriamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico e pela redução dos ventos na região equatorial. Segundo a meteorologista Meiry Sayuri Sakamoto, da Funceme, o estudo meteorológico mostra uma tendência de aquecimento das águas do Oceano Pacífico desde o final da estação chuvosa.
“Existe o monitoriamento das águas da temperatura das águas do Oceano Pacífico e também o acompanhamento dos modelos de previsão dessas temperaturas. E esses modelos e também o acompanhamento do monitoriamento que estão mostrando a tendência de aquecimento das águas do Oceano Pacífico desde o final da estação chuvosa”. Meire explica também que a quadra chuvosa 2018 ficou dentro da média climatológica. Graças a não presença do El Niño, mas sim, da La Niña, que é o oposto do El Niño. A La Niña deixa as águas do Oceano Pacífico mais frias...
“A maioria dos modelos dinâmicos e estatísticos, gerados pelos principais centros internacionais de Meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 60% que se desenvolva um novo episódio de El Niño, durante o fim da primavera/2018 e início do verão de 2019”, diz a nota técnica do Inmet.
Caso haja uma confirmação do fenômeno El Niño, ele provavelmente será de curta duração e terá intensidade baixa ou moderada. “É fundamental esperar por atualizações futuras do progresso do El Niño através do monitoramento da TSM no Pacífico, pois existem outros fatores, como a temperatura na superfície do oceano Atlântico Tropical e na área oceânica próxima à costa do Uruguai e da Região Sul, que poderão influenciar o regime de chuvas no Brasil, dependendo da combinação destes fatores durante esta estação”, aforma a nota técnica do Inmet...
O atacante Juazeirense Nino Guerreiro chegou a um dos mais tradicionais times do Pará, o Remo, com a missão de marcar os gols que poderão levar o clube de volta à série B do Campeonato Brasileiro. A contratação atendeu a um pedido do treinador Josué Teixeira.
O atacante, que defendeu o CRAC no Campeonato Goiano nesta última temporada, tem no seu histórico passagens pelo Juazeiro, Juazeirense, Mesquita, CRB, Confiança, Anapolina, Cuiabá, Madre de Deus, Ypiranga-PE e Atlético Aichinger...