Foram encontrados 471 registros para a palavra: cultural

Caruru de Cosme e Damião é oficializado como Patrimônio Cultural da Bahia

No dia em que os santos gêmeos são homenageados, o Governo do Estado oficializa o Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27). O ato de entrega do título será realizado pelo Secretário de Cultura Bruno Monteiro, às 13h, durante o I Seminário de Patrimônio Imaterial – Reconstruindo Memórias, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.

Em plenária realizada no dia 19 de setembro, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) aprovou por unanimidade o Registro Especial da Festa do Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, a ser inscrito no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações e no Livro do Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer. Os estudos para o registro foram realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa).

O culto a São Cosme e Damião, os santos gêmeos da igreja católica, ganharam especial aspecto na cultura afro-brasileira e afro-baiana ao encontrarem correspondência com o culto aos Ibejis, divindades gêmeas das religiões afro-brasileiras. As celebrações acontecem no dia 27 de Setembro, com o tradicional caruru...

Governo do Estado promove Circuito Cultural em Feira de Santana, a partir desta sexta (27)

Reconhecida como importante polo cultural do Estado da Bahia, Feira de Santana recebe a 1ª Edição do Circuito Cultural Feira EnCena, que acontece de 27 a 29 de setembro em escolas estaduais, praças, distritos, quilombo e no Centro de Cultura Amélio Amorim. A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), vai valorizar e difundir a cultura local e sua diversidade de fazeres artístico-culturais, com uma programação onde mais de 40 atrações vão tomar conta das ruas e distritos de Feira.

Para o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, o Circuito Cultural Feira EnCena tem o propósito de agregar os diferentes fazeres e mostrar cada vez mais a potência da cultura de Feira de Santana. "É a concretização, mais uma vez, da nossa política de territorialização da cultura, promovendo uma programação cultural bastante ampla e diversa, valorizando as expressões da cultura local, mas especialmente mostrando o quanto o Governo do Estado acredita e investe em Feira de Santana como polo cultural. Esse compromisso acontece por meio dos nossos equipamentos, como o Amélio Amorim, que vai passar por uma ampliação; pelo novo teatro da cidade, que está em vias de conclusão; e pelas parcerias que realizamos com a universidade e com as entidades que fazem a cultura acontecer no município", garante o secretário.

Todas as atividades do Circuito Cultural Feira EnCena são gratuitas e prometem mobilizar e envolver toda a população feirense e de região. Nos próximos dias, a programação será divulgada nas redes sociais da SecultBA e do Centro de Cultura Amélio Amorim. 
 ..

Andrei e Tiano se reúnem com povos tradicionais e assumem compromisso do respeito à diversidade sociocultural de Juazeiro, destaca assessoria

Mantendo a sua agenda de escuta e diálogo com instituições e representações sociais, o candidato a prefeito pela coligação O Futuro Chegou (MDB, PT, PV, PCdoB, PSOL, PSB, REDE, Podemos e Avante), Andrei, acompanhado do candidato a vice-prefeito, Tiano Félix, esteve reunido nesta quinta-feira, 12, com representantes de Povos tradicionais instalados em Juazeiro, e assumiu o compromisso de respeitar a diversidade sociocultural do município, alem de outras demandas. 

Dentre os povos tradicionais presentes, estavam Casas de Terreiros de matriz africana , representantes dos Povos Quilombolas do Distrito de Salitre , Povos de Fundo e Fecho de Pasto da região de Massaroca, Pescadores e Pescadoras, Representante de Afoxé Filhos de Zaze e Capoeiristas...

Documentário Raízes do Gonzagão valoriza Legado Cultural de Luiz Gonzaga 

O documentário Raízes do Gonzagão é uma produção independente e amadora. O pequeno curta, mergulha nas raízes históricas e culturais de Exu, no sertão pernambucano, e revela elementos da rica herança de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. 

O projeto foi produzido por uma equipe de alunos e professoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – campus Ouricuri, como parte das atividades de curricularização da extensão no Curso de Licenciatura em Química...

Projeto de lei declara a Bossa Nova patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro

A Câmara Municipal do Rio aprovou a derrubada do veto da Prefeitura do Rio, nesta terça (3), e aguarda a promulgação da lei que reconhece a bossa nova como patrimônio histórico e cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o G1, Rio de Janeiro, o gênero musical, criado na Zona Sul do Rio ao final da década de 1950, se tornou referência carioca e brasileira no exterior, através do talento de músicos como João Gilberto, tido como inventor da maneira de cantar e tocar violão no ritmo. Entre os outros grandes nomes da bossa nova estão Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nara Leão e Carlos Lyra...

Semana da Diversidade começa com celebração cultural e ações para a população LGBTQIA+

Teve início nesta segunda-feira (2), no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, a 8ª edição da Semana da Diversidade. Promovido pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com o Grupo Gay da Bahia (GGB), o evento se estende até o próximo domingo (8), culminando com a 21ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia. A programação oferece uma série de atividades culturais, debates temáticos e serviços assistenciais, visando à promoção dos direitos da comunidade.
 
Com apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Cultura (Secult), Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Saúde (Sesab), a Semana da Diversidade promove diversas ações voltadas para a valorização e inclusão da população LGBTQIA+. Ao longo do evento, serão realizadas rodas de conversa, oficinas culturais, exposições, mutirões de saúde, atendimento jurídico e mobilizações de direitos humanos. Essas atividades ocorrem em diversos pontos de Salvador e da Região Metropolitana (RMS), fortalecendo a presença do Estado na defesa dos direitos de pessoas que enfrentam discriminação.
 
Para Luiz Mott, presidente de honra do GGB, a celebração vai além das conquistas. "A Semana da Diversidade e a Parada do Orgulho são mais do que festas, são atos de resistência e luta. É um momento de celebrar quem somos, mas, também, de refletir sobre os desafios que ainda enfrentamos. O apoio de diversas instituições, especialmente do Estado, reforça a importância dessa luta por igualdade e respeito", ressaltou Mott.
 
Turismo inclusivo
 
O evento marca, também, o avanço da Bahia como destino turístico inclusivo, com iniciativas voltadas para fortalecer o turismo focado em acolher a diversidade. A Secretaria de Turismo (Setur) tem promovido a Bahia em feiras nacionais e internacionais, apresentando o estado como referência nesse segmento no Brasil.
 
"Entendemos a importância desse público e a necessidade de qualificar o destino Bahia para acolher esses visitantes, considerando suas especificidades e necessidades. Nosso objetivo é tornar a Bahia um destino cada vez mais acolhedor e diverso, promovendo um turismo competitivo e diversificado. A secretaria está apoiando essas ações com capacitação e qualificação do trade turístico, envolvendo agentes, operadores e profissionais do setor", destacou a chefe de gabinete da Setur-BA, Juliana Brito.
 
Cultura e Direitos Humanos
 
A Secult apoia a Semana da Diversidade e a Parada do Orgulho LGBT+, fortalecendo a presença da cultura na promoção de inclusão e respeito às diferenças. Outras ações da pasta incluem rodas de conversa e oficinas em museus estaduais, como a Oficina de Xilogravura no Museu de Arte Moderna (MAM) e debates sobre gênero e sexualidade no Museu de Arte da Bahia (MAB).
 
Ao longo da semana, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) realizará um Plantão de Atendimento, oferecendo serviços como orientação jurídica e emissão de passe livre para pessoas com deficiência, e distribuição de insumos de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No dia 8 de setembro, durante a Parada do Orgulho, a SJDH coordenará ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais nos circuitos do evento, além de uma mobilização para distribuição de materiais de conscientização.
 
Programação
 
A VIII Semana da Diversidade e o 21º Orgulho LGBTQIAPN+ Bahia acontecem até 8 de setembro. No Pelourinho, a programação inclui o Festival de Cultura e Arte, rodas de conversa sobre diversidade nas escolas e exposições como "Fantasmagorias Brasil: Ensaios de Rotas de Fuga" e "Xica Manicongo". Feiras de empreendedorismo negro e a qualificação de profissionais para o atendimento ao turista também são destaque.
 
Outras ações acontecem em diferentes locais, como o mutirão de direitos humanos na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Feira Saúde Mais Perto no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina, e rodas de conversa em instituições de ensino estaduais. Além disso, estão previstos shows e lançamentos de livros, como "Uma vida em Des Transição", de Indianarae Siqueira, e "O que não se pode dizer", de Jean Wyllys.
 
A semana será encerrada com a Marcha do Orgulho Trans, partindo do Porto da Barra. Também haverá atividades como atendimento móvel de saúde e assistência social, capacitação de policiais em direitos humanos e prevenção à discriminação e violência contra a comunidade, concentrando-se no circuito Barra-Ondina.
  ..

7ª Feira de Economia Solidária, Criativa e Cultural tem início nesta terça-feira (20)

Acontece a partir desta terça-feira (20), no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro, a 7ª Feira de Economia Solidária, Criativa e Cultural. No evento terá uma diversidade de produtos: artesanatos, gastronômicos; especiarias da sociobiodiversidade da Caatinga, da agricultura familiar e da pesca. Todos oriundos de 20 grupos e empreendimentos, principalmente liderados por mulheres, dos municípios que compõem o Território de Identidade Sertão do São Francisco (TSSF).

Também haverá exposição de estratégias, metodologias e tecnologias sociais de consolidação da Convivência com o Semiárido, a exemplo do Recaatingamento e do Saneamento Rural, com reúso de águas...

Vegetação inteligente e riqueza cultural: a Caatinga que é muito mais que seca e escassez

A Caatinga cobre cerca de 11% do território brasileiro, incluindo todos os Estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais, e é o único bioma exclusivamente brasileiro, com aproximadamente 380 espécies endêmicas. No entanto, a região é vista como paisagem proscrita, renegada e frequentemente associada a rusticidade, escassez, seca e miserabilidade.
Uma pesquisadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP investigou os significados negativos atribuídos a esse bioma e propõe abordagens pedagógicas para promover uma visão mais positiva do semiárido brasileiro. A reportagem completa Aqui-Jornal da USP.

A partir de entrevistas, visitas ao sertão nordestino e acesso a bibliografia científica, jornais e obras literárias, a pesquisa encontrou indícios de que a desvalorização desse bioma pode estar associada a narrativas deturpadas difundidas pela mídia, obras literárias e ações governamentais. RI.CA.ATINGA: o semiárido clama pela valorização de sua riqueza é o título da tese defendida pela nordestina Andreia de Araújo. Há quase duas décadas morando em São Paulo, a arquiteta não esquece de suas raízes e deseja ver a riqueza do semiárido nordestino reconhecida...

Sexta Cultural: Escola Judiciária promove palestra sobre participação feminina na política

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), em parceria com a Comissão de Participação Feminina e a Ouvidoria da Mulher do TRE-BA, promoverá mais uma edição do projeto Sexta Cultural, cujo tema será a participação feminina na política. O encontro ocorrerá no dia 2 de agosto, das 9h às 11h, na modalidade EAD, com transmissão pelo Zoom. 

A palestra abordará a importância da participação feminina na política, a prevenção e repressão à violência política contra a mulher e a fraude às cotas de gênero nos mecanismos de fortalecimento da participação feminina. ..

Mostra cultural gratuita começa nesta segunda (8), em Petrolina

Nesta segunda-feira (8), o projeto ‘Ocupações de Segundas Cine Raiz’, vai ser realizado no Espaço Cultural Janela 353, no Centro, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. A mostra vai contar com exibição de cinema à gastronomia, artes visuais e teatro. Serão 10 meses de programação gratuita, com uma sessão a cada segunda segunda-feira do mês, sempre às 19h.

O projeto tem o objetivo de criar mais um espaço de diálogo e partilha entre artistas locais de diferentes linguagens, rompendo fronteiras entre produções distintas e provocando o público a refletir como as obras têm reagido ao tempo. Com curadoria de Chico Egídio e Thom Galiano...

Missa do Vaqueiro: Fundação vê "apagamento cultural" em nova nomenclatura prevista em projeto de lei

A Fundação Padre João Câncio, ligada à celebração da Missa do Vaqueiro, em Serrita, Sertão de Pernambuco, luta contra o “apagamento cultural” de um projeto de lei que prevê uma nova nomenclatura de parte da celebração para “Festa de Jacó”.

O projeto de lei esteve em trâmite para votação na manhã desta terça-feira (25). O pleito, no entanto, foi adiado para agosto após pedido do vereador Junior de Bal (MDB). A Prefeitura de Serrita, que é autora do projeto de lei, negou a mudança no nome, explicando se tratar somente de modificação da nomenclatura de parte da celebração. ..

CCJ aprova projeto que reconhece Romaria do Bom Jesus da Lapa como patrimônio cultural imaterial brasileiro

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25), um projeto de lei que transforma a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa em patrimônio cultural imaterial do Brasil. Considerada a maior da Bahia e a terceira maior do Brasil, a Romaria do Bom Jesus é uma manifestação cultural e religiosa nacional, que acontece anualmente entre os dias 28 de julho e 06 de agosto, na cidade de Bom Jesus da Lapa. As informações são do Bahia Notícias, parceiro da RedeGN.

O Santuário, que é o maior templo natural do mundo, está situado dentro de uma gruta às margens do Rio São Francisco e chega a receber mais de meio milhão de pessoas no período, com número crescente de fiéis a cada ano. O projeto é de autoria do deputado federal Arthur Maia (União)...

Com a presença da prefeita Suzana Ramos, segunda noite do São João de Juremal é marcada por tradição cultural e casa cheia

A segunda noite do São João de Juremal foi marcada por muita tradição, forró e arrasta-pé e nem o frio fez o povo fugir do pátio da festa. A banda Mega Top abriu o segundo dia e colocou muita gente para dançar agarradinha e esquentar a baixa temperatura.

Depois, foi a vez do mais esperado da noite, que chegou e não deixou ninguém parado, Maik Alan, da banda Paixão di Vaqueiro, cantou grandes sucessos da vaquejada e do forró, fazendo do São João de Juremal, uma festa acessível a todos. ..

Expedição Cultural promove e divulga o Programa Produtor de Água pelo Velho Chico

Desde abril, a ação “I Expedição Cultural Nascentes do São Francisco” está na estrada mobilizando ribeirinhos, produtores rurais, pescadores, lideranças, entidades e parceiros para a proteção ambiental das nascentes do Velho Chico. A expedição, organizada pela Associação Regional de Proteção Ambiental de Passos e que possui o apoio da Câmara Consultiva Regional Alto São Francisco (CCR Alto) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), tem como objetivo promover o Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e de Minas Gerais (PPA-MG) nos estados de Minas Gerais e Bahia.

Criado em 2001, o Programa Produtor de Água é um instrumento de apoio e incentivo a projetos e ações que possibilitam a conservação de recursos hídricos no meio rural. O programa é efetivado a partir do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), no qual a gestão é baseada na valoração econômica da natureza, ou seja, o produtor rural que aderir ao programa e executar técnicas de conservação das águas em sua propriedade, receberá um valor por tal ação...

Projeto cultural "Ciclo do Cordel" formará cordelistas em escolas públicas do Sertão do Pajeú

Tem formação gratuita na área de cultura popular chegando em Tabira e São José do Egito, no Sertão de Pernambuco: o projeto "Ciclo do Cordel", coordenado pelo grupo "Clube do Cordel", invadirá as escolas Municipal Adeildo Santana Fernandes (Tabira) e Municipal Helena Maria De Siqueira Brito (São José do Egito) com muita poesia popular e cordel. As formações ocorrem simultaneamente de 17/6 a 21/6, com sarau online dia 22/6 às 16H.

Os alunos das escolas receberão formação teórica e prática sobre a origem da Literatura de Cordel, suas especificidades técnicas de criação (métrica, rima e oração), escrita criativa, seus meios de circulação, entre outros dados técnicos da manifestação popular. A formação terá um total de 40h/ aula por oficina..

Fortalecendo a caprinovinocultural local, 11ª Feira do Bode de Itamotinga reúne multidão neste sábado (08)

A 11ª Feira do Bode de Itamotinga atraiu uma multidão ao Parque Emídio Rodrigues Rosa neste sábado (08), como esperado pelos organizadores.

Realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com a Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar), o evento busca valorizar a caprinovinocultura local...

V Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio Dá Humanidade acontece até o dia 8

Até o dia 08 de junho, a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda-CE, será palco para o V Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio Mundial dá Humanidade.

Reunindo especialistas, pesquisadores, gestores públicos, líderes políticos, universidades, acadêmicos e entusiastas do Brasil e de outras partes do mundo, nesta edição, o evento enfatiza a importância da gestão participativa dos territórios culturais, com foco no projeto museus orgânicos...

Com extenso trabalho cultural na região Flávio Henrique Fonseca é nomeado novo Coordenador do Centro de Cultura João Gilberto

O Centro de Cultura João Gilberto, importante espaço da arte e cultura de Juazeiro-BA, tem novo Coordenador: Flávio Henrique Fonseca, nomeado pela Diretoria de Espaços Culturais, da Superintendência de Desenvolvimento territorial da cultura, da Secretaria da Cultura.

A nomeação foi divulgada no diário oficial no dia 28 de maio de 2024 e a partir de agora o Artista e Diretor Cultural, desenvolve junto à sua equipe as atuais atividades do espaço, que desde 1986, abre portas para a comunidade artística de todo o município e região...

Com extenso trabalho cultural na região, Flávio Henrique Fonseca é nomeado novo Coordenador do Centro de Cultura João Gilberto pela Secretaria de Cultura do Estado

O Centro de Cultura João Gilberto, importante espaço da arte e cultura de Juazeiro-BA, tem novo Coordenador: Flávio Henrique Fonseca, nomeado pela Diretoria de Espaços Culturais, da Superintendência de Desenvolvimento territorial da cultura, da Secretaria da Cultura.

A nomeação foi divulgada no diário oficial no dia 28 de maio de 2024 e a partir de agora o Artista e Diretor Cultural, desenvolve junto à sua equipe as atuais atividades do espaço, que desde 1986, abre portas para a comunidade artística de todo o município e região...

Oficina de 'Produção Cultural' será ministrada gratuitamente em Petrolina

Com certeza você já ouviu falar em 'Produção Cultural'. Mas afinal, você sabe o que de fato faz um produtor cultural?

Essa atividade, que basicamente está relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos, tem cada vez mais ganhado espaço no mercado e exigido capacitação profissional aprofundada. É pensando nisso que a Opará Produtora irá ofertar uma formação gratuita na área, nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), no Centro Cultural Matingueiros, em Petrolina-PE...