Foram encontrados 1927 registros para a palavra: Pernambuco

Policiais civis de Pernambuco decretam estado de greve

Os policiais civis de Pernambuco decretaram, nesta segunda-feira, estado de greve. A paralisação foi votada em assembleia esta manhã na sede do sindicato da categoria, o Sinpol, o bairro de Santo Amaro, no Recife. Foi acertado como primeiro ato da mobilização uma paralisação de 24 horas a partir de 0h da próxima quinta-feira. No mesmo dia, às 9h, os policiais vão fincar cruzes no Marco Zero, em alusão ao aumento dos homicídios registrados no estado.

A próxima assembleia da categoria está marcada para o dia 20 de outubro, quando também será realizada uma passeata até o Palácio do Governo. Na ocasião, a categoria deve decretar greve por tempo indeterminado, caso não haja a implementação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria. De acordo com o Sinpol, desde o início do ano, o sindicato vem tentando, sem sucesso, estabelecer um canal de negociação concreto com o Governo do Estado acerca do PCCV da classe. ..

Gonzaga Patriota parabeniza novos prefeitos de Pernambuco

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (03), para parabenizar os novos prefeitos de Pernambuco e destacar a quantidade de prefeitos eleitos pelo PSB. “Depois de 45 longos dias e noites acompanhando as eleições de Pernambuco, registramos a vitória da Frente Popular que elegeu 113 prefeitos dos 184 municípios, só o PSB, meu partido, elegeu 68 prefeitos”, disse.

O parlamentar citou alguns dos nomes dos novos prefeitos: “Rafael de Perón em Afrânio; Vilmar Cappellaro em Lagoa Grande; Ricardo Ferraz em Floresta; Professor Licínio em Belém do São Francisco; Clebel Cordeiro em Salgueiro; Haroldo Tavares em Verdejante; Rosicleia em Mirandiba; Luciano Duque em Serra Talhada; Anchieta Patriota em Carnaíba; José Patriota em Afogados da Ingazeira; Evandro Valadares em São José do Egito; Tânia Maria em Brejinho; Adelmo Moura em Itapetim; Ângelo Ferreira em Sertânia, Madalena Britto em Arcoverde, Marcos Patriota em Jupi; além do Antônio Campos que vai disputar o segundo turno em Olinda e Geraldo Júlio em Recife, dentre outros”, falou...

Governo de Pernambuco libera nesta sexta-feira duas parcelas do Proupe

O Governo do Estado anunciou que irá liberar nesta sexta-feira (30) duas parcelas atrasadas do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). O pagamento acontece após a cobrança e mobilização das autarquias municipais, por meio da Assiespe (Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco).

O repasse é referente aos meses de junho e julho. Os atrasos, que acontecem desde o ano passado, vêm comprometendo o  pagamento de serviços essenciais, como água, internet e energia, além da folha salarial dos servidores. De acordo com o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), que também preside a Assiespe, Rinaldo Remígio, das 13 autarquias existentes em Pernambuco, quatro delas têm mais de 70% do corpo discente como bolsista do programa...

MPPE combate poluição sonora durante campanha eleitoral em Petrolina

Para garantir o sossego da população de Petrolina durante a campanha eleitoral de 2016 e para que a legislação seja cumprida, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) reuniu na quinta e sexta-feira (1 e 2) os representantes de coligações majoritárias e proporcionais de partidos que concorrem às eleições municipais e representantes da Polícia Militar (PM) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública. Nas reuniões, ficou acordado que as coligações irão adquirir um decibelímetro para cada candidato a prefeito na majoritária, com exceção do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), até o dia 8 de setembro.

De acordo com a promotora de Justiça Ana Rúbia Torres, ainda ficou acertado que esses equipamentos devem ser entregues na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e devem ser utilizados durante a campanha eleitoral pela PM e pela Secretaria de Ordem Pública, preferencialmente, em conjunto. Após o período eleitoral os decibelímetros deverão ser doados a esses órgãos...

Peritos da Bahia e de Pernambuco analisam 'Caso Beatriz'

Profissionais da Polícia Científica de Pernambuco e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia se reuniram, na quinta-feira (18), para analisar as perícias realizadas no ‘Caso Beatriz’, garota encontrada morta durante festa em colégio da cidade de Petrolina, em dezembro de 2015. O grupo, integrado por três profissionais de Pernambuco e oito peritos especialistas nas mais diversas áreas da criminalística e medicina legal do DPT, discutiu passo a passo todas as análises feitas.

“A criminalística no Brasil trabalha em rede e nós estamos à disposição dos colegas”, disse o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Elson Jeffeson. Ele explicou que este tipo de encontro, para estudo de caso, é uma prática muito comum entre as perícias estaduais. 

Na reunião foi constatado que tudo que poderia ser feito já foi realizado pela perícia pernambucana. De acordo com Elson, as análises seguiram os procedimentos operacionais e protocolos internacionais adotados pela Perícia Oficial. Portanto, “todas as opções, no campo da criminalística e medicina legal foram esgotadas”, afirmou.

A gerente-geral da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos, disse que sua equipe está permanentemente em alerta para atender qualquer demanda sobre o caso. “Todos os esforços estão sendo destinados à investigação. Agradecemos à Polícia Técnica da Bahia por nos receber e disponibilizar todo o apoio”.

Participaram também da reunião Marcione Ferreira Jacinto, delegado de Polícia Civil, e Gilmário Lima, perito criminal e chefe do Grupo Especializado em Perícias de Homicídios do DHPP, ambos de Pernambuco; Mário Câmara, diretor do IML da Bahia; Jorge Borges, diretor do Interior; e os peritos criminais José Lázaro, Tânia Gesteira, João Paulo, Charles Santos e José Carlos Montenegro.  ..

Delegados/as Sindicais definem proposta de pauta de reivindicações para 37ª Campanha Salarial dos/as Canavieiros/as de Pernambuco

Reunidos/as, neste final de semana, durante o 23º Congresso dos Delegados e Delegadas Sindicais da Zona da Mata e o 1º Encontro dos Assalariados e Assalariadas Rurais da FETAEPE,  cerca de 300 trabalhadores/as rurais e dirigente sindicais definiram a proposta de Pauta de Reivindicações para a 37ª Campanha Salarial dos Canavieiros e das Canavieiras 2016/2017. Dentre as cláusulas econômicas, destacam-se o salário de R$ 1.100, piso de garantia de 20% sobre o salário mínimo de janeiro/2017 e cesta básica de R$ 100. Já entre as cláusulas sociais, estão a contratação de mulheres e alimentação diga no local de trabalho.

"Foi muito importante podermos conduzir o processo,nesses dois dias de atividades. Tivemos uma participação de 100% dos delegados e delegadas sindicais. No próximo dia 11 de setembro, vamos submeter a nossa Pauta de Reivindicações à aprovação das nossas bases, durante a realização das Assembleias Gerais nos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais da Zona da Mata", destacou o presidente da Fetaepe, que é a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados de Pernambuco,  e diretor de Política Salarial da Fetape, Gilvan José Antunis...

Fetape realiza ocupações em Pernambuco para cobrar respostas dos governos estadual e federal

Desde as  7 horas de hoje (16),  trabalhadores e trabalhadoras rurais acampam na frente da  Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), no bairro do Cordeiro, no Recife, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),  Superintendência Regional (SR 29), em Petrolina. Os manifestantes que estão na capital pernambucana exigem respostas à pauta de reivindicações entregue ao Governo do Estado, durante o 5º Grito da Terra Pernambuco, em abril de 2015; já os que estão no ato do Sertão do São Francisco apresentam pontos relacionados ao processo de reforma agrária. 

Na época do Grito da Terra, uma comissão formada pelo Movimento Sindical Rural, por meio da Fetape e seus Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais filiados, Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais que atuam no campo foi recebida pelo chefe da Casa Civil do Estado, Antônio Figueira,  e pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Nilton Mota, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Como encaminhamento, o Governo propôs uma agenda de reuniões entre as secretarias de estado e a sociedade civil organizada, para iniciar as negociações, já a partir da semana seguinte, o que não se efetivou. ..

SINDSEMP PARTICIPA DE FORMAÇÃO SOBRE EPCM NA CIDADE DE OURICURI, PERNAMBUCO

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina participou nesta semana de uma formação sobre Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Municipal (EPCM) na cidade de Ouricuri, Sertão de Pernambuco. Representando a entidade, a vice-presidente Inês Silva, a diretora de Assuntos Extraordinária, Elena Alves, e a diretora setorial da Educação, Camélia de Sá Guedes.

Segundo Inês Silva, o objetivo da formação era auxiliar os gestores municipais na elaboração dos planos e a utilização da plataforma criada pelo Ministério da Educação (MEC).  “O encontro contribui para a elaboração e efetivação de políticas públicas que visam melhorar os serviços prestados à comunidade. Nessa Plataforma tem o passo a passo de como formular o plano em favor dos professores”, explicou.

Inês ressalva que em Petrolina a situação é diferente. Desde 2000, os professores da cidade já são contemplados  pela lei dos Plano  de Cargos e Carreira do Magistério, mas ao decorrer dos anos houveram perdas. “Estamos em outra etapa. Estamos reformulando o nosso plano que foi ‘picotado’ nestes anos. Com representantes de todos os conselhos e membros queremos entregar esse novo documento até o final do ano para ser aprovado na Câmara. Temos boas perspectivas para a categoria”, finalizou. ..

Novo horário do IEL em Pernambuco

O Instituto Euvaldo Lodi em Pernambuco (IEL/PE) passa a atender, a partir desta segunda-feira (08/08), em novo horário: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A medida vem em consonância com o atual cenário econômico e se insere no programa de economia do Sistema FIEPE (Federação das Indústrias do Estado , Serviço Social da Indústria – Sesi, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Centro das Indústrias do Estado de Pernambuco – Ciepe), ao qual o IEL é vinculado.

O novo horário é extensivo às unidades do Recife, Petrolina e Caruaru. Na capital, a entidade funciona na Avenida Lins Petit, 100, na Boa Vista. Telefone: (81) 3334.7000. Escritório do IEL/PE em Caruaru: Rua Pe. Félix Barreto, 79, 4º andar, bairro Maurício de Nassau. Telefone: (81) 3722.7979. Atendimento em Petrolina: Av. 31 de março, s/n, térreo, Centro de Convenções. Telefone: (87) 3861.8433. ..

Secretário de Micro e Pequena Empresa de Pernambuco faz reunião na FIEPE em Petrolina para ouvir demandas de pequenos empresários da região

O secretário estadual de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença, esteve em Petrolina (PE) nesta quarta-feira (3) para um encontro com representantes dos setores de indústria e comércio do Sertão do São Francisco. A reunião aconteceu na sede da Unidade Regional da Federação das Indústrias de Pernambuco (URSF/FIEPE), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, e teve como objetivo ouvir as principais demandas dos pequenos empresários da região.

A passagem de Alexandre Valença por Petrolina acontece em meio a uma série de visitas que ele tem feito às cidades do interior pernambucano. Além de ouvir as necessidades dos empreendedores, o titular de Micro e Pequena Empresa apresentou duas ações que a secretaria deve desenvolver até 2017. “Um dos nossos objetivos, que já é realidade e que vamos levar para a região do Araripe e do Sertão do São Francisco, é a capacitação profissional para os polos vidreiros desses lugares e onde há uma demanda muito grande. Também acionaremos entidades, como SESI e SENAI, para nos ajudarem com o projeto ‘Varejo pra Valer’, que vai qualificar, aqui na cidade, gestores e trabalhadores, buscando melhorar sua produtividade”, adiantou...

ARTIGO: O EQUÍVOCO AMBIENTAL EM PERNAMBUCO

Ao longo dos últimos meses temos tido um grande tensionamento entre os maiores municípios e o governo do Estado de Pernambuco. Tal fato dá-se em virtude da sua intenção, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS, em reconcentrar boa parte do processo de gestão ambiental, trazendo para si a definição do que é caracterizado como impacto local.

A nossa preocupação dar-se no fato de que essa questão é emitente responsabilidade municipal, não cabendo a nenhum outro Ente federativo, seja Governo Estadual ou Federal, tratar de questões dessa natureza em virtude de ferir de morte a autonomia municipal garantida no artigo 18 da constituição Federal...

Comunidades rurais de Pernambuco recebem informações do Projeto São Francisco

Manter a população informada sobre o andamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a maior obra de infraestrutura hídrica do país, é também uma preocupação e prioridade do Ministério da Integração Nacional. Nesta quinta-feira (28), as 25 famílias que viviam na faixa da obra e foram reassentadas na Vila Produtiva Rural (VPR) Pilões, em Verdejante (PE) receberam a visita das equipes técnicas da Comunicação Itinerante, uma das ações do projeto.

A atividade faz parte do Programa de Comunicação Social do Projeto São Francisco, que tem mantido um relacionamento contínuo com os cidadãos das cidades cruzadas pelos 477 quilômetros dos eixos Norte e Leste da obra executada pelo Ministério da Integração Nacional. Mais de 33,9 mil pessoas já participaram dos encontros itinerantes, que levam a informação onde o cidadão estiver, tanto na zona urbana quanto na rural...

ARTISTA LÊDO IVO SERÁ OUVIDO PELO MP DE PERNAMBUCO SOBRE AS OBRAS DE ARTES MÃE D’ÁGUA E NEGO D’ÁGUA NO RIO SÃO FRANCISCO

Em sua página pessoal no Facebook o artista plástico juazeirense Lêdo Ivo expressou sentimento de indignação nesta quinta-feira (28) pelo fato de que amanhã, dia 29, prestará depoimento em Procedimento Investigatório Criminal impetrado pelo Pastor José Kenáide Ferreira de Amorim e outros religiosos de Petrolina pedindo a retirada das estátuas da Mãe d'água e do Nego d'água que foram instaladas no Rio São Francisco, uma em cada margem do Velho Chico.

Em 2012, quando surgiu a polêmica, um dos autores da petição, o teólogo, José Kenaidy, explicou que a motivação do documento é para que o Rio São Francisco não seja um local onde se coloque qualquer objeto. “A gente não sabe a procedência e legalidade da construção disso e quanto custou para o erário municipal. Queremos que o ministério Público nos dê uma resposta porque, se ele indeferir, vai criar uma jurisprudência para colocar o que quiser aqui no Rio São Francisco”, disse...

Conselheiros da Unidade regional da FIEPE se reúnem em Petrolina para discutir estadualização das licenças ambientais em Pernambuco

A proposta do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) de concentrar o licenciamento ambiental realizado pelos municípios de Pernambuco fez com que, em Petrolina, os conselheiros da Unidade Regional do Sertão do São Francisco (URSF) da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) se reunissem na tarde desta quarta-feira (27) para discutir o assunto. Com a estadualização, 14 cidades deixariam de definir o que é impacto ambiental nos seus limites.

A resolução passa a valer na próxima terça-feira (2). Além de Petrolina, municípios como Caruaru, Gravatá, Jaboatão, Olinda e Recife  entrariam na lista dos afetados pela nova regra. Segundo o entendimento dos conselheiros da URSF, os impactos da estadualização vão de maior burocratização, falta de profissionais e de fiscalização técnica à diminuição das licenças ambientais para áreas que vem impulsionando a economia petrolinense, como a construção de conjuntos habitacionais, empreendimentos imobiliários, indústrias, comércios e serviços.   ..

Presidente da Assiespe/Facape encaminha ao MEC demandas das autarquias de Pernambuco 

As demandas das 13 autarquias de Pernambuco foram repassadas ao Ministério da Educação (MEC) durante um encontro, na última semana, no Recife. A reunião foi conduzida pelo presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, que atualmente também preside a Assiespe (Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado). 

Estiveram presentes o secretário de Regulação do MEC, Maurício Romão (representando o ministro Mendonça Filho) e os gestores das autarquias. O secretário recebeu um documento com os principais pleitos das Instituições de Ensino Superior (IES), com destaque para a implantação de um programa de bolsas e financiamento específico para esses estudantes e a criação de estímulos para aprovação de projetos de mestrado e doutorado. 

“Ainda solicitamos ao MEC, via Maurício Romão, a implantação de projetos para o financiamento de melhorias na infraestrutura, acessibilidade e atualização tecnológica das autarquias. Outro apelo é para que o MEC possa intervir junto ao Governo de Pernambuco para regularização dos repasses do Proupe”, detalhou Remígio. 

Os gestores aproveitaram a oportunidade para apresentar a situação emergencial do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe): o repasse das bolsas está atrasado há quatro meses e o governo estadual não prevê a abertura de novos editais. De acordo com Remígio, o secretário comprometeu-se em agendar uma audiência em Brasília para encaminhamento e discussão das demandas apresentadas. 

“Ficou acordado que iremos até a capital federal conversar com o ministro Mendonça Filho. O MEC demonstrou interesse em nos ajudar, de forma que possamos construir ações com resultados benéficos para todas as autarquias e, consequentemente, para os estudantes do interior pernambucano”, destacou Remígio. 
  ..

BAHIA E PERNAMBUCO FECHAM PARCERIA TÉCNICA PARA SOLUCIONAR CASO BEATRIZ

O movimento “Somos Todos Beatriz” publicou em sua página no facebook nesta segunda-feira, dia 25, que durante um encontro dos pais da criança Beatriz Angélica com o Secretário de Segurança Pública da Bahia Maurício Teles Barbosa, foi firmada uma parceria entre os estados da Bahia e Pernambuco com a finalidade de promover uma colaboração técnica pericial na tentativa de após sete meses solucionar o caso...

Governo de Pernambuco pode liberar hoje parcela atrasada do Proupe

O Governo do Estado deve liberar nesta quinta-feira (21) um dos pagamentos atrasados do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). Segundo o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, que também é atual presidente da Assiespe (Associação das Instituições de Ensino Superior de PE), a expectativa é que o recurso do mês de março seja disponibilizado às autarquias.

“Algumas autarquias dependem até 70% dos recursos do Proupe. Os gestores dessas instituições estão preocupados com a folha de pagamento dos servidores e fornecedores, especialmente aqueles de serviços essenciais. Está difícil pagar energia, água, internet, telefone. Com esse pagamento, não perdemos as esperanças de que o governo agilize o repasse das demais parcelas e possa até regularizar essa situação”, ressaltou Remígio.

As autarquias vêm trabalhando conjuntamente na tentativa de sensibilizar o governo para a importância do programa. Além do repasse atrasado há cinco meses, não há abertura de novas bolsas, o que contribui para que muitos estudantes desistam do sonho de cursar a faculdade.   ..

Facape e Procuradoria Geral de Pernambuco firmam convênio para oferta de estágio

Os estudantes de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) terão mais um campo de estágio graças a um novo convênio entre a instituição e a Procuradoria Geral de Pernambuco (PGE-PE), assinado nesta quarta-feira (6). A oportunidade é exclusiva para discentes de Direito da Facape que concluíram o Ensino Médio na rede pública.

Participaram da assinatura do convênio, o presidente da Facape, Rinaldo Remígio; o diretor acadêmico, Antonio Habib; e o chefe da 2ª Procuradoria Regional em Petrolina, Marcos Elesbão. Segundo o procurador, a iniciativa é direcionada aos estudantes que estão cursando entre o 3º e 6º período de Direito...

Lista com nomes de gestores que tiveram contas rejeitadas em Pernambuco, já está no TRE. Odacy Amorim integra a relação

A lista com os nomes de 1.598 gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo TCE nos últimos anos, com decisão transitada em julgado (irrecorrível), foi entregue nesta terça-feira (05) à Justiça Eleitoral pelos conselheiros Carlos Porto (presidente) e Dirceu Rodolfo (corregedor) e o procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano da Paixão Pimentel. 

O documento foi recebido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Antonio Carlos Alves dos Santos, pelo vice Alberto Virgínio, também desembargador, e pelo procurador geral eleitoral Antonio Carlos Barreto Campelo. O envio dessa lista em ano de eleição é uma exigência da legislação eleitoral a fim de que, com base nela, o Ministério Público possa impugnar o registro de candidatos que tiveram contas rejeitadas por improbidade administrativa.

..

O Brexit brasileiro: Movimentos em São Paulo, Pernambuco e no Sul querem independência

No dia 2 de outubro, o estado de São Paulo terá um plebiscito extra-oficial para que os paulistas opinem sobre o estado se tornar independente do Brasil. No mesmo dia, a região Sul organiza consulta similar. Os eventos são organizados, respectivamente, pelo Movimento São Paulo Livre e O Sul é Meu País. As consultas não têm efeito legal e são financiadas pelas próprias entidades.

Em 6 de março de 2017, será a vez de Pernambuco fazer uma marcha separatista. A data foi escolhida devido aos 200 anos da Revolução Pernambucana, de 1817, episódio que inspira o Grupo de Estudos e Avaliação de Pernambuco Independente. Em comum, os três movimentos separatistas – em meio a outras dezenas no Brasil – rejeitam os rótulos de esquerda ou direita, se dizem independentes de partidos políticos e, de modo geral, defendem uma sociedade em que a atuação do Estado seja reduzida. As entidades também pregam o pacifismo e negam viés discriminatório...