Por Janaína Spolidorio
A tecnologia teve um avanço estrondoso nas últimas décadas, acelerando novas formas de aprendizagem e tornando mais estreito o relacionamento entre homem/máquina. Há uma série de vantagens neste fato, mas ele também traz alguns problemas que têm se acentuado bastante conforme a tecnologia se faz mais presente em nossas vidas.
É muito fácil lidar com a máquina! Vemos crianças mal saídas das fraldas tendo um contato extremamente intuitivo e natural com smartphones e tablets. É um relacionamento fácil, pois quando se cansa ou muda de ideia, ela mesma é quem controla o aparelho, então pode mudar de vídeo ou de aplicativo, num “tocar de dedos”, sem que o aparelho insista que ela continue ali.
Fazer o que se quer é fácil quando estamos lidando com máquinas, mas não nos relacionamentos entre as pessoas. É exatamente por este motivo e neste ponto que a escola deve intervir. Quando a criança está na escola as coisas se complicam. Ela tem que conviver com relacionamentos, entre ela e o professor, ela e os colegas e ela com outras pessoas também presentes no ambiente escolar. Nem sempre ela sabe como fazê-lo, porque neste ponto é preciso saber lidar com sentimentos e emoções, como limitações ao que ela deseja fazer, perseverança nas tarefas e convivência analógica.
Muitas escolas têm adotado, com razão, em seus currículos, horários para desenvolver competências socioemocionais. Pode ser feito com um material extra curricular ou com a inserção de atividades com o tema entre as disciplinas aprendidas. Se perguntar para mim, sugiro a segunda opção, porque dá uma maior liberdade nos temas a serem trabalhados.
O socioemocional, embora tenha ganhado um lugarzinho de destaque em muitas escolas, não deve ser trabalhado apenas em uma “aula engessada”. Deve se incorporar à rotina! Já tive contato com muitas escolas que têm um programa de aprendizagem socioemocional até apostilado, mas em suas ações diárias não acompanham o que “pregam” nas aulas. Há uma separação evidente do que se diz e o que se faz. É preciso tomar cuidado para que isto não ocorra! ..