Além de estar associado ao mundo dos negócios, empreendedorismo é também a forma como se encara a vida, se comporta na tomada de decisões e a visão que se tem do mundo. O Sebrae, em parceria com escolas particulares e públicas de Juazeiro, entende que desde cedo o empreendedorismo deve ser inserido na vida das crianças. Por isso, há anos implantou o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, no currículo escolar de séries iniciais.
A Escola Recanto do Pequeno Príncipe é uma das instituições que vivem a experiência do empreendedorismo com as crianças. Há mais de 20 anos, adotou noções de empreendedorismo em sala de aula e desde 2014, mais de 500 estudantes do ensino fundamental da escola foram atendidos também pelo JEPP, iniciativa desenvolvida pelo Sebrae em Juazeiro, que possibilita que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores.
Para a diretora da escola, Oscalina Tanuri, inserir o empreendedorismo desde cedo é uma necessidade para formar cidadãos com mais iniciativas na vida. "Começamos isso há muitos anos aqui na escola e outras escolas veem nossa experiência como modelo. É fundamental ensinar a criança de pequena a ser uma grande empreendedora".
Daí surgiu o projeto "Empreendedor mirim", que reúne os estudantes para produzir e comercializar produtos dentro da escola. Durante o ano, os alunos realizam dois eventos: um no São João e outro no final de setembro. Este ano eles organizaram um bazar, onde comercializaram alimentos, roupas, calçados, acessórios e locação de brinquedos.
Parte do que foi arrecadado nas vendas será doado ao abrigo São Vicente de Paulo, que atualmente atende 32 idosos na cidade. "Além de aprender a lidar com o dinheiro, ter noções de risco, investimento, lucros e prejuízos, eles se tornam mais criativos com o raciocínio rápido e ainda aprendem a ser solidários", disse a professora Jaciara da Silva.
Durante a programação na escola, os estudantes assistiram a palestra sobre empreendedorismo, ministrada pelo gerente do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, que explanou sobre a importância de crianças e jovens perceberem o empreendedorismo na prática, na vida escolar e social. "A criança de hoje é o cidadão e empreendedor do futuro. Então, quanto mais cedo elas tiverem acesso a isso, irão ficar mais preparadas", frisou Carlos.
O gerente ainda provocou os alunos a fazer um desenho, com uma ideia inovadora, onde pudessem contribuir para o desenvolvimento da cidade. Os pequenos, claro, abraçaram o desafio e os 20 melhores desenhos ficarão expostos na unidade do Sebrae, em Juazeiro.
"A palestra falou sobre as coisas bonitas da cidade e como o empreendedorismo funciona na prática. Eu desenhei um abrigo para moradores de rua, pois ainda tem muita gente sem casa na cidade", disse o estudante Durval Barbosa, de nove anos. Já a Louise Sena, também de nove anos, desenhou um grupo de pessoas retirando o lixo do Rio São Francisco. "O rio é vida, ele precisa ficar limpo e saudável", ressaltou.
Para encerrar as atividades, os estudantes do Recanto fizeram uma visita às instalações do Sebrae, conheceram os projetos que são desenvolvidos pela instituição na região, bateram papo com a gerência e gestores de cada projeto e ainda ganharam uma sessão de cinema, com exibição do filme sobre a história do brinquedo Lego.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.