Foram encontrados 233 registros para a palavra: dia nacional

Atividades lúdicas marcam o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua em Petrolina

Serviços de saúde, café da manhã, corte de cabelo e muita música, marcaram a manhã de alguns moradores de rua Petrolina neste sábado (18). O evento idealizado pela Prefeitura de Petrolina atendeu cerca de 100 pessoas  marcando o dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Essa ação faz parte do programa 'Consultório na Rua', da Secretaria de Saúde  em parceria com o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP). 

A iniciativa contou com atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, testes rápidos (HIV e sífilis), aferição de pressão e glicemia, orientações com a Defensoria Pública e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), banda pop, atividades com educador físico, corte de cabelo e barba, além de um delicioso café da manhã...

UPAE/IMIP de Petrolina realiza atividades em prol do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

A data é o símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. O marco se tornou oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, e lembra as medidas legais que foram elaboradas para garantir a proteção e direitos aos trabalhadores...

Após 25 anos de queda, taxa de mortalidade infantil sobe 9,2% na Bahia e fica acima da média nacional

Após 25 anos de queda, a taxa de mortalidade infantil aumentou 9,2% na Bahia em 2016, comparado ao ano de 2015, segundo dados divulgados nesta semana pelo Ministério da Saúde. Conforme o órgão, o estado teve 18 óbitos infantis a cada mil nascimentos em 2016. A taxa ficou acima da média nacional, que foi de 14 mortes por cada mil nascimentos no mesmo ano.

A partir de 1990, a Bahia, assim como o restante do país, começou a apresentar queda no número de mortes de crianças. Em 1990, o estado registrava taxa de 66 mortes por cada mil nascimentos. Em 2015, a taxa já havia baixado para 16,4. Dados recentes do órgão também mostram que a vacinação em crianças, um importante fator para a redução da mortalidade, atingiu o menor nível em 16 anos...

NESTA TERÇA-FEIRA (03) COMEMORADO O DIA NACIONAL DE COMBATE A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

No dia 03 de Julho de 1951 foi aprovada a Lei nº 1.390, mais conhecida como Lei Afonso Arinos, que determinou o preconceito por raça ou de cor como infração penal. Por falta de rigorosidade penal, a lei aprovada em 1951 foi ineficiente mesmo em casos explícitos de discriminação racial. Com isso, em 1989 foi criada a Lei 7716/89, que ficou mais conhecida como "Lei Caó". Essa lei determina a igualdade racial e o crime de intolerância religiosa. Um dos maiores êxitos da lei, com o aprimoramento contra o racismo, foi a sua pena, que passou a ser inafiançável.

O Dia Nacional de Combate a Discriminação Racial tem como intuito assegurar o direito das pessoas, com discussões sobre políticas raciais de combate ao preconceito e outros tipos de violência. Buscando cada vez mais afastar qualquer forma de discriminação racial, na sociedade, tem como objetivo a igualdade de todos...

Mensagem do comandante do 9º GBM em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro – 02 de julho

No dia 02 de julho comemora-se o dia do Bombeiro Militar, a data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954. Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto com objetivo de diminuir os incêndios.

Ao comemorarmos o Dia Nacional do Bombeiros Militar, data instituída por decreto presidencial, não poderia deixar de rememorar também a data da emancipação do Corpo de Bombeiros da Bahia, no ano de 2015. ..

NO DIA NACIONAL DE CONTROLE DA ASMA, PNEUMOLOGISTA DO IMIP ALERTA: ALÉRGICOS E ASMÁTICOS DEVEM EVITAR FOGUEIRAS

Santo Antônio, São João e São Pedro. Em junho, os santos fazem a festa especialmente no Nordeste. No período das festas juninas, não pode faltar pamonha, canjica, quadrilha, forró e fogueira. Estes são os elementos de comemoração mais presentes, mas a pneumologista pediátrica do IMIP, Patrícia Bezerra, alerta que os alérgicos e asmáticos devem redobrar alguns cuidados nesse período. "A proximidade com a fumaça se torna uma verdadeira angústia para as pessoas com problemas respiratórios, podendo causar asma, rinites e alergias oculares", destaca a médica.

A fumaça é considerada um irritante respiratório. Pode irritar a mucosa respiratória, desde o nariz até os brônquios e se tornar um fator com poder de provocar ou agravar crises de alergia, rinite, conjuntivite, asma, trazendo espirros, lacrimejamento, tosse e cansaço...

HDM/IMIP realiza I Gincana Multiprofissional em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

A equipe de saúde do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina realizou, nesta terça-feira (30), a I Gincana Multiprofissional em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. A iniciativa tem como objetivo criar um espaço educativo e lúdico para discussão da mortalidade materna, assim como pretende auxiliar no treinamento de habilidades e competências do corpo clínico, residentes e internos de medicina e enfermagem.

"Nós percebemos algumas habilidades importantes que poderíamos treinar, como reanimação cardiorrespiratória e condutas diante de uma paciente com hemorragia pós-parto, que têm relação direta com a questão da morte materna, e aproveitamos para capacitar os profissionais. Dividimos as turmas em equipes e lançamos os desafios da gincana que foram cumpridos com a ajuda dos cenários realísticos montados", esclarece o coordenador médico da UTI Obstétrica, Álvaro Pacheco...

DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA SAÚDE DA MULHER E O DIA NACIONAL DE REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA SÃO COMEMORADOS NESTA SEGUNDA (28)

O dia 28 de maio é de extrema importância para as mulheres. A data marca duas lutas para a saúde feminina, o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Ambas têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.

As mulheres já são maioria no Brasil. Segundo o último censo do IBGE, elas representam 51% da população brasileira. Com o aumento da expectativa de vida delas, é ainda mais importante prestar atenção à saúde nas diferentes fases da vida. Por isso, é fundamental manter consultas e exames preventivos sempre em dia, especialmente na gravidez e no pós-parto, para reduzir ainda mais a taxa de mortalidade materna...

Prefeitura atende 450 pessoas em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado sábado (26), a Prefeitura de Petrolina promoveu um grande mutirão que garantiu atendimento a centenas de petrolinenses. O evento aconteceu em parceria com o Instituto de Olhos do Vale do São Francisco (Iovasf),onde cerca de 450 pessoas foram atendidas durante a manhã.

Por se tratar de uma doença que não apresenta sintomas nas fases iniciais, o acompanhamento oftalmológico é fundamental. Causado principalmente pelo aumento da "pressão no olho", como é popularmente conhecido, o glaucoma não tem cura, mas tem tratamento. Ciente de que a doença é um caso de saúde pública, a Secretaria de Saúde de Petrolina contemplou pacientes com mais de 40 anos que já possuíam o diagnóstico da doença, bem como, pessoas com suspeita de glaucoma ou histórico familiar do agravo. ..

Dia Nacional da Adoção é tema de exposição em Petrolina

Na sexta-feira (25), é comemorado o Dia Nacional da Adoção. Para celebrar a data e estimular a adoção de crianças e adolescentes que vivem em situação de acolhimento institucional, a Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina promove exposição fotográfica, nesta sexta-feira, no hall do River Shopping.

A mostra, composta por imagens de famílias adotantes, pode ser vista em espaço localizado em frente às operações da C&A e Marisa. Além de conferir as fotos, o público vai ter acesso a esclarecimentos envolvendo o processo de adoção. No Brasil, segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), existem 8.764 crianças e adolescentes na fila para adoção e 43.619 pretendentes, equivalendo a uma média de cinco pais pretendentes a adotar para cada criança e adolescente na fila da adoção...

Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco terá atividades culturais e educação ambiental

Pelo quinto ano consecutivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), comemora no dia 03 de junho, o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. Para divulgar essa data o CBHSF lançou, em 2014, a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”. O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.

Tendo a carranca como ícone, a ideia é chamar a atenção de todos para os graves problemas enfrentados pelo Rio e sua Bacia, e para a necessária e urgente revitalização, a fim de que o Velho Chico continue alimentando a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem direta ou indiretamente de suas águas...

DIA NACIONAL DA MULHER É COMEMORADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (30)

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições na sociedade predominantemente machista e patriarcal.

Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de abril, o Dia Nacional da Mulher também homenageia e lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 8 de março) que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial...

Petrolina: Ação marca o Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Na próxima quinta-feira, 26 de abril, uma ação promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Pernambuco, em parceria com a Residência de Cardiologia da UNIVASF, Gerência de Ensino e Pesquisa da HU/UNIVASF e Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, vai marcar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

Médicos e profissionais da área da saúde vão se reunir no Parque Josefa Coelho, a partir das 7h,  para chamar a atenção da população para esse problema que, na última década, fez mais de 70 milhões de vítimas fatais. O evento é realizado anualmente no Recife, mas acontece pela primeira vez em Petrolina e contará com a participação do presidente da SBC-PE, Dr. Audes Feitosa, que também ministrará uma aula no HU/UNIVASF, sobre hipertensão, no dia 25...

MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO, EM JUAZEIRO/BA, SERÁ PALCO PARA COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO CHORO

Há 118 anos, nasceu um dos maiores compositores brasileiros, Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha. E, em homenagem a essa data, comemora-se, todo 23 de abril, desde 2000, o Dia Nacional do Choro.

O Choro ou Chorinho, como é mais conhecido, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Os músicos que executam este gênero foram batizados de chorões. Ele é assim chamado por seu jeito lamentoso e choroso, embora seja caracterizado por uma musicalidade inquieta e eufórica, marcada pela habilidade excepcional dos instrumentistas na execução deste ritmo e também por seu poder de improvisação...

Escolas municipais de Sobradinho vivenciam do "Dia Nacional do Livro Infantil"

Em comemoração ao "Dia Nacional do Livro Infantil" a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 16, 17 e 18 de abril o projeto de incentivo a leitura intitulado: "Leitura ao Pé do Ouvido", onde os alunos tiveram acesso a vários tipos de textos, desde contos de fadas, poesias, receitas, gibis, casos de assombração, músicas, lendas, entre outros.

A secretaria de Educação mobilizou todas as escolas municipais que desenvolveram atividades, também em sala de aula, para comemorar este dia. A culminância aconteceu nesta quarta-feira (18), dia do nascimento de Monteiro Lobato. As atividades aconteceram na Praça Gerado Silva, das 8 da manhã às 17 horas. Na programação, houve apresentações culturais, música, poesia, contação de histórias, varal da leitura, exposição de gêneros literários...

DIA NACIONAL DO CHORO EM JUAZEIRO-BA

Esse evento foi idealizado e colocado em prática pelo músico juazeirense Silas França. Até então, não havia proposto uma organização musical sobre a data comemorativa na cidade. Em exercício e resistência para propor uma manifestação do choro (um gênero autêntico brasileiro) na data de 23 de abril, foi colocada em prática no ano de 2015 no Museu Regional do São Francisco e abriu um evento maravilhoso e valoroso no município com apoio de amigos próximos. Nos anos seguintes ocorreu a consolidação desse evento.

Mais conhecido como chorinho, o choro é um gênero de música popular brasileira. O virtuosismo é uma característica muito apreciada neste tipo de música, assim como também a capacidade que os praticantes têm para improvisar. Envolve-se o bandolim, pandeiro, cavaquinho, violão 7 cordas, trompete e saxofone como principais instrumentos. Porém, o evento juazeirense apresenta a novidade do acordeom também como um instrumento solista à roda do Choro...

DIA NACIONAL DO SURDO MUDO É COMEMORADO NESTA SEXTA-FEIRA (23)

Nesta sexta-feira (23), é lembrado o Dia Nacional do Surdo-Mudo, deficiência que afeta a fala e a audição ao mesmo tempo. A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância desta condição e de reivindicar medidas que incluam essas pessoas de forma eficiente.

A maioria dos surdos tecnicamente não são mudos (exceto nos casos em que também haja deficiência na fala), e que um surdo até pode ficar sem falar quando não faz os exercícios necessários para tornar-se um "surdo oralizado"...

Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural será comemorado nesta quarta-feira (31)

Em comemoração ao Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, realizarão uma cerimônia na sede da autarquia, em Brasília. Além de celebrar a data especial, a ocasião oficializará a criação de mais quatro RPPNs: Contendas II, localizada em Ituberá (BA), Sítio Lagoa, que fica no município de Guaramiranga (CE), Cachoeira do Andorinhão, Cambuí (MG) e Reserva Volta Velha - Pe. Piet Van Der Art, localizada em Itapoá (SC).

A Lei 13.544, que institui a data do dia nacional das RPPNs foi publicada no Diário Oficial da União no dia 19 de dezembro de 2017. O objetivo da data, segundo a Confederação Nacional de RPPNs, é divulgar essa categoria de unidade de conservação e marcar o esforço que todos os proprietários de reservas empreendem em prol da preservação da natureza. As RPPNs, ainda segundo a Confederação, são uma importante contribuição da sociedade civil para a proteção do meio ambiente, pois divide com o governo o ônus da gestão...

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo: Data é uma homenagem aos servidores mortos em serviço durante fiscalização de fazenda em Unaí (MG)

No próximo domingo, 28 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, uma das principais bandeiras do Ministério do Trabalho. A data foi criada em 2009 em homenagem aos auditores fiscais do Trabalho Erastóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira. Eles foram assassinados em 28 de janeiro de 2004, durante vistoria a fazendas na zona rural de Unaí, Minas Gerais.

O ministro do Trabalho em exercício Helton Yomura, lembra que o combate à escravidão moderna é prioridade para o órgão. “Tanto que publicamos uma portaria que conceitua e orienta o combate ao trabalho análogo ao escravo no país, construída a partir do diálogo com vários órgãos que trabalham com esse tema e que, assim como este Ministério, priorizam a pauta”, afirma...

Daniel Almeida comenta a importância do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Autor do projeto que criou a Lei Federal 11.635/2007, o deputado federal Daniel Almeida fala sobre o aumento dos crimes de ódio, perseguição e discriminação. Dados do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela sobre o aumento nos registros de casos de intolerância religiosa no Brasil e no estado ressaltam o declínio da garantia aos direitos sociais no cenário atual.

No ano passado foram 63 notificações de agressões por racismo e discriminação contra as pessoas e grupos de diferentes crenças e religiões. Desde que o Centro foi implantado, em 2013, são 336 casos registrados, sendo 230 de racismo e 106 de intolerância. ..