Santo Antônio, São João e São Pedro. Em junho, os santos fazem a festa especialmente no Nordeste. No período das festas juninas, não pode faltar pamonha, canjica, quadrilha, forró e fogueira. Estes são os elementos de comemoração mais presentes, mas a pneumologista pediátrica do IMIP, Patrícia Bezerra, alerta que os alérgicos e asmáticos devem redobrar alguns cuidados nesse período. "A proximidade com a fumaça se torna uma verdadeira angústia para as pessoas com problemas respiratórios, podendo causar asma, rinites e alergias oculares", destaca a médica.
A fumaça é considerada um irritante respiratório. Pode irritar a mucosa respiratória, desde o nariz até os brônquios e se tornar um fator com poder de provocar ou agravar crises de alergia, rinite, conjuntivite, asma, trazendo espirros, lacrimejamento, tosse e cansaço.
De acordo com a pediatra, em contato com a fumaça, pessoas com rinite alérgica podem desenvolver quadros bastante desconfortáveis, acompanhados de coriza, coceira no nariz, nos olhos e nos ouvidos, espirros contínuos e obstrução nasal. Já os asmáticos, podem apresentar tosse seca, chiado no peito, dor torácica e dificuldade respiratória.
A especialista adverte que os pais devem atentar para a inalação da fumaça emitida pelas fogueiras, principalmente aqueles cujos filhos possuem alergias ou problemas respiratórios. "Qualquer pessoa em contato com a fumaça das fogueiras pode desenvolver uma crise de cansaço. Porém, as crianças com diagnóstico de asma ou de síndrome do bebê chiador (caracterizado por cansaços frequentes) estão mais predispostas a ter uma crise nesta época", explicou.
E vale ressaltar que, até quem não tem alergias corre o risco de apresentar sintomas semelhantes ao da rinite e da asma, ainda que menos intensos, quando entram em contanto com a fumaça. E quanto menor a idade, maior o sofrimento, já que nas crianças as vias respiratórias são mais estreitas. "Em crianças menores, qualquer quantidade de estímulo é suficiente para provocar um edema ou fazer com que a secreção obstrua as vias aéreas, o que vai favorecer o aparecimento da crise de cansaço", ressaltou a pneumologista. Portanto, todo cuidado é pouco nesse São João.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.