Foram encontrados 2721 registros para a palavra: zo

Prefeitura de Petrolina intensifica limpeza e atende quatro bairros da zona leste esta semana 

A Prefeitura de Petrolina está promovendo um mutirão de limpeza do programa ‘Cidade Mais Limpa’ na zona leste da cidade. Os bairros Areia Branca, Loteamento Recife, Vila Eduardo, Residencial Vivendas e também a Avenida Monsenhor  Ângelo Sampaio estão recebendo uma atenção especial, com as equipes de poda, capina, varrição e manutenção em geral. 

Já o programa ‘Tapa-buraco’ está previsto para atender quatro localidades com a recuperação de ruas, avenidas e meio-fio. Esta semana, o ‘Mais Luz’ continuará os trabalhos de expansão da rede de iluminação em Ponta da Serra, zona rural, no Parque Josepha Coelho e na Orla de Petrolina.  ..

Prefeitura de Petrolina intensifica limpeza e atende quatro bairros da zona leste esta semana 

A Prefeitura de Petrolina está promovendo um mutirão de limpeza do programa 'Cidade Mais Limpa' na zona leste da cidade. Os bairros Areia Branca, Loteamento Recife, Vila Eduardo, Residencial Vivendas e também a Avenida Monsenhor  Ângelo Sampaio estão recebendo uma atenção especial, com as equipes de poda, capina, varrição e manutenção em geral. 

Já o programa 'Tapa-buraco' está previsto para atender quatro localidades com a recuperação de ruas, avenidas e meio-fio. Esta semana, o 'Mais Luz' continuará os trabalhos de expansão da rede de iluminação em Ponta da Serra, zona rural, no Parque Josepha Coelho e na Orla de Petrolina.  ..

Times da zona rural de Petrolina disputam vaga na segunda fase da Copa do Interior

Os times das áreas Ribeirinha e de Sequeiro entraram em campo neste final de semana pela segunda fase da Copa do Interior de Petrolina. Dos dois jogos do sábado (31), somente a equipe de Nova Descoberta balançou a rede após vencer o time da Tapera por 2 a 0. Terminou no 0 a 0 a partida entre Ilha do Massangano e Pedrinhas também na tarde do sábado. As equipes da área Ribeirinha voltam a se enfrentar no próximo final de semana.

Nas partidas do domingo, 1º de setembro, os resultados já foram mais animadores para as torcidas das equipes da área de Sequeiro. No confronto entre Cruz de Salinas e Atalho, o time de Cruz de Salinas levou a melhor vencendo por 2 a 0. Com placar semelhante, a equipe de Lajedo venceu o time de Serra da Santa. Terminou em empate de 1 a 1 o jogo entre Bom Jardim e Terra Nova. Já na partida entre Boa Vista e Sitio Cabaceira, o Boa Vista balançou a rede duas vezes ganhando do adversário por 2 a 1...

Maioria dos brasileiros acha que governo deve aceitar dinheiro estrangeiro para Amazônia

Para a maioria dos brasileiros, o governo brasileiro deve aceitar o dinheiro oferecido por países estrangeiros para combater o desmatamento na Amazônia. Essa é a opinião de 66% das 2.878 pessoas ouvidas pelo Datafolha na quinta (29) e sexta-feira (30). O levantamento foi realizado em 175 cidades do país, uma semana após a elevação da crise com o aumento dos focos de incêndio na região. A reação do governo, inicialmente no sentido de minimizar as queimadas, provocou embates com chefes de estado de outros países, em especial o presidente da França, Emmanuel Macron.

Diante desse quadro, os países que compõem o G7 ofereceram o equivalente a R$ 83 milhões para o Brasil. Mas, num primeiro momento, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) recusou a ajuda financeira. Em seguida, ele disse que aceitaria o montante, mas condicionado a um pedido de desculpas de Macron, já que a França integra o grupo. Enquanto isso, o governo brasileiro discute a cooperação de países aliados, como Estados Unidos e Israel, e aceitou cerca de R$ 50,6 milhões do Reino Unido...

OPERAÇÃO VERDE DO EXÉRCITO ATUA NO COMBATE AOS INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA

Mais de 1300 homens do Exército participam, no Acre, Rondônia e Sul do Amazonas, da Operação Verde Brasil. O Comando Militar da Amazônia (CMA) deu início à operação que está distribuída entre duas forças-tarefas para conter as queimadas na Amazônia: uma voltada para Rondônia e Acre e outra para o Sul do Amazonas. Inicialmente, o Amapá, que compreende a área de atuação do comando, não é citado nas ações.

No momento, segundo o departamento de comunicação do CMA, todas as atenções estão voltadas para Rondônia, que sofre com os principais focos de incêndio na região amazônica. No Sul do Amazonas, que registra grande número de queimadas, as ações serão intensas ao longo desta semana...

Aberto prazo para recursos de aptidão física do concurso da Guarda Municipal de Petrolina

Os candidatos às vagas do concurso da Guarda Civil Municipal de Petrolina que desejarem apresentar recursos relativos ao teste de aptidão física, cujo resultado preliminar foi divulgado na quarta-feira (28), têm até esta sexta-feira (30) para dar entrada no processo.

A lista com o resultado preliminar, que inclui cem candidatos, está disponível no site da banca organizadora, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), e pode ser acessado no link: http://www.idib.org.br/. O resultado definitivo será publicado no próximo dia 9 de setembro, assim como a convocação para a terceira etapa do certame, que corresponde a avaliação psicológica...

Senador Fernando Bezerra se posiciona contra CPI que quer investigar queimadas na Amazônia

O senador Fernando Bezerra (MDB-PE) se posicionou contra a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre a Amazônia, destinada a investigar o desmatamento e as queimadas na região. Em pronunciamento no Plenário na última terça-feira (27), ele disse não haver fato determinado que justifique a CPI. O pedido para instalação da comissão foi protocolado na mesma data pelo líder da Minoria no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), com 30 assinaturas.

Bezerra acrescentou que o momento é de somar esforços para combater os focos de incêndio e reafirmar a soberania nacional. Ele apresentou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) que revelam que o número de focos de incêndio registrados até 27 de agosto é inferior à média do mês nos estados que compõem a Amazônia Legal. Segundo o senador, foram detectados 33,4 mil focos de incêndio, sendo que a média de agosto é de 34,4 mil...

ARTIGO - AMAZÔNIA NÃO É A CASA DA LUZ VERMELHA!

Amazônia não é lupanar, casa de meretrizes nem casa das primas!  Amazônia tem dono que são os brasileiros e que pedem respeito a nossa soberania. Nós somos da Pátria a guarda, fiéis soldados por ela amados.

As queimas das matas amazônicas sempre existiram e agora fazem um terremoto a nível internacional; “nessa mata tem coelho!” Estamos acordados para as forças antagônicas de ordem externa e interna, estas, chamadas de quintas-colunas, que devem ser punidos severamente e de imediato, autênticos subversivos, apoiando grupos temerários...

SETEMBRO: Presidentes sul-americanos discutirão preservação da Amazônia

Líderes de países sul-americanos vão se reunir no dia 6 de setembro para discutir uma política única de preservação da Amazônia e de exploração sustentável da região. De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, o encontro deve ocorrer em Leticia, cidade colombiana que faz fronteira com o Brasil em Tabatinga, no Amazonas.

Bolsonaro recebeu hoje (28), no Palácio da Alvorada, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, para tratar de questões ambientais e conversar sobre a participação do chileno, como convidado, na reunião do G7 (grupo dos países mais industrializados do mundo - Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) na segunda-feira (26), em Biarritz, na França...

Couro brasileiro é boicotado por marcas internacionais após queimadas na Amazônia

De acordo com informações do CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) enviadas ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ontem terça-feira (27), as notícias das queimadas na região amazônica levou marcas internacionais como Timberland, Vans e Kipling a suspenderem a compra de couro brasileiro. Além do foco nos incêndios, há a relação com o agronegócio no país, contexto que influencia diretamente no posicionamento adotado pelas marcas. 

Segundo o presidente da CICB, José Fernando Bello, o comunicado preocupa.  "São alguns dos principais importadores mundiais. Este cancelamento foi justificado em função de notícias relacionando queimadas na região amazônica ao agronegócio do país", disse Bello, no documento...

Zó reforça luta por titularidade de terras na região Norte

Em mais uma ação para agilizar a titularidade de terras na região Norte, o deputado estadual Zó (PCdoB) esteve na CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário). Acompanhado das lideranças de Uauá Jailton e Maurílio, o parlamentar conversou com dra. Camila Batista sobre as áreas de fruticultura do Salitre, em Juazeiro.

"Foi muito positivo o encontro. Ela mostrou que vários processos já estão em andamento. É um sonho dos pequenos e médios produtores rurais da região. Vamos seguir lutando para realizá-lo", afirmou Zó. O deputado também falou sobre o decreto do governo estadual que facilita a regulamentação de terras em áreas urbanas e rurais nos municípios, sem precisar esperar pelo Estado. ..

Ex-Ministros do Meio Ambiente tem encontro com parlamento brasileiro hoje à tarde

Ex-ministros do Meio Ambiente entregam nesta quarta-feira (28), ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, documento propondo que o Parlamento atue como moderador diante da crise ambiental envolvendo as queimadas na região amazônica. 

No encontro, previsto para as 15h30, os ex-ministros José Goldemberg, Rubens Ricupero, Gustavo Krause, Izabella Teixeira, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc e Edson Duarte, protocolam oficialmente o documento e conversam com o presidente Maia. O encontro com Alcolumbre ainda está sendo confirmado, mas a previsão é que seja ainda hoje. “O Parlamento brasileiro tem o dever histórico de moderar essa questão e reverter essa crise histórica e assustadora”, disse o baiano Edson Duarte, último ministro do Meio Ambiente brasileiro, antes do governo Bolsonaro...

Crise Ambiental: Governadores da Amazônia racham em reunião com Bolsonaro

A reunião do presidente Jair Bolsonaro com o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal expôs nesta terça-feira, 27, uma divisão entre os governadores da região, seis deles mais alinhados politicamente Palácio do Planalto, e outros três não. A adesão ao discurso do presidente contra as políticas ambiental e indigenista praticadas no país rachou o bloco.

Helder Barbalho (MDB) tomou a palavra e disse que o governo federal erra ao abrir mão dos U$ 20 milhões oferecidos pelo G7. Ele também criticou a demarcação de terras indígenas. A partir de agora, as ações emergenciais de combate aos incêndios serão coordenadas com os governadores entre Amazônia Ocidental e Amazônia Oriental, seguindo critérios definidos militarmente, conforme proposta da Casa Civil, do ministro Onyx Lorenzoni, para as próximas reuniões de trabalho. Elas devem ocorrer até a próxima semana e incluir uma visita do ministro à Amazônia. Bolsonaro também estudar ir à região...

Joelma Cota estaria a um passo da base do governo, divulga Isaac Carvalho

As forças políticas de oposição a atual gestão em Casa Nova, sob o comando do PSB, começam a dar sinais de unidade e o palanque do governador Rui Costa, no município, caso as sinalizações se concretizem, podem ganhar novos contornos nos próximos dias. Com o PT no governo de Wilker Torres e as principais lideranças da base de Rui Costa, na região, se articulando para formar uma chapa de oposição, a previsão é de turbulências internas na base do PT em Casa Nova e na própria base aliada do governador.

Como o Blog GJ Notícias já havia anunciado, com confirmação de alguns envolvidos nas conversas preliminares, Isaac Carvalho, com cargo especial no governo Rui Costa e Jaques Wagner, senador e liderança expressiva do PT, formalizaram um convite a ex-primeira dama de Casa Nova, Joelma Cota, a entrar no Partido dos Trabalhadores. No último dia 23, em publicação nas suas redes sociais, o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, agora no PT, não só confirmou seu desejo de ter Joelma na base do governo estadual, como juntou na mesma foto, ela, os deputados estaduais Roberto Carlos (PDT), Zó (PCdoB) e o empresário Galdino Araújo, que também busca seu espaço político para 2020...

Campus Petrolina Zona Rural realiza VI Semana Inclusiva

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realiza, entre os dias 2 e 5 setembro, a VI Semana Inclusiva, que este ano traz como temática "Iguais na Diferença: Olhares para a Inclusão".

O evento tem como objetivo buscar a sensibilização no sentido de respeitar as pessoas com deficiência. "É muito importante discutir essa temática para a formação profissional e cidadã, além de ser um tema muito latente, com a política de acessibilidade, a proposta de inclusão de Libras como disciplina curricular para o Ensino Médio e Fundamental, novas legislações. O evento é uma ferramenta de inserção de pessoas com deficiência", afirmou o presidente da comissão organizadora da Semana Inclusiva, Francisco Everaldo. ..

ARTIGO - AMAZÔNIA: ÁRVORES OU SUBSOLO?

No convívio regular com as pessoas, é muito comum se encontrar alguém que fala de maneira desregrada ou, como se costuma dizer, usa de “descontrole verbal” ou que “tem a língua solta”. Isso porque fala o que quer e depois usa de subterfúgios para se explicar de algumas asneiras pronunciadas, nem sempre acolhidas pelos circundantes.

Essa preliminar foi inspirada na reflexão de um leitor, que ao ouvir o Presidente da República discursando ou dando entrevistas e pronunciando alguns exageros verbais, inaceitáveis e incompatíveis à relevância do cargo que exerce, torceu a cara inconformado, e me disse: “Pôôô, se ele parasse de falar e trabalhasse, apenas, até seria um presidente melhor! ”. Compreendi o desabafo e concordei com o seu sentimento de revolta, no tempo em que me questionei se não há na equipe alguém que, mesmo tendo que respeitar a hierarquia do cargo, possa orientá-lo a uma mudança de tom e atitude, no sentido de falar menos e o indispensável? É mais do que oportuno que alguém no governo faça uma releitura do provérbio português, que recomenda que “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”! Pelo jeito, na equipe esse alguém não existe.....

Ministério usa foto velha da Bahia para divulgar ação na Amazônia; Bolsonaro compartilha

O ministério da Defesa misturou uma foto antiga com imagens novas feitas neste sábado (24) ao divulgar pelo Twitter ações de combate a focos de incêndio na região da Amazônia, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. As mensagens foram compartilhadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na primeira postagem, por volta das 16h, o ministério publicou uma foto de uma aeronave soltando água em cima de uma região com fogo, o que dava a entender ser relacionada com a ação atual.

“Nosso papel é atuar em prol da nação. Mais de 43 mil militares das Forças Armadas reforçam ações de combate a incêndios na #Amazônia”, escreveu a Defesa no post. A mesma imagem, no entanto, aparece também vinculada a uma notícia de novembro de 2015, sobre o trabalho realizado para conter chamas na Chapada Diamantina, na Bahia..

 Campus Petrolina Zona Rural comemora 31 anos

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE celebrou mais um ano de fundação no próximo dia 25 de agosto. Para festejar os 31 anos, foi preparada uma programação especial, com a participação de servidores e estudantes. O início das comemorações aconteceu na quarta-feira (21), com a abertura do torneio de futsal, às 14h, no Ginásio Poliesportivo. Na sexta (23), após solenidade, o campus foi homenageado através da exposição “Olhares”, que reúne fotografias de diversas paisagens locais. A celebração foi encerrada com apresentação musical e a final do torneio de Futsal. 

Para a diretora geral do campus, Jane Perez, é sempre importante celebrar essa data, pelo significado que a instituição tem para a região. "Através da Escola Agrotécnica, Cefet Petrolina e hoje campus Petrolina Zona Rural, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de mudar de vida através da educação. Por isso, é com muito orgulho que convidamos todos a prestigiar esse momento", afirmou...

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro assinou, no início da noite desta sexta-feira (23/8), o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que autorizará o reforço das Forças Armadas em terras indígenas e em unidades de conservação ambiental na região de Roraima. Outros governadores da região Norte concordaram com o envio de tropas para combater as queimadas em toda a extensão da Amazônia Legal, mas ainda não formalizaram solicitação de GLO. 

Serão enviadas tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Pelo decreto, elas estarão autorizadas a atuar na região Amazônica de 24 de agosto a 24 de setembro “nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos estados da Amazônia Legal que requererem”: ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais; e levantamento e combate a focos de incêndio. ..

Deputado Zó debate limites territoriais entre Bahia e Pernambuco

A experiência como presidente da Comissão de Assuntos Territoriais da Assembleia Legislativa (Alba) levou o deputado estadual Zó (PCdoB) a debater, em Recife, novos limites territoriais entre Bahia e Pernambuco. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (21/08), na Assembléia Legislativa do Pernambuco, e contou com a participação de técnicos do IBGE, SEI Bahia, Condep-Fiden de Pernambuco, procuradorias dos dois estados, Fernando Dantas, representando a Prefeitura de Juazeiro, e Bira Coroa, assessor da Presidência da Alba.

Segundo o parlamentar, a comissão apresentou uma proposta que prevê a regularização de limites entre os dois entes federativos, em uma extensão de 600 quilômetros. A discussão também envolve as 215 ilhas ao longo do rio São Francisco, inclusive a Ilha do Fogo e Ilha do Rodeadouro. "Foi uma honra ter sido o presidente da Comissão, que encontrou boas soluções para vários municípios baianos. A Bahia se tornou referência nacional na solução de conflitos de limites territoriais e, agora, troca essa experiência com Pernambuco", destaca Zó...