Foram encontrados 2700 registros para a palavra: EDUCACAO

Bolsonaro nomeia Milton Ribeiro como ministro da Educação

O pastor presbiteriano Milton Ribeiro foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como ministro da Educação nesta sexta-feira (10). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União pouco depois de a CNN antecipar que Ribeiro tinha aceitado o convite de Bolsonaro para o MEC.

Integrante da Comissão de Ética Pública da Presidência da República desde maio de 2019, Ribeiro é vice-presidente do conselho deliberativo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, onde foi vice-reitor. Segundo a universidade, Ribeiro é doutor em Educação pela USP e mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ele também tem graduação em teologia e em direito...

Secretaria de Educação de Canudos promove formação de professores para retorno às aulas na modalidade de Ensino à Distância

Com o tema "Gestão em Autoconhecimento e Inteligência Emocional", a Prefeitura de Canudos, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na sexta feira (03), o 1° Encontro Formativo de Ensino à Distância (EAD) com todos os professores da rede municipal de ensino.

O evento aconteceu no formato virtual e contou com a participação do Professor Tadeu Ferret. Foram abordadas questões como a importância de o profissional conhecer e administrar as próprias emoções para alcançar objetivos...

Nota Pesar: Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB)

É com imenso pesar que nós que fazemos a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), comunicamos a todos /as educadores/as e amigos, a perda da nossa amiga Lucineide de Araújo Martins, mais conhecida como Neidinha! 

Pedagoga, entusiasta da Educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido (ECSAB) e uma das fundadoras da RESAB, estando à frente da sua Secretaria Executiva e Grupo Gestor por vários anos e contribuindo em várias frentes pelas quais a rede tem atuado em defesa de uma educação pública, contextualizada e de qualidade no semiárido brasileiro...

Artigo – Uma educação sem rumo

Quando numa conversa entre amigos em que o papo está sintonizado na avaliação de alguns comportamentos e atitudes observados durante as experiências de viagens realizadas pelo mundo, com realce para o grau de civilização desses povos, a conclusão costuma ser: “é uma questão de educação, de cultura”! Essa é uma forma de sermos comparados, ou seja, no mínimo falta civilidade, vamos ser sinceros!

Tem circulado nas redes sociais um vídeo interessante, em que numa fila de atendimento num país asiático, aproxima-se um deficiente físico para ser atendido. Um jovem, que é o primeiro na ordem, cede-lhe o seu lugar e logo se desloca para o final da fila. Num belíssimo exemplo de cidadania, o segundo, o terceiro, o quarto e assim todos da fila, numa sequência, acompanharam a iniciativa daquele jovem, um após o outro, de maneira que ele recuperasse o seu direito de ser o próximo a ser atendido, após o deficiente. O seu gesto de grandeza e dignidade, foi assimilado pelos demais da fila. Todos que assistem o vídeo logo reagem: “que educação”! E novamente, surge a expressão: que civilidade!..

Renato Feder recusa convite para ser ministro da Educação

O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, afirmou neste domingo (5) que decidiu declinar o convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro para tornar-se ministro da Educação. 

O nome era dado como certo na sexta-feira (3) pela manhã nos bastidores do Palácio do Planalto. No entanto, Bolsonaro sofreu forte pressão para rever a indicação e teria cancelado uma entrevista pessoal que faria com o secretário do Paraná na segunda-feira (6). ..

Renato Feder será anunciado como novo ministro da Educação

O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, pode ser confirmado ainda nesta sexta-feira (3) pelo presidente Jair Bolsonaro como o novo ministro da Educação. Bolsonaro ligou na quinta (2) para Feder para tratar do assunto.

Feder era um dos cotados para a vaga quando o ex-ministro Abraham Weintraub deixou o governo, no fim de junho...

Sem tomar posse, Decotelli deixa Ministério da Educação após revelações de falsidades em currículo

Nomeado para o Ministério da Educação, o professor Carlos Alberto Decotelli entregou nesta terça-feira (30) carta de demissão ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O pedido foi aceito pelo chefe do Executivo federal, segundo assessores do Palácio do Planalto. A demissão vem após polêmicas sobre o curriculo do professor, que apresentava diversos cursos que ele não tinha...

Governo adia posse do novo ministro da Educação, Carlos Decotelli

A posse do novo ministro da Educação, Carlos Decotelli, inicialmente marcada para esta terça-feira (30), foi adiada pelo governo. Não foi marcada uma nova data.

O blog conversou com ministros, que confirmaram a informação, publicada inicialmente pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal "O Globo"...

Sete ex-ministros vão discutir os desafios da educação brasileira no pós-pandemia

A coalizão de deputados da Comissão Externa de Acompanhamento do MEC (Comex-MEC) na Câmara dos Deputados realizará webinar com ex-ministros da Educação para tratar do retorno às aulas e do cenário pós-pandemia no Brasil.

O grupo fechou com sete titulares da Pasta de diferentes períodos e correntes políticas para enriquecer o debate e apresentar soluções neste momento de crise...

Ensino remoto: a nova via da educação superior

Pouco depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecer a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) autorizou, em caráter excepcional, por meio da portaria nº 343, de 17 de março de 2020, que as instituições de ensino superior optassem pela “substituição das disciplinas presenciais em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação” (art. 1º, caput). 

Essa prática passou ser denominada como ensino remoto – é preciso deixar claro, que esta nova forma de estudo não tem relação ou pretensão de substituir o modelo de Educação a distância (EAD).  ..

Bolsonaro nomeia o professor e economista Carlos Decotelli para ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro escolheu o professor Carlos Alberto Decotelli como o novo ministro da Educação. O anúncio ocorreu por meio das redes sociais do chefe do Executivo.

“Informo a nomeação do Professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação. Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”, escreveu Bolsonaro...

Covid-19: Prefeitura disponibiliza testes rápidos para mais de 1.800 profissionais da Educação de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina iniciou, nesta quinta-feira (25), a testagem rápida para covid-19 dos profissionais da Educação envolvidos nas entregas dos kits alimentares, de reforço pedagógico e da Educação Especial da rede Municipal de Ensino. A ação faz parte da rotina de cuidado e prevenção da gestão com os profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus ou fazem parte de serviço essencial. Ao todo, mais de 1.800 profissionais da Educação serão monitorados.

As testagens, que acontecerão no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, estão sendo feitas pela equipe da Secretaria de Saúde com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Nesse primeiro dia, excepcionalmente, as testagens serão realizadas no prédio da Biblioteca Municipal Cid de Carvalho...

Uneb emite nota de repúdio contra ato do ex-Ministro da Educação que acabou com a reserva de vagas para negros nas universidades

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) emitiu nota de repúdio informando os efeitos da portaria que acabou com a reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em programas de pós-graduação de instituições federais de ensino superior. 

Esta é uma reação ao último ato do demissionário ministro da Educação, Abraham Weintraub, que revogou a política de cotas para as minorias em cursos. ..

Ministro da Educação, Abraham Weintraub, anuncia saída do cargo em vídeo com Bolsonaro

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta quinta-feira (18) que deixará o cargo. A confirmação foi dada em um vídeo publicado por Weintraub, em que aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro. O nome do substituto não foi informado.

Assista ao vídeo:..

Saída de Weintraub pode acontecer a qualquer momento, de acordo com fontes palacianas

As últimas aparições de Abraham Weintraub, com declarações fortes contra ministros do STF, deve lhe custar o afastamento do Ministério da Educação a qualquer momento, de acordo com fontes muito próximas do Palácio do Planalto.

De acordo com as fontes, o presidente Jair Bolsonaro já estaria buscando nome para substituí-lo e uma saída honrosa para um dos mais conservadores da sua equipe...

Sobradinho: em mais uma etapa, Secretaria de Educação faz a entrega dos Kits Pedagógicos e de Alimentação aos alunos da rede municipal

A Secretaria de Educação de Sobradinho, em parceria com o Conselho Municipal de Educação, iniciou na última sexta-feira (12) mais uma entrega dos kits pedagógicos e de alimentação Escola Em Casa. A ação atende a 100% dos alunos matriculados na rede municipal, obedecendo a um cronograma estabelecido por cada unidade escolar.

Os kits pedagógicos com as atividades escolares referentes ao mês de junho, e o kit de alimentação, foram entregues no mesmo dia, para evitar que os responsáveis pelas crianças saiam de casa duas vezes no mesmo mês...

Com Ministro da Educação demissionário, Bolsonaro busca saída honrosa para ministro da Educação

A ala política do governo, incluindo ministros que são militares, aumentaram a pressão nos bastidores para que o presidente Jair Bolsonaro demita Abraham Weintraub do Ministério da Educação.

Nos bastidores do STF, a demissão de Weintraub é esperada para o quanto antes. Interlocutores da Corte ouvidos pela reportagem afirmaram nesta segunda-feira (15) que o ideal seria ele ser demitido até a posse de Fabio Faria, na quarta-feira (17), uma vez que os chefes dos outros Poderes, como STF e Congresso, querem prestigiar o novo ministro das Comunicações, mas classificam como “um constrangimento” comparecerem a um ato do governo federal, para prestigiar o Executivo, enquanto Weintraub seguir no comando da Educação, com ataques aos demais Poderes...

Revista Científica do IF Sertão-PE abre submissão de artigos para edição especial sobre Filosofia e Educação

A revista científica Semiárido De Visu, publicada pelo IF Sertão-PE, abre chamada para a edição especial "Filosofia e Educação: um olhar sobre pesquisas e relatos de experiência no século XXI".

As submissões dos manuscritos seguem até o dia 30 de junho à comunidade científica e deverão ser realizadas pelo sistema da revista, a partir da seção "Edição especial - Filosofia e Educação". As avaliações serão feitas até o dia 19 de julho e os autores serão notificados no dia 20, com envio das versões finais em 10 de agosto. A publicação da edição especial está prevista para o dia 31 de agosto...

Sobradinho: Nesta sexta (12) Secretaria de Educação inicia segunda etapa da distribuição dos kits de alimentação escolar e pedagógico aos alunos da rede municipal

A partir desta sexta-feira (12), das 8 às 16 horas, será iniciada a distribuição dos kits de alimentação escolar e dos kits pedagógicos nas escolas de nível Fundamental I e II, em Sobradinho.

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar, iniciou a distribuição ano dia 27 de abril nas unidades de nível infantil...

Bolsonaro edita MP que autoriza Ministro da Educação a escolher reitores temporários em período de pandemia

A medida provisória que permite ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomear reitores durante a pandemia do coronavírus poderá atingir 15 universidades e 4 institutos federais de ensino, que têm dirigentes com mandatos que vencem neste ano, de acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A MP 979 foi publicada nesta quarta-feira (10) pelo presidente Jair Bolsonaro e já está em vigor...