Foram encontrados 15832 registros para a palavra: X

Terceira noite do Carnaval de Juazeiro 2016 se destacou com Axé e pagode no circuito

A terceira noite de festa, 23, do Carnaval de Juazeiro 2016 foi uma reverência aos artistas que são referências na festa momesca na Bahia. Bell Marques, ex-Chiclete com Banana, Armandinho Macedo e Luiz Caldas deram o tom da alegria com antigos sucessos. Outro fato que chamou a atenção foi um verdadeiro arrastão promovido pela banda Psirico, todos tocando sem cordas, representando a verdadeira festa democrática.

No fim da tarde, Bell Marques começou a tocar e logo uma multidão saudosista dos anos 80. O show ganhou destaque na sua rede social na internet(facebook). “Que show foi este Juazeiro? Obrigado pelo carinho”, disse Bell. Em seguida, Blocos e trios “subiam” a avenida Adolfo Viana. As batucadas (Escolas de Samba) relembraram os antigos carnavais de Juazeiro, em contraste com os “paredões” e a turma mais jovem do Bloco Pinico, animado pelo cantor Xexeu. O Afoxé Filhos de Zaze rememorou as origens africanas, com mensagens de paz e respeito. E assim foi o cortejo de agremiações carnavalescas...

A FEIRA LIVRE DO NORDESTE COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR

A canção “A feira de Caruaru”, composta por Onildo Almeida e interpretada pelo imortal Rei do Baião, além de ser um clássico da música popular brasileira, é também uma bela e justa homenagem a uma das mais autênticas manifestações da cultura do Nordeste: a feira livre. Tomando como referência a Caruaru dos grandes são joões e do Mestre Vitalino, a moda em destaque mostra o quão é rica e diversa a feira livre do Nordeste.

A feira é, por excelência, o lugar da diversidade. Nela se vende, se compra, se troca. Em cima de esteiras, de caixotes, ou expostos em pequenas bancas cobertas de lona, são ali oferecidos os mais diferentes gêneros e produtos, desde alimentos, vestuários, até utensílios de cozinha e ferramentas de trabalho; a feira possui sua culinária, seu modo de vestir, sua linguagem; na feira se come, se bebe, se embriaga, se cai, se levanta; na feira se canta, se dança, se contam histórias, se rememoram fatos; na feira se celebra o encontro, o ajuntamento, a roda de amigos em torno da boa “cana; na feira, arranjam-se namoros, encontram-se amantes, terminam-se casamentos; a feira é celebração, é acontecimento, é festa (a própria etimologia já o indica: “dia de festa”); é a quebra da rotina e da “mesmice” que marcam o cotidiano. 

A feira é também lugar de comunicação. Por ali circulam de boca em boca informações a respeito de quase tudo: a chuva que caiu alhures; a vaca do amigo que deu boa cria; a comadre fulana que partiu dessa pra melhor; a filha do sicrano que fugiu com um marmanjo há pouco chegado de São Paulo; a mulher que chifrou o marido com o filho do vizinho; a guerra que estourou longe dali; o deputado que roubou lá pras bandas da capital; o prefeito que fraudou as urnas a fim de ganhar a eleição; o padre que deu em cima da catequista da paróquia. 

É na feira que os artesãos expõem seus produtos e os artistas populares mostram a força do seu talento. Quando eu era adolescente, não me cansava de parar para ouvir os cantadores de ABC, poetas populares que percorriam as feiras do Nordeste comercializando seus folhetos de cordel. Aliás, veio daí minha paixão por esse gênero de poesia. Sempre admirei as feiras livres, em especial a de Monte Santo, meu torrão de origem. Achava bonito o desfilar dos caminhões paus-de-arara, que dos quatro cantos chegavam apinhados de pessoas a conduzirem suas mercadorias. Encantava-me com os vendedores de pomadas e cascas de pau, a divertirem o público com seus ousados ventríloquos, que falavam e contavam piadas como se fossem gente. Adorava os bolos, manuês e arroz doce servidos quentinhos, ainda fumaçando. Para mim, a feira era sempre uma festa, sendo rara a semana que não a frequentava. Chegava de manhã, no começo, e saía à tardinha, já no final. 

A feira quebra barreira, estreita laços, estabelece convivência. Ali cada um é tratado pelo nome (Zé, Maria, João, Zefinha), como se fora um ambiente familiar. Ao freguês, é facultado experimentar o produto, sem que isso gere qualquer compromisso. Sem a rigidez das leis do Mercado, os preços ali são flexíveis e estão sempre sujeitos à pechincha do consumidor. Dependendo da lábia e do choro do comprador, uma dúzia deixa de ser doze para ser quinze unidades. O lucro é importante, mas “agradar” o freguês torna-se mais importante ainda.

Muitas cidades operam o tempo todo quase que em função da feira, dela recebendo todas as influências possíveis. O intercâmbio com pessoas de outras procedências, algo inevitável, acaba sempre acrescentando elementos novos à vida local. Aliás, a troca de experiências entre pessoas e grupos diferentes será sempre um traço marcante quando o assunto for feira livre. Assim surgiram e se desenvolveram muitas das feiras do Nordeste – região historicamente cortada por peregrinos, mercadores e viajantes. É sabido que antigos pousos de tropeiros transformaram-se em feiras livres e, estas por sua vez, deram origem a muitos dos atuais centros populacionais. Outros grupos sociais também tiveram participação na construção desse patrimônio da cultura brasileira. Dentre eles, há de se mencionar negros, índios, retirantes, beatos, cangaceiros, adivinhos, feiticeiros, poetas, prostitutas, mendigos, cachaceiros... cada um emprestando sua concepção acerca do mundo, das coisas e das pessoas.

Importante fator de geração de renda, o que já é bastante significativo, haja vista as condições sociais e econômicas da maioria das cidades nordestinas, a feira representa também a ocupação do espaço urbano como lugar de encontro. No momento em que os modernos meios de comunicação, caso das redes sociais, ou a adoção de determinadas medidas de segurança, tendem a afastar as pessoas do convívio social, a rua é reclamada como espaço de socialização, de confraternização e de troca de experiências. E a feira livre desempenha esse papel.

A feira livre resistiu a todas as transformações por que passou o mundo ao longo dos séculos, chegando aos nossos dias com toda a força simbólica que lhe é característica – não obstante o advento dos novos expedientes comerciais, a exemplo dos quilométricos hipermercados e das agilíssimas compras virtuais. Como sabiamente salientou alguém, “a feira livre é como uma filha rebelde da modernidade que insiste em desafiá-la”.

É necessário, porém, que haja uma sólida política de preservação da feira livre. Há de se empreender amplo trabalho de conscientização da sociedade acerca do papel da feira enquanto expressão das culturas locais, não permitindo que novos modelos desfigurem seu formato original. Formato que vai desde o dia e horário do evento, até a espontaneidade com que os feirantes expõem seus produtos, não tendo de se submeterem aos “padronismos” das modernas formas de comércio. 

José Gonçalves do Nascimento

Poeta e cronista..

Nota de Solidariedade e reafirmação ao ex-Deputado Joseph Bandeira

O Partido Democrático Trabalhista - PDT, Diretório Partidário da Cidade de Juazeiro-BA, vem a público repudiar as contínuas perseguições ao ex Deputado Federal Joseph Bandeira (PDT), líder político e honroso cidadão filiado a nosso Partido, com a divulgação de notícias infundadas que vem sendo veiculadas, justamente em tempos de iminência de pleito eleitoral na nossa região.

Claramente se nota que essas perseguições são um “recado” daqueles que temem a sua possível candidatura e tentam desenfreadamente macular irresponsavelmente a trajetória brilhante e ilibada de uma das maiores representações política da nossa região, quiçá do Estado da Bahia, o ex Deputado Joseph Bandeira...

Saulo Fernandes arrastou a maior multidão desta sexta de carnaval

O cantor Saulo Fernandes foi o responsável pela maior pipoca do Carnaval de Juazeiro. Saulo consiguiu levar consigo a maior número de pessoas vistas até agora no carnaval. Veja o registro abaixo:

..

CANAL QUE CORTA O BAIRRO ALTO DO CRUZEIRO TRANSBORDOU E DEIXA DESABRIGADOS

Diante do volume de chuvas caídas sobre Juazeiro, em especial no bairro Alto do Cruzeiro, é que á Associação de Moradores do bairro supracitado na pessoa do Sr. José  Humberto - Presidente e diretoria vem atráves deste veículo de comunicação, solicitar da Comissão de Defesa Civil providências, haja vista, que as residências situadas às margens do canal foram inundadas, como também várias ruas próximas, quando há várias famílias desabrigadas e tem pessoas que perderam seus móveis e nosso maior medo é que volte a chover e faça vítimas. O problema é que o canal que corta o bairro Alto do Cruzeiro e adjacência funciona como uma bacia receptora de água e com as chuvas fica pior a situação dos moradores daquela área. Porquanto, necessitamos da Defesa Civil uma atenção especial, vez que até o presente momento ninguém nos procurou,  como também não apareceu ninguém pra ajudar a  nossa comunidade.

 Cordialmente,..

Canal Transborda no trecho Novo Encontro x Monte Castelo

Geraldo,
 
Essas são imagens do canal que corta o bairro Monte Castelo e o Novo Econtro, situação lamentável e preocupante. O canal transbordou no acesso ao bairro Monte Castelo a ponto de não podermos mais distinguir onde fica a rua ou o canal.
 
Gildenor Araujo
..

Chuva causa estrago na BA-210 e pode deixar a cidade de Sento-Sé isolada

VEJA O VÍDEO AQUI

Um trecho da BA-210 próximo ao povoado de Pirí, serve de parede de um reservatório que acumula as águas de chuva que vem do alto das serras. O reservatório vem recebendo águas de chuvas durante toda a semana, e ontem (21/01) as águas fizeram um enorme estrago, a força da água abriu uma vala (cratera) profunda que está impedindo os motoristas de passarem nesse ponto da estrada. O blog tem recebido informações de que os carros que fazem linha de Sento-Sé à cidade de Juazeiro vão parar. Sento-Sé poderá ficar isolada se as chuvas continuarem por muito tempo. A situação é crítica e também perigosa nos 50 km da BA-210 sem asfalto, do povoado de Quixaba ao povoado de Piçarrão. (Com informações foto e vídeo do Sento-Sé em Foco)..

O DRAMA DE MORADORES NOS BAIRROS MONTE CASTELO, JOÃO XXIII E MALHADA DA AREIA

A Associação de Moradores do Monte Castelo acaba de enviar fotos ao Blog relatando que as águas das chuvas cobriram a ponte que dá acesso à comunidade. Desde que houve uma trégua nas precipitações as águas do canal não baixaram e com isso as pessoas estão impossibilitadas de chegar às suas residências. Elas estão esperando no Novo Encontro.

..

Garota Marília será sepultada ás 10 horas desta Sexta-Feira, em Juazeiro

Está previsto para as 10 horas desta manhã de sexta-feira, 22, o sepultamento da garotinha Marília Ferraz Medrado, de apenas 7 anos de idade, que veio a óbito ontem em Recife, vitima de um linfoma.

O corpo da garota chegou ontem à noite no aeroporto de Petrolina e foi deslocado para o SAF, em Juazeiro, onde está sendo velada...

Bloco Afoxé Filhos de Zaze sairá neste sábado de carnaval no Circuito Ivete Sangalo

O Bloco Afoxé Filhos de Zaze, oriundo de um terreiro de candomblé do bairro Quidé, também será atração do Carnaval de Juazeiro 2016. O bloco percorrerá o Circuito Ivete Sangalo no sábado (23).

Instrumentos de percussão e canções afros irão animar os foliões. O abadá foi produzido em Juazeiro por integrantes do grupo e simboliza as cores do Orixá Xangô...

AME do Centro de Petrolina será inaugurada nesta sexta-feira (22)

A Secretaria de Saúde de Petrolina inaugura nesta sexta-feira (22), às 19h, a 13ª unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, no Centro de Petrolina. A unidade, que homenageia Amália Granja de Alencar, vai atender 14.261 pessoas nos bairros Centro, Vila Mocó e Km-2.

Com duas equipes de saúde da família para atender a comunidade, a AME conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, recepcionistas, auxiliares de serviços e agentes comunitários de saúde. "É uma satisfação oportunizar aos petrolinenses ambientes adequados, amplos, com qualidade e comodidade para atendê-los em suas necessidades e, acima de tudo, uma equipe completa e preparada", disse a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

SESP RESPONDE DENÚNCIA DE LEITOR SOBRE ACÚMULO DE LIXO NO CENTRO DA CIDADE

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) esclarece que o acúmulo de lixo na Rua Quintino Bocaiúva, no Centro da cidade ocorre com frequencia porque o cidadão que mora naquela casa acumula lixo dentro de sua residência, como também em sua porta. A SESP destaca que recolhe com bastante frequencia esse material, o que não é uma operação simples, uma vez que o referido morador cria resistência ao trabalho de retirada dos resíduos sólidos e para tanto sempre se requisita força de segurança.

A SESP informa ainda que como já estava inserida na programação, mais uma vez o lixo foi retirado e comunica que vai intensificar a vigilância naquelas imediações para impedir que este cidadão continue descartando lixo na via pública...

ARTIGO: Nosso lixo cultural de cada dia


 
Na tentativa desesperada de se contrapor ao processo de deteriorização "dialética" de sua audiência, que já foi absoluta no Brasil, a Rede Globo tenta dá a volta por cima reeditando mais uma vez o que de pior existe no lixo cultural televisivo que já existe no Brasil, que é a volta da programação em horário nobre do seu chamado também de âncora "Big Brother Brasil". 
 
Nada mais justo para a "Globo", somente para ela, fazer com que os brasileiros mais vez acredite que aquilo ali seja cultura, quando se sabe que apresentar o que de pior existe na natureza humana, que é a disputa desenfreada e doentia por uma pequena quantidade de dinheiro em relação ao que é arrecadado em patrocínio e ligações telefônicas de telespectadores, não é e nunca será cultura. Nada mais justo somente para ela!
 
Porém essa tentativa de mais uma vez imbecilizar a parcela da população que não tem dinheiro para consumir mídia com mais qualidade em canais televisivos "fechados" pode ser perigoso para quem já foi unanimidade nas mentes e nos corações dos brasileiros. Pois parece que os telespectadores cansaram de tanta asneiras, cenas libidinosas fúteis, intrigas pessoais e fofocas ao vivo e em cores para quem não tem opção cultural ver.
 
Esse programa da Rede Globo distorce, quando não assassina, um dos maiores clássicos da literatura mundial, que é a obra magistral do inglês George Orwell (1984). O Big Brother, em português "Grande Irmão", é um personagem sem rosto na obra literária, que influencia a todos em uma sociedade fictícia, transformando gente em mero instrumento de experiências para se criar imbecís "robopatas" e sem opinião própria. Porém isso na verdade é apenas literatura, mas a Rede Globo transforma isso em realidade em seu espaço mágico que ocupa as casas dos brasileiros.
 
Mas parece que não está mais dando certo, como comprova os índices de sua audiência. A estréia do "BBB16″, na última terça-feira (19), registrou o pior resultado de audiência entre todas as estréias do reality show. O programa marcou 24 pontos de média no Ibope, em São Paulo, na audiência consolidada (cada ponto equivale a 69 mil domicílios). Ou seja, enquanto no lançamento de seu primeiro programa "BBB1" a Globo teve 48,7 pontos de audiência consolidados, no ano passado em seu "BBB15" teve apenas 25 pontos e hoje nesse "BBB16" teve apenas 24 pontos. Ou seja, parece que de fato consumidores de televisão no Brasil estão cansados do consumo de lixo cultural, pois não basta ser inteligente, é preciso ter caráter.
 
Por Genaldo de Melo
..

SAAE realiza sexta convocação para aprovados no REDA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro realiza a sexta chamada para o cargo de Motorista de carro de passeio.  A convocação, em caráter de urgência, atende aos critérios de convocação apresentados no edital.

De 25 a 29 de janeiro, das 08h às 11h e das 14hs às 17hs, o candidato deve apresentar os documentos e exames (originais e cópias) no departamento de recursos humanos da autarquia, localizado na Rua do Paraíso, nº 02, bairro Santo Antônio, próximo à Unimed...

LEITOR DENUNCIA ACÚMULO DE LIXO NO CENTRO DA CIDADE

Geraldo,

No Carnaval as pessoas se divertem com as atrações musicais e todo contexto que cerca essa tradicional festa comemorada pelos juazeirenses esta semana, de 21/01 a 24/01...

CARNAVAL DE JUAZEIRO: Confirmado palco da rua da 28 somente quinta e sexta

Apesar da prefeitura de Juazeiro divulgar que teria palco da rua da 28 na quinta, sexta e sábado, teremos som no circuito alternativo apenas na noite de hoje (21) e sexta (22). Confusões a parte, a programação desta quinta, abertura do Carnaval no palco da rua da 28 que será em homenagem ao juazeirense Luiz Galvão e da sexta, você vê clicando aqui ..

MUDANÇA DE LOCAL DA ENTREGA DAS CHAVES DA CIDADE AO REI MOMO, RAINHA E PRINCESAS DO CARNAVAL DE JUAZEIRO DEIXA RADIALISTA IRRITADA

A justificativa apresentada ontem (19) pelo prefeito Isaac Carvalho para entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval de Juazeiro este ano, no Paço Municipal, às 18 horas, desta quinta-feira (21), abertura oficial da festa, irritou os que compõem o séquito da majestade momesca, bem como aos radialistas Geraldo José e Sibelle Fonseca. Geraldo expôs a sua insatisfação na Transrio FM e Sibelle Fonseca defendeu que o ato se dê na avenida no meio do povo que é verdadeiramente quem faz a maior festa popular da cidade. Confira:

Fiquei surpresa com o convite para assistir a tradicional entrega da chave da cidade ao Rei Momo, a Rainha e as Princesas do carnaval de Juazeiro marcada para amanhã, às 18h, em frente ao Paço Municipal. Como assim, coordenação? Por que essa mudança tão inusitada e estranha? Eu não engoli. Tradicionalmente esse momento acontece dentro da festa, em cima de um trio ou no camarote oficial. Essa gestão inovou fazendo uma eleição democrática, com o voto popular e aberta a todos (as) interessados...

Assaltantes explodem e tentam roubar agência bancária de Afrânio

Quatro assaltantes explodiram parte da agência bancária da cidade de Afrânio, no Sertão pernambucano, durante uma tentativa de roubo na madrugada desta quarta-feira (20). Porém não conseguiram levar o dinheiro.

De acordo com a Polícia Militar, os bandidos chegaram a explodir um dos cofres, mas ele estava vazio. Com a chegada das viaturas, os assaltantes fugiram em uma caminhonete e não foram localizados...

Juazeiro: Ex-diretor de escola é condenado por desviar dinheiro da educação

O site da capital Bahia Notícias divulgou nesta terça-feira (19) que a juíza Andréa Márcia Almeida, da Subseção da Justiça Federal de Juazeiro, condenou Sandro Batista da Silva por peculato e uso de documento falso à pena de três anos de prisão e 20 dias multa. Em 2006, o réu, enquanto diretor da escola Terezinha Ferreira Oliveira, desviou recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola e apresentou notas fiscais falsas no total de R$ 16.618,62. A juíza considerou que, apesar da nota apresentada na prestação de contas ser falsa, não se pode concluir que ele foi o autor da falsificação. “Tal fato, contudo, mostra-se irrelevante na análise do presente feito, pois, em caso de concurso entre o crime de falsificação de documento e o crime de utilização de documento falso, a melhor hermenêutica é a que conduz à aplicação da teoria da consunção, levando-se à condenação tão somente pelo crime de uso de documento falso (crime-fim), pois o crime de falsificação (crime-meio) restou absorvido por aquele”, afirmou a magistrada. ..

Sesp informa mudança na coleta de lixo no Centro da cidade no período do carnaval

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro comunica que o horário da coleta comercial e domiciliar na área central será alterado no turno vespertino nos dias 22 e 23 de janeiro, em virtude do carnaval. Os caminhões coletores iniciarão os trabalhos mais cedo a partir das 14h e no turno matutino o serviço será realizado em horário normal, a partir das 7h. A Sesp solicita que os comerciantes e moradores da área central fiquem atentos a esta mudança durante esse período e disponha os resíduos somente em horários próximos à passagem do caminhão compactador. ..