O Bloco Afoxé Filhos de Zaze, oriundo de um terreiro de candomblé do bairro Quidé, também será atração do Carnaval de Juazeiro 2016. O bloco percorrerá o Circuito Ivete Sangalo no sábado (23).
Instrumentos de percussão e canções afros irão animar os foliões. O abadá foi produzido em Juazeiro por integrantes do grupo e simboliza as cores do Orixá Xangô.
“Os filhos de Zaze é aberto. É um bloco sem corda e a prefeitura sede um trio elétrico. O abadá individual custa R$ 40,00 e o pacote com três abadás custa R$ 100,00. É um trabalho que nós fizemos não só para o carnaval, mas para as pessoas usarem no dia-a-dia”, afirmou José Rosa, em entrevista ao programa Geraldo José nesta quinta-feira (21).
O Bloco Filhos de Zaze participa do carnaval deste o ano de 2012. Segundo um dos organizadores da agremiação, Florisvaldo Rosa, a ideia do bloco é levar para o carnaval a identidade do terreiro de Camdomblé situado no bairro Quidé.
“Essa foi a forma encontrada para tirarmos o povo do terreiro e mostrar sua identidade. Nós não temos corda, nós não temos patrocinador, nós somos os legítimos representantes da cultura. Nós usamos a voz e instrumentos de percussão”, ressaltou.
O Bloco Afoxé Filhos de Zaze antes de chegar ao circuito Ivete Sangalo realizou ensaios na própria comunidade e no último dia 10 de janeiro escolheu a Musa Negritude. "O que nos fortalece é ver crianças participando, dançando o axé. Trabalhamos com o trabalho de resgate, colocando essa juventude no caminho do bem e fortalecendo nossa comunidade que por muito tempo foi discriminada", frisou Florisvaldo Rosa.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.