Foram encontrados 1212 registros para a palavra: sertão

Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE abre seleção para professor substituto

O campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) está com inscrições abertas para seleção simplificada para contratação de professor substituto. São ofertadas duas vagas, uma para Língua Inglesa e outra para Zootecnia com ênfase em Apicultura e Piscicultura, com remuneração de R$ 2.814,01.

De acordo com o Edital nº 01/2016, as inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de fevereiro, nos dias úteis, no Setor de Gestão de Pessoas do campus Petrolina Zona Rural (Rodovia BR 235, Km 22, Projeto Senador Nilo Coelho – N4), de 08h30 às 12h e das 13h às 16h30. Pedido de isenção da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 12 de fevereiro...

Petrolina: Após chuvas no Sertão, infestação de pequenos sapos assusta moradores

Os moradores do bairro Jardim Petrópolis, na Zona Oeste de Petrolina, estão assustados com a infestação de pequenos sapos. As últimas chuvas provocaram alagamentos nas ruas e desses acúmulos de água estão surgindo os anfíbios. Eles se espalham pelas vias do bairro e até entram nas residências.

A quantidade de sapinhos é grande que se espalharam pelas ruas 26, 22, 28 e 25 do Jardim Petrópolis. A dona de casa Francisca Furtado relata que demora para tentar varrer a calçada e tirar os sapinhos. “Está cheio de sapo. O meu muro fica cheio pela manhã e todo dia eu tenho que tirar, mas eles acabam voltando”...

Acidente com carro do cerimonial do governo de Pernambuco deixa um morto no Sertão

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após um acidente com o carro do cerimonial do Governo de Pernambuco, em Flores, no Sertão. A colisão ocorreu na BR-232 entre uma carreta e o veículo que levava integrantes do cerimonial. O motorista do veículo do governo, o servidor público Serafim Neto Nunes, 59, faleceu na hora. Os feridos são o capitão da Polícia Militar Glauber Vieira, e o adjunto da Chefia do Cerimonial, José Valdere, que sofreram escoriações e, após atendimento em hospital local, serão transferidos para o Recife. Eles estão fora de perigo.

A equipe do governo iria a São José do Belmonte para um evento marcado às 19h, onde seriam autorizados a restauração da PE-430 e o lançamento dos programas Terra Pronta e Distribuição de Sementes deste ano. O Governador Paulo Câmara (PSB) cancelou sua participação no evento para acompanhar as providências tomadas pelo Estado e em respeito ao falecimento de Serafim.  A programação será cumprida pelo secretário de transportes Sebastião Oliveira e pelo de agricultura e reforma agrária Nilton Mota.

Em nota, o o Governo do Estado informou que "lamenta profundamente a perda do servidor Serafim Neto Nunes e está prestando toda assistência aos seus familiares."..

Alunos do SESI do Sertão de Pernambuco se destacam nos vestibulares do país

Mais de 200 alunos pernambucanos comemoram nesse momento a aprovação nos vestibulares das principais universidades do Estado e do país. Da capital ao interior, 220 jovens conseguiram se destacar nas provas, graças ao esforço próprio e ao suporte dado pela estrutura da Rede SESI de Educação. No Sertão, os estudantes de Araripina e Petrolina conseguiram vagas em cursos concorridos como Engenharia, Direito, Medicina Veterinária, Fisioterapia e vários outros de universidades renomadas como as Federais de Pernambuco, de Piauí, etc. Também de Araripina, o aluno Mathias Régis Modesto conquistou um lugar nos disputados cursos de Engenharia, da Universidade de Brasília (Unb) e Medicina, da Universidade Católica de Brasília.

"A estrutura física das unidades do SESI e os professores fazem a diferença. Eles estão sempre se reinventando para a aula não ser chata. Essas aulas práticas e oficinas ajudam a fixar o conteúdo teórico", diz a Andrielly Calheiros Ribeiro, estudante do SESI Ibura, que conquistou o 3 º lugar em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As escolas do SESI Pernambuco contam com salas de aula climatizadas, bibliotecas, laboratórios, quadras poliesportivas e piscinas, além de professores graduados e pós-graduados em várias especialidades...

Chegada das chuvas muda paisagem e semblante de agricultores e agricultoras do sertão pernambucano

Neste mês de janeiro as chuvas têm saudado e alegrado o coração dos sertanejos e das sertanejas. Localidades que há mais de quatro anos não registravam chuvas suficientes para o plantio, hoje já tem o molhado do cultivo. De acordo com dados da Agencia Pernambucana de Águas e Clima (APAC), foram registradas somente no último dia 22, chuvas que variam de 12,5 a 90 milímetros em municípios do Sertão do Araripe e Sertão do São Francisco. No Araripe, Santa Filomena registrou o maior índice com 60 milímetros.

Com a mudança na paisagem, o verde tomou conta do cenário, os barreiros agora com água e as cisternas transbordando mudaram o semblante das famílias agricultoras. Mais preparados para receber as chuvas, os agricultores e as agricultoras que possuem tecnologias de captação e armazenamento de água guardam neste período a água que vai manter a família e os animais durante a estiagem...

Circulação da ‘Cia. 2 em Cena’ chega ao Sertão do São Francisco

De um lado ao outro do Nordeste, a ‘Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança’ (Recife-PE) vem oferecendo apresentações gratuitas do seu repertório em praças públicas. Agora, é a vez do Sertão do São Francisco receber o grupo que traz na bagagem dois espetáculos de palhaçaria, nos dias 26 e 27 de Janeiro.

Com o projeto ‘Repertório CIRCOlando Nordeste’, que conta com o incentivo do Funcultura, a trupe viaja por oito cidades com os espetáculos ‘Reprilhadas e Entralhofas – Um concerto para acabar com a tristeza’ e ‘Palhaçadas – Histórias de um circo sem lona’. Em Juazeiro-BA, as apresentações acontecem nos distritos Carnaíba (26/01) e Maniçoba (27/01)...

Programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes são lançados no Sertão do São Francisco

Com a precipitação de chuvas e esperanças renovadas, os agricultores sertanejos comemoraram também a chegada das sementes para aração da terra. Nesta terça-feira (19), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, fizeram o lançamento, em Petrolina, dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes.

O evento foi realizado no Centro de Produção e Comercialização de sementes do IPA, no Distrito Industrial Paulo Coelho, reunindo produtores, gestores municipais, autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes de conselhos e sindicatos, bem como agricultores familiares e seus representantes das associações. Ao final, houve a entrega simbólica de sementes a agricultores presentes na cerimônia. ..

“Esse ano eu não passei aperreio porque tinha muita ração guardada”, diz agricultor do sertão baiano

O ano de 2016 começou com muitas chuvas no sertão da Bahia e, mesmo de forma irregular, chovendo mais em uns locais e em outros menos, a vinda da chuva é motivo de muita alegria, principalmente para as comunidades rurais, pois estas têm o costume de armazenar a água da chuva, além da chegada dela garantir a renovação da Caatinga e favorecer o plantio e o pasto para os animais.

Para captar e armazenar a água que cai, as famílias e comunidades contam com as tecnologias de captação e armazenamento da chuva. São as cisternas de consumo e de produção, os barreiros trincheiras, os tanques de pedras, barragens subterrâneas, açudes, etc. Em todo Semiárido, estas tecnologias são construídas por mais de três mil organizações reunidas na Articulação do Semiárido – Asa, o que já possibilitou a construção de 669.243 tecnologias até janeiro deste ano. 

 Em Juazeiro (BA), famílias da comunidade de Cipó, no distrito de Juremal, estão incluídas nesse dado. A região é contemplada com projetos executados pelo Irpaa e que hoje garante o armazenamento da água em cisternas calçadão, as quais encheram logo com as chuvas da primeira semana de janeiro.

Mas, além de guardar a água, é preciso atentar para a importância de armazenar também o pasto. “Esse ano eu não passei aperreio porque tinha muita ração guardada”, diz o agricultor Rafael Nunes, se referindo ao ano de 2015 e citando a silagem e fenação como práticas adotadas nos últimos anos após a assessoria de organizações como o Irpaa. Ele conta que quando começa a sair o “broio” das plantas na Caatinga, os animais são logo soltos na área, mas como o verde não dura o ano todo, é preciso armazenar a forragem. “A gente agora é esperar que saia bem comida na área de Fundo de Pasto que a gente vai trabalhar no sistema de guardar a ração pra quando chegar o mesmo período a gente ter a ração para os animais, porque comprar não dá certo não, é muito caro”, confirma.

 São ações simples como estas, asseguradas às milhares famílias por meio das políticas públicas voltadas para o Semiárido, que diferenciam estes últimos anos de estiagem das secas de algumas décadas atrás. “Antigamente a gente esperdiçava muito, ninguém guardava nada não”, lembra Seu Rafael, destacando a importância tanto da estocagem de alimentos quanto da água.

Medição da chuva para planejar a produção..

Crise hídrica é tema de reunião do Consórcio do Sertão do São Francisco na Codevasf

Discutir a crise hídrica e a situação crítica do Lago de Sobradinho. Este foi o tema central da reunião do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF), realizada nesta terça-feira (12), no auditório da Codevasf Juazeiro/BA. Além disso, também foi tratada a questão da degradação por uso de agrotóxicos do Rio São Francisco e verificadas possibilidades para as famílias de agricultores no uso com agroquímicos.

O prefeito de Sobradinho e presidente do Consórcio, Luiz Vicente Berti, falou sobre as notificações realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), quanto à Lei Ambiental, às famílias de agricultores que cultivam na borda do Lago. “Realizamos uma audiência pública, em dezembro 2015, que está proporcionando que esta discussão seja feita de forma abrangente, envolvendo agricultores, órgãos e instituições e a Sociedade Civil, pois o problema é de todos”...

Alunos do SESI no Sertão carimbam passaporte para os Estados Unidos

Depois de cinco meses de aulas intensivas de inglês, nove estudantes pernambucanos do ensino básico e técnico (Ebep) do SESI e SENAI embarcam, dia 30 de janeiro, para a cidade de Denver, nos Estados Unidos. Dentre os alunos contemplados pelo SESI e SENAI com a viagem de aperfeiçoamento na língua inglesa, dois são de Petrolina, no Sertão. Os jovens se destacaram no Programa Conexão Mundo, oferecidos pelas entidades em parceria com a ONG US Brazil Connect, e receberam como reconhecimento um intercâmbio de 15 dias no exterior com tudo pago. Eles integram o grupo de 80 alunos do SESI/SENAI de todo o Brasil que viajam nos próximos dias para a América do Norte.

Segundo a coordenadora, Roberta Kacowicz, dificilmente esses jovens ou seus familiares teriam condições de arcar com um intercâmbio cultural por 15 dias no exterior e essa será uma grande oportunidade de vivenciar a cultura que aprenderam no Conexão Mundo. “O diferencial do programa é permitir o contato dos jovens com americanos desde o início do projeto, já que eles são monitores voluntários que acompanham o desenvolvimento do aluno desde o início”, explica. Os jovens vão ficar instalados em casas de famílias americanas, indicadas pela US Brazil Connect, e vão ter grande parte da programação acompanhada pelos monitores, o que inclui visita a museus, escolas, indústrias e órgãos públicos. ..

Teve início o período de matrícula para os aprovados no Processo Seletivo 2016 do IF Sertão campus Ouricuri

O campus Ouricuri do IF Sertão – PE iniciou, hoje (11), o período de matrícula para os candidatos aprovados no Processo Seletivo (PS) 2016.  Os ingressantes devem procurar a Secretaria do Controle Acadêmico do campus Ouricuri na Estrada do Tamboril, sem número, Zona Rural para se matricular até o dia 15 de janeiro de 2016 das 08 às 14 horas.

A lista dos documentos para a efetivação da matrícula está no site www.ifsertao-pe.edu.br.    Ao acessar o site da instituição, o aluno deve clicar na aba do Processo Seletivo e após o clique, haverá uma arte chamada Calendário de Matrículas e abaixo dela haverá um "Leia Mais", onde o interessado poderá encontrar a lista dos documentos...

Chapéu de Palha define pontos de cadastramento no Sertão do São Francisco

Os locais para o cadastramento dos trabalhadores da fruticultura irrigada no Chapéu de Palha 2016 foram definidos pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, coordenadora do programa. As inscrições ocorrerão entre os dias 18 e 22 de janeiro em sete municípios do Sertão do São Francisco – Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e Petrolândia.

Em Petrolina, maior município da região, serão sete pontos de cadastramento. Em Lagoa Grande, são dois e, nos demais municípios, as inscrições serão realizadas nas sedes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (confira a lista abaixo)...