O Grupo de Trabalho da Criança e do Adolescente do Sertão do São Francisco – Bahia, que reúne o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente da Bahia, Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiros Tutelares, membros do Governo e representantes de entidades não governamentais estiveram sexta-feira (08), na Câmara de Vereadores de Juazeiro para a sua VII Reunião Ordinária e a primeira do ano de 2016, que contou com o apóio estrutural da Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade de Juazeiro e a Câmara de Vereadores de Juazeiro. O GT surgiu em abril de 2015 e já realizou seis reuniões o ano passado nos seguintes municípios: Juazeiro, Sobradinho, Pilão Arcado, Sento Sé, Remanso e Curaça, com a presença de mais de 50 membros em cada uma destas reuniões.
Na reunião de sexta, estiveram presentes representantes dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Sento Sé, Remanso, Curaça e Uauá, oito dos dez municípios que integram o Território Sertão do São Francisco. No total participaram 75 pessoas, sendo uma das maiores reuniões já realizadas. Para o Coordenador do GT, Antonio Marcos, conselheiro estadual da Bahia e representante do IDESAB de Juazeiro, a presença marcante mostra a importância política que vem tendo o GT para os municípios que compõem o Território e da convicção de que somente atuando em rede podemos garantir, promover e defender os direitos da criança e do adolescente.
Em cada reunião do GT, há uma parte formativa. Na reunião de Juazeiro, o GT refletiu sobre: o assassinato da juventude negra na Bahia, a luta contra a redução da maioridade penal e a situação de funcionamento dos CTs e CMDCA’s com a palestra do deputado estadual Bira Coroa, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Assembleia Legislativa da Bahia e da professora mestre da UNEB Maria Anália, Secretária de Desenvolvimento Social de Remanso que falou sobre a organização da Assistência Social no Brasil: desafios e perspectivas. Na parte cultural, tivemos a apresentação do grupo Kidé Fala aê do NAENDA. O evento contou ainda com a presença do Vice-prefeito de Juazeiro, Francisco Oliveira, representando o Prefeito, do Presidente do Conselho Estadual da Cultura da Bahia, Márcio Ângelo, da Secretária de Criança e Adolescente de Remanso, Edinalva Oliveira e outras representações sociais e políticas.
Outras propostas refletidas na Reunião:
1 – Lutar pela Reforma do Poder Judiciário;
2 – Lutar pela implantação de um novo Conselho Tutelar em Juazeiro;
3 – Ajudar na organização da audiência pública estadual sobre a realidade dos Conselhos Tutelares e de Direitos na Bahia;
4 – Dialogar sobre um plano de formação do Sistema de Segurança Pública na Bahia que envolva a compreensão da polícia dentro do Sistema de Garantia de Direitos e potencialize uma policia que investigue os fatos, citando como exemplo o caso Beatriz;
5 – Lutar pela preservação das conquistas da Assistência Social nos últimos anos no Brasil, como os programas de enfrentamento a pobreza e extrema pobreza.
A próxima reunião do GT acontecerá no dia 10 de junho. O Município ainda não foi definido, mas será em Canudos, Uauá ou Campo Alegre de Lourdes.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.