Foram encontrados 2104 registros para a palavra: artigo

Artigo - Presidente: Atropelando pelas palavras!

É óbvio que é um ato de justiça o reconhecimento, por apoiadores ou contrários, de medidas implantadas pelo atual governo que se configurem no rol das providências acertadas, embora essa seja uma obrigação já implícita ao cumprimento do dever. Mas, de maneira mais incisiva, há uma avaliação que lhe recai sobre os ombros, decorrente de um elenco de manifestações negativas de grande repercussão e relevo, porque inadmissíveis seu cometimento pelo Presidente da República. 

Tenho visto em alguns comentários e mensagens que circulam pelas redes sociais, a afirmação contundente dos seus defensores de que “ninguém é perfeito”, como forma de justificar e minimizar tantas barbaridades ditas e repetidas aos montões pelo Bolsonaro. ..

Artigo: Quem avisa amigo é

A crítica construtiva é altamente positiva, é uma oportunidade de reconhecer erros e, consequentemente, de poder consertar a tempo o que venha está errado. É um tipo de conselho gratuito, um aviso quanto ao que cabe fazer. A crítica construtiva serve para que se analise e modifique determinados comportamentos que inevitavelmente podem prejudicar o rumo de uma história.

"Quem avisa, amigo é", diz o dito popular para definir aquele que previne alguém sobre algo prejudicial a ser evitado. Quando se refere à administração pública, quem avisa pode ser amigo duas vezes; da própria entidade pública e da população. Quando o receptor do 'aviso' é provido de humildade e principalmente de boas intenções a chance de aceitar a intervenção é praticamente certa, mas se a birra sobrepor a racionalidade o prejuízo será coletivo...

Artigo - Cultura não é farrapo!

Juazeiro precisa de alegria e sorrir. Doze anos de apagão cultural, tornando-se um teatro da escuridão e da ilusão; covardia! Uma cidade deve ter a preocupação para com o conjunto de suas artes, hábitos, crenças, literatura, costumes, bem assim a manifestação poética, através do gênero lírico.

Este governo demonstra que irá proteger a Cultura; já começa com as nomeações recentemente de três membros competentes, pessoas dedicadas ao mundo cultural. A prefeita Suzana tem em seu torrão natal, Juremal, o Teatro José Guilherme da Cunha, o qual sobrevive há anos sem recursos dignos do poder público...

Artigo - Educação na pandemia: a condenação do futuro

Há muito que todos sabem que a educação é o maior instrumento de combate a injustiça social. Sabe-se também, que no Brasil, a Educação Básica Pública de qualidade ainda se constitui em um desafio a ser vencido. É mais comum nas redes públicas encontrar alunos com atraso no desenvolvimento das competências da sua idade e ano de escolaridade.

A pandemia que assola a humanidade tem provocado inúmeros retrocessos sociais. Aqui, quero refletir sobre a Educação Básica Pública. Aquela que, pelas características e necessidades da sua população, se apresenta como o maior (para muitos, a única) oportunidade de perspectiva de evolução do conhecimento e, posteriormente, melhor nível social, econômico e cultural...

Artigo - Vacina: Disputas e vaidades vergonhosas

Cenas do início da vacinação:  Rio, S. Paulo e Salvador

O início da vacinação no Brasil, nesta semana - ainda que com enorme atraso, em relação ao resto do mundo -, foi motivo de grande empolgação para toda a população brasileira, porque são muitas as esperanças de um novo tempo!..

Artigo: O empregado pode ser obrigado a tomar a vacina?

*Luiz Eduardo Amaral de Mendonça

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido que o Estado pode determinar aos cidadãos que se submetam, compulsoriamente, à vacinação contra a Covid-19, prevista na Lei 13.979/2020. ..

Artigo discute os conceitos de adolescência em diferentes culturas

Artigo publicado na revista Estilos da Clínica discute os diferentes conceitos que definem a palavra adolescência, pois seu sentido varia de acordo com diferentes culturas. Segundo os autores do artigo, a psicóloga Bruna Rabello de Moraes e o psicanalista e professor Amadeu de Oliveira Weinmann, “a adolescência é uma construção cultural, isto é, uma noção de adolescência sempre é tributária do contexto que a define”.

Para definir a adolescência é preciso partir da premissa de compreender seu conceito “como um momento de passagem da condição infantil à adulta”, condicionado aos contextos culturais que implicam na relação interdependente entre sujeito e cultura. Os autores também relatam reflexões sobre os aspectos históricos e as elaborações de estudiosos do tema, pautadas nas produções culturais para entendimento do conceito de adolescência...

Artigo: Uso de máscaras e crime

Recentemente, um episódio  envolvendo um magistrado viralizou na mídia nacional. Abordado por guardas municipais por estar circulando na praia sem máscara, o cidadão recusou-se a obedecer a solicitação dos servidores públicos, desacatando-os e chegou a rasgar a notificação da multa que lhe foi entregue.

A repercussão foi tamanha que o CNJ instaurou um processo disciplinar e afastou o magistrado no exercício da função. Além disso, a Justiça de São Paulo informou que ele foi alvo de 40 procedimentos e apuração disciplinar nos últimos 15 anos. A Procuradoria Geral da República requereu a abertura de inquérito para apurar se houve crime de abuso de autoridade. Por 10 votos a 3, o STJ decidiu pela instauração do procedimento...

Artigo: A ciência venceu a arrogância. Viva a vida, viva a vacina!

Os defensores do bom senso, da sanidade, da ciência, e principalmente da vida estão comemorando a autorização para o início da vacinação contra o novo coronavírus, responsável por causar a Covid-19, doença que já infectou quase 100 milhões de pessoas no mundo e tirou a vida de mais de 2 milhões, sendo cerca de 210 mil apenas no Brasil.

Não tendo mais como postergar, o Governo Federal que tinha quase como certeza a presença da vacina produzida na Índia neste domingo (17), no Brasil, quando esta receberia a licença para uso emergencial, foi obrigado a, literalmente, ter que 'engolir' a confirmação da autorização da vacina oriunda da China, aquela que foi motivo de chacota e até mesmo desautorizada o seu uso pelo presidente da República...

Artigo – Entre as Redes Sociais e o Brasil real

É surpreendente ver como o mundo das controvérsias políticas e ideológicas mexe com o equilíbrio e a capacidade de avaliação das pessoas, principalmente quando essas estão afetadas por um sentimento mais sectário, que não permite aos demais uma visão crítica independente. Entendo a direita e a esquerda, ambas, tem algo em comum: não gostam de ler, ouvir e conhecer a verdade. Não sabendo eles que o texto bíblico nos ensina: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. A verdade é que a Esquerda vive um desterro político pós Lava-Jato de extensão ainda não imaginada, além de não ter se renovado. E, do outro lado, dona Direita sempre vaidosa, e algumas vezes, malvada e mal falada. 

Ora, é tão difícil assim para alguém admitir um ponto de equilíbrio numa análise política, de acordo com o desempenho e atitudes de quem está no Poder, no momento de uma reflexão mais pragmática dos fatos e ações do Governo? Para mim é indiferente se quem está no Poder é de Esquerda ou Direita, uma vez que aqui já elogiei e critiquei ambos os segmentos ideológicos. Tão pouco pretendo ser dono da verdade, e sim promover algumas considerações sobre quem quer que esteja ganhando o meu e o seu dinheiro para bem nos representar...

Artigo - Você já viveu o suficiente?

Estava em Brasília e fiquei surpreso quando ouvi a pergunta do título acima. Respondi que, embora seja uma pessoa super disciplinada, algumas coisas não temos como controlar e que acredito que o tempo de vida de cada um é determinado por Deus. Em seguida indaguei: Mas por que essa pergunta?

Então minha interlocutora, a dra. Nise Yamaguchi – paranaense como eu e uma das médicas mais renomadas do Brasil, respondeu: Acabei de completar 60 anos e estou me programando para viver mais 60 anos...

Artigo - O que significa ser alfabetizado em nosso país?

Que importância é dada por cada pessoa à sua alfabetização? O que é ser alfabetizado em nosso país? Para quem é alfabetizado e a teve na idade certa, nem consegue imaginar o que seria de sua vida sem o domínio da leitura e da escrita, já que essas atividades são naturais no dia a dia e em diversas práticas corriqueiras. Esse cenário muda completamente quando tratamos das pessoas não alfabetizadas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 7% da sua população analfabeta, isso transformado em números equivale a 11,5 milhões de pessoas que vivem sem conseguir reconhecer informações simples e úteis em seu cotidiano, já que esses dados equivalem ao analfabeto completo, não aqueles que sabem escrever seu nome e ler e escrever algumas palavras...

Artigo - É hora de priorizar os brasileiros

*Basilio Jafet

Quando Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República, duas mensagens de sua campanha ficaram gravadas: o Brasil para os brasileiros; menos Estado e mais empreendedorismo.

A força dessas mensagens autorizou a acreditar que iniciaríamos uma nova jornada. Sabíamos que o primeiro ano de mandato seria complicado, dedicado à articulação com o Congresso Nacional, pois, sem ele, nenhum governo democrático consegue governar. E o ministério técnico nomeado foi grata surpresa...

Artigo - Juazeiro: da campanha "feminista" da primeira prefeita mulher da história da cidade até a repetição das velhas práticas machistas na formação do governo.

Já estamos há quase dois meses após a eleição municipal que deu a vitória a Suzana Ramos (PSDB). Durante sua pré-campanha e campanha Suzana se utilizou dos discursos do empoderamento feminino nos espaços políticos e assumiu publicamente o compromisso por inúmeras vezes com a pauta feminina.

É importante lembrar que, após a convenção partidária que homologou os nomes de Suzana e Leonardo na chapa majoritária para disputar as eleições, Suzana ainda na condição de pré-candidata realizou um evento chamado "Comitê das Mulheres", onde segundo material divulgado pela própria assessoria da coligação, o evento serviu para dar um tom feminista na campanha à  prefeitura de Juazeiro.

Nesta mesma matéria, a organização do evento diz que o momento serviria de combate ao machismo que Suzana vinha sofrendo dentro da política desde que lançou sua pré-candidatura. ..

Artigo – Tal pai, tal filho?

Quando o que mais se esperava era um início de ano alvissareiro, com um horizonte pleno de boas expectativas, sem os percalços que tanto incomodaram a vida das pessoas no Brasil e no Mundo, eis que a maior potência mundial, parâmetro modelar do Sistema Democrático em todo o universo, e sob a convocação e incentivo direto do próprio Presidente da República, Sr. Donald Trump, que já está praticamente com os dois pés fora da Casa Branca, dá um péssimo e indigno exemplo de como insuflar a população à desordem e à anarquia contra as Instituições.

O que se presenciou no último dia 06 de janeiro nos EUA, foi tão raro e inusitado de se ver que, certamente, vai ser uma página virada na História americana! Pela República dos EUA nunca passou um Presidente tão obtuso e débil no exercício da liderança do país, tanto no plano interno como internacional. Se o chamarmos de casca-grossa é uma forma clássica para não o classificar de despreparado para o cargo...

Artigo - A recusa do trabalhador à vacinação contra a covid-19 e os impactos na relação de emprego

Afinal, a vacinação dos trabalhadores contra a covid-19 será obrigatória diante de risco ocupacional de natureza biológica? Esse tema tem conquistado todos os holofotes, na medida em que vacinas contra a covid-19 estão sendo desenvolvidas com rapidez sem precedentes a partir da utilização de novas tecnologias, o que tem despertado discussões quanto aos possíveis eventos adversos em relação à imunização emergencial e o direito de oposição do indivíduo. Neste contexto o trabalhador está inserido.

No atual momento, o diálogo social é indispensável conforme orienta a Organização Internacional do Trabalho (OIT) no sentido de que os trabalhadores sejam informados e consultados sobre as repercussões do coronavírus e que medidas podem ser tomadas para sua própria proteção e como podem contribuir para a contenção da disseminação do vírus no ambiente de trabalho...

Artigo - "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta" ex-ditador romano Caio Júlio César

Para se referir ao caráter, aos traços morais de personalidade, que envolve principalmente o comportamento e a reputação de determinado sujeito, diz-se que o mesmo é uma pessoa honesta, sem vícios de desvios de índole, correta... 

Como se a honestidade fosse uma virtude, a própria palavra se torna vítima dos que a usam para cobrir, ou encobrir, o seu antônimo. Chega ao cúmulo do cinismo o fato de priorizar falsos discursos em detrimento do bom comportamento e da verdade. Falar e fazer são iguais apenas em números de letras e por iniciar com a letra 'efe' de falso e de fascista. ..

Artigo – Ano Novo ou novo mundo?

Nada mais surreal do que imaginar uma passagem de ano em que há restrição em se abraçar um parente ou um amigo, e mesmo certa reserva em fazer uso da tradicional frase: FELIZ ANO NOVO! Essas são as formas mais emblemáticas para caracterizar essa festa! Mas, o calor desse esperado abraço está inibido pelo protocolo oficial e não recomendados pelos princípios da prudência e da sensatez. Assim, os bons votos parecem estar carregados da energia negativa que está a envolver as pessoas nos dias de hoje, e a fortalecer a dúvida se algo realmente vai mudar para melhor no Novo Ano. Acredito que, pela primeira vez nos últimos 100 anos, a data de 31 DE DEZEMBRO chegou acompanhada pelo tormento causado por essa silenciosa e inusitada praga!

Nada mais cruel para o sentimento de amor e afeto humano, do que ter de viver num recomendado isolamento social, às vezes quebrado pelas necessidades mais imediatas ou por fugas manhosas impostas pelo coração, sempre com o amparo do forte argumento defensivo: “estávamos todos com máscara”!..

Artigo: Ser feliz é quase uma dieta, uma alimentação balanceada da alma

Eu fiz uma cirurgia bariátrica há muitos anos, de maneira estabanada, para me livrar dos meus antigos 150 quilos. Meu pai morreu do coração aos 45 anos, e eu não podia continuar com aquele peso. O médico diz que você vai poder comer de tudo. O problema é que você passa a beber de tudo também.

Eu quase virei alcoólatra. Como, aliás, acontece com muitas pessoas que fazem bariátrica sem se preparar antes e sem supervisão depois. E foi para cuidar dos meus excessos —de cigarros, bebidas, cafés, refrigerantes e remédios para dormir— que eu, graças a Deus, conheci o médico psiquiatra Arthur Guerra. Ele transformou a minha vida não me entupindo de mais remédios, mas tirando esses remédios e me entupindo de esportes...

Artigo: saiba como decisão do STJ impacta permanência no estágio probatório

Por Dra. Laiani Cristina Mafra*

Uma recente decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) entendeu, em maioria de votos, que o servidor público em estágio probatório não pode ser exonerado antes do prazo de três anos. A discussão não é algo recente e pode impactar a carreira do servidor público...