Foram encontrados 2104 registros para a palavra: artigo

Artigo: Tendências da humanidade e da terra - A Conjuntura a partir do pensamento complexo

O pensamento complexo é um desafio, não uma resposta (Edgar Morin).

O mundo jamais voltará a ser como era antes da pandemia. A pandemia indica a mudança do mundo. Como já se diz, passamos não por uma época cheia de mudanças, mas por uma mudança de época. Não são várias crises, mas uma crise civilizacional que se expressa em múltiplas dimensões (Papa Francisco)...

Revista internacional publica artigo escrito pela comandante da operação Ronda Maria da Penha de Juazeiro (BA)

A Comandante da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP), do município de Juazeiro-BA, a Tenente PM Dálete Andrade Brandão, foi contemplada com a publicação do seu artigo intitulado: “O contexto de violência vivenciada pelas mulheres assistidas pela Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar”, na revista Internacional Journal of Development Research. 

O artigo descreve o contexto da violência sofrida pelas mulheres acompanhadas pelo serviço policial baiano de proteção à mulher, traçando o perfil das vítimas e do agressor, através do contexto sócio demográfico, e caracterização das circunstâncias da violência vivenciada...

Artigo: Indisciplina, festa, pouco caso

Disseram-me sempre nos bancos escolares, sobretudo nos livros: o brasileiro é indisciplinado, gente livre, sem amarrar, vivendo à larga, bucho cheio, pés descalços. Até posso compreender.

Os nossos primeiros visitantes constataram. Henry Coster, Tollenare, Graaham. Padres e bispos. Nossa gente não podia ouvir um prato bater na cozinha e já os pés abismavam no terreiro, debaixo de chinelos e tamancos...

Artigo – Uma gafe e um tsunami político

Foram tão significativos e relevantes os principais fatos políticos da semana, que não me contive em fazer uma breve reflexão sobre ambos. E pela ordem sequencial das fotos da ilustração, o leitor já identifica no primeiro quadro acima, a imagem que bem caracteriza a falsidade de uma política governamental de combate ao coronavírus.

A comitiva oficial composta de 10 membros, representando três Ministérios - num avião da FAB -, está aí alinhada para a foto oficial, antes de decolar para Israel, com a finalidade de lá discutir o intercâmbio de tecnologias ligadas ao combate da pandemia, incluindo o spray nasal israelense EXO-CD24. O contraponto é terem saído do Brasil sem máscara, e lá chegando, todos já estavam enquadrados dentro dos protocolos rígidos dos países desenvolvidos. Aqui, comportamento desigual, anormal e desprezível!..

Artigo - O princípio da segurança jurídica sobrepondo-se ao princípio da legalidade

*Josemar Santana

O PRINCÍPIO DA GARANTIA JURÍDICA tem merecido ampla atenção dos juristas estudiosos do Direito Constitucional, do Direito Público em Geral e do Direito Administrativo, em homenagem a outro princípio constitucional, o da DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA...

Artigo: Um filme repetido com cenas mais dramáticas

O filme se repete, mas com cenas ainda mais dramáticas. É impossível olhar para março de 2021 sem se lembrar do que começava há ocorrer um ano. A pandemia avançava pelo Brasil, levando à suspensão de aulas presenciais, à interrupção de campeonatos esportivos e à limitação das atividades comerciais.

Agora, 12 meses depois, as medidas restritivas se intensificam, inclusive com um inédito toque de recolher no período pós-ditadura, só que com um agravante: o risco de colapso imediato nos sistemas de saúde...

Artigo:  Tudo na vida passa

"Tudo na vida passa, tudo no mundo cresce. Nada é igual a nada não. Tudo que sobe desce, tudo que vem, tem volta. Nada que vive, vive em vão. Nem todo dia é festa, nem todo choro é triste. Nenhuma dor sempre .

Em 1982 a banda The Fevers, uma das mais queridas e tocadas no Brasil fazia sucesso com a música 'Elas por Elas' (trecho acima). Neste mesmo ano a seleção brasileira foi considerada a melhor seleção da Copa do Mundo, mesmo não levando a taça. No início daquele ano, no dia 19 de janeiro, morre uma das melhores interpretes da música brasileira, a cantora Elis Regina. Bem mais para frente, no dia 13 de dezembro, o saudoso Leonel Brizola é eleito governador do Rio de Janeiro. Brizola foi único político eleito pelo voto para governar dois estados diferentes em toda a história do Brasil, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. ..

Artigo - Dor de cotovelo!

É fato notório, uma verdade evidente, insofismável, que o carisma do Presidente Bolsonaro tem provocado desgosto, ciúme, inveja, a alguns beócios, curtos de inteligência, calunduzeiros, rabugentos, possuidores do desejo irrefreável de gozar o grau de projeção popular que o chefe da Nação alcançara.

Um soldado da Pátria Amada, que caiu no gosto e estima popular, causando coceira nos miolos moles de muita gente impedida, desiludida de permanecer na mamata, e, outros assombrados da certeza da derrota nas eleições de 1922, cientes de que o carismático Bolsonaro permanecerá hasteando o lábaro da Vitória Pátria Amada Brasil!..

Artigo: Questionamento ao DETRAN

Como cidadão tenho um questionamento ao DETRAN quanto à revalidação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No ano passado, diante da pandemia, o DETRAN transferiu a exigência da revalidação de carteiras com vencimento no ano de 2020 para 2021. Foi uma medida sábia e de cooperação com os cuidados sanitários exigidos pelo momento do Brasil e do mundo.

Entretanto, pessoas que precisam revalidar a carteira nesse ano de 2021, não tiveram seus prazos alongados para 2022. Claro que é um problema, porque o DETRAN nos obriga a sair de casa, passar por aglomerações para refazer a carteira exatamente no auge da pandemia, quando em nossa região praticamente já não há mais vagas nos hospitais. ..

Artigo – O vírus, a indiferença e a vacina

Em qualquer parte do mundo, nada é mais comum do que o despreparo da maioria em lidar com uma Pandemia, cuja ação invisível de um vírus se constitui em risco quase indefensável, restando a todos, apenas, buscar as medidas paliativas protetoras, tentando evitar a infecção e maiores consequências à vida, enquanto a vacina não chega para cada um. Certamente que, naquelas Nações onde existe uma reconhecida condição econômica, social e cultural, é mais notória a capacidade de melhor se enquadrar num processo de superação, pelo nível de disciplina e educação das pessoas. Ou seja, civilidade e civilização fazem a diferença! Diga-se de passagem, sem a tal ideologia.

O mesmo, contudo, não se pode dizer dos nossos patrícios que, de norte a sul, de forma imprudente e acintosa, desrespeitam os protocolos e abusam da sorte em festas entocadas nas cafuas com grandes aglomerações, mesmo sabendo que os hospitais estão em estado quase de calamidade. Esses vulneráveis, após contaminados e em estado grave, bradam contra o sistema de saúde. São errados e irresponsáveis!..

Artigo: Que vença a virtude soberana

Aquilo que se vaticinou infelizmente aconteceu, numa velocidade também previsível. A desdenha por parte de um grande número de brasileiros com relação à pandemia da Covid-19 tem gerado sofrimentos irreparáveis pelos que foram contaminados e pelas famílias e amigos das quase 260 mil vidas perdidas por conta da doença.

Os que ainda lutam para sobreviver em um leito hospitalar e os que procuram as unidades médicas para serem atendidos e não encontram vagas são vítimas da insanidade, da frieza e da desumanidade daquele que deveria levar a sério o cargo que lhe foi confiado através do voto, mas ao contrário, insiste em imitar o comportamento ditatorial e fascista do nazismo, movimento político que entre outras aberrações se caracterizou pelo autoritarismo, apontando os comunistas como responsáveis pelos problemas sociais e estimulando a irracionalidade como meio de adesão às propostas políticas de solução dos problemas nacionais...

Artigo: Analógicos, gracas a Deus!

Nasci em modo analógico. E gostei. Sempre estive adaptada e não me custava tanto esperar as coisas se sucederem. Cultivar desejos, aguardar uma oportunidade, semear e aguardar pelo tempo da colheita seja de lá o que fosse não me era um fardo assim tão pesado. Era a vida em modo  analógico. E eu estava em paz.

Procurar por algo numa loja, varrer quilômetros quadrados atrás daquilo que fosse desejado, até esperar numa fila tinha lá o seu encanto, porque era uma pausa obrigatória no dia para ler aquele livro que sempre carregava comigo na bolsa, quando, de outro modo, o tempo "usurpado" para a leitura seria julgado pelo mundo como "ócio". Enfim, a vida era assim. E éramos felizes...

Artigo: Tarcísio encantou-se?

Foto: Em pé: Tarcísio, Lael e Baixinho (Adelson). Sentados: Didigo, Cicinho, Alcides e Vavá.

Era o tempo da jovem guarda... do iê-iê-iê. Eu era menino e Tarcísio já tocava no Conjunto musical “Os Geniais” – que marcou época em Ouricuri. Ele foi o nosso primeiro contato com a figura e a mística do artista que lança moda e descortina as sensações de novas tendências...

Artigo - Entenda a diferença entre a suspensão dos direitos políticos e a inelegibilidade eleitoral

*Josemar Santana

Na Campanha Eleitoral de 2020 este assunto foi bastante comentado em Senhor do Bonfim e na região, porque um dos candidatos ao cargo de prefeito em Senhor do Bonfim havia sido condenado por crime de calúnia, ao insinuar que uma concorrente, na eleição de 2016, e que havia sido sua chefe de gabinete e secretária de saúde no governo que o sucedeu, teria desviado milhões de reais de verbas da saúde...

Artigo: A Constituição Federal é contra a privatização do setor nuclear

O nuclear está em alta no atual governo brasileiro, desde que o almirante Bento Junior se tornou ministro de Minas e Energia, apoiado por um "lobby" persistente e decidido, e que tem setores militares como "sócio" majoritário.

Enquanto no mundo o número de reatores nucleares em operação diminui, segundo o Relatório Anual da Indústria Nuclear no Mundo (2020), o país planeja investir centenas de bilhões de reais na expansão das usinas nucleares, conhecidas como "chaleiras atômicas".  Mesmo declarado "país falido", sem recursos, diante de investimentos grandiosos e prioritários para uma necessária recuperação econômica e sanitária, os nucleopatas insistem, sorrateiramente, em gastar "nosso rico dinheirinho" para atender unicamente seus interesses econômicos particulares...

Artigo: Queremos trabalhar! Setor de bares e restaurantes luta pela retomada de empregos com segurança

O setor de bares e restaurantes foi duramente penalizado durante a pandemia, e desde então vem travando uma grande luta para a sobrevivência de seus negócios.

No artigo abaixo, o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e região, Rubens Fernandes da Silva, comenta sobre as estratégias adotadas pelo setor e suas reivindicações...

Artigo - Covid: Mortes de norte a sul, leste a oeste!

Por mais que haja empenho de boa parte da população em aceitar a complexidade do momento, a realidade se torna cada vez mais difícil de ser absorvida. E um dos fatores mais preponderantes e que contribui negativamente para que não se alcance uma mais razoável compreensão dessa gravidade, é a enorme diversidade conceitual sobre o Vírus COVID-19 e seus muitos protocolos em circulação nos diversos órgãos de imprensa, tanto por posições assumidas pelos seus editores, como por manifestações médicas divergentes por parte de muitos profissionais da área. Ora, é evidente que esses conflitos criam enorme angústia e desesperança!

Outro fator que afeta fundamentalmente o sentimento de confiança e crença de que tudo isso vai passar, esbarra na chocante falta de prioridades objetivas no combate ao COVID-19, desde o início...

Artigo: Luís Alberto Dourado passou pelas nossas vidas e pela vida do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco como um cometa

É  isso mesmo. Luís Alberto Dourado passou pelas nossas vidas e pela vida do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco como um cometa. Veio rápido, irradiando uma luz de muito brilho e um calor humano intenso. Além de ter deixado, agora, um rastro comprido de muita saudade.

Nosso embaixador de Morro do Chapéu e sua voz trovejante farão muita falta em todas as nossas reuniões, do interior da Bahia até os mais distantes rincões das terras e das águas franciscanas. Não veremos mais aquela figura de grande porte, inundando de ideias, de propostas, de temáticas nossos encontros, do café coletivo da manhã até às madrugadas quentes em que as polêmicas da gestão hídrica porventura venham dominar nossas pautas plenárias...

Artigo: Vacinas de Vento

A mídia noticiou recentemente casos das chamadas “vacinas de vento” ocorrendo no País e envolvendo a vacinação de pessoas idosas, grupo que mais morre na pandemia. O Conselho Federal de Enfermagem recebeu 12 denúncias sendo seis em São Paulo, três no Rio de Janeiro, duas em Goiás e uma em Alagoas.

As “vacinas de vento” constituem uma simulação de vacinação sendo que a seringa não contém o imunizante, na verdade está vazia, contendo apenas ar. Assim, a pessoa idosa não recebeu a vacina embora tenha sido picada e tenha acreditado ter sido imunizada. Após denúncia, a Polícia e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro iniciaram investigações. Os profissionais envolvidos foram afastados de suas funções e os idosos envolvidos foram devidamente vacinados posteriormente, segundo informado pelas autoridades de saúde...

Artigo: Quando começa, de verdade, uma gestão pública? 

É muito cedo para emitir opinião ou fazer uma avaliação de uma gestão com apenas 60 dias do seu início. Ledo engano. Os detentores de cargos eletivos no Executivo ou no Legislativo, seja em nível nacional, estadual e municipal são passíveis de críticas, sejam elas construtivas ou não, desde o primeiro dia de mandato, sim. O comportamento do executor e do legislador já pode ser observado desde o 'arriar das malas', ou seja, no momento em que se oficializa a função. 

Como diz o ditado popular, 'é preciso mostrar para que veio logo no começo, pois amanhã pode ser muito tarde'. É compreensível as dificuldades encontradas pelos novos representantes, principalmente para os prefeitos de primeira viagem. Conhecer a máquina, o seu funcionamento e aprender a conduzi-la podem levar dias e até meses, mas não justifica insistir no discurso de que encontrou apenas bagunça e os 'cofres' vazios. Assim como outras desculpas, proferidas desde quando a terra era quadrada, condicionar determinadas dificuldades ao passado é repetir e se igualar àquele ou aquilo que considera falho. ..