Foram encontrados 80978 registros para a palavra: re

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, MPF/BA relembra atuações ambientais em 2016

5 de junho, domingo, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo. Para celebrar o dia comemorativo, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) selecionou suas principais atuações na área em 2016. Entre as atividades de maior destaque, está a audiência públicapromovida pelo órgão em abril, para discutir os Projetos de Lei nº 654/15 e nº 3.729/04, em curso no Congresso Nacional, e as propostas de alteração nas Resoluções nº 01/86 e nº 237/97, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As mudanças visam alterar as legislações vigentes, e são vistas como uma tentativa de desmanchar o licenciamento ambiental na Bahia e no Brasil, visto que pregam a redução dos prazos de concessão de licenciamento ambiental para grandes obras, a exemplo de hidrelétricas e estradas – o que pode prejudicar a adequada análise de impactos no meio ambiente; a simplificação do processo de estudo de impacto ambiental, eliminando algumas de suas etapas; bem como a diminuição de prazos das discussões e a exclusão da participação da sociedade civil nos debates relacionados ao tema, como a não realização de audiências públicas...

Seminário em Defesa do São Francisco discute melhorias socioambientais para a região

Nesta sexta-feira, 03, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública realizou um dia de ações voltadas à Educação Ambiental e em Defesa do São Francisco. O encontro teve inicio as 08h no Museu Regional do São Francisco, onde membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e população fizeram uma visitação à Exposição fotográfica sobre o Rio São Francisco. Logo em seguida a equipe se dirigiu para o auditório do Campus da UNEB e lá se reuniu com a Marinha, membros da OAB, representantes de Comunidades indígenas e demais ativistas ambientais, em especial com a situação do Rio São Francisco.

O encontro que teve como tema “Somos Todos Ribeirinhos Defensores do São Francisco, Cuidar é da Nossa Natureza”, discutiu temas para curto, médio e longo prazos, uma vez que o trabalho de preservação é continuo. “O interessante neste encontro é a integração dos diversos órgãos com a questão da gestão ambiental, onde cada instituição tem a sua legislação, mas é preciso  haver uma maior interação entre os mesmos. Não adianta nada só falarmos que o rio está morrendo, mas realizarmos ações conjuntas”, pontuou Rafael Sanctos, Capitão Tenente da Marinha e Comandante da Agência Fluvial de Águas em Juazeiro...

Centro de Oncologia Dr. Muccini/Apami é representado em Congresso Internacional de Oncologia

O Diretor-médico do Centro de Oncologia Dr. Muccini/Apami, Gray Portela e o oncologista clínico Danilo Lima estão na cidade de Chicago nos Estados Unidos para participar do Congresso Internacional de Oncologia (Asco 2016). A Reunião Anual tem o objetivo de envolver os participantes fornecendo aprendizado e atualização com uma visão especializada e perspectivas globais sobre estratégias de tratamento do câncer.

O Congresso reúne cerca de 30 mil profissionais de oncologia de todo o mundo. "Este é um momento importante para todo profissional de oncologia porque permite a interação e troca de experiências com pessoas de todos os países, onde se fala em tratamento, novas terapias e as últimas pesquisas no segmento. Com isso, queremos aprimorar ainda mais o atendimento aos nossos pacientes, tendo como base essas interações que permeiam a oncologia mundial", afirmou o Diretor médico e oncologista do Ceonco, Gray Portela...

Walter Pinheiro assume Secretaria da Educação do Estado

O secretário Walter Pinheiro assumiu, nesta sexta-feira (03), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Deputado federal por quatro legislaturas, ex-secretário de Planejamento do Estado da Bahia (2009), Walter Pinheiro foi eleito senador, em 2010, com 3.630.944 votos. Na tarde desta sexta, o secretário Walter Pinheiro conversou com gestores da Secretaria da Educação e disse que todos os esforços serão empreendidos para ampliar a qualidade da educação pública na Bahia, principal marco do governo Rui Costa, por meio do programa Educar para Transformar.

“Eu fiquei impressionado como o governador Rui Costa se joga nos detalhes da Educação. Em todas as conversas que tive com o governador, ele sempre fala que visita uma escola nas cidades aonde vai. Ele conta, de maneira emocional, que é nestas visitas o maior aprendizado que ele colhe para a Educação. E este foi o ponto mais interessante que me motivou a vir para cá”, afirmou, destacando a disposição para contribuir. “Estou com uma disposição danada de fazer. O tempo é curto, mas nada que a gente não possa programar, somar e tentar fazer tudo o que tiver ao nosso alcance pela Educação”, afirma.

O secretário disse que a escola é um ambiente de transformação e precisa estar mais integrada com a comunidade. “Eu acredito que a escola tem que ter esse apelo, de ser um lugar aonde o estudante vai se encontrar e descobrir sua capacidade. A escola é o melhor ambiente para a construção da cidadania, é aonde o indivíduo se socializa e interage. A escola tem que ser atraente e agradável e estar mais aberta, promovendo a integração com a comunidade do seu entorno”, acrescenta.  

Tanto na Câmara Federal como no Senado, Walter Pinheiro assegurou investimentos para as escolas técnicas, sendo um dos responsáveis pela revogação da 2208 que pretendia extinguir estas instituições de ensino no país. Além de garantir recursos para as ETs ele também foi o relator das cinco universidades implantadas na Bahia (Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia e Universidade Federal do Vale do São Francisco e Universidade da Lusofonia).

Walter Pinheiro tem defendido o Pacto Federativo e acredita que o regime de colaboração entre o Estado e os municípios baianos, impulsionado pelo Educar para Transformar, visando alfabetizar as crianças com até oito anos de idade, é fundamental para fortalecer as políticas públicas de educação nas diferentes ciclos da educação básica.  “Vamos fazer este diálogo da Educação com os municípios da Bahia e estreitar a parceria com as universidades estaduais que têm uma produção acadêmica valiosa e podem contribuir, com o acumulado histórico, com a educação básica”, afirmou, ao acrescentar o processo de escuta, diálogo e trabalho em equipe com os servidores da Educação. “É importante também escutar para dentro. Ninguém mais do que os servidores, professores, gestores e estudantes, podem ajudar do que as pessoas que estão na Secretaria da Educação”, ressalta.  

Da área de Tecnologia da Informação, Walter Pinheiro, esteve à frente no Senado das discussões e elaboração do Marco Civil da Internet e, enquanto secretário da Educação vislumbra ampliar o uso de ferramentas virtuais de Tecnologia da Informação na Educação, como o uso de softwares livres. “Eu me dediquei muito nesta área da pesquisa, fiz parte da Comissão de Ciência e Tecnologia o tempo todo e esta é uma das minhas prioridades, sempre dialogando com outras secretarias”...

PREFEITO ISAAC CARVALHO CONCEDE ENTREVISTA A FERNANDO GABEIRA

O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB) foi entrevistado na manhã deste sábado (04), por Fernando Gabeira, entrevista que vai ao ar no Domingo dia 12/06 na Globo News, sobre o esporte vaquejada, a sua história de vida e a gestão em Juazeiro.

 ..

Famílias se unem pelo fim da impunidade em Juazeiro e Petrolina

A manhã deste sábado (04) foi marcada por mais um protesto pelo fim das investigações da morte da menina Beatriz Angélica Mota. O caso, que completará seis meses no próximo dia 10, segue sob sigilo policial. Nenhum suspeito pelo crime foi preso e desde o final de março a Polícia Civil de Pernambuco não se manifesta sobre o caso, o que vem provocando indignação por parte de familiares, amigos e na sociedade do Vale do São Francisco.

..

MANIFESTO DO CASO BEATRIZ INTERDITA PONTE PRESIDENTE DUTRA

Motoristas de Juazeiro e Petrolina devem evitar a Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra que interliga as duas cidades na manhã deste sábado (04), porque ela foi totalmente interditada por volta das 09 e 40h, durante ato de protesto realizado por familiares, amigos e moradores das duas cidades cobrando a solução do caso Beatriz Angélica Mota, garota de 07 anos de idade assassinada dia 10 de dezembro de 2015, nas dependências da Escola Nossa Senhora Auxiliadora.

Este manifesto está sendo considerado como o maior realizado até agora e conta com apoio de pessoas de Juazeiro e Petrolina que não conseguem entender porque o caso ainda não foi solucionado, mesmo com todo envolvimento dos organismos de segurança do Estado de Pernambuco...

JUAZEIRENSES E PETROLINENSES DEFENDEM RESOLUÇÃO DO CASO BEATRIZ

Está acontecendo na manhã deste sábado, dia 04 de junho, mais um manifesto cobrando dos organismos de segurança do Estado de Pernambuco a resolução do caso Beatriz Angélica Mota, garota morta a facadas nas dependências do Colégio Auxiliadora em dezembro de 2015, e que após cinco meses, ninguém foi preso.

O manifesto marca o encontro de pernambucanos e baianos em plena Ponte Presidente Dutra. O evento começou ao lado do Banco do Brasil em Juazeiro e terminará em frente à Godoy Veículos em Petrolina. O manifesto contra com apoio da Policia Militar, Guarda Municipal e um grupo de mototaxi...

Equipe da UPAE/IMIP apresenta fluxograma para atendimento de crianças com microcefalia para VI, VIII e IX Geres

A Coordenadora Geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Magnilde Alves, e a Enfermeira-Gerente do Ambulatório, Ana Carolina Freire, apresentaram, na tarde desta quinta-feira (02), no auditório da VIII Gerência Regional de Saúde, o fluxograma para atendimento de reabilitação e estimulação precoce em crianças com diagnóstico confirmado de microcefalia na VI Macrorregião de Saúde do estado, que é composta por 25 municípios.

Participaram, no campus de Petrolina, representantes do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) e VIII Regional, e através de videoconferência os gestores da VII e IX Geres, com sede em Salgueiro e Ouricuri, respectivamente. “O encontro teve como objetivo socializar informações a respeito do fluxograma de atendimento. Desse modo, todos os envolvidos puderam visualizar nossa agenda dos médicos especialistas e profissionais não médicos que irão atuar na reabilitação e estimulação precoce das crianças. Com isso, esperamos que a prestação do serviço seja otimizada e a agenda aproveitada da melhor forma pelos municípios que fazem parte da pactuação”, esclarece Magnilde...

Presidente da Fundação Hemope ressalta a importância da parceria com a UPAE/IMIP Petrolina


A presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Yêda Maia, reconheceu recentemente, em entrevista para a publicação “Hemope Notícias”, a importância da parceria com a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), com vistas a dar início à descentralização do atendimento hematológico no estado.
 
A pactuação foi feita em abril, quando a unidade de saúde recebeu a equipe da Fundação Hemope. A proposta de tornar a UPAE/IMIP referência para o serviço no interior do estado atende ao projeto de descentralização do atendimento hematológico, que em Petrolina será feito com o apoio da VIII Gerência Regional de Saúde / IV Macrorregional. A concretização da iniciativa está prevista para esse segundo semestre e, em 2017, o município de Caruru será incluído no processo.
 
Ainda de acordo com a publicação, Yêda Maia considerou a viagem a Petrolina gratificante, principalmente por permitir um diagnóstico amplo da assistência hemoterápica. “Percebemos que o serviço não está restrito apenas às unidades do Hemope, mas inclui outros elementos da assistência, em especial, alguns dos hospitais da região”, pontuou. A presidente também destacou a receptividade das gestoras da UPAE e VIII Geres, afirmando que “as profissionais ofereceram um apoio excepcional e excelente acolhida, em especial Aline Jerônimo e Magnilde Alves”.
 
Pactuação
 
“Estamos buscando cumprir a determinação do Sistema Único de Saúde [SUS], através da oferta ao paciente de um tratamento mais próximo da sua casa. Como suporte, temos o privilégio de ter um hematologista na UPAE/IMIP, que é uma das especialidades médicas mais escassas do mundo. Somos todos Secretaria Estadual de Saúde e queremos que o paciente se sinta seguro para fazer seu tratamento também em Petrolina, e não só no Recife”, afirmou Yêda Maia durante a visita feita em abril.
 
Vale ressaltar que o acompanhamento será para os pacientes com doenças benignas do sangue, os oncológicos serão encaminhados à APAMI. A marcação das consultas ambulatoriais com o hematologista acontecerá via VIII Geres.
  
Confira a publicação na íntegra: http://www.hemope.pe.gov.br/download/HN2302.pdf . ..

PETROLINA: Secretária de Saúde se reúne com equipe do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais

Nesta quinta-feira (02) a secretária de Saúde, Mara Gonçalves, e as gestoras da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, se reuniram com o coordenador e a psicóloga do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais, François Figueirôa e Bethânia Cunha, respectivamente.

Durante o encontro foram discutidos sobre as ações desenvolvidas pelo município na prevenção, diagnóstico e tratamento das DST's. "Petrolina tem uma excelente estrutura dos serviços do Espaço Vida, sendo a melhor de Pernambuco", disse François, que frisou a boa receptividade dos profissionais ao curso sobre Aconselhamento realizado em Petrolina. ..

SEDIS realiza cadastramento e atualização da CADÚnico para o público LGBT

O mês de maio acabou, mas a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, através da Gerência de Diversidade, ainda realiza ações do projeto Maio da Diversidade e dentro dessa programação aconteceu durante toda esta sexta-feira (3), no Centro Integrado de Desenvolvimento Social, mais conhecido como Casa do Bolsa Família, o cadastramento do público LGBT ao CADÚnico.

A ação tem o objetivo de garantir às pessoas LGBT a garantia e oportunidade de participar dos benefícios sociais implantados no Governo da Presidente eleita Dilma Roussef e que são oferecidas no município através da gestão Isaac Carvalho. "Esse é um momento inédito no município e os LGBTs agora terão a oportunidade de ter acesso a programas sociais como o Bolsa Família, MCMV e tarifa social na energia elétrica. Eles e elas estão felizes e cheios de novas esperanças", afirma o Supervisor do Núcleo LGBT da SEDIS, Anderson Motta...

75ª CIPM PRENDE HOMEM COM MAIS DE TRÊS MIL LITROS DE COMBUSTÍVEL IRREGULAR

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – prenderam um homem que vendia combustível irregular e que tinha posse ilegal de armas de fogo, no bairro Itaberaba em Juazeiro nesta quinta-feira (02).

Após receber informações do Setor de Operações de Inteligência, a guarnição do PETO 75ª CIPM, deslocou para o endereço e chegando no local, constatou a veracidade dos fatos...

Movimento Juazeiro no Rumo Certo discute políticas públicas com lideranças da área rural

Na noite desta quinta-feira (2) o movimento Juazeiro no Rumo Certo realizou mais um grande encontro, dessa vez, no espaço da APLB/Sindicato. Com o  tema  'Desenvolvimento Rural', o evento reuniu dezenas de lideranças dos nove distritos que compõem o município...

Estudantes participam de peixamento em Petrolina (PE) e inserem 40 mil alevinos no rio São Francisco

Alunos de escolas estaduais do município pernambucano de Petrolina participaram, nesta sexta (03), de um peixamento educativo por meio do qual foram inseridos cerca de 40 mil alevinos no rio São Francisco. A ação marcou o encerramento da IV Semana do Meio Ambiente, evento promovido pela Codevasf que teve como foco a preservação do Velho Chico.

Antes do peixamento, os 40 estudantes que estavam presentes ouviram uma breve explanação do engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (PE), Rozzanno Figueiredo, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para Adriano Davi, aluno da escola Moisés Barbosa, a explicação do engenheiro da Codevasf permitiu que ele soubesse qual a real importância dos peixes para o rio. “Essa iniciativa está sendo muito bem aceita pelos alunos. É uma maneira de salvar o nosso bem mais precioso, que é rio São Francisco”, afirmou o jovem...

Barqueata alerta sobre os problemas do Velho Chico

No terceiro ano da Campanha Nacional em Defesa do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica da Bacia do Rio São Francisco realizou, por meio de uma barqueata, uma verdadeira aula de educação ambiental nas águas são franciscanas. A ação aconteceu nesta sexta-feira, 03 de junho, no trecho do rio que separa as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. Dez barcos enfeitados com os símbolos da campanha ‘Eu viro Carranca para defender o Velho Chico’ navegaram como uma frota de proteção ao rio, chamando a atenção da sociedade para os graves problemas da região. Dentro das embarcações, estudantes, professores, pesquisadores e ambientalistas puderam conferir de perto os dramas vivenciados pelo rio, que abastece mais de 15 milhões de pessoas em seu curso por sete unidades da federação.

“Essa é uma região estratégica para se perceber o impacto da ‘seca de gestão’ na bacia do São Francisco, que tem sofrido com a diminuição da sua vazão, a destruição de sua vegetação, a ocupação de suas áreas de mata nativa e, principalmente, o despejo de esgoto em suas águas, como fazem cidades como Juazeiro e Petrolina”, denunciou Almacks Luiz, membro do CBHSF e presidente do Comitê da Bacia do Rio Salitre. Durante a viagem pelo rio, os barcos fizeram uma parada na Ilha do Fogo para uma ação de peixamento e devolução simbólica de água limpa ao rio...

Hemoba convoca doadores de Juazeiro e Região do Vale do São Francisco para salvar vidas

Com o objetivo de reforçar as doações e ampliar os estoques para atendimento da demanda durante todo o período de festejos juninos, a Fundação Hemoba mobiliza a sociedade para manter a solidariedade em alta, doando sangue. Em datas festivas, é comum uma redução na quantidade de doações e um aumento da necessidade por sangue nos hospitais do estado.
  
Com estoques baixos, a Hemoba de Juazeiro convoca todos os candidatos da cidade e da Região do Vale do São Francisco para ajudar a reforçar o banco de sangue. Os candidatos devem se dirigir à unidade de coleta e transfusão (UCT), localizada na Rua Joaquim Bispo dos Santos, no bairro Santo Antônio, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h 30 e das 14h às 16h 30.
 
Sabadão Solidário 
No sábado, dia 18 de junho, a unidade vai funcionar de maneira especial, atendendo os candidatos no evento "Sabadão Solidário", das 7h30 às 11h30 na sede da UCT em Juazeiro.
 
Para ser doador
É preciso que os candidatos compareçam portando documento original com foto, que pesem acima de 50 kg, estando bem descansados e alimentados. É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes. ..

Cancão encerra amanhã em Petrolina primeira semana de preparação para a estreia na Série D

Na ativa desde a última segunda-feira visando a disputa da Série D do Brasileiro, a Juazeirense treina hoje à tarde mais uma vez no distrito de Juremal e encerra a semana de atividades amanhã com um trabalho no estádio Paulo de Souza Coelho, em Petrolina. O técnico Barbosinha, que inclusive já observou a equipe num amistoso contra o Guarani de Sergipe na quarta-feira (4×2 Cancão), conta com 15 jogadores no atual elenco.

Dos jogadores remanescentes do excelente primeiro semestre, seguem os goleiros Tigre e Diego Amaro; o zagueiro Lucas Yan; o lateral Nem, os volantes Waguinho, Naldo, Capone, Diego Teles e Patrik; o meia Everlan; e os atacantes Jean Carlos e Sassá. A diretoria segue trabalhando em busca de reforços e até agora já anunciou o zagueiro Lucas Santos, ex-Bahia de Feira, o lateral-direito Salgado, que chega do Petrolina, e o lateral-esquerdo Marquinhos, ex-Baraúnas...

MAIS DE MIL CRIADORES DE CAPRINOS E OVINOS DO NORTE BAIANO VOLTAM A TER ACESSO A ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL ATRAVÉS DO PROGRAMA BIOMA CAATINGA

Será iniciado na próxima segunda-feira, 06 de Junho, a segunda etapa do Programa Bioma Caatinga.  O programa de inclusão produtiva da ovinocaprinocultura do semiárido da Bahia surgiu de uma articulação entre o SEBRAE, Banco do Brasil e Fundação Banco do Brasil, com o objetivo de, por meio de análise detalhada da cadeia produtiva de caprino e ovinos, investir coletivamente no desenvolvimento regional sustentável nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Remanso e Casa Nova. A primeira fase do programa foi desenvolvida entre Janeiro de 2012 e Janeiro de 2014, quando 1200 produtores rurais de 217 comunidades dos cinco municípios foram assistidos.

Nessa segunda fase, 1.054 produtores de 325 comunidades e 186 Micro e Pequenas Empresas serão atendidas e acompanhadas por técnicos do programa durante dez meses. Os criadores serão orientados a melhorar o manejo do seu rebanho, melhorar as instalações e comercializar seus produtos de forma legal e inspecionada. Os produtores rurais atendidos no programa Bioma Caatinga, também terão acesso a uma linha de crédito, que será disponibilizada pelo Banco do Brasil, para investir na sua empresa rural. Os técnicos do programa também vão atuar junto aos abatedouros legalizados, frigoríficos e açougues. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam na comercialização dos produtos de caprinos e ovinos para melhorar a estrutura das suas instalações e ofereçam produtos de melhor qualidade ao consumidor. Ao todo, 44 profissionais entre técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, veterinários e zootecnistas desenvolverão as ações do Bioma Caatinga...

Saúde da Mulher: Médico do HDM/IMIP fala sobre primeira fase do ciclo menstrual

A “Menarca”, mais conhecida como primeira menstruação da mulher, faz parte do momento de transformação do corpo feminino durante a puberdade e pode trazer diversas dúvidas e insegurança. O Médico, residente em Ginecologia e Obstetrícia, do Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), Guilherme José Nascimento, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

O residente esclarece que o primeiro ciclo menstrual ocorre quando entre os 11 e os 13 anos. “A menarca consiste num fluxo de sangue, com presença de tecido endometrial (camada interna do útero), e sinaliza uma importante fase de vida da mulher”, afirmou Guilherme José Nascimento...