Foram encontrados 1094 registros para a palavra: nordeste

Juazeirense torce para o Bahia ser campeão baiano deste ano, quer saber por que? Vamos explicar

A Juazeirense depois de encerrar sua participação no campeonato Baiano no último domingo empatando com o Bahia de Feira em casa, agora começa o planejamento para a disputa da Série D. Mas, antes, terá que torcer para o Bahia faturar o título da edição 2019.

Isso mesmo, se o Bahia for campeão, a Juazeirense garante vaga na seletiva da Copa do Nordeste que pode levar o Cancão a disputa do torneio em 2020. Agora vamos entender por que devemos torcer para o esquadrão de aço: A Copa do Nordeste concede três vagas à Bahia, o campeão segue direto para a fase de grupos e as outras duas vagas são definidas através do ranking de clubes do estado do ano que passou. Em 2018, o líder do ranking é o Bahia, Vitória é o segundo e à Juazeirense o terceiro. Caso o Bahia conquiste o título, já garante vaga por ser campeão, abrindo mais uma vaga, que seria o terceiro do ranking do ano passado que é o Cancão...

APA/PETROLINA É CAMPEÃ GERAL DO CIRCUITO PARALÍMPICO NORTE/NORDESTE

A equipe de atletismo paralímpico da APA-PETROLINA conquistou neste final de semana, em João Pessoa-PB, o título geral da maior competição de atletismo do segmento de pessoa com deficiência no Norte/Nordeste. O circuito paralímpico reunião cerca de 600 atletas em três modalidades esportivas: atletismo, natação e halterofilismo e é realizado pelo comitê paralímpico brasileiro-CPB.  

Com uma delegação 28 paratletas, 2 atletas guia e 6 profissionais da comissão técnica a equipe de Petrolina conquistou 27 medalhas de ouro, 10 medalhas de prata e 10 medalhas de bronze, finalizando a competição no topo do quadro de medalhas com 47 medalhas no total...

Rui diz que Consórcio do Nordeste vai gerar economia e melhorar gestão nos estados

O primeiro passo para a formação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, chamado apenas de Consórcio Nordeste, foi dado nesta quinta-feira (14), em São Luís, no Maranhão, durante o Fórum de Governadores do Nordeste, que reuniu, além do governador Rui Costa, os oito gestores da região. Na ocasião, Rui foi escolhido para ser o presidente do Consórcio. O objetivo da criação do Consórcio é centralizar a aquisição de produtos - como medicamentos, por exemplo -, equipamentos e ações integradas dos estados nas mais diversas áreas, como tecnologia, saúde e segurança, a fim de reduzir custos e fortalecer as ações regionais. 

O texto original, elaborado pelo Governo da Bahia, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), foi a base para a formação jurídica do Consórcio. Com a assinatura do protocolo foi dado início à formação da personalidade jurídica do instrumento, com CNPJ e Conselho de Administração. "Estamos avançando hoje, em São Luís, na criação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Tenho certeza que a região ganhará em economia e qualidade de gestão. Além do consórcio, também discutimos pautas importantes do cenário nacional. O objetivo é defender os interesses do Nordeste do Brasil", disse Rui. ..

Governadores do Nordeste participam nesta quinta (14) de Fórum e discutem desenvolvimento para a região

O governador Rui Costa se reúne, nesta quinta-feira (14), em São Luís, capital do Maranhão, com os demais governadores do Nordeste para tratar de assuntos de interesse da região, em especial para assinar o protocolo de criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, ou, simplesmente, Consórcio Nordeste, um instrumento para a realização de ações e compras de produtos e serviços conjuntos envolvendo todos os estados nordestinos. 

O consórcio é fruto de uma proposta encaminhada ao grupo pelo governador Rui Costa, visando atuação conjunta para fortalecer o poder de negociação dos estados na aquisição de equipamentos, produtos e serviços, além de ações integradas nas áreas de desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia e inovação, segurança pública, administração prisional e proteção do meio ambiente, dentre outras que se fizerem necessárias.  ..

Secretário participa de atividades do Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ONG Nordeste Digital

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) Tiano Felix, representou o município NA quarta-feira (20), nas atividades do Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos do projeto Cisternas, realizado na comunidade de Tanque Novo, distrito de Pinhões.

O curso, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Juazeiro, está sendo executado pela entidade Nordeste Digital, contratada pelo Consórcio Sustentável do Sertão do São Francisco (Constesf). A atividade beneficia mais de 2.500 famílias em 10 municípios do território...

Bacia do rio São Francisco, de Minas ao Nordeste, está em estado de alerta, ninguém sabe em que condições a água chegará às cidades ribeirinhas, diz especialista

Falta de uma decisão federal ou estadual sobre uso de usina hidrelétrica para conter onda de rejeitos leva angústia ao entorno do lago do Rio São Francisco. Em compasso de espera e tensão nas alturas. Próximo a completar dias após o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, não há decisão federal ou estadual sobre o uso da usina hidrelétrica do Retiro Baixo, no Rio Paraopeba, entre Pompéu e Curvelo, para conter a lama de rejeito de minério vazada do empreendimento da Vale. 

Enquanto não há determinação oficial, a preocupação toma conta dos pescadores artesanais e piscicultores do entorno do lago de Três Marias, na Região Central, ponto de encontro entre o afluente Paraopeba e o São Francisco. Reunido, ontem, em Felixlândia com autoridades, técnicos, moradores, produtores e ambientalistas, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, alagoano, disse haver um temor sobre as condições em que o Paraopeba chegará ao reservatório de Três Marias, após o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte...

LUTO: morre aos 100 anos um dos maiores repentistas do Nordeste, João Furiba

Morreu na noite desta quinta-feira (31), aos 100 anos de idade um  dos maiores repentistas do Nordeste, João Batista Bernardo, conhecido como João Furiba, que nasceu em 04 de julho, em Taquaritinga do Norte-PE e viveu boa parte da vida em Sumé, no Cariri Paraibano, e atualmente morava em Triunfo-PB.

O artista que era um dos maiores nomes da viola e faleceu no hospital regional de Cajazeiras...

Salvador é a única capital do Nordeste a sediar jogos da Copa América

Após 30 anos sem sediar a Copa América, o Brasil abre portas de estádios de cinco capitais – Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, e Porto Alegre, entre os dias 14 de junho e 7 de julho –, para 12 seleções correrem na busca pelo troféu de campeão da Copa América 2019. Na noite desta quinta-feira (24), a Cidade das Artes, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, foi feito o sorteio oficial que tornaram conhecidos os confrontos dos três grupos e a agenda dos jogos.

O grupo A será composto pelo anfitrião Brasil, Bolívia, Venezuela e Peru. Já a seleção da Argentina, Colômbia, Paraguai e a convidada sede da próxima Copa do Mundo, o Catar, completam o grupo B. O grupo C será formado pelo Uruguai, Equador, Chile e o também convidado Japão, país sede dos Jogos Olímpicos de 2020. 

A Arena Fonte Nova será o estádio oficial da Bahia em cinco partidas da competição. Os jogos da fase de Grupos ocorrem a partir do dia 15 de junho, sendo o primeiro confronto na capital baiana do grupo B, entre Argentina x Colômbia, às 19h.

No dia 18 de junho, a Seleção Brasileira entra em campo, para as 21h30 enfrentar a Venezuela, em Salvador. Nesta data, há exatos 30 anos, as duas seleções se enfrentaram em um jogo da Copa América (1989), com vitória de 3 a 1 para o Brasil.

Ao comentar a escolha da Bahia como único estado nordestino a receber jogos da Copa América, o diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Elias Dourado, diz ter sido “uma premiação para a Bahia, resultado de todo um planejamento conduzido pelo governo estadual”.

Na opinião de Elias Dourado, o estado se qualificou desde a Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Olimpíadas (2016) e demais eventos de futebol sediados no estado, “construindo uma infraestrutura esportiva positiva, não só com a Arena Fonte Nova, que demonstra claramente a importância da sua construção e de toda modelagem feita para que ela pudesse existir com vitalidade e permanente resposta para necessidade de qualquer grande evento não só de esporte”, disse...

EU PENSO ASSIM... JUAZEIRENSE PERDE POR GOLEADA PARA O BAHIA

Se é que existe a lógica no futebol, ela diz que um clube de tradição, com títulos importantes acumulados, com boa estrutura de organização administrativa, finanças controladas, imensa massa torcedora, bom elenco de atletas, esse clube quando atua contra um clube que não tem essas características, é um time sem tanta tradição e poderes. Por tudo isso, é visto normalmente, que ao enfrentar o TODO PODEROSO, em seu campo, não tem muitas condições de ganhar o jogo, mas às vezes, poucas vezes, acontecem. Quarta-feira (23), vimos, assistimos tudo isso.

A JUAZEIRENSE, após empatar domingo passado, com o ATLÉTICO de Alagoinhas, pelo “BAIANÃO”, jogando em casa, a lógica (?) mandava que o “CANCÃO DE FOGO” teria que faturar em casa os três pontos, empatou, 2x2. E aí, tínhamos que ir a ARENA FONTE NOVA, enfrentar o BAHIA. Tarefa difícil. Difícil sim, mas poderíamos jogar em seu campo, tentando usar uma tática muito praticada em jogos contra os considerados grandes, que era fazer o possível bloqueio da área, se fechar mais, recuar com toda precaução o time e tentar os contra-ataques, mesmo assim, não era fácil ganhar lá dentro do TRICOLOR DE AÇO, mas poderia, quem sabe, evitar a grande decepção que o nosso futebol passou...

Maioria dos municípios da região Nordeste conseguiu reduzir suas despesas em 2017. Petrolina se destaca na região

Dos 24 municípios do Nordeste analisados pelo Anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), 15 conseguiram reduzir suas despesas municipais em 2017, quando comparado a 2016. O destaque da região foi Arapiraca (AL), que registrou despesa de R$ 520,7 milhões em 2017, valor 15,8% menor do que o do ano anterior.

Ainda no ranking das principais quedas de despesa está a capital Aracaju (SE), que reduziu em 9,5%; o município de Mossoró (RN), com queda de 8,6%; São Luís (MA), que teve retração de 6,2%; e Petrolina (PE), com redução de 5,7% no período analisado. Na outra ponta da tabela, os municípios que mais aumentaram suas despesas foram Juazeiro do Norte (CE), com alta de 8,9% em 2017 se comparado a 2016; Parnaíba (PI), que teve aumento de 5,9%; e as capitais João Pessoa (PB) Fortaleza (CE), com altas de 4,8% e 3,4%, respectivamente, no período analisado...

Atual vice-campeão, Bahia estreia na Copa do Nordeste contra o CRB

Bahia ficou muito perto do título da Copa do Nordeste de 2018. O Tricolor baiano chegou à final como o favorito, mas acabou perdendo o título em casa para o Sampaio Corrêa, que encerrou o ano com rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro.

Agora em 2019, o Bahia dará seu primeiro passo na nova campanha na Copa do Nordeste. Nesta quarta-feira, a equipe estreia na competição recebendo o CRB na Arena Fonte Nova, às 21h30 (de Brasília), em duelo válido pelo Grupo B da competição...

Maioria dos municípios do Nordeste reduziu seus gastos com educação em 2017

Dos 25 municípios da região Nordeste analisados pelo anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), apenas oito aumentaram seus gastos com educação em 2017 em relação a 2016. A redução nos investimentos pela maior parte dos municípios gerou uma retração percentual de 2,1% na região, que totalizou R$ 41,2 bilhões gastos com educação no ano passado.

As maiores quedas foram sentidas em Arapiraca (AL), Mossoró (RN) e Paulista (PE), que registraram retração de 16,8%, 14,4% e 11,3%, respectivamente, no período analisado. As administrações municipais de Petrolina (PE), Campina Grande (PB) e Caucaia (CE) diminuíram os gastos com educação em 8,8%, 8,3% e 7,3%, respectivamente, em 2017,..

Dos postos do Mais Médicos sem inscritos, 85% ficam no Norte e Nordeste

Das 842 vagas do programa Mais Médicos antes ocupadas por cubanos e que não tiveram inscritos nos dois editais voltados para brasileiros, 85% estão em cidades do Norte e do Nordeste e 51% se concentram em dois Estados: Amazonas e Pará. Os números, tabulados pelo jornal O Estado de S. Paulo com base em dados do Ministério da Saúde, mostram ainda que um em cada quatro postos sem inscritos está em distrito sanitário indígena.

Elas estão espalhadas nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nenhuma vaga no Sudeste ficou sem interessado. Já na região Sul, somente 62 vagas no Rio Grande do Sul não tiveram inscritos...

Bahia recebe R$ 8,1 bilhões em investimentos do Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste injetou R$ 8,1 bilhões na economia baiana em 2018. Os investimentos equivalem a um aumento de 231% em comparação com o ano anterior, quando foram contratados R$ 3,5 bilhões. Os recursos são do principal funding da empresa, o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Ao longo do ano, foram realizadas mais de 120 mil operações de crédito.

Do montante total, R$ 4,3 bilhões foram aplicados em operações de infraestrutura, valor oito vezes maior que em 2017, quando foram contratados R$ 523 milhões. Os principais investimentos foram para os setores de geração de energia, principalmente eólica e fotovoltaica, distribuição e transmissão de energia, transporte aeroviário, saneamento básico e distribuição de gás. ..

Faturamento da Capitalização atinge R$2 bilhões na Região Nordeste

Faturamento da Capitalização na Região Nordeste

Segundo dados da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), entre os meses de janeiro a novembro, a Região Nordeste registrou crescimento de 1,08% na receita de títulos de capitalização, totalizando R$2 bilhões. Ainda de acordo com os dados divulgados, os estados Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, distribuíram R$79,1 milhões de prêmios em sorteios a clientes da Região. Quanto aos resgates finais e antecipados, houve, no período, recuo de 2,19%, seguindo tendência nacional (3,6% de queda), o que revela um consumidor mais cauteloso diante das incertezas ainda presentes na economia...

Danilo Cabral vai criar Frente em Defesa do Nordeste

O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) criará a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste no Congresso Nacional. Os primeiros movimentos do presidente Jair Bolsonaro, segundo ele, apontam para a necessidade de aprimorar os mecanismos de diálogos do governo federal com a região. "O Nordeste precisa ser respeitado. Ele é presidente de todos os brasileiros, inclusive daqueles que não votaram nele", afirma.

O parlamentar destaca que a ausência de representante do Norte e Nordeste no Ministério foi um indicativo de que faltará ao governo uma pessoa com "leitura local" e sensibilidade para os interesses da região. "Além disso, o presidente inaugurou uma nova forma de interlocução política do governo com o Congresso Nacional, priorizando as frentes temáticas ao invés dos partidos políticos, o que nos leva a introduzir o tema Nordeste nesse formato", acrescenta Danilo Cabral...

Micro e pequenas empresas baianas recebem investimentos de R$ 563 milhões do Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste financiou mais de R$ 563 milhões para o segmento de micro e pequenas empresas na Bahia em 2018. O valor representa aumento de 11% em relação ao ano passado. Os setores que mais receberam investimentos foram Comércio e Serviços e Indústria.

Com mais de 4,6 mil operações, o BNB injetou, até 24 de dezembro, R$ 439 milhões na economia do Estado para MPEs de comércio e serviços (78% dos recursos). A indústria recebeu investimentos de mais de R$ 78 milhões (14% do total aplicado). Turismo, Agricultura, Pecuária e Agroindústria receberam R$ 18,9 milhões, R$11,6 milhões, R$ 9,6 milhões e R$ 5 milhões, respectivamente...

Prêmio de R$ 302,5 milhões da Mega da Virada saiu para 52 apostas, dez ganhadores são do Nordeste

A Mega da Virada, concurso especial 2.110 da Mega-Sena, sorteou R$ 302,5 milhões na noite dessa segunda-feira (31). Os números sorteados foram: 05- 10 – 12 – 18 – 25 - 33. O prêmio saiu para 52 apostas. Cada ganhador vai receber R$ 5.818.007,36.

 Dez ganhadores são o Nordeste - cinco da Bahia, um do Ceará, dois do Maranhão, um da Paraíba e um de Pernambuco, de Lagoa de Itaenga, município de pouco mais de 21 mil habitantes na Zona da Mata Norte do Estado. O estado com maior número de novos milionários é São Paulo, com dez. Entre os vencedores no geral, três fizeram a aposta através do canal eletrônico...

El Nino: Meteorologia prevê mais um ano de seca para o Nordeste em 2019

O fenômeno meteorológico El Niño, pode agravar a seca no Nordeste em 2019, segundo monitoriamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico e pela redução dos ventos na região equatorial. Segundo a meteorologista Meiry Sayuri Sakamoto, da Funceme, o estudo meteorológico mostra uma tendência de aquecimento das águas do Oceano Pacífico desde o final da estação chuvosa.

“Existe o monitoriamento das águas da temperatura das águas do Oceano Pacífico e também o acompanhamento dos modelos de previsão dessas temperaturas. E esses modelos e também o acompanhamento do monitoriamento que estão mostrando a tendência de aquecimento das águas do Oceano Pacífico desde o final da estação chuvosa”. Meire explica também que a quadra chuvosa 2018 ficou dentro da média climatológica. Graças a não presença do El Niño, mas sim, da La Niña, que é o oposto do El Niño. A La Niña deixa as águas do Oceano Pacífico mais frias...

Futebol: Copa do Nordeste terá início no dia 16 de janeiro de 2019

A CBF adicionou de forma oficial o calendário da Copa do Nordeste de 2019. Os 16 integrantes da competição foram sorteados em dois grupos de oito times. São 12 datas reservadas para competição regional. O dia da estreia está marcado para 16 de janeiro, enquanto a grande final acontece no dia 29 de maio, já com os campeonatos nacionais em andamento.

Pernambuco tem três representantes: Náutico, Santa Cruz e Salgueiro. O time tricolor e o Carcará estão no grupo A, juntamente com Vitória, Fortaleza, CRB, Sergipe, Sampaio Corrêa e Altos. No grupo B, a equipe alvirrubra enfrenta o Bahia, Ceará, CSA, ABC, Confiança, Moto Club e Botafogo-PB...