Foram encontrados 738 registros para a palavra: profissionais

SINDSEMP participa de reunião com a Associação dos Profissionais de Educação do Município de Petrolina

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), participa da primeira reunião da Associação dos Profissionais De Educação do Município de Petrolina (APEMP), após o seu registro em cartório, apesar da associação já estar atuante mesmo antes desta formalidade, e já ter conquistas registradas.

O momento foi de planejamento estratégico, quando foram nomeadas as pautas prioritárias, além de um balanço de todas os avanços da APEMP desde a sua criação, dos quais o SINDSEMP sempre esteve participando.

O professor e integrante da associação, Carlos Odair, considera importante a parceria com o sindicato, reconhecendo a força oriunda desta união. “A APEMP e o SINDSEMP são indissociáveis, a gente trabalha em conjunto, procura construir pautas em conjunto para que a gente possa ter procedimentos em combinação, em diálogo e reuniões entre as direções de ambas instâncias. A APEMP, um órgão representativo, que vem fortalecendo a categoria, com o objetivo de somar na busca dos benefícios, e construir uma agenda produtiva e profícua, com aqueles que tem nos apoiado a cada dia.”, esclarece.

A associação hoje tem como prioridade a reserva técnica da carga horária dos professores, e junto com SINDSEMP, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), o Conselho Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Educação, está tentando chegar a um consenso o quanto antes...

Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece sobre paralisações de alguns profissionais da área

Em e-mail ao Blog Geraldo José a Secretária Municipal de Saúde Fabíola Ribeiro comenta sobre a paralisação de alguns servidores da Prefeitura de Juazeiro, lotados na citada pasta. Confira:

Diante das recentes paralisações promovidas por alguns profissionais da área de Saúde do município de Juazeiro, cabe a esta secretaria esclarecer:..

SINDSEMP participa de reunião com profissionais do Atendimento Educacional Especializado do município para reformulação do EPCM

Representantes da diretoria do Sindicato dos servidores Municipais de Petrolina e da Associação dos Profissionais da educação Municipal se reuniram quarta-feira (02), para ouvir professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para ouvir as reinvindicações destes profissionais, em relação às sugestões e propostas a serem inseridas na reformulação do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Municipal (EPCM).

De acordo com a vice-presidente do SINDSEMP, a professora Inês Silva, esse momento foi muito importante para que os anseios da categoria sejam levados à comissão de reformulação do município, da qual o sindicato faz parte. “Nós temos um plano, agora a gente vai reformular. Nosso plano já está ultrapassado e não atende mais as necessidades do ano de 2017, então a gente leva essas novas propostas e novas perspectivas, principalmente no que diz respeito a salário e condições de trabalho. Estamos  ouvindo nossas bases e discutindo  democraticamente  a reformulação  do EPCM”, conclui.

A professora Rita de Cássia considerou a reunião muito relevante para a categoria, que elaborou propostas e sugestões que venham beneficiar a função. “Precisamos da garantia através da Lei, de pontos que culminem em avanços para o nosso trabalho, garantias que não tem no EPCM”, finaliza pontuando a necessidade da próxima reunião acontecer com o apoio jurídico, para agilizar essa demanda. ..

HU-Univasf firma parceria com o Hospital Albert Einstein para colaboração entre seus profissionais

O uso de tecnologias da informação e de comunicação por parte dos profissionais da área da saúde vem tornando o contato entre o médico e o paciente ou entre os próprios profissionais, mais simples e prático. A Telemedicina vem ampliando a assistência e promovendo o intercâmbio de informações válidas para promoção, proteção e redução do risco de doenças.

Os recursos da Telemedicina estão possibilitando aos profissionais do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) ter acesso a consultorias oferecidas por médicos do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), de São Paulo-SP. O acordo de cooperação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O programa, em parceria com o Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, promove intervenções tecnológicas, gerenciais e de capacitação profissional...

PROFISSIONAIS DA CENTRAL MOTO TÁXI LEGALIZADO PROMOVEM BOA AÇÃO EM JUAZEIRO

Para comemorar o Dia do Mototaxista diversos profissionais da Central Moto Táxi estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 27, para fazer a doação de uma cesta básica a uma família carente no bairro Quidé, em Juazeiro.

“Nossa meta Geraldo é ajudar uma família todo mês aqui em nossa cidade” explicou Clênio Souza. Dona Marilene foi a contemplada desta feita e segundo os organizadores, como os mototaxistas rodam por toda cidade eles tem uma noção onde estão localizadas as famílias mais carentes...

Profissionais da beleza participam de curso sobre prevenção às hepatites

Fazer a higienização adequada de equipamentos usados em salões de beleza, como alicates, palitos e lixas, é uma forma simples de prevenir o profissional e o cliente contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Por isso, no Julho Amarelo, mês de conscientização na prevenção das hepatites virais (A, B, C, D, E), a Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio do CIDHA, realizou um curso de atualização sobre o tema, voltado para os profissionais dos salões de beleza. O evento aconteceu nesta segunda-feira (17), no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc).

A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro esteve presente e destacou a importância de promover atividades de prevenção e promoção da saúde. “As hepatites A, B e C são as mais comuns aqui no Brasil. A forma de contágio dos tipos B e C dizem respeito ao contato com sangue. Aqui em Juazeiro, temos o registro de 183 pessoas com hepatite B e 315 com o tipo C. Ao reforçar essas orientações para estes profissionais, esperamos protegê-los deste tipo de contágio, bem como cuidar da saúde do público que utiliza este tipo de serviço”, destaca...

Profissionais da UPAE e HDM participam do Seminário "Ética para Todos"

Representantes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, participaram terça-feira (11) do Seminário de Atualização em Ética e Legislação para Profissionais de Enfermagem promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE).

A iniciativa faz parte do projeto "Ética para Todos", lançado em março deste ano, e tem como objetivo promover o empoderamento da categoria. "Com esse seminário nós aproximamos o Coren dos seus pares e promovemos a atualização dos profissionais de enfermagem quanto às mudanças na legislação. Desse modo, estamos também buscando diminuir os riscos de desvio de função e os erros no trabalho diário, aumentando assim a qualidade da assistência em todo o estado", esclareceu a presidente Marcleide Sá Cavalcanti na abertura...

FTC Petrolina abre seleção para contratação imediata de profissionais em diversas áreas

Com o objetivo de preencher o quadro de colaboradores, a FTC Unidade Petrolina abre seleção para contratação imediata em diversas áreas. São três (03) vagas para profissionais da área de serviços gerais, três (03) vagas para atendimento ao aluno, uma (01) vaga para recursos humanos, duas (02) vagas para apoio docente, uma (01) vaga para técnico de laboratório e uma (01) vaga para bibliotecária.

Os interessados devem enviar currículo para [email protected] até o dia 09 de julho, inserindo no campo assunto: Seleção – Setor Administrativo. A participação no processo seletivo será feita única e exclusivamente por meio dos currículos recebidos pelo email institucional. O setor de recrutamento da FTC entrará em contato com os candidatos selecionados informando sobre as próximas etapas. Mais informações pelo contato (87) 3864.1732...

Secretária de Saúde de Juazeiro reúne profissionais médicos da Atenção Básica

Na quinta-feira (29), a secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, acompanhada pelo coordenador médico do município, Álvaro Pacheco, participou de uma reunião com os profissionais médicos da Atenção Básica do Município. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), com objetivo de alinhar a forma de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a secretária, a gestão está buscando mecanismos para que a população tenha melhor conhecimento sobre o que o posto de saúde está fazendo a cada dia. “Considero este momento o marco inicial da minha gestão, pois acredito que o diálogo é um grande instrumento de trabalho. Hoje tivemos a oportunidade de conversar, pude ouvir as demandas dos profissionais e conhecer um pouco das dificuldades que eles têm na ponta”, afirma Fabíola Ribeiro...

EVENTO MÉDICO REÚNE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS PARA FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL

Nesta sexta (09) e sábado (10), Petrolina recebe o III Simpósio Os Desafios da Assistência Psiquiátrica no Agreste e Sertão, evento que reúne estudantes e profissionais da Medicina para falar sobre Saúde Mental. O encontro é realizado pela Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP) e tem por objetivo promover a troca de conhecimentos, experiências e o contato entre médicos de diferentes especialidades e regiões do Estado. As palestras têm início às 19h30, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape).

“A SPP é uma entidade de caráter técnico-científico que busca contribuir com a formação e a capacitação dos profissionais da área de Saúde para o bem estar da população. Foi pensando dessa forma que criamos este Simpósio para que mais médicos saibam como identificar, encaminhar e tratar pessoas com transtornos mentais”, afirma o Dr Edésio Lira, vice-presidente da SPP e coordenador do evento...

Profissionais de saúde do Hospital Dom Malan/IMIP participam de reunião sobre Teste do Pezinho

Profissionais de saúde do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina participaram esta semana (06) de uma videoconferência sobre a Linha do Cuidado e Monitoramento na Assistência, que comemorou e abordou o Dia Nacional do Teste do Pezinho. 

O evento, proposto pela Gerência de Saúde da Criança e do Adolescente, por meio da Coordenação da Triagem Neonatal Biológica da Secretaria Estadual de Saúde, envolveu as 12 Regionais de Saúde do estado e teve como objetivo garantir o fluxo da assistência na triagem neonatal e ampliar o conhecimento das doenças diagnosticadas a partir do exame. ..

Petrolina sedia encontro sobre Plano de Carreira e Remuneração dos profissionais de educação

Servidores, representantes sindicais e agentes políticos de várias cidades do Sertão e do Araripe pernambucano participaram de uma reunião da Rede de Assistência para a Elaboração e Reelaboração do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) dos profissionais de educação. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, em Petrolina.

O objetivo da Rede, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), é realizar processos formativos referentes à legislação, conceito e diagnóstico dos planos de carreira e remuneração dos municípios para elaboração ou adequação. A intenção das formações é o cumprimento da Meta 18 do Plano Nacional de Educação que prevê:"assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de Carreira para os profissionais da educação básica"...

Estado capacita gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social

O assessoramento técnico com gestores e profissionais do Sistema Único da Assistência Social (Suas) da Bahia, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), reuniu cerca de 360 representantes de municípios de todos os territórios de identidade do estado nesta terça-feira (23). O evento foi realizado no auditório Jutahy Magalhães, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com o tema 'Atendimento às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos'.

A assistente social Márcia Lopes, da Prefeitura de Cotegipe, no oeste baiano, comenta que "a gente, que mora a mais de mil quilômetros de distância, enfrenta essa viagem porque sabe que essa capacitação vai contribuir com nossas ações na ponta. Como eu sou técnica da secretaria municipal, cabe a mim passar o que eu absorvo aqui para os outros técnicos no Cras e no Creas. Além da orientação técnica, outra coisa importante é a troca de experiência com outros municípios, perceber o que está acontecendo e aproveitar experiências de sucesso, receber e oferecer sugestões". 

Já Cléa Malta, que assessora os municípios de Encruzilhada e Cândido Sales, no sudoeste, ressalta que "as reuniões têm contribuído de forma muito prática com as políticas de desenvolvimento social dos nossos municípios. A partir do momento em que o Estado sinaliza com o Pacto de Acompanhamento Familiar e estabelece o público, a gente desenvolve a estratégia, mapeia onde estão essas famílias e cumpre o que está no pacto. Estabelecemos campanhas de mobilização, ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, saúde, cultura, lazer, sem perder cada uma delas a sua identidade". 

Estrutura e atendimentos

Segundo a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Souza, a Rede Suas é formada por 616 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que atuam na área preventiva, 219 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que fazem atendimento especializado para quem sofreu violência ou violação de direitos, e 15 Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Pop). "Contamos ainda com duas residências inclusivas, para pessoas com deficiência, e uma rede de 96 unidades de acolhimento para crianças, adolescentes e idosos que romperam o vínculo com a família e estão em vulnerabilidade social", explica. 

De acordo com a a superintendente, nos Cras, em 2016, foram atendidas 2,8 milhões de pessoas. Nos Creas, 1.855 casos de violência sexual de crianças e adolescentes foram registrados e estão em acompanhamento. "Além disso, nós registramos quatro mil casos de violência psicológica e física a crianças e mulheres. São dados significativos e importantes, já que o estado tem 1,7 milhão de famílias beneficiárias do Bolsa Família, que são acompanhadas nos Cras e Creas. A Bahia tem 100% de cobertura de Cras e é um dos estados que melhor cofinanciam a assistência social no País", acrescenta. ..

HU-Univasf comemora Dia do Enfermeiro promovendo palestras e cursos para seus profissionais

Foram iniciadas, na manhã de hoje (09), as atividades da III Semana de Enfermagem do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), com o tema “Segurança e qualidade no exercício da enfermagem”. As atividades acontecem de 09 a 12 de maio e contarão com palestras, cursos e apresentações de trabalhos científicos, voltados para enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O evento de abertura contou com a participação da superintendência e gerências do HU-Univasf, que ressaltaram a importância desses profissionais no processo de cuidado com o paciente e agradeceram à dedicação empregada, diariamente, no desenvolvimento das atividades assistenciais. Em seguida, ocorreu a palestra sobre o “Olhar Humanizado em Saúde”, ministrada pela psicóloga e Superintendente da Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro Carla Lorena Pesqueira...

Bahia tem 39% de aumento na inserção de profissionais no mercado de trabalho

Os investimentos do Governo do Estado para a redução do desemprego na Bahia já apresentam resultados positivos no primeiro trimestre de 2017. De janeiro a março deste ano, a administração estadual inseriu 4,6 mil trabalhadores no mercado de trabalho por meio do Sinebahia, 39% a mais do que foi registrado no mesmo período de 2016. De acordo com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), cerca de nove mil candidatos foram encaminhados para processos seletivos em empresas cadastradas no sistema, 2,2 mil a menos do que no ano passado. 

Para o superintendente do Trabalho da Setre, Alexandre Reis, a melhora da inserção no mercado profissional é resultado de um conjunto de estratégias dedicadas ao candidato, promovidas pelo serviço de intermediação de mão-de-obra. Fluxo de informação mais eficiente, capacitação e reforço da captação de vagas junto a empresas parceiras são algumas das ações. 

“O Sinebahia tem feito uma ação importante de informar o trabalhador de que as nossas unidades têm as condições de recebê-los e de fazer o encaminhamento. Ofertamos orientações e capacitação para os candidatos, além de fazermos um trabalho de convencimento e de articulação com as empresas, oferecendo o espaço para o recrutamento e seleção do profissional”, afirma Reis. 

O Serviço de Intermediação para o Trabalho do SineBahia é um serviço gratuito destinado aos trabalhadores que buscam a inserção ou retorno ao mercado formal de trabalho. Presente em 109 municípios em todo o estado baiano, possui 125 unidades, sendo 3 unidades modelo, 31 unidades SAC, 25 unidades Ponto Cidadão, 19 unidades de Documentação, 46 unidades SineBahia em parceria com as prefeituras e 1 unidade móvel para atendimento itinerante. 

A qualificação profissional é um fator decisivo para a melhoria do nível dos candidatos. Por meio da Setre, programas como o Qualifica Bahia e o Trilha oferecem cursos profissionalizantes para quem deseja conquistar uma vaga de emprego. Criado em 2012, o Qualifica Bahia já atendeu cerca de 15 mil trabalhadores até 2016, com cursos de 240 horas em categorias como alimentos, têxtil, beleza e estética, construção civil, entre outras. 

O Trilha tem como público-alvo jovens com faixa-etária entre 16 e 29 anos. Os cursos são mais extensos, com 400 horas. Os requisitos dependem da capacitação escolhida pelo pretendente. São ao todo, 100 cursos divididos em dezoito categorias, que já formaram 12 mil jovens, de 2007, quando o programa foi criado, até este ano. Anualmente, o Governo do Estado investe em torno de R$ 6 milhões nos dois programas, sendo R$ 4 milhões para o Qualifica Bahia e R$ 2 milhões para o Trilha. ..

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão profissionais do HDM e UPAE fazem alerta

O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril) é um marco de luta contra a doença que mata 300 mil brasileiros por ano (820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos). A data sugere um alerta e propõe um momento de conscientização, visto que na última década o número de pessoas com hipertensão no país cresceu 14,2%. 

De acordo com o coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Elson Marques, é crescente também o número de pessoas que procuram as urgências e emergências por conta das síndromes hipertensivas descontroladas. ..

Profissionais da UPAE e HDM alertam sobre surto de gripe e resfriado

Com o aumento do número de casos de gripe que tem chegado à UPAE e ao Hospital Dom Malan, profissionais das duas unidades de saúde geridas pelo IMIP em Petrolina vêm à público tirar dúvidas da população sobre esse surto sazonal endêmico, típico dos meses de abril, maio e junho. Nessa época do ano, adultos e crianças ficam mais vulneráveis à contaminação pela influenza, até pelo próprio clima ameno que favorece a aglomeração de pessoas em locais fechados, facilitando a disseminação do vírus.

Para começar, o coordenador médico da UPAE, Elson Marques, explica a diferença entre a gripe e o resfriado comum. “O resfriado pode ser causado por diversos tipos de vírus. Os sintomas incluem coriza, espirros, congestão nasal e, geralmente, não comprometem o estado geral de saúde do paciente. Normalmente, o resfriado é diagnosticado pela própria pessoa, pode ser tratado em casa e não requer cuidados mais específicos”, informa...

Profissionais da atenção básica de Petrolina recebem treinamento para a realização de testes para HIV/AIDS e Sífilis

Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria de Saúde de Petrolina, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu um treinamento de atualização com cerca de 50 profissionais das Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs), para a realização de testes rápidos para a detecção do HIV/AIDS e Sífilis na atenção básica.

A oficina que ocorre durante todo o dia, tem o objetivo de passar conhecimento teórico e prático em relação ao serviço oferecido no município. A psicóloga, Sâmara Paes, ressaltou a importância do treinamento dos servidores para a eficiência e condução adequada do procedimento...

Rede Tutores abre vagas de trabalho para profissionais da educação em todo país

Tutores, franquia voltada para a educação multidisciplinar, anuncia a abertura de 500 vagas de trabalho para profissionais da educação. As oportunidades são para atuação na área de reforço escolar, aula particular e tutoria para as mais de 100 unidades da Tutores espalhadas em todo o país. Os salários variam entre R$ 1.000,00  e R$ 3.500,00.

Os candidatos devem ter mais de 21 anos e formação em psicopedagogia, psicologia, pedagogia ou áreas afins, além de experiência comprovada em lecionar. O profissional irá atuar nas disciplinas Português, Matemática, Biologia, Física, Química, História e Geografia para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio...

6º BPM DÁ CONTINUIDADE À QUALIFICAÇÃO DOS SEUS PROFISSIONAIS

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar em Senhor do Bonfim, participaram de treinamento de tiro e técnicas policiais, nos dias 5 e 6 de abril. 

O curso, ministrado pelo Tenente PM Cordeiro, Aspirante PM Lauro e pelo Aspirante PM Wanderlito, tem o objetivo de desenvolver as capacidades e melhorar, ainda mais, o desempenho de todo o efetivo da Unidade...