Representantes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, participaram terça-feira (11) do Seminário de Atualização em Ética e Legislação para Profissionais de Enfermagem promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE).
A iniciativa faz parte do projeto "Ética para Todos", lançado em março deste ano, e tem como objetivo promover o empoderamento da categoria. "Com esse seminário nós aproximamos o Coren dos seus pares e promovemos a atualização dos profissionais de enfermagem quanto às mudanças na legislação. Desse modo, estamos também buscando diminuir os riscos de desvio de função e os erros no trabalho diário, aumentando assim a qualidade da assistência em todo o estado", esclareceu a presidente Marcleide Sá Cavalcanti na abertura.
O idealizador e coordenador do projeto, o enfermeiro fiscal Gilmar Júnior, esteve presente no Seminário em Petrolina e destacou a importância do mesmo. "Queremos uma enfermagem cada vez mais qualificada e empoderada, ciente dos seus direitos e deveres. Para isso, pensamos nesse projeto que interioriza as ações do Coren e coloca-nos de frente a estes profissionais para dizer-lhes que só o conhecimento promove a autonomia e a respeitabilidade", pontuou.
A edição regional do Seminário aconteceu no auditório do Senac e envolveu estudantes, residentes e profissionais de diversas instituições. Do Dom Malan, por exemplo, participaram representantes de todos esses segmentos. "Fizemos questão de estar presente pela importância do evento e para participar das discussões, já que o tema é pouco abordado. É de extrema relevância que as instituições e, principalmente, os profissionais estejam a par dos seus direitos e deveres, para que os serviços possam funcionar de acordo com o que manda a legislação e o conselho da categoria", destaca a coordenadora de enfermagem, Fátima Leal.
Representante da UPAE, a também coordenadora de enfermagem Grazziela Franklin complementa: "Muitas vezes o próprio profissional desconhece a legislação, e isso faz com que haja uma dificuldade no trato de todas as questões relacionadas à enfermagem. Por isso, é preciso que profissionais e intuições estejam bem informados para debaterem de igual para igual. Momentos como esse são importantes para discutirmos e repensarmos as nossas próprias rotinas e para que a gente se atualize. De posse desses novos conhecimentos podemos trabalhar com mais segurança".
"Na UPAE de Petrolina já existe um movimento nesse sentido de empoderamento da enfermagem", é o que garante Grazziela. "Os nossos profissionais são muito resguardados e só realizam as atividades previstas na legislação da categoria. Trabalhamos dentro do que o conselho pede e isso nos dá uma tranquilidade de gestão muito grande. O conselho está para proteger o técnico e o enfermeiro e também para proteger a sociedade dos profissionais que são falhos. Então, nós cumprimos a legislação também em prol dos usuários", ratifica.
Em uma avaliação final, as coordenadoras da UPAE e HDM consideraram o evento positivo. "Acredito que a finalidade do Seminário em informar os profissionais de enfermagem sobre ética e legislação foi alcançada, e nós esperamos que mais iniciativas como essa cheguem ao interior do estado e ao sertão. O Coren está de parabéns pelo projeto", reconhece Fátima Leal.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.